Eldest

Resenhas - Eldest

Annie 29/05/2011

Eldest, por Ana Nonato.
Introdução
O livro continua a saga de Eragon, o garoto que se tornou Cavaleiro do Dragão. Ele e Saphira acabam de sair de sua primeira mais importante batalha, que custou a Eragon uma lembrança viva do espectro Durza.

Capa
Chamativa, vermelha, mais agressiva que a primeira, sem retirar seus elementos clássicos.

Estrutura
Narrado em terceira pessoa e de forma onisciente, Eldest (o mais velho) é o segundo livro do ciclo da herança. Passa-se na Alagaësia, onde Eragon e Saphira vão, junto com Arya (a princesa elfo), para Ellesméra. A narrativa tem uma sequência paralela com Roran, primo de Eragon, que não poupará esforços para salvar o povo de Carvahall e sua amada Katrina das mãos dos Ra'zac e de Galbatorix. Essa estrutura permite ao livro ser mais contextualizado, além de mais atrativo, pois alterna picos de tensão e tranquilidade sem cansar o leitor.

Análise
Enredo previsível em quase todo o livro a partir da previsão da herbolária Ângela, o que pode ser proposital pela surpresa que o escritor guarda para o final. As descrições perfeitas aliadas aos costumes perfeitamente verossímeis e a criatividade como foram criados auxilia no deslumbramento do leitor com esta obra, sem torná-la cansativa. O romance de Eragon e Arya é uma particularidade extremamente irritante no livro inteiro.

Nota da Leitora: O enredo, em um primeiro momento, me foi totalmente previsível. Até perto da segunda grande batalha, eu já havia traçado o que iria acontecer a partir da previsão de Ângela, a herbolária. Até os acontecimentos envolvendo Saphira não me surpreenderam! Isso, apesar da estrutura ser muito boa, tiraria pelo menos da metade da nota máxima para este livro. Uma reviravolta, no final, "salvou" Eldest de uma péssima classificação. Revi a história e, embora previsível na maioria do tempo, aquela surpresa compensava muitos dos desgostos que tive pelas frivolidades do percurso em Eldest. O nome do livro, inclusive, é algo que não havia pensado antes e que me foi imprescindível para a surpresa que tive no final.

Avaliação:
- Nota de Capa: 8
- Nota de Enredo: 7
- Nota de Coerência e Coesão: 8
- Nota de Gramática: 8
- Nota de caracterização das personagens e ambientação da história: 8
- Nota da Tradução: 8
- Nota do Final: 9 (pela surpresa).

Nota: 8

Recomendações
Para os que já leram Eragon e gostaram, além de manter a sequência lógica; Brisingr promete, portanto é bom ler os anteriores para não se perder.

isra 06/05/2011

deve ser bom

Carol 25/04/2011

Christopher Paolini realmente achou que uma trilogia bastaria???
Ainda tem muita história pela frente!!

Adorei esse livro, demorei bastante para ler pois não achei uma estória contagiante, é daqueles que você gosta da estória gosta de tudo mais não sente aquela fome de leitura!
Mais gostei bastante da estória, do modo como é escrita e do modo como ela discorre não mudaria nada, apesar de ter achado muitas partes cansativas o conjunto da obra está perfeito!

O que me decepcionou um pouco foi que o último livro ainda não tem em Português =/

Como eu demorei muito para ler alguém sabe porque se chama Eldest?

Bruna.T 03/03/2011

Eragon e Saphira estão de volta. \o/
Três dias se passaram desde o fim da batalha e a derrota de Durza, na qual os Varden sofreram grandes perdas, dentre elas Ajihad, o líder dos Varden. A partir daí, grandes responsabilidades recaem sobre Eragon, tais como ajudar o povo de Farthen Dûr a se recuperar da batalha e dos danos causados, e ajudar o Conselho de Anciãos a escolher um novo líder. A decisão mais sábia é tomada, e Nasuada, a filha de Ajihad, é escolhida a nova líder, o que causa grande comoção e aceitação por parte do povo de Farthen Dûr, e certa revolta por parte dos anões. Então Eragon parte para Ellesméra, a cidade dos elfos, para iniciar seu treinamento como Cavaleiro. Durante a viagem, Eragon conhece um pouco mais sobre os elfos, seus costumes e seu modo de viver.

