Viagem ao Centro da Terra

Viagem ao Centro da Terra Júlio Verne

Resenhas - Viagem ao Centro da Terra

Bia Machado 21/04/2010

Uma maravilhosa aventura que tive o prazer de ler!!!
Ah, Júlio Verne! Como me arrependo de não tê-lo lido antes, muito antes! Quisera eu poder voltar no tempo e ler "Viagem ao Centro da Terra" nos meus 10 anos, bem como os outros que ele escreveu. Agora, só me resta ir "Em busca do tempo perdido", rsss...

Nesse livro Verne conta a história de uma fantástica viagem, motivada pelo encontro de uma misteriosa mensagem escrita em letras rúnicas em um pergaminho, esquecido dentro de um livro de cerca de 700 anos! O professor Lidenbrock e Axel, seu sobrinho, conseguem decifrar a mensagem e partem de Hamburgo, na Alemanha, rumo à Islândia, para tentar chegar ao centro da Terra!!!

Durante essa perigosa, estranha e sensacional viagem dos dois, guiada pelo experiente islandês Hans, vamos com eles rumo ao centro da Terra, aprendendo sobre a composição do nosso planeta e sua história geológica. Sofremos com os percalços da viagem, uma viagem capaz de transformar tio e sobrinho. De frio e metódico ao extremo, o professor Lidenbrock se mostra capaz de se preocupar com o bem-estar do sobrinho. Axel, por outro lado, descobre em alguns meses o dedicado e carinhoso tio que era Lidenbrock, algo que não tinha conhecido em toda sua vida, julgando que o tio apenas servia aos seus próprios interesses, sem pensar nos outros. E, no meio dos dois, o guia Hans, tal qual um alicerce, uma muralha, ajudando-os na difícil aventura.

Se em "Vinte Mil léguas Submarinas" tive a impressão de que a grande personagem era o mar, com seus perigos e mistérios, em "Viagem ao...", para mim, o cuidado maior foi com as personagens humanas mesmo, com as emoções que sentem conforme os acontecimentos vão se passando. Assim como "Vinte mil léguas..." é narrado em primeira pessoa, nesse também conhecemos a história por meio do relato de Axel. É ele quem dá o tom da narrativa e nos faz emocionar, rir, nos deixa em suspense em momentos cruciais...

Resumindo, um livro maravilhoso, para quem gosta de aventuras é um prato cheio! Se eles chegam ou não ao centro da Terra? Só lendo para ver como terminou essa loucura toda!

Outras considerações:

Quando comecei a leitura, somente uma pergunta me vinha a mente: "Mas como é que eles vão chegar até lá?" Eu queria saber que rumo Verne tinha dado à história, já que em nosso mundo real sabemos que uma viagem como a do livro seria impossível! Ah, mas aí é que entra a magia da literatura: a magia de tornar tudo possível, para o nosso deleite. Queremos ler e nos emocionar com uma viagem ao centro da Terra? Ir a Marte? Passear pelo fundo do oceano por meses? Lermos sobre vampiros? Conhecermos a realidade de uma família do outro lado do mundo, ou em outra época? Sim, na literatura é tudo possível! Ainda mais quando isso está aliado à criatividade de um escritor como Verne, para quem as barreiras de seu tempo, pelo visto, não eram problema algum!

Então, por que pensar: "Chegar ao centro da Terra? Você só pode estar brincando! Que bobeira!" Quem pensar isso, não sabe o que estará perdendo... =)

Se comecei a leitura querendo saber como (e se) eles chegariam lá, durante a leitura eu mudei o foco: eu simplesmente quis fazer a viagem, junto com eles, não importa o final que tivesse... =)
Wes 20/05/2010minha estante
Vc tá certíssima!!!

Daniel M. 12/07/2010minha estante
EU NÃO LI O LIVRO , MAS VI O FILME , E É INFALTIL MAS BOM !

Gustavo 18/09/2015minha estante
Gostei de sua resenha, que bom que pensas o mesmo que a mim! :)

Suellem Barrios 21/07/2018minha estante
Eu amei esse livro!! Que aventura!! Também me arrependo de não ter lido antes!!! Viagem maravilhosa!

