Viagem ao Centro da Terra

Viagem ao Centro da Terra Júlio Verne

Resenhas - Viagem ao Centro da Terra

Valdir 06/02/2024

Livro muito fácil de ler, bem dinâmico, a aventura no centro da terra começa apenas depois do meio do livro, até aí mostra a viagem do grupo.

Usa algumas palavras e termos de medida que não são mais usados, ou que não são de nosso costume, mas que se você trocar na cabeça tudo por metros da pra ler de boa .

A aventura no centro da terra acaba sendo bem rápida e se desenrola fácil.

Gostei bastante do livro.

Biblioteca Álvaro Guerra 02/02/2024

Viagem ao Centro da Terra é um livro de ficção científica escrito por Julio Verne e publicado em 1864. O livro conta a história de um professor de geologia, Otto Lidenbrock, que encontra um manuscrito antigo que revela um caminho para o centro da Terra. Ele decide embarcar nessa aventura junto com seu sobrinho Axel e um guia islandês chamado Hans. Eles entram na cratera de um vulcão extinto na Islândia e enfrentam vários perigos e descobertas, como cavernas, fósseis, tempestades, monstros e um mar subterrâneo.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788532262004

AlAcia61 31/01/2024

Júlio Verne é Júlio Verne
Leitura leve, engraçada, livro pequeno e dá pra ler bem rápido.

Adoro as histórias do Júlio Verne por isso, têm uma vibe antiga mas ao mesmo tempo atual e especificamente essa coleção é bem pequena (porque é voltada para um público um pouco mais novo).

Leiam porque é muito bom.

Gabriel 29/01/2024

Olha, pra mim esse livro não deu, infelizmente. Desde o início já não estava me dando com ele, mas decidi ir até o final.

Vamos lá, quais foram os problemas, na MINHA opinião? No geral o livro é muuuuito monótono... os personagens são rasos o bastante para eu não conseguir ter real empatia por eles, e junto a isso, os diálogos se resumem a apenas coisas sobre o ambiente e a situação corrente, praticamente nada memorável. Sim, o livro é sobre a viagem, mas ficar só nisso complica!

Por a história ser narrada pelo Axel, talvez ainda dê pra ele se salvar um pouco (apesar dele ser meio xarope), pois vemos a história sob sua perspectiva e dá pra entender o que ele sente, mas de resto... poxa vida, praticamente o livro todo só tem 3 personagens, e só 2 deles abrem a boca - o Hans mesmo, NÃO FALA UMA FRASE (e ironicamente, achei o personagem mais interessante dentre eles). Ok, talvez fosse a proposta do livro focar na viagem e não ter diálogos e personagens profundos e marcantes... já li histórias assim, mas caramba!

Maior parte do livro é detalhe atrás de detalhe sobre geologia, mineralogia e ciências em geral. Teria sido interessante se para o completo entendimento não fosse necessário ler tantas notas de rodapé a... Toda. Santa. Hora (pelo menos na minha edição); tem vezes que a nota é tão grande que ocupa 60% da página e se estende até a outra!
"Gabriel, por que você não ignora as notas ou lê depois?"
- Porque eu quero entender!

Sim, eu sei que também devo levar em consideração a época e tal... mas já li autores de outros séculos e até alguns cuja escrita são mais rebuscadas e prolixas, só que essa falta de emoção, overdose de informação geólogo-científica acabou com a fluidez da leitura pra mim e minou qualquer interesse meu em continuar, ainda que eu tenha terminado (com o perdão da franqueza) - por pura teimosia ou por falta de amor à minha própria vida. Não vou dizer que "não acontece nada, feijoada" porque acontece. Mas beeeeeeem pra frente. Beeeeeeeem mesmo, e pra mim não salva o livro.
E pra colocar sal na ferida - sem dar spoiler-, o livro é tão detalhista, mas o final foi um dos mais apressados e rasos que já li, chega a ser ultrajante!

Livros pra mim, são como um relacionamento amoroso - se seu parceiro te faz feliz duas vezes mas te faz triste dez vezes, ele não vale a pena. Sobre a minha experiência, dá pra dizer algo similar com esse livro. Está bem longe de ser o pior que já li, mas proporcionalmente longe de ser o melhor; há quem fale que não é o melhor livro dele, mas como eu já tinha aqui na estante... bem, nada impede de eu escolher uma outra obra do autor no futuro.

Buzzio 10/02/2024minha estante
MELHOR RESENHA, concordo com cada vírgula. Obrigada por sintetizar minha frustração com esse livro hahah

Gabriel 11/02/2024minha estante
Hahaha obrigado, relendo agora... Senhor... acho que me "empolguei" ??? mas ao mesmo tempo não mudaria nada do que disse, esse livro foi dureza pra terminar

Life 27/01/2024

Simplesmente maravilhoso, faz vc viajar junto com eles para uma jornada incrível, você realmente vive tudo que é descrito no livro. Amei ?

Débora 26/01/2024

Uma viagem e tantooo...
Nossa que impactante essa história. Eu seria muito o Axel durante toda a viagem, puro desespero kkk. Gente quem é esse Hans que consegui aguentar quase 3 meses nessa paz toda? Gente do céu quero ser ele quando crescer...e o professor parecia o Axel ao contrário kkkk, valeu super a leitura, não me decepcionei.. maravilhoso.

natms 25/01/2024

Muito bom!!
Confesso que demorei muito para ler esse livro, mas por culpa minha, até porque ele é muito interessante e prende o leitor de maneira inimaginável. Simplesmente amei essa edição, em que há explicações para os termos científicos usados na narração, senti que auxiliou muito para que o leitor não se perca na leitura.

