O Diário de Bridget Jones

O Diário de Bridget Jones Helen Fielding

Resenhas - O Diário de Bridget Jones

Juliana @4livreira 17/12/2020

Icônica Bridget
Bridget Jones é aquela sua amiga divertidíssima que apesar de tentar, só se mete em confusão, sem perder o bom humor e a piada na ponta da língua.
Li enfim o primeiro volume de O Diário de Bridget Jones e posso dizer, é melhor que o filme! Não que eu não goste, aliás, Colin Firth sendo citado pela autora é o maior easter egg, inclusive a personagem ser fã de Orgulho e Preconceito, da Jane Austen (O Mr. Darcy aqui se chama Mark Darcy) e da série da BBC, em que ele atua.
Apesar de ser bem atual, o livro trata de uma forma veladamente crítica, todos os percalços que uma mulher de 30 anos sofre na sociedade por ser solteira, pela busca incessante de um marido, pelo corpo perfeito, o peso idealizado, a roupa da coleção nova dos maiores estilistas e da carreira bem sucedida. É uma pressão enorme, e olhe que a história se passa em meados de 2000. Naquela época pode ter funcionado, mas a narrativa não passa mais pelo crivo atual. Gordofobia, machismo, misoginia, racismo e xenofobia são só alguns dos detalhes que claramente vemos sendo naturalizado até pela Bridget. Eu quase larguei a leitura diversas vezes. Mas insisti, em se tratando de um chick-lit.
Durante um ano acompanhamos a autora em seu trabalho numa redação de revista em que é apaixonada pelo patrão Daniel e sofre verdadeiras picuinhas nas mãos da secretária e demais mulheres, sempre em rinha ou numa posição de disputa, apesar de Bridge se ver como feminista. Vemos a família dela, e os amigos, sempre com as cenas mais hilárias e estúpidas possíveis, desde jantares a acontecimentos com a mãe dela, que é uma figura!
Até que ela engata um romance nada convencional com o chefe. E os pais brigam, obrigando-a a encontrar com os Darcy em eventos sociais e toda uma etiqueta da época. A confusão começa quando sua mãe começa a trabalhar na Tv como apresentadora em um programa local.
Tem personagens que gostei,como Tom, melhor amigo gay dela e Darcy, claro. Encantador e o único normal da história, também. Vale os risos que arranca com as maluquices dessa personagem icônica.

site: https://www.instagram.com/p/CGshKgZj4za/

roseli medeiros 09/12/2020

Divertidíssimo
Nunca vi o filme, mas achei o livro muito engraçado, para se divertir mesmo!! As vezes a gente se põe na pele do personagem, e lembra que já passou por situações parecidas.

Clara 30/11/2020

Me fez rir muito, adorei a forma que foi escrito (em diário). A história é bem leve e acredito que seja uma ótima obra para curar ressaca.

Giselaine 21/11/2020

A ironia e as sacadas cômicas salvam o livro, além das discussões feministas do club da Luluzinha. A vida da protagonista é um verdadeiro sofrimento em tentar parar de beber, fumar e emagrecer. Sem falar na pressão da sociedade em que ela vive por arrumar um marido e filhos. Acredito que nós, ou a maioria de nós, já superou essa questão (preciso me casar pra ser feliz, preciso de filhos, preciso ser magra)... A mãe que me parece ser narcisista, sem noção e sem amor. O pai um verdadeiro paspalho. Senti pena da Bridget na maior parte do tempo. Livro bonzinho pra passar o tempo sem grandes pretensões.

Ju 19/11/2020

O livro é bem ok. Ele parece ser grosso mas passa que nem dá pra perceber, acho que é o efeito de não ter capítulos e ser "dividido" em dias. No geral a história é legal, achei os sentimentos do Mark muito repentinos mas foi bonitinho e só posso dizer que o Daniel é um babaca, é isso.

dessasantos25 18/11/2020

4 estrelas
Demorei mais do que deveria pra terminar, mas li absurdamente rápido, leitura gostosa, fácil. Já comprei os livros 2 e 3 e vou começar a ler logo!
Acho que toda mulher tem uma Bridget dentro de si, que se alto sabota e acaba dando desculpas pra si mesma pq sempre quebra seus próprios 'dogmas' kkkkkk gostei muito da história e a única coisa que quero agora eh ver o filme ??

