O Diário de Bridget Jones

O Diário de Bridget Jones Helen Fielding

Resenhas - O Diário de Bridget Jones

de Paula 21/02/2022

Um vinho que estragou com o tempo
Eu venho fazendo leituras de clássicos e mais pesadinhas que o normal, embora esteja guardando meus Kings mais para frente, porque sei que não vou aguentar ler só um. Neste ínterim, fui para um lugar confortável, o chicklit engraçadíssimo dos anos 90: Bridget Jones.

Sou apaixonada pelos filmes, choro de rir e adoro as disputas Darcy versus Daniel. Infelizmente no livro não temos as cenas épicas de Colin Firth dando uma surra no Hugh Grant, mas vale a pena mesmo assim. É um livro que se passa na cabeça de Bridget e por isso, todas as suas inseguranças estão à disposição do leitor. Vemos que o mundo muda, os anos se passam, mas temos uma Bridgetizinha em nossas mentes querendo nos desvalorizar de alguma forma.

O que faz esse livro não ter envelhecido nada bem é a grande questão da protagonista e a balança, já que o alcoolismo e o vício no cigarro não são tratados com a mesma importância dos 58 quilos que variam durante um ano entre 54 e 60 na vida de Jones. ONDE UMA MULHER COM 58 QUILOS É GORDA? E SE FOSSE, QUAL O PROBLEMA EM SER GORDA? Isso irrita muito e é preocupante como leva a crer que ela não tem um relacionamento sério por estar "acima" do peso. Isso é cruel, é mentiroso e problemático, o que faz o livro não ser indicado para leitores com baixa autoestima ou com problemas com peso e imagem, afinal, gatilhos não vão faltar.

Apesar de tudo isso, é uma leitura agradável, fácil, leve e divertida, ainda mais porque os atores que interpretam Dan e Darcy são citados de forma despretensiosa pela autora. Continua sendo um queridinho e uma história muito engraçada, embora, perigosa para algumas pessoas. Leia com cuidado e não seja como a Bridget.

Milla 12/02/2022

Uma releitura de Orgulho e Preconceito
Esse livro me deixou dividida.
Vários momentos durante a leitura me senti incomodada com os pensamentos da Bridget, era como se eu tivesse surtando como ela, o que acabou me aproximando muito dela.
Mas ao mesmo tempo algumas ações dela me deixava muito irritada, quem deixa uma panela no fogo durante toda a noite na expectativa de fazer um molho?!

A inspiração em Orgulho e Preconceito é clarissima e óbvia, ao ponto que chega a ser comentada na própria obra. Uma Elizabeth moderna com os problemas modernos de uma considerada "solteirona" com a pressão e as decepções, os surtos e os memontos de paz.
Acho que preciso de um drink.

Livia_Labanca 31/01/2022

Me diverti muito com essa leitura, ri bastante em vários momentos e achei a escrita extremamente fluida o que me fez ficar cada vez mais imersa na história. Mas infelizmente é preciso lembrar que esse livro possui muitas problemáticas em relação a algumas pautas importantes, que deveriam ter sido abordadas de maneira diferente.

Veregirl 30/01/2022

Cura ressaca
Esse livro era tudo o que eu estava precisando, é divertido, fluído e arranca no mínimo alguns sorrisos.
Não tem como não gostar da protagonista, a forma como ela traz questões comuns do dia a dia com um certo "humor", como: o grupo de amigos, os problemas no trabalho, pessoas inconvenientes e claro, a vida de solteira depois dos trinta kkkkkk.
Amei as referências de orgulho e preconceito e espero que os próximos livros tenham isso também.
Ahh é, tem um problema sério com gordofobia. Eu "relevei" porque foi escrito numa outra época, mas pode acabar incomodando algumas pessoas.

nomundodesalem 24/01/2022

#ResenhadaSalem⁣

O Diário de Bridget Jones // Helen Fielding // 322 Páginas // 4,0 🧙🏻‍♀️⭐

💄⁣

É ano novo e Bridget resolve escrever um diário para relatar sua vida.⁣

Já na casa dos 30 anos Bridget está lutando para parar de beber, emagrecer - mesmo que ela não precise - e achar seu tão sonhado namorado.⁣
Apaixonada pelo seu chefe, com a pressão que sofre com seus familiares para arrumar um namorado, lutando com suas inseguranças, Bridget narra sua vida cheia de loucuras.⁣

É impossivel não se apaixonar por essa história.⁣

Eu iniciei a leitura desse livro já me matando de dar risada, juro que não dava muito por ele mas depois que comecei me apaixonei pelas doideiras dessa mulher. ⁣
Vale lembrar que esse livro foi escrito em uma realidade totalmente diferente da realidade chata de hoje em dia, claro que tem algumas coisas que me incomodaram tipo o fato dela ser uma chaminé ambulante e não ter desenvolvido um câncer de tanto que fuma, mas aí eu abria mais a mente e pensava "será que ela não está fazendo um drama?", ao que não dá pra saber, mas indico a leitura para quem estiver com uma mente totalmente aberta. ⁣
Foi uma leitura divertida de se fazer, dei várias risadas então simplesmente adorei.⁣

