Eldest

Eldest Christopher Paolini




Resenhas - Eldest


410 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Kah 04/06/2022

Evolução
O título dessa resenha resume tudo o que foi Eldest, houve uma extrema evolução no arco do nosso protagonista e nele mesmo, tanto quanto houve na leitura do próprio livro.
Creio que o ponto principal que fez com que eu mudasse minha visão sobre essa série foi a mudança de tradutor. A coisa que mais me incomodava na leitura do primeiro livro era a tradução simplista, tão claramente inadequada para a história. Já a tradução de Eldest causa um alívio mental, não que isso de forma alguma faça com que esse livro seja simples de ser lido, nesse ponto ele me fez lembrar muito de O Senhor dos Anéis. A escrita de Christopher Paolini não chega a ser rebuscada como a de Tolkien, mas nem de longe é tão fácil de ler como Harry Potter, por exemplo.
Eu gosto muito de como Eragon cresce nesse livro, e como o leitor consegue simpatizar com ele e com os personagens secundários, coisa que pra mim foi impossível no primeiro livro.
A jornada de Roran também me surpreendeu bastante, achei ela muita bem desenvolvida apesar de no começo eu ainda não me interessar muito por ela, especialmente porque na maior parte do tempo ele decide as coisas em razão de Katrina, e aí chegamos no mesmo ponto do primeiro livro e que não tem nada a ver com a tradução: o autor não sabe escrever romance. Eu não considero que particularmente ele não saiba descrever mulheres, mas claramente ele não conseguiria escrever romance nem sob ameaça. Não dá pra simpatizar com Arya e Katrina, especialmente com Katrina, porque do jeito que as interações entre os personagens é escrita, parece que elas são duas interesseiras. Roran tá lá se matando pra dar alguma condição de vida pra Katrina e ela simplesmente diz que vai casar com outro se ele não for pedir a mão dela logo, e o tempo todo é sobre como ela tá sofrendo e como ele tá destruindo a vida dela, como se ele não estivesse sofrendo também. A relação deles é tipo "eu te amo mas você tem que se esforçar ao máximo pra me ter se não eu sigo em frente", e Arya nem se fala. Ela não é obrigada a gostar de Eragon só porque ele gosta dela é claro, mas o argumento que ela dá de ser velha demais nem faz sentido, em termos de idade élfica ela é bastante jovem, e mesmo que não fosse o que uma coisa impede na outra? Enfim a única coisa que Eragon e Roran tem pra se apaixonar é a beleza, porque Katrina é uma chata interesseira e Arya é fria e distante 90% do tempo, e nos outros 10% ela tá conversando coisas normais que não tem cabimento o mínimo romance.
Enfim, esse livro não precisava ser tão longo mas cresceu em quase todos os sentidos possíveis, estou ansiosa para o próximo.
comentários(0)comente



Larisse 03/06/2022

Gostei muito
O flop da minha TBR de ABRIL foi achar que conseguiria ler esse livro em apenas 1 mês hahaha

Continuando a história de Eragon, em Eldest acompanhamos 3 narrativas: a de Eragon, de Roran e a de Nasuada.
Como o primeiro livro, o segundo é beeeeem descritivo.
Apesar de ter sido uma leitura demorada, eu gostei bastante. Foi muito bom acompanhar o treinamento do Eragon e também ver como estava Carvalhall, através do Roran. Eu só não achei muito produtivo as partes da Nasuada, mas talvez as partes que vimos pela narrativa dela faça mais sentido nos próximos livros.

Eu sou muito apaixonada pelo Eragon. Esse processo pelo qual ele tá passando (aprendendo a lidar com as responsabilidades de o que significa ser um Cavaleiro) me lembra muito minha própria trajetória de autodescoberta; nem sempre sabemos quem somos, para onde iremos, porque carregamos algumas cicatrizes que nos incomodam muito e como ser forte e seguir em frente independente de tudo. Posso estar viajando, mas pra mim, desde o primeiro livro, me senti muito conectada ao Eragon nesse sentido. Ele não é perfeito e isso é o que eu mais amo nele, pois ele tá aprendendo e acho fantástico acompanhar isso.

Sobre as partes do Roran, eu não me apeguei muito à ele, tenho minhas teorias aí, mas vou esperar... Mas é um personagem que, diferente do Eragon, sabe pelo que lutar, o que acaba fazendo com que ele age com mais convicção e tenha mais um perfil de líder.

Os plots do livro não são nada que um leitor de fantasia "experiente" já não tenha lido, mas eu gostei das revelações do final.