Patricia.Helena 05/11/2020

Divertidíssimo
Um dos diários mais engraçados que li nos últimos tempos! Muito divertido, apesar de todas as adversidades a protagonista nunca desiste da busca pela felicidade! Com belas lições sobre resiliência, um livro que nos faz rir e chorar. Muito bom?

Luis.Henrique 02/11/2020

Gostei bastante, analisando do ponto de vista de 2020, algumas questões retratadas passam a ser problemáticas. Entretanto, consigo ver como esse livro foi revolucionário para o início do século, sua data original de publicação.

Amanda 15/10/2020

Livro super engraçado e leve. Pré-adolescentes (apesar da capa) e idosos podem ler e rir das desgraças de Bridget.
Por ser um diário, a história é bem real, nos fazendo ver como não houve muita evolução em relação as mulheres no meio de trabalho, e em relação a formar uma família e etc (apesar de já ter se passado três décadas não mudou muita coisa).

Bianca Martins 28/09/2020

Tem gente que prefere o filme do que o livro, mas eu realmente acho que o livro é muito melhor.

No livro a Bridget é um pouco mais 'adulta' que a forma que foi relatado no filme.
Conseguimos ver um pouco mais de profundidade nas decisões, coisa pouca mas que para mim fez diferença. Basicamente no filme me pareceu que ela tinha 20 anos e no livro que ela realmente tinha os 30.

O interessante é ver a evolução do estilo nesses 20 anos.
Pois se antes a história frisava tanto em como ser a mulher perfeita, casada, magra e bem sucedida, hoje o estilo chick lit trata de mulheres muito mais fortes e bem resolvidas (ou na evolução para chegar lá).

É uma leitura gostosa, recomendo.
Não pretendo e nem vejo necessidade em ler ou ver as continuações.

Paulinha 21/09/2020

Diário
Livro fofinho lendo ele por fazer parte de um desafio mas não me deu vontade de ler as sequências, ri em vários momentos com a atrapalhada da Bridget ela é bem estabanada e se mete em várias encrencas.

Yanka 15/09/2020

Envelheceu mal
Fui ler já sabendo mais ou menos no que esperar, é uma leitura fácil e leve MAS não consegui entender qual é a desses personagens fissurados em relacionamentos e perda de peso. Ok, o livro já tem lá seus 20 anos e sabemos que socialmente existe pressão para que mulheres sejam magras e "agarrem um homem" mas aqui é MUITO além do esperado. Chega a ser repetitivo o diálogo "bridget é uma fracassada pois não consegue se casar". Outro ponto é

[SPOILER] o fato dela ficar com o Darcy sendo que eles mal se encontraram e tiveram algum diálogo com mais de meia dúzia de frases. [SPOILER]

A cena do Darcy atravessando o gramado hmmm impossível ler sem imaginar o Colin Firth, talvez eu tenha suspirado involuntariamente. Vou ler a continuação em algum momento pq intercalo com leituras mas densas, mas espero que bridget evolua como personagem.

_bbrcam 07/09/2020

Bridget Jones é única.
Eu sempre amei o filme de O Diário de Bridget Jones e finalmente tive a oportunidade de ler o livro na qual a história foi baseada. É divertido e animado, embora não haja um grande desenvolvimento em nenhuma parte da história de Bridget. Acredito que foi feito justamente para essa proposta do filme, rápido, divertido e despreocupado. Me diverti horrores e passei vergonha junto com ela! Várias estrelas pela nostalgia e pela diversão!

Van 03/09/2020

Amei! É um romance que foge um pouco do clichê, e ainda consegue divertir o leitor.