Boa Noite Punpun #7

Boa Noite Punpun #7 Inio Asano

Resenhas - Boa Noite Punpun #07

Isa 04/01/2024

Boa noite punpun é realmente angustiante de se ler em muitos momentos. infelizmente peguei spoiler do acontecimento final e acabou não sendo tão impactante, mas ainda me deixou tensa. a obra aborda temas muitos pesados, e é tudo centrado na solidão de punpun. o final foi meio corrido na minha opinião, mas foi uma grande experiência mesmo assim

lua sinclair 29/12/2023

BOA NOITE PURURUCA ME TRAUMATIZOU
(vou ler novamente)
preciso de uma dose maior de sofrimento, ainda não é o bastante

japorra 24/12/2023

Ruim, nao entendi o hype que essa obra tem
Os traços diferentes e bizarros, alguns temas e filosofia trabalhados, apesar de engatilhastes, como depressao, ansiedade, niilismo, problemas familiares e agressões sao bons e me identifiquei bastante, além de que me afeiçoei com as histórias/personagens secundários, principalmente com a amizade entre seki e shimizu.

entretanto, com certeza há seinens muito melhores que conseguem abordar as mesmas temáticas gerais sem precisar se apoiar nas inúmeras problematicas existentes em punpun que envolvem normalização da pedofilia, abuso e transfobia.

punpun eh um incel desgracado, seu tio um otario nojento e sua mãe e aiko duas coitada.

capaz que quem gosta dessa merda eh incel nojento morador da coitadolandia. so terminei de ler essa bomba pra poder criticar com propriedade depois.

Bruno.Rafael 11/12/2023

Sentimentos duplos sobre esse mangá
Ao final, Punpun estava um cara pervertido, sádico, não dava para criar empatia com ele, MAS, ele sofreu tanto por questões familiares, amorosas e sociais. Pois é, Punpun nos faz sentir emoções negativas sobre ele, ao mesmo tempo que sabemos todo o sofrimento pelo qual ele passou para se transformar nessa pessoa disfuncional, e aí entendemos um pouco as motivações dele, mas é justificável até que ponto? É uma dualidade de sensações sobre ele a todo momento.

O autor, ao longo de todo o mangá, fez dualidades para mostrar aspectos diferentes, causas e consequências. A única dualidade que quase não se vê é a constante desgraça da vida dos personagens. Raros são os momentos de felicidade de Punpun, mesmo assim é difícil criar empatia com esse protagonista, assim como com todo os outros personagens, com exceção da Sachi Nanjou, que mesmo com todos os defeitos dela, ainda é a personalidade mais simpática do mangá. E um pouco de empatia também pode ser atribuído à mãe de Punpun no seu momento de redenção. Fora isso, difícil. Mas era para ser assim, pelo menos é a sensação que o autor parece deixar. A própria Sachi parece ser um Punpun que não se deixou abater. E aí surge o questionamento se Punpun poderia tomar atitudes na sua vida para modifica-la, assim como fez Sachi. Mas cada pessoa é singular. E a história de vida, (e acrescento a hereditariedade) de cada pessoa vai moldar o adulto que ele se tornará. Isso vale também para a Aiko, que passou por problemas semelhantes a de Punpun, mas mesmo assim tinha algumas opiniões diferentes dele.

Mesmo sabendo as causas que moldaram e transformaram os personagens ao longo dos volumes, ainda é difícil julga-los. Difícil dizer se tal atitude era a certa a se fazer ou se deveria ter feito diferente, ou se não havia opções de escolha, ou se qualquer escolha resultava na mesma conclusão. Mas a vida é assim, muitas vezes não sabemos as consequências dos nossos atos até vermos o resultado. O pior, é que muitas vezes pequenos atos que parecem inofensivos podem resultar em tragédias futuras. O bater de asas de uma borboleta na América pode virar uma tempestade do outro lado do oceano? Bem certo que não, mas isso talvez possa valer para as ações humanas envolvendo emoções. Principalmente emoções em relações familiares. Várias pequenas ações negativas na infância e adolescência podem gerar um adulto depressivo, para citar só um adjetivo.