Ansiosa para ver como vai desenrolar o próximo livro.
comentários(0)comente



urbickrobin 01/06/2022

Eu realmente não estava planejando dar 5 estrelas pra esse livro, por muitos motivos, mas assim, não teve jeito kkkkk. A quantidade de vezes que eu abandonei esse livro deveria ter sido mais do que suficiente pra esquecer dele, mas dessa vez eu estava empenhada a terminar e foi o que eu fiz.
O livro, analisando ele de forma geral é sim uma obra prima sem igual mesmo, mas algumas coisas realmente me incomodaram enquanto eu lia, como o fato de o livro ser dividido em dois ou até 3 pontos de vista, nas partes que a história do eragon começava a engatar mudava de ponto de vista e eu desanimava completamente para ler, e em muitos momentos era aí que eu abandonava. Um dos pontos de vista era do primo de Eragon, Roran que estava em Carvahall sendo atacado e precisava fugir, eu imaginava que ele iria encontrar com o Eragon e descobrir sobre a Saphira, mas isso demorooooooou pra acontecer, e só a partir daí a história do Roran realmente começou a ficar interessante. Mas NADA se compara ao final do livro que as reviravoltas não são muitas mas as que são SÃO. Acho que as últimas 250 páginas eu não li, eu COMI pq meu deus que história incrível, mal posso esperar pra ler os próximos livros.
comentários(0)comente



Fabs 24/05/2022

Uma sequência superior
No início Eldest me deixou com os dois pés atrás, a escrita detalhista e arrastada parecia não levar a lugar nenhum e isso fez com que eu abandonasse o livro ainda nos primeiros capítulos, mas esse ano decidi voltar a leitura e a história cresceu diante dos meus olhos de uma maneira surpreendente. Eu me vi vidrado, querendo saber mais e mais, mesmo tendo algumas partes que foram maçantes, o livro sempre se reerguia mostrando que é uma sequência que veio para superar o livro anterior. Foi incrível viver essa jornada e me deixou ainda mais ansioso para os próximos volumes!
comentários(0)comente



Bruna.Oliveira 20/05/2022

Nesse segundo livro começa a de ter narração de outros personagens p que eu achei ótimo porque temos muitas coisas acontecendo.
Gostei muito de como a história se desenvolveu e como o Roran que era aula personagem que eu sinceramente não esperava nada foi surpreendente.
O Eragon teve um grande desenvolvimento e amadurecimento ainda que ele não tenha nenhum avanço amoroso ele cresce em outros sentidos e se aperfeiçoa de uma forma surpreendente.
A Saphira começa a errar e isso é ótimo porque ela se mostra muito madura desde o seu nascimento mas é muito interessante ver que até mesmo ela se deixa levar pelos seus sentimentos.
O final foi muito bom e me deixou ansiosa pelo próximo livro.
Ivan.Lucio 20/05/2022minha estante
Tenho todos e to devendo de começar kk bom que lembrei aqui


Bruna.Oliveira 21/05/2022minha estante
Leia!!! Vale muito a pena.
Eu comecei a ler achando que não ia terminar nem o primeiro pq tava numa ressaca literaria horrível mas adorei e não consegui parar de ler.
Se você gosta de livros de fantasia que tem uma construção lenta e trabalha bem os personagens vc vai gostar.




spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Romero 21/04/2022

Enfim mais dinâmico que o primeiro
Gostei como um todo, porém com muitas ressalvas. Achei esse segundo volume melhor que o primeiro, contudo ambos contém muita descrição enrolatória, deixando a história lenta e chata.
Talvez esse tenha sido o motivo na demora da finalização da leitura.
comentários(0)comente



ana b 06/04/2022

Não sei o que dizer só sentir
Se eu já tinha me apaixonado por essa série no primeiro livro esse segundo só firmou isso ainda mais. O autor aprofundou bastante a lore do universo que a história se passa, oq eu AMOO, sem falar que acontece MUITA coisa nesse livro, a cada página da mais vontade de saber como a história vai acabar.
Até mais ou menos uns 3/4 do livro eu tava gostando bastante, mas achando o primeiro melhor? mas o final, nem sei o que dizer desse final, eu achei que tinha descoberto o plot e fui surpreendida, amei amei amei! Talvez até mais do que o primeiro só pelo último quarto do livro que é simplesmente perfeito, altas emoções! O hype pro próximo tá alto!
comentários(0)comente



Juvi E. Anne 30/03/2022

Se não fossem os capítulos do Roran...
O pobre do Roran não é um personagem ruim, mas... A PARTE DELE É CHATA DEMAAAAAIS!!!! Se o autor tirasse todos os capítulos dele e, quando Roran e Eragon se reencontrassen no final, todas as dificuldades dele em Carvahall fossem resumidas em um discurso de flashback, teria sido tão melhor, tão menos cansativo...