Rosi 04/05/2020minha estante
Um livro maravilhoso de se ler, comecei a ler por causa do meu namorado que me incentivou a começa. Já tô no meu 8° livro lido graças a ele. É o livro do Júlio Verne foi um deles, eu viajei na história junto com professor Lidenbrock e o axel, não esquecendo do rústico Hans o nosso caçador e guia.

Bruno B. 04/05/2020minha estante
Acessa o link acima, é uma análise bem legal tanto pra qm já leu como pra quem ainda vai ler confere lá, temos análises de outras obra também.

Gustavo.Ferreira 19/11/2020minha estante
O melhor livro que eu possa ter lido

Gustavo.Ferreira 19/11/2020minha estante
O livro não é infantil

Digo 28/05/2021minha estante
Livro bem escrito. Um dos melhores de Júlio Verne

ByLady 27/09/2021minha estante
Dúvida: o livro é fluido? Estou com projeto para não-leitores e queria saber se é indicado para iniciar no mundo dos livros???? (É que nunca li)

Vicky 07/11/2021minha estante
Eu amei o livro, mas acho q meu "eu de 10 anos" não conseguiria lê-lo.

Juju 03/01/2022minha estante
Oi Tainá,sei que já faz tempo q vc comentou mas talvez eu possa ajudar alguém.
Eu particularmente demorei bastante para ler. Quando eles estavam no ?caminho? para o centro da terra(o que foi grande parte do livro), achei bem cansativo e um pouco entediante, sei que esse tipo de expedição deveria demorar mesmo, mas acho que o autor poderia ter dado uma acelerada nessas partes é dado mais atenção a outras.
Gosto muito do gênero,os personagens são cativantes e os cenário são lindos, mas para primeira leitura eu não indicaria.

Daniel 15/01/2023minha estante
Esse foi um dos primeiros livros da minha adolescência, ele é maravilhoso todo aquela empolgação de aventura e a descoberta pelo novo, eu amo esse livro ????

Karini.Bispo 28/03/2024minha estante
Ah, Júlio Verne! Nossa esse livro e muito bom, minha irmã me emprestou o livro e eu amei.

William LGZ 18/07/2022

Uma maravilhosa e curiosa expedição pelo centro do globo
Já adianto dizendo que este foi o meu favorito de Júlio Verme, onde ele melhor equilibrou conhecimento científico com aventura e ainda trouxe excelentes personagens além de um enredo cheio de altos e baixos.

Seu elenco reduzido de protagonistas, com cada um tendo personalidades bem marcantes e sendo muito bem explorados no que poderiam fazer nas variadas situações que surgiram, foram a melhor coisa da história para mim.

Minhas únicas ressalvas se devem à alguns momentos vazios e onde pouca coisa acontece na trama além da reta final que acreditei que não concluiu ela muito bem, achei confusa e um pouco inacreditável do jeito que foi descrita.

Mas isso não tira o brilho do livro que é realmente excelente e certamente o recomendo à todos que queiram conhecer o autor!

Juh Saint 03/01/2021

Gostei muito, embora n seja perfeito como dizem
Gostoso pra passaro tempo, tem uma narrativa qoscila em alguns momentos é boa de ler e depois fica chata de repente, pode ser complicado por isso, n é o livro perfeito q todos falam por ser um classico e por ter inspirado um monte de coisas, ele tem momentos chatinhos sim. Tirando isso, é uma aventura boazinha de ler ee mais dedicada pra crianças e adolescentes. Os personagens qvocê acompanha são mais identificaveis pra esse publico, n só a estória. A viagem q acontece é intensa na medida certa, para justamente atrair mais esse público q olivro quer atiginri. As aprtes q tentam descer até o centro depois de atingirem a montanha certamente são as mais excitantes de acompanhar, gosto de como as coisas são explicadinhas nos minimos detalhes ate q o leitor compreenda mesmo pq pra lembra mais uma vezq o publico é infantil e adolescente (como eu).
Os elementos de ciências, geológicos são o ponto mais forte, deixa o livro mais mais rico do q seria se fosse só seguir a estória.

Cass 08/04/2024

Instigante ?
Mais uma leitura de Jules Verne concluída e, como sempre, estou ainda mais ansioso para continuar explorando suas obras. Neste livro, o autor, apesar da natureza fantasiosa do tema, escreve de maneira a fazer com que os leitores acreditem na possibilidade da expedição. Sua habilidade em criar uma narrativa crível nos leva a embarcarem nessa aventura extraordinária de forma mais palpável e convincente.
Gabriel1994 08/04/2024minha estante
Li este livro a um tempo atrás e realmente ele é incrível.

