Corajosa sim, perfeita não

Corajosa sim, perfeita não Reshma Saujani

Resenhas - Corajosa sim, perfeita não

Mafê 19/12/2020

Ótima premissa
Primeiro livro de auto-ajuda/auto desenvolvimento que leio, Corajosa Sim, Perfeita Não mostra como cada leitura depende da época em que você tá fazendo: numa época você ser um livro maravilhoso, que te prende, e em outras ser só mais um livro.
Se a palestra TED não tivesse vindo num momento tão oportuno, e o livro num momento em que estou tão assustada com a formatura e colocação no mercado, talvez não tivesse me impactado tanto.
Mas gostei muito e teve um impacto positivo sobre mim.
O livro realmente junta vários conceitos que já ouvimos, mas põe em perspectiva: podemos tentar mais, ter menos medo de desagradar, confirmar mais em nós mesmas.
Recomendaria para a maioria das mulheres (e homens também), porque ajuda muito a reconhecer os erros e tentar de novo, sem recriminação.

Só não gostei mais porque é bem repetitivo. Chega um ponto da história em que sabemos a vida da autora de cor.
Enfim, é um livro curto e baratinho, acho que não tem muito como se arrepender.

Estelia 31/05/2020

Pefeccionismo não é uma qualidade
Sou perfeccionista, e não gosto disso. A verdade é que sofro muito por todos os detalhes que devem estar devidamente alinhados. E ler esse livro mostra como tudo a nossa volta contribui para enraizar esse hábito ainda mais nas mulheres. Detalhes, que para muitos serão mimimi, para outros drama, e outros ainda vão dizer que não existem. Uma chance de aprender que mais vale a coragem do que a perfeicão.

Raphaw 21/10/2020

Li de mente aberta
Explicando o título, aqui quem vos fala é uma pessoa que tem um leve -não tão leve assim- preconceito com livros de autoajuda, o que me fez ficar meio ressabiada, porém tentei eliminar todos esses pensamentos para essa leitura que havia despertado meu interesse, principalmente por se tratar da Fundadora do Girl Who Code, ONG que tanto admiro. E bom funcionou! Acabei percebendo que o não tem todo aquele apelo, que são comuns nos outros e conta sobre os temas de maneira divertida e apropriada. A única coisa que não me agradou muito foi que alguns fatos foram um pouco mal desenvolvidos, podendo gerar um desentendimento indesejado; Além também de não ter curtido muito a parte final do livro com várias dicas e tudo mais que aí sim, puxa para o lado do livro de autoajuda kaskak, mas consegui pegar ótimas ações até mesmo daí, que me farão repensar minhas atitudes ou na verdade, tomá-las.
Foi um livro que mesmo pelos fatores que me incomodam realmente veio a calhar com momentos que passo na minha vida -talvez porque envolva problemas que quase toda mulher passa?- Então realmente indico esse livro para quem gostaria de entender o motivo de várias decisões que tomamos -ou que tomam pra gente- e começar a longa caminhada para desprogramação da garota perfeita, para a garota corajosa.

Iara 08/07/2020

Corajosa
Lendo o livro, fiz uma reflexão por várias situações que tive na vida. Impressionante perceber o quanto somos obrigadas a ser perfeitas e nos culpamos sem saber o porquê.

Helena 16/09/2020

Perfeição não existe.
Desde cedo mulheres são educadas para serem perfeitas. Mas e se fôssemos mais do que a Barbie que consegue ter 900 profissões e ainda ser linda, simpática e rica? Esse livro tira um peso gigantesco que é cobrado todos os dias de mulheres e meninas, que são criadas para a perfeição desestimulante da "tentativa e erro" que é imposta aos meninos. Além disso, tem uma linguagem fácil de ler e é escrito por uma autora indo-asiática que retrata a necessidade da representatividade das minorias em espaços de maior relevância.

Sâmya 23/03/2021

Ser quem você é
Vale a pena, mesmo pra quem não se identifique com o perfil da vida da escritora, ela cita outros inúmeros perfis e inúmeras situações que as vezes passam até despercebidas, o conceito de perfeição já está em desuso há algum tempo, mas não significa que estamos livres desse padrão que nos foi passado desde muito cedo. Por isso eu indico para todas. Coragem !!

Evely.Rodrigues 17/12/2020

Libertador
Pra quem esta querendo fugir da "escravização" de ser perfeita o tempo todo, esse livro mostra os pontos que nos faz refletir o quanto é um fardo querer acertar o tempo todo , a busca pelo impecável, isso tudo é desgastante! E ser corajosa pode não trazer todos os resultados que você queira , mas é libertador.

Esther 13/04/2021

Livro necessário para toda mulher
Esse livro abriu meus olhos para muita coisa, desde minha educação, minha vida acadêmica, minha vida profissional. Nós mulheres precisamos ser mais corajosas, pois somos capazes! ?

Camila | Book Obsession 28/01/2020

Corajosa sim, perfeita não, é um livro poderoso, cheio de embasamento científico, teórico, experiências pessoais e de profissionais de diversas áreas.
Desafio você a ler e não identificar algum ponto descrito que tenha feito ou muitas vezes se martirizado ao longo da sua vida.
Não se deixe enganar pelo título, pois apesar de ser uma leitura que ao primeiro olhar possa estar direcionada ao público feminino, os homens podem muito bem se identificar, afinal ninguém deve ser criado para ser perfeito e viver escravos dessa perfeição. Devemos ousar, fazer ao menos alguma coisa para sair da zona de conforto, sem aquela frase de ‘eu não consigo’, precisamos aprender a ponderar as nossas cobranças.
Foi uma leitura extremamente fluida e prazerosa. O leitor sente como se estivesse em um grande bate-papo com a autora. As experiências e casos relatados estão por todo o livro, mas também há tópicos que podemos exercitar em nosso dia a dia, citações empoderadas que você sentirá vontade marcar muitas delas e que sem dúvidas nos coloca para refletir. Adorei que ao final do livro, a autora trouxe uma série de perguntas interessantes para respondermos sobre toda a experiência com essa leitura transformadora.