No final melancólico de Punpun, ainda me veio a dualidade: um sentimento de desprezo “Que coitado, ainda continua a chorar” versus um sentimento de esperança “Caramba, que vida difícil da 🤬 #$%!& , ainda bem que pelo menos agora tem amigos em quem se apoiar, a vida vai melhorar”.

Boa noite Punpun nos oferece muitas discussões interessantes, mas pelo excesso de carga negativa do mangá, a sensação final pende mais pelo negativo do que pelo positivo, apesar de que são debates necessários na nossa sociedade atual. Enfim, os sentimentos dúbios sobre esse mangá vai perdurar por um bom tempo.

Alice 09/12/2023

Fim
Uma jornada por acontecimentos que se desenrolam para chegar onde chegamos, situações quase impossíveis podem ocorrer, o final? Bem?. Talvez seja um novo começo

elisa374 26/11/2023

Muitas pessoas se esquecem pelo o que o punpun passou, eu sei que nada justifica os atos dele, mas oque vocês esperavam de uma pessoa traumatizada? kkkkk
Punpun é uma obra muito boa, eu me identifiquei em muitas partes da história e a arte é surreal, é simplismente FODA

thrsdaygrl 19/11/2023

HAHAHAHAHAHAHA
Comecei confusa e saí com vontade de me m****. A obra do início ao fim te prende e te rodeia com o caos do Punpun, a narrativa faz você sentir a pressão e ansiedade junto com o Punpun e o final deixa nítido e palpável o vazio que traz. Certamente uma das obras mais cabulosas que já li.

Nick185 10/11/2023

A coleção te taca pra baixo de tds as maneiras possíveis pra chegar nesse último e te dar um abracinho, e msm assim ainda é pesado, é a confirmação de que o punpun não sabia como sair desse ciclo vicioso sem ajuda. E é um aviso pra tds nós de uma certa forma, td mundo achava q tava td bem até perceber q ñ tava.
Bom, ñ vou dar mts detalhes pq eu particularmente não tenho muito o que comentar sobre, apenas q eu gostei, totalmente fora da minha expectativa e do meu gosto para livros, mas foi mttt bom.

Deixx :]

Mandy 07/11/2023

?Te peguei. Agora, você é só meu.?
É incrível notar a mudança do punpun dos primeiros volumes pra cá. Ele se tornou um péssimo adulto. Me irritei diversas vezes, confesso. A Aiko, coitada, sofreu desde o início até o último segundo de sua aparição. Não sei nem explicar direito o final desse mangá, ainda tô processando o que tá acontecendo. Só posso dizer que minha personagem favorita é a Nanjou, apesar de suas atitudes duvidosas também, o resto é tudo MALUCO. Bando de loucos. Adorei o mangá, infelizmente. Acho que posso sofrer de algum gosto deturpado, mas gostei da temática meio sombria, a arte sempre linda e apesar de ter odiado algumas coisas, posso dizer que finalmente acabei ?Boa noite, Punpun?

M i l m y ' 01/11/2023

O QUE EU ACABEI DE LER
Mano a Aiko e o Punpun realmente não batem nada bem da cabeça, fiquei meio em choque com o que rolou mas tudo certo.

Cleber 29/10/2023

Último volume
E chega ao fim a triste história do Punpun. Confesso que não gostei muito dos dois últimos volumes. Punpun foi ficando cada vez pior e o que aconteceu com a Aiko deixou tudo ainda mais triste. Entendo que o autor tenha escolhido esse lado mais trágico, nas ainda prefiro outro mangá dele, Solanin, tbm é triste, mas ainda tem um pouco de esperança.
skuser02844 30/10/2023minha estante
Você gostou de Solanin, Cleber? Tenho "Solanin" e "What a Wonderful World!", mas ainda não li. Ainda tô digerindo "Boa noite Punpun". ?

Cleber 30/10/2023minha estante
Gosto da arte do Inio Asano e gostei bem mais do Solanin, ainda mais por ter música e ter um final bem melhor.