Brisingr

Brisingr Christopher Paolini

Resenhas - Brisingr

ns.kochi 29/01/2022

Surpreendente
Simplesmente uma das melhores leituras que já fiz, esse livro é PERFEITO. To considerando colocá-lo como o melhor da série, mas vamos ver o que o último promete. Eu dediquei o mês de janeiro inteiro pra leitura dessa obra-prima e valeu cada segundo, já abri o ano com chave de ouro!! O quarto final foi simplesmente uma onda de descobertas e peças se encaixando na minha cabeça. Christopher Paolini, por favor, não me decepcione em Herança (o que eu duvido muito que vá acontecer).

naclaxvz 07/01/2022

Durante os livros anteriores, sempre achei a leitura muito cansativa e o que me trazia um gás para continuar, era o final. As batalhas no finais para encerrar com chave de ouro, sempre cheias de emoções e revelações, me fizeram ansiar pela experiências e por isso sempre cheguei concluí a leitura. Dessa vez, algo diferente aconteceu. O livro seguiu o mesmo ritmo de antes, apesar de notar que a cada volume a história fica menos cansativa e mais interessante e, nesse, eu particularmente depositei muitas expectativas, até que cheguei ao final...

Vamos apontar aqui os dois acontecimentos que encerram esse volume (spoiler a partir de agora), morte de cavaleiro e dragão & luta contra o novo espectro. Começando pelo primeiro, os dois personagens super queridos pelos leitores, tiveram mesmo aquele fim??? o autor resolver matar ambos como se fosse nada, eles morreram sem sequer ter um último ato significativo. O cristal na espada do foi diariamente abastecido de energia por dezenas de elfos todos os dias durante 100 anos não serviu pra nada?? nos capítulos anteriores o autor nos encheu de esperança para uma batalha épica dando essas informações a respeito do poder dele. Eu esperava ver a fúria de um elfo que se escondeu por 100 anos e finalmente teria seu acerto de contas. Esperava ver em ação o uso da energia acumulada, que como ele bem, era capaz de mover uma montanha. Mas ele simplesmente deixou a espada cair e morreu apunhalado, logo depois o dragão também morreu. Tudo descrito em apenas um capítulo narradando em curtos parágrafos, as imagens que apareciam para Saphira e Eragon enquanto eles estavam lutando em outro lugar.

Ai vem o outro ponto, o pior de tudo foi a incoerência. Os magos de Galbatorix conseguem invocar um espectro, Eragon e Arya tentam impedir a todo custo pois foi muito bem ressaltado o quão difícil é matar um espectro e em toda a história somente três pessoas haviam conseguido, sendo a terceira o próprio Eragon, e mesmo assim, Arya que estava sendo estrangulada pelo espectro, consegue se soltar e rapidamente enfia uma espada no coração dele. Simples assim, como se fosse nada. Como se fizesse parte ds rotina dela.
Saphira durante esses cenas ficou sendo uma planta, aparecendo apenas para a anunciar a morte do dragão dourado e logo após, todos se reúnem com os líderes e começam a fofocar sobre o que aconteceu... COMO SE NÃO FOSSE NADA!!!

Sinceramente, não esperava que Christopher Paolini fosse fazer algo tão medíocre quando isso. É estranho porque foge dos padrões dele. Não sei o que houve para ele fazer uma narração tão preguiça, mas não vou pagar para ver se o mesmo acontece no último livro da saga, não vale a pena ler mais de 700 páginas pra receber um final não desleixado quando esse. Infelizmente, o amor que sinto pelo resto da história não compensa a decepção pelo que eu tive que ler. Para mim, Christopher Paolini cagou em cima da sua obra de arte que estava pronta e só faltava emoldurar.
baiano leitor 07/01/2022minha estante
naclara vai ler o último livro sim

Matt O. 31/12/2021

"Atra esterní ono thelduin - Que a felicidade o guie"
MEU DEUS AMADO!!!!!!
Olha, esse livro foi uma completa montanha russa de emoções pra mim. Tem momento que você para e pensa, não pode piorar, aí vai e piora, da mesma forma que tem uns que achamos que é impossível melhorar, e o autor vai e nos surpreende. Deu pra ver um amadurecimento maior ainda na personalidade do Eragon, assim como pude me aprofundar bem mais no outros personagens. Espero que o 4? livro não me desaponte, porque esse me deixou com muitas expectativas kkkk.

Eron 14/12/2021

Mais um capítulo excelente da saga de Eragon e Saphira para derrotar Galbatorix.

Gostei bastante da forma que é dividida a narrativa para também dar destaque a Roran e sua própria trajetória que vem ganhando mais importância.

A escrita rica em detalhes, que acaba deixando o livro muito longo mas que particularmente adoro, contribui muito para a imersão e sentir parte da história. Entretanto, entendo que isso pode ser um ponto negativo e dar a impressão que é só "enrolação", mas que para mim não afeta em nada o quão épica é essa aventura.

Sara277 14/12/2021

Arriada os 4 pneus
Teve muitos momentos que a leitura ficou arrastada, de verdade, achei até que não ia conseguir concluir. Do nada o jogo virou e ficou muuuuito bom. Mdsss, impossível não dar 5 estrelas pra essa série que eu tô simplesmente amando demais.