Resenha completa no blog.

site: https://www.bookobsessionblog.com/2020/01/resenha-corajosa-sim-perfeita-nao.html

Pri 10/06/2020

Recomendo!
Tema super importante. Livro relevante para quem está começando a entender como a questão de gênero perpassa a nossa percepção de mundo enquanto mulheres. É um livro superficial sobre o assunto para quem estuda o tema, o que acaba por tornar cansativo para quem já está se aprofundando no assunto. De todo a leitura é importante para que a gente perceba o clichê de " o quanto poderíamos chegar mais longe se não fosse o nosso medo de tentar."

Letícia 03/09/2020

Uma leitura inspiradora e necessária para todas as meninas e mulheres. A gente tem essa tendencia em tentar ser perfeita em tudo, se culpar pelos os mínimos erros, se desculpar por tudo e depois se desculpar por se desculpar.

Esse livro me inspirou muito. Me inspirou a parar de me julgar tanto, em ser tão crítica comigo mesma e me deu dica de como ser corajosa, como embrulhar a perfeição e joga-la no lixo e como crescer com cada fracasso.

Durante a leitua, me lembrei de quando eu era criança, brincando com meus dois primos favoritos, eles meninos, nunca eram criticados por um joelho ralado, eu, uma vez, com tanto medo de falar que tinha me machucado numa brincadeira, escondi o machucado dos meus pais, até onde eu consegui. Hoje penso que horror essa situação. Eu estava me divertindo, uma criança, mas já ali, eu me julgava por não ter sido perfeita, por que fui me machucar? Eu me questionava, ao invés de que bom que cai e agora estou de pé. Como eu caia muito, meus joelhos até hoje tem registros, eu aprendi a cair, caia e não me machuva muito, nunca quebrei nenhuma parte do corpo.

Ler esse livro me lembrou que eu preciso só ser quem eu sou, nada perfeita, muito corajosa, corajosa o suficiente para cair e se levantar e tentar de novo. Sejamos corajosas!

giuliapessoz 20/02/2021

Muito mais que um espanta ressaca
Nesse livro, a autora Reshma mostra como percorreu o caminho até a coragem deixando de lado a perfeição que, desde cedo, as meninas são ensinadas e condicionadas a seguirem. Ela mostra como ter criado coragem para concorrer a uma importante vaga para um cargo político importantíssimo em Nova Iorque e ter perdido a fez entender muita coisa sobre si mesma que parece estar em todas as mulheres.
Com exemplos de mulheres famosas, colegas e amigas, Reshma mostra as diversas situações em que a perfeição tem uma consequência esmagadora para as mulheres, muitas vezes paralisantes. Você sente necessidade de agradar aos outros? Você deixa de lado o que quer fazer para fazer algo para outra pessoa por medo do que ela vai pensar ou porque não consegue dizer não? Você já ficou calada em uma situação em que sabia o que falar, mas ficou com medo? Você sente vontade de fazer algo mas tem receio de onde isso vai te levar ou o que as pessoas vão falar? É sobre essas e várias outras coisas que a autora aborda e ainda dá dicas para se livrar de tudo isso e fazer emergir a mulher corajosa que todas nós somos.

É um livro de leitura leve, reflexiva e importante que deveria ser obrigatório para todos. É uma reflexão sobre ensinar as meninas a serem corajosas e não perfeitas. É sobre a perfeição estagnar e a coragem libertar. É um livro necessário!

Ana Lu 28/03/2021

Como seria nossa vida sem o peso da perfeição?
Esse livro é maravilhoso por diversas razões entre elas a mais especial para mim foi o peso da perfeição que ele retirou das minhas costas.
Durante toda a narrativa a autora se esforça em ressaltar que as meninas são criadas para a perfeição enquanto os meninos para a coragem e que isso é um ponto decisivo na vida das pessoas. Enquanto os meninos são criados para errar e aprender com os erros, as meninas são criadas para serem perfeitas. Mas o que todos esquecem de ponderar é que errar faz parte do processo de aprender e sem os erros, não seriamos capazes de evoluir, encontrar dificuldades e superá-las.
Reshma de maneira incisiva e fluída traz ao longo do livro a experiência de diversas mulheres que sofreram com o peso da perfeição e com um pouco de incentivo conseguiram se libertar.
As mensagens que esse livro traz são importantes não apenas para as mulheres, mas também para os homens, para fazer-nos repensar sobre prioridades e sobre as ideias inseridas na sociedade. Mesmo que esse livro não traga uma receita pronta de como mudar, ele deixa uma pulguinha atrás da orelha de cada leitor com o questionamento: como seria minha vida sem o peso da perfeição?

Melissa.Martins 26/07/2020

Adorei, conselhos que vou levar pra vida, acho que toda mulher deveria ler

@gabgarcez 01/09/2020

Mulheres, leiam este livro.
Eu já admirava a Reshma antes de ler esse livro, acompanho o trabalho da Girls Who Code há algum tempo. Mas o livro me aproximou dela e me fez refletir sobre diversas coisas que acontecem na nossa vida e a gente acaba deixando passar e não racionaliza muito. Acredito que nós mulheres, muitas vezes, somos condicionadas a tentarmos ser perfeitas, mas isso é uma grande ilusão que nos impede de tentar mais (e consequentemente a conseguir mais).