Antes de iniciar seu treinamento em Tel’naeír, Eragon precisou fazer um juramento na língua antiga para a Rainha dos Elfos, Islanzadí, de que jamais contaria para qualquer pessoa o que estava prestes a ver. Qual não é nossa surpresa (eu fiquei realmente sem palavras) quando é descrito um grande dragão dourado e seu Cavaleiro O_O; Saphira já havia perdido as esperanças de encontrar um dragão vivo com o qual pudesse se reproduzir e continuar sua espécie, e fica realmente animada com essa nova perspectiva. O cavaleiro é Oromis, um elfo, e o dragão dourado é Glaedr, ambos muito velhos, dos tempos dos primeiros Cavaleiros. O treinamento tem início, e acredito que essa seja a parte mais difícil do livro. Foi uma parte que me cansou muito, quase desisti do livro por causa disso. Mas somos recompensados por ter paciência: podemos perceber grande avanço do treinamento, um amadurecimento dos personagens Eragon e Saphira que, cedo ou tarde, seria necessário para a continuação de uma boa narrativa. Algo que me chamou bastante a atenção foi quando, durante o treinamento de Saphira com Glaedr, Saphira tentou uma aproximação com Glaedr, que não deu certo por diversos fatores. Ela ficou revoltada, fora de si, e partiu para o ataque, deixando ambos os dragões feridos e constrangidos; eu me apego muito a certos personagens, e fiquei triste por Saphira.

Roran volta a aparecer mais frequentemente na história, ele é procurado pelo Império, por causa de Eragon, e isso põe todo o vilarejo de Carvahall em perigo. Os Ra’zacs e alguns soldados iniciam vários ataques, então o povo se une e defendem uns aos outros. Tudo isso dificulta um pouco mais o romace de Roran e Katrina, a filha do açougueiro Sloan, que por sua vez fica tão revoltado com tal romance que trai o povo de Carvahall de uma forma horrível.

No início do livro, Eragon abençoou uma criança de Farthen Dûr, o que teve conseqüências desastrosas que ele só foi descobrir mais para frente. Outro acontecimento muito importante é o Agaetí Blödren (a Cerimônia de Juramento ao Sangue), uma celebração dos elfos que ocorre a cada século, na qual eles honram seu pacto com os dragões. Foi uma celebração linda, e o poder dos dragões curou a grande cicatriz que Durza deixou em Eragon, e deu-lhe novas habilidades e uma grande transformação física, que lhe trouxe muitos benefícios.

Infelizmente, Eragon teve que abandonar seu treinamento pela metade, pois surge uma nova ameaça vinda do Império de Galbatorix. Como no livro anterior, uma excelente batalha e cenas de ação incríveis. Perto do fim da batalha, uma grande revelação é feita, trazendo à tona muitas explicações sobre o passado de Eragon e de outros, o que é claro me deixou louca pra começar Brisingr logo.

Tirando aquele pequeno detalhe do treinamento, gostei tanto de Eldest quanto de Eragon. A história e os personagens amadureceram, o que me deixou bem satisfeita.

“Sé mor’ranr ono finna”
Fatos & Livros 19/03/2011minha estante
Ótima resenha. Infelizmente, ainda não li o livro, mas pretendo.
BjoO

Renata 23/02/2011

Eldest
Gostei bastante do livro num todo, só achei algumas partes um pouco cansativas, por exemplo a longa narrativa do treinamento de Eragon. Mas ficou melhor porque intercalava com as aventuras e perigos passados pelo povo de Carvahall e as decisões e perigos eminentes em Surda.
O final foi de tirar o fôlego, na minha opinião. Poderíamos prever, mas eu nem me liguei na possibilidade!! (que bom! porque ai fiquei mais surpresa).
Demorei muito tempo par ler o livro, mas considerei uma boa obra e um ótimo trabalho do autor, com uma história envolvente que captou minha atenção.
Vale a pena.

Endry 16/02/2011

Eldest por Sonhos de Princesa
Resenha em: http://sonhos-de-princesa.blogspot.com/2011/01/eldest-e-o-segundo-livro-do-ciclo.html

Eragon é um Cavaleiro de dragão, mas não tão simples assim. Há muito tempo eles haviam sido destruídos por Galbatorix (tido rei) e os Renegados. Eragon, camponês, que vive com o tio e o primo, encontra um ovo de dragão, ao qual demorou a saber deste fato. No primeiro livro, desenrola-se toda a descoberta de Eragon, sua marcha até os Varden (povo que permaneceu contra os domínios de Galbatorix)... Eu não quero deixar muitos spoilers, então... No segundo livro, mescla-se a história de Roran, seu primo, sendo que seu povoado está sendo atacado por criaturas, digamos demoníacas, os Ra'zac e por soldados do rei. Aparece toda a sua luta, junto da comunidade e sua busca pelos Varden. Entre um capítulo e outro, surge a busca de Eragon, junto de alguns companheiros (Arya também estava presente) para chegar até a Terra dos Elfos, para que Eragon pudesse receber treinamento.
O livro é maravilhoso! Ele é grandinho, tem 643 páginas, e lá pelo meio estava enrolado e até pensei que iria ficar tedioso, mas não, terminou me deixando louca de vontade de ler o próximo: Brisingr. Muitas coisas estão por acontecer e eu quero muito ler o próximo e que seja lançado o quarto livro: Eldunari. Christopher é ótimo!!! :D