Por causa dessa "encheção" de linguiça desnecessária, perdi de acompanhar as grandes revelações desse livro em texto, como o parentesco com o Murtagh e o fato de que, agora, ele é um Cavaleiro e foi forçado a servir o Galbatorix. ? Mas tudo bem. Espero que Brisingr seja melhor.
Nanda 30/03/2022minha estante
Coisas que o autor não aprende...
Lembro até hoje de um capítulo INTEIRO dedicado a descrição de uma caverna (só não lembro se foi nesse ou no primeiro)


Juvi E. Anne 30/03/2022minha estante
Se foi no primeiro, eu tb não lembro. Se foi nesse, eu não cheguei a ver kkkkkkkkkkkkkk ai, cara. Apesar de tudo, gosto muito do universo e não pretendo abandonar a série. Triste que Eldest seja tão cansativo :/




Rodrigo.Cabanne 28/03/2022

Demora para engrenar mas é uma boa leitura
O livro é bacana e segue a evolução do personagem principal. Na minha opinião, a primeira metade do livro é muito arrastada e um pouco repetitiva.

Sueprada está etapa inicial, o livro deslancha e retoma a dinâmica vista no primeiro livro
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Edson Capetini 20/03/2022

Eldest: livro dos caminhos que se cruzam
Eldest é a continuação direta de Eragon (livro 1 desta trilogia) e vai contar sobre duas linhas do tempo que vão acabar se cruzando praticamente no final do livro: Eragon seguindo para Ellesméra (terra do elfos) para iniciar seu treinamento com Togira Ikonoka (o imperfeito que é perfeito) enquanto Roran volta para Carvahall depois da morte de seu pai, Garrow, e inicia a proteção do vilarejo contra os ataques dos soldados do rei e os Rázac.

Eragon passa por alguns perrengues até chegada na terra dos elfos, se escondendo da maneira que pode dos olheiros e mágicos do rei. Dá uma passada no reino dos anões no caminho e acaba por jurar lealdade ao rei dos anões Hrothgar além de ser convidado a se tornar parte do clã, honra que ele aceita com muito respeito. Do outro lado, Roran consegue convencer com muito custo que os aldeões do vilarejo a ajudá-lo na defesa contra os ataques dos inimigos e também a sair do local em direção a Surda, reduto dos Varden, e um motivo ainda maior que surge na vida de Roran é tentar salvar sua amada das garras dos repugnantes Rázac.

Quando Eragon enfim chega a Ellesméra, ele fica encantado com o lugar e com as histórias que lhe contam sobre os cavaleiros de dragão (algumas de glória e outras de desonra) e também descobrimos a existência (nessa eu juro que fiquei boquiaberto) de um cavaleiro e um novo dragão na história: Oromis (O imperfeito que é perfeito) que se torna o mestre de Eragon e Glaerd, o gigante dragão dourado.

Na outra ponta da história, Roran e o pessoal do vilarejo iniciam a viagem perigosa dentro reino em busca de pistas de Katrina e também para salvar a vida das pessoas do Carvahall e ter a sua vingança contra o império, além é claro de encontrar seu primo e pedir explicações do seu primo sobre a morte do seu pai.

Muitas aventuras vão ocorrer durante a história até o momento do reencontro de Eragon e Roran no campo de batalha contra o exército do rei Galbatorix.

Uma curiosidade sobre a identidade dos pais de Eragon também é revelada bem perto do final da história do livro Eldest que me deixaram num mix de espanto e raiva, mas essa eu deixo para as pessoas que ainda não leram descobrir.

Até o momento eu estou gostando muito de passear pelo mundo mágico de Alagaësia e estou com expectativas positivas na leitura do livro 3 - Brising. Super indico a leitura =)
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Daniel 05/03/2022

Enrolação necessária
Em eldest, acho q os capítulos do Eragon eram mto intermediários, no sentido q precisavam existir para ilustrar sua evolução com treinamento, mas ficaram mto deslocados do resto da história. Os capítulos do Roran e da Nasuada constroem a estrutura da história, neles o contexto é explicado e a história avança. Apesar todas as novas informações dada nós capítulos do Eragon eles me pareceram fúteis, como os seus avances românticos à Arya. Apesar do desconforto, ñ consigo pensar em uma solução alternativa a proposta do autor. No final do livro o autor bombardeia seus leitores com mtas informações, dxa mto para especular e mto para ser articulado na sequência.
comentários(0)comente



410 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |