Brisingr

Brisingr Christopher Paolini

Resenhas - Brisingr

Isabela.Tonial 01/09/2023

Eragon e Roran partem para o covil dos Ra?zac para resgatar Katrina, após estarem de volta aos Varden, Eragon precisa se juntar aos anões para ajudar-lhes a decidir qual seu próximo líder.
Após a coroação, Eragon e Saphira retornam a Ellesméra para conversar com seus mestres que após parte juntos para mais uma batalha.

Italo 30/08/2023

Amador
Bom, por incrível que pareça eu não achei Brisingr chato comparado aos dois volumes anteriores. Mas isso se deve ao fato de eu aceitar que essa série aqui é ruim e que eu não deveria lê-la tão minuciosamente assim, tem que voar, aceitar a mediocridade do autor.

Sobre alguns personagens, segue o fio:
- Eragon: não tá mais tão arrogante; continua meio burro, moralista e hipócrita;

- Roran: sempre abençoado por Nossa Senhora do Protagonismo e da Narrativa Conveniente;

- Saphira: essa daqui é arrogante mesmo;

- Nasuada: se cortou em um capítulo aí, meio chocante;

- Arya: chata

Alguns pontos que me incomodaram:
- até agora não entendo a motivação pra derrotar o grande vilão sem ser o já conhecido "porque sim", ele não mete medo, a gente não tem acesso a essa tirania toda dele, ele nem parece tão poderoso assim;

- falando nisso, temos os assustadores e poderosos Ra'zacs... que são mortos pelo Eragon e o seu primo fazendeiro overpowered, assim, facinho facinho;

- o sistema de magia desse mundo é tão overpowered que o autor precisa criar constantemente adendos pra que o sistema não fique mais quebrado do que já é, meio que, além de mostrar que o autor é obtuso, mostra também que eu não devo temer por nada nem por ninguém porque sempre vai ter um magia que vai resolver tudo.

Conclusão: mais um livro amador e ruim, mas esse pelo menos tem menos momentos de tédio (Eldest *cof cof*), só aqueles capítulos sobre os anões pra variar.

Daiane.Nascimento 06/08/2023

Chegando ao fim da série...
Brisingr é um livro cheio de ação, aventura, e um tanto triste no final. Paolini mostra traços de alguns autores que o inspiram, como Tolkien, pois é um livro bastante descritivo e que se aprofunda, em diversas questões culturais dos povos apresentados.

Gosto muito da escrita do Paolini, é bastante imersiva, levemente rebuscada e instigante, ansiosa para os próximos volumes!!

Fernanda631 31/07/2023

Brisingr (Ciclo da Herança #3)
Brisingr (Ciclo da Herança #3) foi escrito por Christopher Paolini.
Brisingr é o terceiro livro do ciclo A Herança, continuação de Eragon, o primeiro volume, e Eldest, o segundo.
Em 706 páginas (sim), e antes que chegue a batalha final em Uru’baen, está na hora de Eragon e Saphira se responsabilizarem por suas promessas e encantamentos.
Após a batalha em Eldest que rendeu a eles sobrevivência, os dois agora em Brisingr precisarão lidar com várias questões políticas e familiares, equanto ainda tentam derrubar o Império. Na batalha de Campina Ardente Eragon revelou suas habilidades com magia e provou junto com Saphira serem fortes e destemidos.
No entanto, os desafios continuam na jornada dos dois, pois Eragon é envolvido em uma trama espinhosa de promessas que provavelmente não será capaz de cumpri-lás. Este por sinal, foi um problema detectado no segundo livro. Na história, Eragon consegue grandes aliados em cima de promesas que anseiam por serem cobradas. Dentre elas, ajudar o primo Roran a resgastar a sua amada Katrina do rei Galbatorix pode facilemente atrapalhar seu plano de derrubar o império.
Roran é um de seus menores problemas de promessas. As grandes confusões estão nos reinos a quem se aliou na oferta de exércitos e agora eles o colocam contra a parede quando decide ajudar um reino e não outro. Em meio a toda essa confusão, Eragon faz descobertas sobre ele que mudam o rumo da trama e isso é um ponto extra. Pois, em certo momento a história parecia parada nas teias emaranhadas de suas promessas políticas e nada parecia caminhar para algo grandioso. Mas, quando descobre-se coisas sobre eles, a narrativa se solidifica tomando forma que envolve o leitor até o final.
Depois de uma guerra imensa, com a morte do rei dos anões, a união dos urgals e a derrota consecutiva de Eragon, o Cavaleiro se vê compelido a pagar algumas de suas promessas antes que seja tarde demais.
A primeira delas é o resgate de Katrina, a nossa querida donzela raptada. Junto com Rohan, Eragon e Saphira vão até o covil dos Ra’zac na esperança de encontrá-la com vida e matar todas essas criaturas repugnantes.
Dessa vez a missão é até que bem-sucedida, mas lá Eragon acaba encontrando outra surpresinha e fica completamente sozinho no território de Galbatorix para lidar com ela. Claramente suas descobertas refletem em seu relacionamento com Saphira e isso os colocam em momentos de grande tensão.
Tirando a luta, que sempre é bastante agitada, com detalhes pequenos que fazem você sentir cada aperto e manobra, todo esse primeiro começo de Brisingr é lento.
São vários dilemas morais que o Cavaleiro precisa passar e decisões que ele precisa tomar. A recompensa fica nos pequenos detalhes, nas explicações do mundo de Alagaesia que temos o prazer de explorar. Como por exemplo quando Eragon retorna para os Varden e se encontra com Arya. A cena entre os dois é muito bonita, explica mais sobre os espíritos e as coisas incomuns e inexplicáveis que podem acontecer no mundo.

Vinicius.Anklam 30/07/2023

Esse é o pior livro da saga até agora, 708 páginas lidas e MUITO arrastadas. O livro não tem um foco, não te leva a lugar nenhum e enrola muito. Parece um monte de sidequests de RPG onde são um monte de cenários e capítulos jogados totalmente inúteis e sem propósito. Essa provavelmente foi a parte que mais me irritou, o protagonista parece que não se desenvolve. Após certas ações ele pensa sobre ela e oque poderia ter feito de melhor, porém, fica só no pensamento mesmo, porque o Eragon não tem atitude em nada naquilo que ele faz e parece que o autor faz com que todas as pessoas enxerguem aquilo como errado e julgam o Eragon, dizendo "você ainda é muito novo, muito inexperiente, isso está errado que você fez" todo personagem tem uma lição de moral para dar ao protagonista, e não me julguem eu gosto quando o protagonista percebe que está errado e tem que aprender com seus erros. Porém, teve um livro INTEIRO para treinamento e parece que o Eragon não aprendeu NADA. Ainda continua o mesmo garoto fraco e indeciso. No terceiro livro da saga, eu tinha expectativa de termos um protagonista que se impõe mais e está em sua contínua busca do caminho do que é ser um Cavaleiro. Não preciso nem mencionar que o autor detalha muito em coisas sem importância e quando se deve ter esse mesmo detalhamento e cuidado em Guerras e assuntos importantes, não é possível encontrar tal aspecto. Isso traz ao leitor um sentimento de tempo disperdiçado e jogado fora, não somos recompensados. Em suma, um livro monótono que não apresenta pontos interessantes que agregem mais na história e no protagonista.

ingridddd 10/07/2023

Brisingr
Vamos de resenha!

Meu primeiro contato com a história foi durante a pandemia quando eu li o primeiro. Me encantei com esse universo de magia e dragões(algo q eu realmente amo muito ) o qual nosso protagonista Eragon , um simples camponês jovem, encontra em um dia uma pedra cor safira e dela nasce um dragão. Depois disso só melhora(ou talvez não) Eragon descobre q precisará lutar pela liberdade de todos já q vivem em uma ditadura de poder maléfico.
Durante o segundo e esse terceiro livro ele se torna de fato um cavaleiro de dragões,aprende novas magias e cresce muito.

O problema é : mesmo sendo uma obra muito boa , senti muita dificuldade na leitura. Ela é uma história super arrastada , q detalha tudo, deixando o texto distante e confuso.
Em parte demorei pra ler por conta da vida corrida, em outra por ser uma leitura cansativa , a qual, mesmo querendo saber o final , não faço questão de ler o próximo livro.

Edméia 10/07/2023

*Muitos acontecimentos, muitas emoções !!!
*Minhas impressões :

Neste terceiro livro da quadrilogia ( ou tetralogia ) do ciclo "A Herança " temos inúmeros acontecimentos : a coragem de Roran nas batalhas , a liderança admirável de Nasuada frente aos Varden , a espada de Eragon feita pela feiticeira elfa, a descoberta de uma vulnerabilidade de Galbatorix , a verdade sobre os pais de Eragon e por aí vai !!!
Confesso que comecei a gostar mais dessa história nos últimos capítulos desse livro porque Christopher esclarece muitas situações para nós !!!
Aplaudo o escritor por ter criado personagens femininas tão relevantes , fortes, corajosas !!! Nasuada conduz muito bem os Varden nessa guerra contra o Império !!!
Houve momentos em que parei e fiz uma comparação dos valores da minha religião ( católica apostólica romana ) com os dos elfos !!!
Admiro o valor que tem a palavra , a promessa , o juramento feito na língua antiga !
Entusiasmei-me com a política interna dos anões, os clãs , as lideranças dos mesmos e como em tudo há maldades, corrupção, atos feios, desprezáveis , abjetos.
O capítulo mais maçante para mim foi o da feitura da espada de Eragon , "A Mente sobre o metal " ! Realmente, a colaboração de Leon, Hiroko Kapp e de Yoshindo Yoshihara da "The Craft of the Japanese Sword " ( A arte da espada japonesa ) foi preciosa, como menciona o autor na parte de Agradecimentos e por falar nesse capítulo , confesso que eu não imaginava como se faz necessário o trabalho de tantas pessoas bem capacitadas para a feitura de um livro desse nível ! Não é à toa que essa quadrilogia fez sucesso quando foi lançada !!! Foram muitas as pessoas trabalhando ao lado do texto do escritor Christopher Paolini !!! Pessoas competentes e sérias !!!
Quase chorei em alguns momentos da narrativa !!! Temos aqui momentos realmente tensos e emotivos !!!
O livro parece que não vai nunca terminar porque são muitas as páginas e os capítulos ! Todavia, pense que você está fazendo uma viagem longa e obtendo muitos conhecimentos sobre a cultura dos Varden , dos Elfos, dos Anões ...
Recomendo essa leitura e pretendo daqui a alguns anos, reler essa tetralogia ( ou quadrilogia ).
Dou CINCO estrelas para essa minha leitura.
Agora, vou respirar fundo e iniciar a leitura do quarto e último livro desse ciclo : "A Herança ".

Guaratinguetá , 10 Julho de 2023.

site: www.mesadeestudo.blogspot.com

Bruno.Rode 05/07/2023

O imperfeito que é perfeito, uma boa descrição desse livro.
Sinto que houve uma melhora na escrita do Christopher comparado com os dois primeiros livros. Ele melhorou também a questão do planejamento do que executar no livro e nos capítulos. Mas o livro ainda não é perfeito.

Ele ainda peca na diferença de desenvolvimento de seus personagens e de esquecer alguns pontos estabelecidos anteriormente.
Tempo de viagem, quantidade de energia usada em magias, esforço físico.

Por exemplo, Saphira ficando extremamente debilitada na viagem dos Varden até às Montanhas Beor mas conseguindo chegar com energia suficiente para lutar após viajar de Ellesméra até Feinster (o que é quase o dobro da distância), em ambas as viagens ela demorou cerca de três dias voando sem parar. Não era pra segunda viagem ter cansado mais ela e demorado mais?

