O Diário de Bridget Jones

O Diário de Bridget Jones Helen Fielding

Resenhas - O Diário de Bridget Jones

reginasamyla 06/05/2023

Deveria ser divertido, mas?
Foi o pior livro que eu já li em toda a minha vida. A personagem principal é detestável! Uma mulher de 30 anos que pensa e se comporta como uma adolescente de 15. A história é sem sentido, sem propósito, previsível, roteiro fraco, bobo? enfim, não recomendo pra ninguém. Ainda se fosse um livro de 100 páginas, ok, mas mais de 300 páginas pra isso? Não. Torturante é a palavra que define o que foi pra mim terminar essa leitura.

melo 27/04/2023

??
Pensa em mulher que quer **** é ela porém é muitoo bom muito engraçado é muito fácil de se indentificar em várias partes do livro, recomendo

Isa Romero 25/04/2023

Leve e descontraído
Me surpreendi positivamente com esse livro, achei a protagonista divertida, é impossível ser mulher e não se identificar com ela em certos momentos do livro, seja relacionado à sua vida pessoal, profissional ou amorosa. Se você procura um livro bobo mas divertido, recomendo esse

Niconi 21/04/2023

É bom, porém não chega aos pés do filme
O livro é divertido, mas para quem já assistiu ao filme de 2001, provavelmente o terá como parâmetro e pode se decepcionar com a leitura
É interessante saber mais sobre o cotidiano de Bridget Jones e seus amigos, que não têm tanta profundidade na versão cinematográfica, bem como sobre as desastrosas relações amorosas que ela tem e os micos que passa em diferentes situações. Entretanto, alguns diálogos e personagens não são tão cativantes quanto eu esperava, especialmente Mark Darcy e a própria Bridget, que acaba se tornando maçante ao longo dos capítulos.

Como outras resenhas já mencionaram, este é um dos casos em que a adaptação para o cinema é melhor que a obra original.

Clara900 29/03/2023

Gostei muito do livro. É realmente um diário e não aquele livro que conta detalhes sobre uma história de amor especifica, por exemplo. Aborda muito questões sobre o feminismo e sobre a pressão que as mulheres sofrem em todas as fases da vida durante toda a vida.

bruno 26/03/2023

Fofo, porém o filme é melhor
É legal e tem momentos engraçados, mas a Bridget do livro é um pé no saco, complexada com tudo, pelo menos no filme ela é menos maluca e mais engraçada e independente. Mas foi okay, deu vontade de ver o filme de novo apenas kkkk

manda 24/03/2023

O diário de bridget jones
O tom satírico desse livro é muito bem construido! mas admito que depois de um tempo a história se torna repetitiva e sem nenhum tipo de reviravolta pq todos os personagens são rasos, incluindo a bridget. porem foi uma leitura muito agradável e leve

Lumi Tie | @lumi.reads 24/03/2023

O Diário de Bridget Jones, da autora Helen Fielding, é o grande precursor do gênero chick-lit (aquele gênero onde as histórias que exploram a vida amorosa e profissional de protagonistas femininas e todas as questões que possam ter a ver com elas).
Eu conheci a história através dos filmes, os quais eu assistia com a minha mãe desde pequena, já que era um favorito dela. Agora, depois de adulta, resolvi finalmente ler seus diários e conhecer mais a fundo a personagem.

O apelo da maioria dos chick-lits é trazer uma protagonista que não tem certeza de nada na vida. Se sente insegura. Acha que ainda não chegou lá – sendo “lá” qualquer objetivo que você tenha na vida. Afinal, quem sente que ultrapassou a linha de chegada? A maioria de nós ainda está no percurso, ultrapassando as barreiras e tropeçando em algumas pedras. É por isso que esse gênero fala tanto com a maioria das mulheres, por ser fácil de criar identificação entre a protagonista e quem lê. Mas vou ser sincera: a gordofobia foi uma grande questão pra mim, fazendo com que eu quase largasse a leitura. Porém, foquei na época em que foi escrito eu tentei me desapegar destes trechos incômodos. Depois eu tive dificuldades em lidar com a “burrice” da Bridget, mas acabei aceitando como uma particularidade da personagem ao invés de uma generalização do gênero feminino, principalmente porque dentro deste tipo de histórias aprendemos a caçoar dos nossos defeitos e a aceita-los (ou corrigi-los) também.