Foi uma leitura que valeu a pena⁣
Um beijo, Salem 🧙🏻‍♀️⁣

Mais resenhas no IG: @nomundodesalem

site: https://www.instagram.com/nomundodesalem/

Hisabela 24/01/2022

O filme
Acho que esse é um raro caso onde eu prefiro o filme ao livro. Não que eu não tenha gostado do livro, eu só prefiro o filme mesmo. Mas gostei bastante do livro também, da Bridget principalmente.

lorraine 11/01/2022

?Bridget, não diga ?quê?, diga ?desculpe, como disse???,
Hilário, acolhedor, divertido e amigável....
Esse livro me deu as melhores sensações, me senti uma amiga de infância de Bridget e sempre torcendo para que o melhor acontecesse, mesmo sabendo que não ia haha.
Amo os amigos dela e principalmente a mãe que trouxe toda uma ousadia pra história.
Entendo a Bridget representar tantas mulheres, é impossível não se ver nela durante a trama. AMEI demais.

Bruna.Sanchez 10/01/2022

Livro gostoso de ler pra passar o tempo.
Leve, engraçado e que você se identifica com a história da personagem em alguns aspectos.
Vale a leitura!
gabidonatello 10/01/2022minha estante
Amei ??

Maria 06/01/2022

Não diga "o quê?", diga "desculpe, o que disse?"
O começo do livro não me pegou muito. Diferente da maioria das pessoas que leram esse livro, eu não o li pela nostalgia dos filmes (visto que nunca assisti nenhum). Ele estava abandonado na minha estante e resolvi iniciar essa leitura.
No decorrer da trama, a história começou a me cativar e eu me diverti lendo. Bridget Jones é uma mulher solteira de trinta e poucos anos que luta contra os conflitos comuns em sua vida. Não posso dizer que me identifico com a personagem, já que ela tem o dobro da minha idade, mas consegui desenvolver uma certa empatia por ela.
Os personagens que mais me causaram irritação (até desprezo), foram a mãe de Bridget e Daniel. Sinceramente, que mãe é essa meu deus? Toda vez que apareceu no livro eu senti repulsa por ela.
Em resumo, é um bom e divertido livro. Terei o prazer de ver o filme para fazer uma comparação.

? 3,5

gabidonatello 30/12/2021

Impossível não se identificar com Bridget
Queria terminar o ano com uma leitura leve e divertida. Escolhi o Diário de Bridget Jones e foi sucesso.

Quando era bem novinha (uns 10 anos) assisti ao filme e lembro que adorei. Hoje, com quase a mesma idade de Bridget, senti uma identificação muito grande com os dramas e inseguranças da protagonista.

Uma leitura leve que nos faz mergulhar em um diário viciante.

Impossível não amar Bridget.

Gabs. A 29/12/2021

A rainha dos "livros de mulherzinha"
Não dá pra negar que o Diário de Bridget envelheceu um tanto datado.

Sua preocupação excessiva com o peso - 60 kg não é gorda, nem aqui e nem na China - E o eterno dilema de estar solteira ao 30, o que beira quase a obsessão.

Pronto, dito isso e lembrando que é um livro de mais de vinte anos, as críticas ruins terminam por aqui.

Bridget Jones representa uma geração de mulheres independentes, porém emocionalmente confusas, em sua eterna busca por um príncipe encantado e alerta de spoiler: ELE NÃO EXISTE - e está tudo bem!

Mesmo com todos os seus "defeitos", impossível não se render a seu charme e mesmo tendo uma personalidade doidinha, Bridget é adorável e cativante.

Ela nos ensina a não tolerar babaquices emocionais de macho nenhum ( mesmo que seja o gostoso do Daniel ).

Que os amigos são uma parte importante em nossas vidas, e que se você conhecer algum cara chamado Darcy, provavelmente vai achar que ele te odeia, mas na real, ele só quer te convidar pra sair.

20 anos depois, ela aínda nos dá um quentinho no coração e esperança de um amor bonito - não necessariamente perfeito - e principalmente, que goste da gente do jeito que a gente é - Nenhum grama a menos!

Helena B. 24/12/2021

Li pela nostalgia dos filmes
Esse livro seria maravilhoso pra mim ha uns 15 anos atras, mas hoje em dia o mundo é outro e a minha cabeça tambem.
Me deu muita agonia ela começar cada dia contando peso, cigarros e calorias e se achando muito gorda (com 57kg) e tambem todo mundo com quem ela vai falar ficar perguntando o tempo inteiro quando ela vai casar.
Tiranso isso, la pela metade do livro fica mais interessante, inclusive a mãe dela é maravilhosa tem um plot no livro que poderia ter sido mais bem explorada no filme, mesmo que isso atrapalhasse aquela cena maravilhosa do Hugh Grant e Collin Firth brigando ao som de Its raining men.

atraseinaleitura 23/12/2021

Um gênio
Helen Fielding sabe realmente o que está fazendo. Eu sei que demorei a ler esta obra, mas a cada dia que eu adentrava o mundo de Bridget Jones, menos eu queria sair.

Excelente obra para sair da ressaca, funciona pro ano todo, inclusive pro natal.

Espero gostar tanto assim dos próximos volumes e espero ler outras obras da autora.

Nota mil.