São coisas que vão confundindo a gente conforme vamos avançando na história de Eragon e Saphira.
Num todo o livro é muito bom, é quase perfeito, quase favoritado. Mas ainda não chega lá.

carlsenluv 20/06/2023

BRISINGR
Eu amo essa saga, acho que tenho até um pouco de apego emocional nela. Mas reconheço que a escrita é muito detalhista a um ponto que chega a ser massacre ler. Pra ser sincera o livro só ficou realmente bom por perto das páginas 500, mas depois disso o livro entrega o que promete e na minha opinião compensa a leitura arrastada. Eu amo a história, é uma das melhores fantasias épicas que eu já li, amo os plots e a reviravolta que você pode ter certeza que vai ter e como sempre tem a explicação de tudo que acontece é vc entende coisas que nem sabia que precisava entender. No geral eu indico esse livro apenas pra quem realmente gosta do gênero que o livro se propõe a ter e também quem vai de mente aberta e com um hábito já antigo de leitura, pq a escrita realmente desanima um pouco, mas por favor continuem e não desistam por causa disso por que realmente vale a pena!!!

Daniela 02/06/2023

Livro infinito
Estou, lendo novamente a saga por muita nostalgia, porém reconheço que esse não é um ótimo livro pensando no seu enredo. O autor teve muito cuidado com seu world building e todo o lore do universo de Eragon mas deixou a desejar na narrativa. Brisingr é um livro longo e lento, em que acontecem vários eventos não memoráveis que cobrem páginas e páginas de narrativa cansativa e burocrática. Pode ser algo que se equivale a uma realidade mas não é muito animador ler em um livro de fantasia e ação.

Gostei muito como a maturidade de Eragon e Saphira aumentou nesse livro, eles estão tendo experiências que fazem os personagens a elevarem, o que eu aprecio muito. Também é nesse livro que consigo enxergar que o vilão pode ser derrotado, mesmo com uma chance pequena.

Vale a pena a leitura para finalizar a história, mas. Não se sustenta sozinho na minha opinião.

???Abaixo vou falar alguns spoilers ???-

Uma das coisas que mais foi difícil de engolir foi a morte de Oromis e Glaedr no fim do livro, como Oromis, um mestre extremamente sábio, depende da UMA gema da sua espada para ter suas proteções?? E como ele PERDE a espada em batalha???? Gente não é possível. Como num exército de elfos não há alguns feiticeiros para ajudar Oromis na batalha contra Murtagh?
Sinto como se o autor tivesse matado o personagem só por conveniência? fico triste pois Oromis era um dos personagens mais interessantes pra mim.

???????????????????????-

carolsnook 13/04/2023

Deixou a desejar
É bem levinho, mas tem que ter muita paciência. Achei que esse ia superar o anterior, como se espera de toda saga, mas isso não aconteceu. O autor enrola o livro todinho e depois joga todos os plots na cara do leitor. Os povs do Roran não tem objetivo aparente e a história poderia ter metade do tamanho que tem. Decepcionou, mas não a ponto de me fazer abandonar a coleção. Ainda quero saber o final?

Thay 12/04/2023

Denso, porém lindo e triste
Brisingr foi o melhor dos 3 livros da franquia. Estou completamente apaixonada pelo personagem Eragon e, a cada capítulo e livro, o amo mais. Ele tem amadurecido tanto e sua relação com Saphira é tão linda!! Fico encantada!

Agora, vamos falar do livro... Realmente é denso. Demorei, pelo menos, dois meses para conseguir terminá-lo. Isso não significa que é um livro ruim, muito pelo contrário. É bastante detalhista (e isso sim, pode cansar um pouquinho) e, assumo que não suporto Nasuada (ainda que tenha gostado muito de alguns momentos dela nesse livro) e não gosto dos dramas da trajetória de Roran (mas também gostei de muitos momentos dele), o que me atrasou a leitura, assumo. Ainda assim, temos uma aventura épica, cheia de guerras, reviravoltas e emoções.

Ansiosa para ler Herança ?