Assassinatos na Rua Morgue Edgar Allan Poe
Edgar Allan Poe

Resenhas - Os Assassinatos da Rua Morgue - adaptação

Baah 05/08/2017

As histórias de Poe
"Há muito tempo venho querendo conhecer a literatura de Edgar Allan Poe. Qualquer entusiasta de cinema, devorador de livros e amante do gênero thriller já ouviu falar no autor que é considerado o pai do romance policial moderno. Ou seja, sem Poe não teríamos Cormoran Strike, Hercule Poirot e nem Sherlock Holmes. Estabelecida a importância para a cultura mundial da obra que estou prestes a resenhar, vamos ao que interessa.

Assassinatos na Rua Morgue e Outras Histórias é uma coletânea de 7 contos, incluindo os famosos O Gato Preto e Assassinatos na Rua Morgue, sendo esses dois os melhores do livro. A escrita perturbada, sombria e aterrorizante é marca registrada do autor, presente em todas as histórias. Os contos não são continuações ou prelúdios, e nem possuem qualquer ligação um com o outro, por isso vou resenhar um por um." (...)

Leia a resenha completa no site!

site: https://lereumadroga.wordpress.com/2016/12/23/assassinatos-na-rua-morgue-e-outras-historias-edgar-allan-poe/

Paulo Silas 02/05/2017

Uma excelente reunião de contos de Edgar Allan Poe, contando com histórias viscerais que trabalham com o âmago do terror, alcançando um notório e louvável êxito na literatura do gênero.
A menção sobre o acerto e brilhantismo do autor é devida, vez que a forma com a qual narra seus contos envoltos no sombrio, no terror e no suspense é extremamente envolvente. Poe é base para o gênero, além de inspiração e influência para muitos autores que trilharam na escrita do tipo.

A obra em comento conta com 6 histórias, todas envolventes.
"O demônio da perversidade" expõe o psicológico de um criminoso, o qual narra em minúcias sua confissão acerca de um crime que praticara.
"Hop-Frog ou Os oito orangotangos acorrentados" é um do melhores e mais perversos contos do livro, o qual narra a história de um rei que possui um intragável senso de humor - sempre à custo da humilhação alheia. A proposta de um jogo feita por seu "bobo da corte" enseja num destino cruel para os envolvidos numa sádica pilhéria cometida contra uma pessoa indefesa.
"Os fatos que envolveram o caso de Mr. Valdemar" é, de longe, o melhor conto do livro. A narrativa é estimulante e aguça a curiosidade do leitor. A morbidez de um experimento realizado (e relatado minuciosamente) com um "quase-morto" é o mote da história.
"O gato preto" é outro conto envolto no terror psicológico. Uma série de fatos estranhos que sucedem o enforcamento de um gato atormentam a vida do narrador. Cada evento inesperado que acontece na trama surpreende também o leitor.
"Nunca aposte sua cabeça com o Diabo" é um interessante conto em que o título dá pistas sobre a trama, mas acaba sendo o menos impactante do livro.
Finalmente, em "Assassinatos na rua Morgue" temos uma história perspicaz que deu origem a tramas de investigação policial. O prelúdio das histórias de Sherlock Holmes ou Hercule Poirot foi construído por Poe, quando aqui cria uma história de "investigador e ajudante", em que estes buscam a elucidação de um crime por conta própria, acarretando num final revelador e surpreendente.

Poe é fantástico. Suas histórias constroem um clima típico que envolvem o leitor num ambiente tenso, arrebatando a atenção de um modo próprio. Escrita impecável e tramas que acertam em sua pretensão de agradar o leitor.
Terror, suspense e tensão é o que o leitor encontra neste livro. Vale conferir!

Phow 06/11/2016

Um livro de contos que no começo é bem parado,achei de difícil entendimento e pensei “puxa vai ser um daqueles livros em que eu fico boiando” como eu estava enganado!!! Conforme foi avançando o livro ia me surpreendendo positivamente,com um toque de mistérios a ala Sherlock homs.Porem eis que vem a pior parte,o livro acabou!!Não é um livro para quem gosta de um inicio um empolgante e cheio de adrenalina do começo ao fim,mas algo para ser apreciado aos poucos como um bom chá no fim da tarde com bolo de baunilha,recomendado por uma pessoa muito especial pra mim eu recomendo a todos.