Aguinaldo 14/02/2011

eldest
Como eu gosto de sagas resolvi ler o segundo volume da Trilogia da Herança, o ciclo que começa com "Eragon" e não tem ainda a terceira parte publicada. Trata-se de diversão garantida, com batalhas entre dragões, pérolas de heroísmo e divagações adolescentes. Nada que comprometa a alta literatura que sempre olha feio para livros de puro entreterimento como este. Neste volume o personagem principal e seu dragão (na verdade uma dragão fêmea, a última de sua espécie) parte ao mundo dos elfos para terminar seu treinamento para tornar-se um cavaleiro completo. Intercalado aos capítulos deste aprendizado há outros que descrevem como o primo Roran conduz os moradores do vilarejo natal de ambos para um país ao sul em busca de refúgio e segurança. Nos capítulos finais, claro, reencontro, batalhas sangrentas, mortes inesperadas de um ou outro personagem importante e presto: uma revelação surpreendente. Não se pode culpar o jovem Paolini por seguir o manual de suspense que todo aspirante a escritor lê quando ainda mais jovem. Não há surpresa nisto, você sabe que haverá reviravoltas, pois este é apenas o segundo volume e ele não pode deixar de abrir um leque de possibilidades para o volume final. É um livro bem honesto. Eu gosto mais da riqueza descritiva e tom mais cerebral do ciclo do Senhor dos Anéis, mas estes dois livrinhos não desapontam não. Dá para se ler sem medo. Muito divertido.
"Eldest", Christopher Paolini, tradução de Heitor Pitombo e Laura Van Boekel Cheola, editora Rocco, 1a. edição (2006) ISBN: 85-325-2075-8

Arthur 09/02/2011

Dos três, o mais fraquinho, mas ainda sim excelente!
Dos três, este foi o que eu achei mais fraquinho e enrolado. A novela do treinamento de Eragon e a viagem de Roran ficou um pouco chato em determinado momento. Mas, para minha felicidade, não demorou tanto assim e valeu a pena.

Vale a leitura e ter em casa para ler de novo no futuro.

gaabiloyola 05/02/2011

Cativante.
Pelo que li aqui, muitas pessoas acharam o livro chato e mal contado, além de não entenderem a mente de Eragon. Bem, ao ler o livro percebi uma evolução na escrita do autor, agora muito mais detalhada e um vocabulário relativamente mais extenso. Em relação ao conceito monótono, eu concordo. Sim, o livro é bem chato em algumas partes, principalmente na narração do Eragon. Entretanto acho isso compreensível, pelo fato de que o personagem em questão está passando por um fase de aprendizado, sendo limitado fisicamente por seu passado, sua glória e ao mesmo tempo sua sina. Já a narração feita por Roran é milhões de vezes mais emocionante e envolvente, e você se identifica mais com ele, um homem que luta por seu amor, erra e ainda está se acostumando com seu novo eu, que ele odeia(por ser um assassino) e ama(por ser um líder respeitado e um homem corajoso e leal). Mas por favor, até quem não gostou tem que admitir que as partes de ação são ótimas, é bem escrito, e que se passa em um cenário atraente. Se você lê o livro e acompanha o lento aprendizado de Eragon- que na verdade, é bem fascinante- em relação à rica cultura dos elfos(que se analisada com a mente mais aberta tem fundamentos rígidos) até chegar à cerimônia que o nome eu não sei escrever, você é capaz de sentir o encanto do livro e ver esperanças para os envolvidos na trama, além de um desfecho muuuuito terrivelmente tenso que me fez chorar e xingar muito um personagem que é um traidor e que eu creio que desperte ódio em todos que leram até o final.
Mas aceito totalmente o ponto de vista dos que não gostaram, apesar de eu mesma ter adorado(principalmente os últimos capítulos, fiquei eletrizada \o/)

Vivi 31/01/2011

Cansativo mas bom
Eldest é o segundo livro da Trilogia sobre dragões. É um livro bem longo e cansativo, porém tem uma boa história que faz valer a pena.

Rick 29/01/2011

Igualmente magnifico!
Segundo livro do Ciclo da Herança, melhor que Eragon se é que isso é possivel.Eragon intensifica seu treinamento e grandes revelaçoes surpreendem a todos.