Você pode ler a resenha completa no meu blog :D

site: https://lumireads.wordpress.com/2020/09/07/resenha-o-diario-de-bridget-jones-helen-fielding/

@julia_inbookland 24/03/2023

O diário de Bridget Jones
Dei muitas risadas com esse livro e era exatamente o que eu precisava naquele momento! O livro conta a história de Bridget, uma adulta no auge de seus 30 anos, que tem problema em relacionamentos. Gostei muito da história, me prendeu bastante, mas achei umas frases que me incomodaram bastante durante o livro(e pode ser gatilho para muitas pessoas!).

Nunca tinha reparado que a história era parecida com Orgulho e Preconceito durante o filme, mas lendo o livro, meu deu impressão de que eu ja conhecia a história. Fui procurar as semelhanças e são MUITAS! Fiquei feliz com isso, mas pensando bem? eu nunca imaginaria a Bridget como Lizzie. Um outro fator que me fez adorar o livro( e provavelmente foi coincidência) é que o Colin Firth aparece no livro quando a Bridget diz sobre orgulho e preconceito de 1995, só que ele faz o Mark Darcy no filme da Bridget Jones!!!!!!

Nas últimas 100 páginas tem uma reviravolta MUITO engraçada e trágica ao mesmo tempo que fez eu querer continuar lendo ainda mais! Recomendo olhar os gatilhos antes(TA e alcoolismo), mas num geral, gostei muito

Carol Luques 21/03/2023

Sabe quando você gosta do filme, mas não se apega tanto o livro? Foi o que eu senti lendo "O Diário de Bridget Jones", de Helen Fielding.

Acho que todos conhecem a história de Bridget Jones (mulher magra, mas que nos fez acreditar que seus 58 kg era gorda). Já vi o filme algumas vezes, mas não me conectei ao livro. Achei a narrativa muito lenta e arrastada. Além disso, a Britney parece muito mais mimada no livro e sua desorganização me incomodou muito. Minha gente, como alguém consegue viver naquela bagunça de apartamento? 🤣

Pensei várias vezes em desistir de leitura, mas segui na expectativa do romance, que só chegou para valer bem no finalzinho! 🤡

É um livro ok e ser escrito em forma de diário foi bem interessante, mas não leria novamente.

Rhuan C. S. 11/03/2023

Esperava mais.
Quis ler porque muitos amigos são fãs do filme, que ainda não assisti. Esperava mais, não me surpreendeu.

Tatiane.Moscardi 09/03/2023

? O Diário de Bridget Jones não é o melhor livro que já li e muito menos será o pior.

Eu sempre gostei de acompanhar as loucuras que a Bridget escrevia em seus diários, porém 20 anos se passaram desde quando eu li pela primeira vez e alguns pontos me incomodaram.

1° A mãe da Bridget eu amava, achava super descolada, hoje ela me causa desconforto, é muito chata rsrs, se intromete demais e quer interferir na vida da filha.

2° O Daniel me dá ranço, o cara se acha demais, é gordofobico e machista.

3° Bridget é uma mulher completamente insegura, o fato dela querer emagrecer parece estar mais relacionado a Daniel do que a ela mesma.

Não a considero mais uma heroína como antes rsrsrs, mas sim uma amiga maluca que adoraria ouvir.

Acho que já tive e tenho algumas Bridget na minha vida, talvez até eu mesma um dia tenha sido parecida com ela.

Karen453 28/02/2023

Envelheceu mal...
Não é muito o meu gosto literário, mas tinha começado a ler esse para variar um pouco as minhas leituras. Confesso que coloquei maiores expectativas, sem considerar que é uma obra chick list dos anos 90 e muito carregada de piadas e ideias sobre ser mulher que envelheceram mal (felizmente), mas que faziam sentido naquele momento.

Além disso, a narrativa fica empacada no meio do livro, o que tornou a história muito massante e pouco fluida, quase me fazendo abandonar o livro. Portanto, me decepcionei em vários níveis.

isa 22/02/2023

Não promete ser (e nem é) grande coisa
O Diário de Bridget Jones é exatamente isso: um diário de uma mulher adulta com uma vida medíocre e problemas românticos. Gosto do formato, pois faz o livro ser mais fácil e rápido de ler.
A maioria dos personagens é desprezível, até Bridget, então em muitos momentos tive vontade de entrar na história pra dar um tapão em cada um. Gostei do romance, apesar de achar que poderia ter sido desenvolvido por mais tempo, para que o final não parecesse tão corrido. Esperei algum tipo de desenvolvimento para a personagem principal, mas não houve um. Do mesmo jeito que ela começa, ela termina o livro, o que foi bem irritante, apesar de ser realista considerando que é um ano na vida de uma adulta de 30 e poucos anos.
O maior problema do livro é que ele é um claro produto da época que foi escrito, então atualmente, muitas coisas envelheceram mal e ficam fora de lugar.