Yves 28/09/2016

Minha primeira experiência com Poe
Esse é meu primeiro livro dele e com certeza não será o último. Gostei bastante, achei que os contos prendem a atenção e ficam na memória.
O único que não gostei e fiquei muito triste e magoada foi o do gato preto.

Kallyssa 29/08/2016

interessante
contos maravilhosos!

Hérico 10/06/2016

Comentários feitos quando li a obra, entre 21/08/12, 27/08/12 e 03/09/12.

A morte está presente em todos os contos lidos até agora. É perturbador. Mas ela é apenas uma característica acessória que parece ser efeito de um mal maior presente na maioria dos personagens de Poe: a Perversidade. No primeiro conto, "O demônio da perversidade", que nos primeiros parágrafos é um verdadeiro ensaio filosófico, é exposta essa característica do espírito humano em uma espécie de auto-análise do personagem para encontrar os motivos -- “não motivirt”-- de seu crime,: "Através de seus estímulos, agimos sem um objetivo compreensível; ou, se quisermos entendê-lo como uma contradição em termos, podemos modificar a proposição para dizer que, através de seu estímulo, agimos pela razão de que não deveríamos agir. Em teoria, nenhuma razão poderia ser mais irracional, mas, de fato, nenhuma existe que seja mais forte. Em certas mentes, sob determinadas condições, torna-se completamente irresistível. Assim como tenho certeza de que respiro, sei que a consciência do certo ou do errado de uma ação é frequentemente a única força incontestável que nos impele para sua realização; e nos impele isoladamente, sem que nada mais o faça. E esta tendência insuperável para praticar o mal por amor ao mal não admite análise nem resolução em elementos ulteriores. É um impulso radical e primitivo -- um impulso elementar"[pag. 9 e 10]. Em “O gato preto”, a inquietação do personagem principal quanto a si mesmo esclarece mais sucintamente essa demoníaca inclinação do espírito humano: “Quem já não se flagrou uma centena de vezes a cometer uma ação vil ou meramente tola por nenhuma razão exceto sentir que não devia?” [pag. 55]. No “Hop-Frog ou Os oito orangotangos acorrentados” a mesma Perversidade é vista no rei, porém, dessa vez, o mal se voltou contra o próprio perverso e a vingança venceu a Perversidade com a astúcia de um pobre coitado bobo da corte. “Os fatos que envolveram o caso de Mr. Valdemar” é daquelas histórias que nos causam pavor por entrarem na esfera do desconhecido. Apesar de não enxergar a Perversidade em nenhum dos personagens, a Morte (com M maiúsculo pra ressaltar) é mais que presente nesse conto.

O conto "Nunca aposte sua cabeça com o Diabo" segue o tema da Perversidade e morte, acrescentado, agora, um toque sutil de sarcasmo.

No último conto, o que dá nome ao livro, Poe foge ao tema da perversidade, perpetrado nos outros contos, e embarca agora numa narrativa policial. Preferi os contos antecessores a este. Deixe-se registrado que os "Assassinatos na rua Morgue" aconteceram de uma forma um tanto inesperada. É só.

Gisa 03/05/2016

Um pequeno comentário...
Este foi meu primeiro contato com Poe. Naturalmente, adorei alguns dos contos e não curti tanto assim outros. Mas como eu disse, isso é normal em um livro do tipo. "Gato Preto" é beeeem sinistro e também me deixou triste, pois amo esses animais. O primeiro conto, que agora não me recordo o nome, mas é sobre um anão aleijado, é bem incômodo de se ler. Pelo menos eu fiquei bem incomodada, é realmente apavorante o quanto nós humanos somos capazes de rir da dor alheia. E o conto que dá nome ao livro é bacana, mas não posso dizer que tenha sido meu favorito. Ele é bem interessante e muitos afirmam que esse conto é o pai de muitos livros policiais, mas ... opinião é opinião.

site: http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

Marcelo 10/04/2016

gato preto
este conto é algo aterrador. o final é de um suspense incrível!