Yuririn 08/12/2021

Pra mim o livro só ficou realmente legal após os 80%. Antes disso, a parte das lutas, por incrível que pareça, foi meio chatinha. Além do mais, não sei se foi pq eu "desacostumei" com o Eragon, mas, no começo, achei a personalidade dele meio não de acordo com o que foi mostrado nos livros anteriores, ele parecia mais maduro, mas de um jeito que vc não acredita muito, fato que mudou no fim do livro. Outra coisa que achei diferente foi que "a jornada" a qual antes era mostrada e detalhada na série, neste livro pareceu negligenciada, como se a personagem estivesse em um lugar e tanto faz o modo como ela chegou lá, fato que, pra mim, tornou a narrativa meio "cortada"/apressada. A parte que me agradou e prendeu foi realmente o final e pretendo ler o último livro pra ver o quê vai acontecer com todo esse rolo aí.

MurderBookReader 02/12/2021

Eita...
Tinha me esquecido que esse foi o meu livro favorito dos três primeiros. Eu lembrei muito menos coisas desse livro dessa vez.
Também consigo entender a minha lembrança do desespero que eu senti quando terminei de lê-lo sem saber que teria uma continuação.
Minha raiva por Murtagh nesse livro foi maior do que eu lembrava.
Esse livro me fez voltar a gostar do Eragon novamente por quê eu achei que ele foi meio irrelevante no segundo livro.
Agora eu estou lembrando quanto que eu queria ler o próximo livro. Por causa do intervalo de tempo entre a minha leitura deste livro e do lançamento do Herança, eu meio que perdi a vontade completar essa série. Mas agora, 10 anos mais tarde, eu vou conseguir completar o meu objetivo desse ano que é finalizá-la.
Partiu Herança.

Alexandre.Melo 26/11/2021

Seguindo a difícil empreitada de Eragon e Saphira percebemos que os personagens cresceram muito tanto em poder quanto maturidade. O livro é muito bom, porém é importante destacar que há discrepâncias na forma de narrativa: em alguns momentos é tão detalhado que chega a ser chato, em outros momentos em que queremos mais detalhes a descrição acaba num piscar de olhos. Mas no geral valeu a pena!

Bruna2012 27/10/2021

Estou destroçada com o final desse livro. Sério...
Mas apesar de tudo, tbm continuo apaixonada pelo Ciclo da Herança.

Vivi 21/10/2021

A história se inicia logo após os acontecimentos da batalha de Campina Ardente, em que se finaliza o outro livro. No início da obra, os pensamentos de Eragon ainda estão conturbados pelas revelações feitas anteriormente. O personagem se vê envolto de diversos desafios que se comprometeu através de juramentos e lealdade, além disso, também se encontra numa corrida em busca de conhecimento e aperfeiçoamento de suas habilidades, para que possa enfrentar futuramente seus inimigos.

Com os Varden dependendo dele e com promessas de batalhas iminentes, Eragon se vê obrigado a deixar os rebeldes em busca de apoio e conhecimento, retornado para um final épico.

Essa obra, apresenta muito mais aventura e agitação do que foi apresentado na edição anterior, o personagem a cada momento está envolvido em alguma batalha menor ou em busca de algo que o levará a uma batalha menor.

A história tem uma grande curva de progresso, o que significa que várias outras informações que ainda estavam ocultas ao leitor são reveladas. A narrativa prende o leitor até o fim, em busca dessas informações até então em aberto.

O final do livro, novamente, contempla uma batalha e terminando seus eventos logo após ela, o que faz com que o leitor queira partir para o próximo livro em imediato.

Eduardo.Santos 21/10/2021

Brisingr | Sinopse
No desfecho de Eldest, Eragon e Saphira sobreviveram à colossal batalha contra os soldados do Império. Em Brisingr, novos e perigosos desafios os esperam. O jovem Cavaleiro de Dragão deve lealdade ao primo Roran, a quem prometeu salvar Katrina, sua noiva, das garras de Galbatorix. Os Varden também precisam desesperadamente do seu talento e força, assim como os elfos e os anões. As escolhas serão difíceis e os sacrifícios, enormes. Será que Eragon, antes um simples garoto do campo, conseguirá unir as forças rebeldes e derrotar o poderoso e opressor rei Galbatorix?

Conflito, ação e aventura aguardam os leitores em Brisingr. Mas o livro mergulha fundo também na psiqué de Eragon, acompanhando seu amadurecimento à medida que ele precisa tomar decisões, traçar estratégias, negociar com várias partes e assumir seu papel de líder, sempre em confronto com suas obrigações morais. Um livro emocionante e crucial para a trajetória do jovem Eragon em sua jornada pelo fantástico reino da Alagaësia.

Nath 20/10/2021

Incrível
É notória a evolução do Eragon do primeiro livro até o fim desse,e as revelações desse livro de chocar qualquer um, maravilhoso! Eu amo esse universo com anões, dragões, elfos e outras criaturas! É bem escrito, tem uma evolução da história condizente e criada pouco a pouco, me arrependo de não ter lido antes essa saga!