Assassinatos na Rua Morgue

Edgar Allan Poe
Edgar Allan Poe

Resenhas - Os Assassinatos da Rua Morgue - adaptação

maju 02/10/2021

quanto orangotango em um só livro
spookytober 2021

meu primeiro contato DE VERDADE com o Poe e achei bem interessante.

achei os contos bons, mas não gostei de todos. "o demônio da perversidade", "gato preto" e o que dá título ao livro foram meus favoritos, bem do jeito que eu esperava que a escrita dele seria: envolvente, perturbadora e misteriosa.

Lineee.oliver 22/09/2021

Mestre
Adquiri o livro por conta do "Assassinatos na rua Morgue" mas aproveitei bastante a leitura dos outros contos também. Principalmente o do gato preto que dá um impacto.

Vincent 14/09/2021

Clássico
O último e que dá nome ao livro é bem maior e mais interessante que os demais. Leitura divertida e interessante. O autor é um precursor em vários estilos que viriam a depois fazer sucesso como horror e investigação, aparentemente. Histórias simples que valem a pena ser lidas nem que seja pelo fator histórico.

little trouble 07/09/2021

mais ou menos
o primeiro conto é bem bom, uma vibe bem sherlock e afins, mas o segundo é BEM ruim, além de ser mega confuso é a história da uma volta imensa sem necessidade.
Lais.Soares 18/10/2021minha estante
Tive essa mesma percepção do segundo! Cansativo, arrastado, confuso? e isso tudo pra chegar num final pouco resolutivo!

little trouble 18/10/2021minha estante
simmm totalmente

Bruno Oliveira 25/08/2021

O CERNE DE POE ESTÁ AQUI
Eis um livrinho que entrega os contos que melhor ilustram o estilo inconfundível do autor. Nele, temos Poe na sua essência. Suas histórias já se iniciam parecendo um ensaio, sempre temos alguém, geralmente o próprio desgraçado que viveu o fato perturbador ou o que viu acontecer com um outro que viveu e, esse narrador-personagem, além de nos preparar psicologicamente, moralmente e, às vezes até, filosoficamente para o que vamos encarar a seguir, vai nos contando os fatos, os pormenores bem ao poucos, como se requentasse a história até o seu clímax, que é cem por cento surpreendente e genial! Poe é mestre no conto. Tanto que o conto que dá título ao livro é considerado o precursor em histórias de detetive. Mas há outros tipos no livrinho: sobrenaturais, góticas, tragicômicas e satíricas completam-no.

Lind Bezerra 18/08/2021

Aí aí ai
Acho que coloquei uma expectativa muito alta em Edgar Allan Poe, sinceramente eu queria gostar das histórias, mas não dá.
Falta alguma coisa, mas não sei o que e.

Cris 25/07/2021

25.07.2021
Contos que versam sobre o sobrenatural, os mais interessantes a meu ver, sobre vingança e um especificamente, um pouco fantasioso que é o que leva o nome desse livro. Mas vale a pena ler.

Saquetti 15/07/2021

O autor é muito engenhoso ao desenvolver seu livro. Os casos de assassinar são terrivelmente assustadores e perturbadores.

mel ð¯ 02/07/2021

Eu li este livro para a escola e gostei.
Por ser um livro de contos não fica muito cansativo, mas fica pouco explorado, o melhor destes contos são as reflexões, mas eu esperava uma coisa sobrenatural do edgar, fui com expectativas erradas.
Tem contos que você não gosta, mas eu gostei muito da maioria, o grande conto do título eu gostei e o final é surpreendente.
Cathe 02/07/2021minha estante
Já leu A Queda da Casa de Usher, do Poe?

mel ð¯ 02/07/2021minha estante
não, é bom?

Cathe 02/07/2021minha estante
É o meu preferido até agora

Gabriela.Vantine 28/06/2021

O pai do terror..
Alguns contos já havia lido, e mesmo relendo é surpreendente. Me encanta como em poucas páginas ele transmite o que nenhum outro autor consegue.

Giih 28/05/2021

Foi a primeira vez que eu li algo de Edgar Allan Poe e eu não podia ter amado mais! A escrita dele é genial, e o jeito que ele te manipula em cada conto... enfim, eu amei esse livro.

Manu 15/05/2021

Literatura policial clássica: importante conhecer o Poe
O mais importante conto do livro - que dá nome ao título - foi publicado em 1841. Mesmo sendo escrito ainda na século XIX, a leitura é suave, a notas de rodapé da L&PM ajudam a entender algumas expressões e os contos possuem temáticas envolventes.

Porém, acredito que nos primeiros contos Poe embarca numa reflexão filosófica que não gera nenhuma grande associação aos contos. O primeiro, ?o demônio da perversidade?, tem mais filosofia do que conto em si, e termina de forma abrupta.

O melhor conto do Poe, que me lembrou King, é o gato preto. Envolvente, misterioso e tenebroso. Seria o conto 4.5 da coletânea.

O último e mais famoso, conhecemos a forma investigativa que deu origem a tantos outros livros de outros autores. Um indivíduo analítico-genial que gosta de conhecer casos misteriosos. O Dupin pode ser visto como um Sherlock ou um Poirot.

Quem já leu obras clássicas de investigação, não vai achar nada demais, mas legal saber de onde veio toda a inspiração. Poe também parece ser um escritor debochado, as conclusões muitas vezes beiram o satírico. O final desse, inclusive, é muito cômico e até surreal.

Como o livro é curto, os contos também da pra curtir de forma rápida. Então vale a pena conhecer. Não acredito que vá ser decepcionante para alguém ler um livrinho de 160 páginas, principalmente por sua importância histórica.

Caique.Taguti 12/04/2021

Ótima leitura
"Nesse primeiro conto, a primeira e segunda página alguém pode desistir e deixar pra ler depois, pós o texto é bem difícil de ler pra quem não está acostumado, mas vai fundo pois isso tem um motivo, gostei do conto." 3/5

"Segundo conto: Hop-frog ou Os oito orangotangos acorrentados - gostei, mas até agora minhas expectativas quanto ao Poe não estão sendo superadas, espero que nos outros contos isso mude..." 4/5

"Terceiro conto: Os fatos que envolveram o caso de Mr. Valdemar - O que mais me surpreendeu na questão da imaginação do autor, o melhor até agora..." 4/5

"Quarto Conto: O Gato preto - esperava mais desse conto por um dia famosos de Põe, porém coloco ele em segundo até agora desta edição, por enquanto o caso de Mr. Valdemar é o que mais gostei, vamos ver os dois últimos faltantes para ler..." 3/5

"Penúltimo conto: Nunca aposte sua cabeça com o diabo - Meio monótono, porém conseguiu passar o que Poe queria desde o começo, podemos sentir a ironia nítida dele neste conto..." 2/5

"Último conto: Título do livro - Com certeza o melhor conto disparado, o jeito de como Poe conta a história nas visões dos dois personagens principais é de uma maestria muito boa de seguir as linhas até o final, como seu desfecho inesperado. Um ótimo suspense..." 5/5