Marcel 11/02/2016

Muito bom...
Edgar Allan Poe, realmente um gênio. Havia tempos que eu ensaiava para ler um livro dele e pelo visto comecei muito bem.

Assassinatos na Rua Morgue é suspense, com toques de ironia, com muita inteligência, que envolve dois homicídios ocorridos na Rua Morgue, com uma investigação genial através de deduções, análises, etc. de tirar o folego.

É curtinho, de leitura muito rápida e gostosa!

Day 07/12/2015

De Edgar A. Poe, Assassinatos na rua Morgue e outras histórias reúne seis contos recheados de mistério, reflexões e estranhezas típicas de Poe. Com muita intensidade esse pequeno livro agrada a todos aqueles que são fãs de mistério, pois, não atoa, Poe inspirou grandes personagens clássicos da literatura policial investigativa como Sherlock e Poirot.
A única crítica que faço é que existem muitas referencias um pouco complicadas de entender de imediato e, por mais que esta edição possua todas as explicações, pessoalmente, acredito que isso quebre o envolvimento com a história, mas mesmo assim as histórias são bem interessantes e diferentes. Com certeza vale a leitura.

CultEcléticos 25/11/2015

Assassinatos na Rua Morgue e Outras Histórias é um livro que traz ótimos contos do escritor Edgar Allan Poe, um deleite para os fãs.
O Demônio da Perversidade
Narrativa em primeira pessoa sobre as elucubrações e devaneios de um homem. O conto começa com uma explicação acerca do que motiva nosso desejo de agir de modo contraditório. Um impulso, segundo o narrador.
Em determinado momento é feita ao leitor uma revelação surpreendente, e o que parecia ser apenas uma reflexão, na verdade evidencia uma confissão.
Poe descreve de modo gradativo e brilhante as sensações e pensamentos.

Hop-Frog ou Os Oito Orangotangos Acorrentados
Hop-Frog é o “nome” do bobo da corte de um reino cujo rei adora uma pilhéria.
O rei solicita que Hop-Frog organize um baile de máscaras e que o ajude com sua fantasia e a de seus sete ministros. O bobo da corte arquiteta a maior “brincadeira” de todas para vingar-se de um malfeito do rei, este possui desvios de caráter. A figura opressora do monarca contrasta com o oprimido Hop-Frog.
Este é um conto narrado em terceira pessoa.

Os Fatos Que Envolveram o Caso de Mr. Valdemar
Neste conto narrado em primeira pessoa, o narrador faz um relato sobre sua experiência de mesmerizar um moribundo. Este conto apresenta elementos sobrenaturais, o horror presente é maior que o das duas histórias anteriores.

O Gato Preto
Este conto em primeira pessoa é um dos melhores do livro e o mais mórbido.
Um condenado a morte narra os fatos que o levaram a esta condição. Poe descreve com perfeição a degradação do homem de modo gradativo.
A natureza do homem que outrora era dócil e benevolente foi maculada primeiramente pelo alcoolismo, e posteriormente por uma série de ações vis que ele cometeu.
O final desta história é surpreendente.

Nunca Aposte Sua Cabeça Com o Diabo
Conto narrado em primeira pessoa que como o próprio título sugere, apresenta uma moral. Segundo o narrador este conto é diferente dos outros, pois já revela a moral no início, em seu título, e não em sua conclusão.
O relato do narrador é sobre a vida de seu amigo Toby Dammit, cujo sobrenome é um trocadilho proposital com a expressão ‘Damn it!’ (maldição).
Dammit levava uma vida desregrada e tinha o hábito de apostar. Há o elemento sobrenatural no conto, mas este apesar de apresentar o Diabo é bem mais leve que o anterior.