Pedro Henrique 30/04/2021

Uma expedição fantástica ao centro do globo terrestre
Essa obra sob influência da minha queridíssima professora de ciências e da adaptação cinematográfica estrelada no ano de 2008 já há muito me marcou e, agora, pude mais uma vez ser tocado com a sua preciosa leitura.

Jules Verne, para mim, é a materialização da inspiração e da criatividade e, neste livro, ele nos reservou uma aventura incrível, digna da qualidade que lhe é atribuída.

As personagens Otto Lidenbrock, Axel e o impassível Hans não me serão esquecidas, assim como essa majestosa obra.

Victoria (Vic) 22/04/2020

Apaixonada por esse livro, quero ler tudo do Júlio Verne!
Apenas queria que a aventura tivesse durado mais!
Danielle 23/04/2020minha estante
Foi meu primeiro dele, amei também.

Regi 20/06/2020minha estante
Pra mim, comecei e empaquei mas darei nova chance.

Vitoriaspencer 23/07/2020minha estante
Amei a leitura

Leticia.Jennifer 10/06/2021

Minha gente, que livro foi esse? Se a pessoa usar a imaginação, viaja junto com eles. Esse livro gira em torno de Axel e seu tio dr. Lidenbrock, que ao comprar um livro antigo, cai de dentro dele um pedaço de pergaminho escrito por Arne Suknussemm falando onde ficaria o centro da terra. E aí começa a aventura, os dois, junto com um guia, vão em busca de encontrar o centro da terra.

DeniseSC 21/12/2023

Um clássico da ficção científica
Me lembro de ter tentado ler o livro a uns 10 anos, quando era adolescente e não passei das primeiras páginas, na época estava lendo outros livros simultaneamente, o que deve ter atrapalhado engatar a leitura neste aqui.
Um clássico como esse, que já teve diversas adaptações sempre desperta curiosidade, porque teve tanto destaque dentre tantas ficções científicas?
Os livros de Júlio Verne me lembram guias de viagem, gosto que os personagens sempre tem que ir para outras regiões, com paisagens e culturas diferentes.
Além disso a escrita é cheia de dados científicos e termos das mais diversas áreas: biologia, geologia, química, física, linguística, etc. Esses dados nós transmitem a sensação de veracidade, nos fazem acreditar na trama e até nos questionar se não haveria realmente cavernas subterrâneas abrigando seres históricos considerados extintos.
Achei dinâmico e recomendo como uma porta de entrada para a escrita do autor.
Fabio 21/12/2023minha estante
Livraço, Denise!?

Julia Manjko 03/12/2023

Primeiro contato com a escrita do Verne
Uma belíssima surpresa !! Gosto muito de ler clássicos, mas sempre no início fico com um pé atrás porque eles costumam ter uma escrita bem arrastada e difícil de se envolver. Não foi o caso deste !!

Foi uma leitura super fácil , com uma linguagem acessível e uma história bem envolvente, tudo isso sem ser simplório ou superficial.

Em alguns momentos o livro tira um tempo para nos explicar sobre algumas coisas ( geologia na maioria das vezes ), isso costuma incomodar muitos leitores mas comigo funcionou completamente.

Uma excelente recomendação pra quem está iniciando o hábito de ler literatura clássica. Recomendadissimo.

Com certeza vou procurar outros livros do Julio Verne para ler.

estherdeos 31/10/2020

Livro agradável de ler, a forma que a história é escrita é muito boa e explica os procedimentos científicos que não estamos familiarizados, achei muito interessante.

Luiza.Gianotti 11/06/2023

Hans sem defeitos, nunca errou
Pena que meu personagem favorito mal fala... poxa Hans, abre a boca meu anjo. De resto o livro é ok, apesar de achar o narrador chatinho......

Geraldo Marçal 17/03/2021

Espetacular Viagem ao Centro da Terra.
De forma intrigante e envolvente, o autor nos conduz a uma aventura emocionante.
Cada página, cada capítulo nos faz submergir em uma aventura espetacular .
Super recomendo.
Engrandecido seja o Eterno, por ter dotado os humanos da extraordinária habilidade de criar histórias.