Anne 25/01/2024

Uma leitura interessante
Demorei muito pra terminar, talvez porque não tenho costume de ler em pdf.
O livro conta a história do sobrinho de um ilustre cientista que tem uma brilhante ideia: ir ao centro da terra baseado na teoria de outro cientista, e assim fazem, com a ajuda de um islandês muito competente.
A história é, sem dúvida, cheia de reviravoltas e acontecimentos surpreendentes, isso é visto logo no início mas ao decorrer do livro sempre acontece algo eletrizante quando o leitor está caindo na monotonia. Para mim, foi um ponto positivo e a minha maior ambição para terminar: qual vai ser a próxima reviravolta?. O que adiciona ao fato da narrativa cativante de Axel, que nos passa suas reais emoções enquanto acompanha o tio na aventura, Lidenbrock dá alma ao livro, nos dando esperança de um término da aventura mesmo quando ele não tem. Já Hans, a história não seria a mesma sem ele. A história foi divertida e fluiu muito bem pra mim na maior parte do tempo, no entanto, os termos muito especificam dificultam o entendimento e a história se torna muito descritiva e detalhista em alguns pontos. Fiquei com boa impressão, mas não é uma leitura para qualquer momento.

_Gabs_ 24/01/2024

Meu primeiro contato com Júlio Verne.
Em Viagem Ao Centro Da Terra, acompanhamos a história de dois mineralogistas, Otto Lidenbrock e seu sobrinho Axel, que encontram um pergaminho escrito por Arne Saknussemm, um antigo alquimista islandês, no qual possui coordenadas para chegar ao Centro da Terra. Ambos partem nessa jornada que promete grandes descobertas científicas, mas eles não contavam com as dificuldades que surgiriam pelo caminho e pelas grandiosidades que encontrariam.

O livro é rico em detalhes, sua escrita é fluída, e foi interessantíssimo ver os debates entre os cientistas, seus conflitos de opinião e a forma como defendiam suas teorias, mas devo confessar que me vi perdida em diversos momentos da leitura por não possuir conhecimento sobre mineralogia, geologia ou paleontologia, temas que dão vida à história. O autor menciona repetidamente a presença de rochas e seres vivos que marcaram a evolução do planeta Terra, mas para entendê-lo, precisei interromper a leitura várias vezes para pesquisar, o que fez com que eu me distanciasse um pouco da narrativa e perdesse o interesse pela leitura.

Acredito que por já ter visto o filme Viagem Ao Centro Da Terra, protagonizado por Brendan Fraser, e sabendo que possui diferenças discrepantes do livro, foi o que me permitiu visualizar com mais clareza as cenas narradas por Júlio Verne, e nessa situação específica, acredito que o filme seja melhor que o livro, não só por se passar no nosso tempo, mas por trazer mais leveza e divertimento para as cenas.

O livro é ambientado no século XIX. O Professor Lidenbrock é um homem sério, mal-humorado e que sempre tem a última palavra, enquanto seu sobrinho Axel, apesar de ter razão em metade do livro, vive chorando e reclamando pelos cantos. Nada o agrada, tudo lhe causa medo e desconforto, faz chilique por qualquer coisa, e isso traz um sentimento tão pesado para uma história que promete descobertas e um mundo totalmente novo. O único personagem que vale a pena acompanhar e que merecia mais visibilidade é o Hans, o guia islandês que os segue durante toda essa viagem. O homem não se abala por nada! Ele sempre tem uma ideia e se não fosse por ele, provavelmente o Professor Lidenbrock e o Axel teriam morrido na metade daquela jornada. Claro que por se tratar de outra época, com diferentes vivências e costumes, o livro tenha sido escrito dessa forma para agradar o público em questão, mas para mim, o filme continua sendo meu preferido.

zbnanarsrs 22/01/2024

Eu não gostei. Não faz meu tipo de leitura. Dormi lendo isso, e olha que o livro nem é grande em. Esperava beem mais.

Tassi 21/01/2024

Uma longa jornada
Acredito que seja um livro tranquilo pra começar Verne, é o segundo que leio dele e achei bem mais leve, ainda tem muitas explicações e detalhes bem específicos mas acredito que isso faça parte da escrita e da mitologia que se criou em torno dele. Gostei da temática, do objetivo mas achei que o ápice da jornada foi bem menor do que a jornada em si, o que me decepcionou um pouco, gostaria de ter mais relatos do destino. Axel é um narrador fácil de se afeiçoar e de acompanhar, e as ideias que Verne tinha são incríveis!

Aleffe.Henrique 21/01/2024

Viagem ao centro da terra ?
Já estou com esse livro há muito tempo. Peguei numa época da pandemia que, a Amazon estava dando livros de graça. Sempre que começava a lê-lo, parava, por ser digital, não curtia muito. Mas aí veio a circunstâncias e comecei a ler ele no app do kindle do celular e computador. E que história maneira, arrependido de não ter lido antes. Leitura fluida, simples, com muitos termos curiosos. Algumas partes você fica querendo continuar a ler para saber logo o que vai acontecer, isso é uma leitura gostosa de se fazer. Já tinha visto o filme antes, bem diferente para falar a verdade, compensa ler mesmo tendo assistido o filme.
Ah o título desse resenha, faço uma pergunta e que a resposta você terá lendo o livro.

Nascimento 21/01/2024

Que aventura lerda!
Enfim, comecei a ler o livro achando que seria uma leitura fluída, já que falava de uma aventura ?A viagem para o centro da terra?, mas na verdade foi um dos livros mais maçantes que eu já li!!!

Por mais que fale da aventura, ele é muito lento, demora muito para as coisas acontecerem e para o tamanho do livro não acontece tanta coisa assim. Achei a leitura travada, não recomendo.