Assassinatos na Rua Morgue
Conto que dá nome a coletânea, narrado em primeira pessoa, é o mais longo e um dos mais legais do livro.
Não estão presentes elementos sobrenaturais. Há um grande mistério em torno dos assassinatos de uma senhora e sua filha, residentes na Rua Morgue.
Diante da falta de habilidade da polícia para resolver este caso, coube ao Monsieur C. Auguste Dupin, amigo do narrador, encontrar a solução usando sua perspicácia e sua linha de raciocínio peculiar.
O mistério muito bem construído por Poe prende a atenção do leitor e como nos contos anteriores surpreende por seu desfecho.

Assassinatos na Rua Morgue e Outras Histórias traz excelentes contos de Edgar Allan Poe, mesclando entre os contos elementos que agradam os fãs deste gênero, tais como: sobrenatural, mistério, terror e um certa dose de morbidez.

(Camila Kaihatsu)
Resenha publicada no site CultEcléticos:

site: http://www.cultecleticos.com.br/especial-halloween-assassinatos-na-rua-morgue-e-outras-historias/

Luigi 13/11/2015

Ah, Poe...
Contos semi-desconhecidos de Edgar Allan Poe; os contos têm suas diferenças muito bem trabalhadas. "O Gato Preto", por exemplo é um tanto quanto macabro embora eu o tenha achado corrido, enquanto "Hop-Frog" me agrada por seu tom mais suave e divertido. "Os fatos que envolveram o caso de Mr. Valdemar" eu já havia lido em separado antes em algum website perdido por aí, de fato ainda é meu favorito entre os contos apresentados.
Poe consegue ser macabro, misterioso, assustador e, até mesmo, divertido em sua escrita. Um grande autor, assim como as introduções de seus contos, que merece ser lido com bastante atenção.

Ricardo Santos 08/11/2015

Poe menos conhecido
A maioria dos contos desse livro não é muito conhecida. Vale a leitura justamente por isso. São contos competentes, mas abaixo da excelência das histórias clássicas. Pode-se notar a diferença lendo os contos mais famosos desta coletânea, o assustador "O gato preto" e o intrigante "Assassinatos na rua Morgue". Destaque para "Os fatos que envolveram o caso de Mr.Valdemar", o conto que mais se aproxima do horror que fez o nome de Allan Poe.

Rafa 24/10/2015

Assassinatos na Rua Morgue
O livro reúne alguns contos de Poe e esse pequeno livro mostra o indiscutível talento de Edgar Alla Poe e todo o universo do suspense e mistério. O principal conto é o qual leva o titulo do livro, uma história de suspense do qual mãe e filha são assassinadas brutalmente em uma casa na rua Morgue. A policia e alguns detetives investigaram e não chegaram a lugar nenhum.

Assassinatos na rua Morgue foi publicado pela primeira vez em 1841 e nesta edição que a editora L & PM lançou, podemos conhecer um pouco sobre Edgar. O livro é edição de bolso e mesmo assim é de uma excelente qualidade, livro muito bem diagramado.

Antes mesmo de apresentar a obra, vale ressaltar que Poe foi inspiração para outros grandes autores mundiais como Conan Doyle e até mesmo Aghata Christie. A obra é dividida em outros contos dos quais: O demônio da perversidade, Hop – Frog ou os oito orangotangos acorrentados, Os fatos que envolveram o caso de Mr. Valdemar, e etc. Alguns desses contos são muitos sombrios e misteriosos, a partir dos contos menores conhecemos ainda mais a essência da escrita de Poe, sendo bem refinado e detalhista, outro ponto em questão são as tramas muito bem desenvolvidas, sendo que o leitor só vai encontrar a solução nas últimas páginas.

Para todos os leitores e amantes de romances policiais esse é o livro que super recomendo para se ler, já os que tem curiosidade em ler romances policiais e conhecer todo esse universo, esse é o livro que vocês devem iniciar.

site: http://www.livreando.com.br/2015/09/resenha-assassinatos-na-rua-morgue.html

Esdi 10/09/2015

O livro que me apresentou Poe não poderia ser mais surpreendente, mesmo com anos de Agatha Christie, não deu pra imaginar o final daqueles (pitoresco?) para o caso da rua Morgue