Corajosa sim, perfeita não

Corajosa sim, perfeita não Reshma Saujani

Resenhas - Corajosa sim, perfeita não

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Luiza.Andrade 18/02/2023

Ter coragem para ser imperfeita
A coragem de uma mulher ao questionar o perfeccionismo do feminino. A diferença de criação entre meninos e meninas. A fragilidade das meninas implantada pelos pais. Criando nas mulheres a mentalidade da perfeição ou nada.

Esther 13/04/2021

Livro necessário para toda mulher
Esse livro abriu meus olhos para muita coisa, desde minha educação, minha vida acadêmica, minha vida profissional. Nós mulheres precisamos ser mais corajosas, pois somos capazes! ?

Sâmya 23/03/2021

Ser quem você é
Vale a pena, mesmo pra quem não se identifique com o perfil da vida da escritora, ela cita outros inúmeros perfis e inúmeras situações que as vezes passam até despercebidas, o conceito de perfeição já está em desuso há algum tempo, mas não significa que estamos livres desse padrão que nos foi passado desde muito cedo. Por isso eu indico para todas. Coragem !!

Camila | Book Obsession 28/01/2020

Corajosa sim, perfeita não, é um livro poderoso, cheio de embasamento científico, teórico, experiências pessoais e de profissionais de diversas áreas.
Desafio você a ler e não identificar algum ponto descrito que tenha feito ou muitas vezes se martirizado ao longo da sua vida.
Não se deixe enganar pelo título, pois apesar de ser uma leitura que ao primeiro olhar possa estar direcionada ao público feminino, os homens podem muito bem se identificar, afinal ninguém deve ser criado para ser perfeito e viver escravos dessa perfeição. Devemos ousar, fazer ao menos alguma coisa para sair da zona de conforto, sem aquela frase de ‘eu não consigo’, precisamos aprender a ponderar as nossas cobranças.
Foi uma leitura extremamente fluida e prazerosa. O leitor sente como se estivesse em um grande bate-papo com a autora. As experiências e casos relatados estão por todo o livro, mas também há tópicos que podemos exercitar em nosso dia a dia, citações empoderadas que você sentirá vontade marcar muitas delas e que sem dúvidas nos coloca para refletir. Adorei que ao final do livro, a autora trouxe uma série de perguntas interessantes para respondermos sobre toda a experiência com essa leitura transformadora.

Resenha completa no blog.

site: https://www.bookobsessionblog.com/2020/01/resenha-corajosa-sim-perfeita-nao.html

Lidiane.Casagrande 31/03/2022

Maravilhoso
Simplesmente perfeito, toda mulher deveria ler esse livro, não somos perfeitas e está tudo bem não ser.

A autora aponta vários assuntos que são da nossa vida, nossos pensamentos, nossas atitudes e principalmente o fato que devemos nos encorajar a mudar e não atirar pedras umas nas outras.

Letícia 03/09/2020

Uma leitura inspiradora e necessária para todas as meninas e mulheres. A gente tem essa tendencia em tentar ser perfeita em tudo, se culpar pelos os mínimos erros, se desculpar por tudo e depois se desculpar por se desculpar.

Esse livro me inspirou muito. Me inspirou a parar de me julgar tanto, em ser tão crítica comigo mesma e me deu dica de como ser corajosa, como embrulhar a perfeição e joga-la no lixo e como crescer com cada fracasso.

Durante a leitua, me lembrei de quando eu era criança, brincando com meus dois primos favoritos, eles meninos, nunca eram criticados por um joelho ralado, eu, uma vez, com tanto medo de falar que tinha me machucado numa brincadeira, escondi o machucado dos meus pais, até onde eu consegui. Hoje penso que horror essa situação. Eu estava me divertindo, uma criança, mas já ali, eu me julgava por não ter sido perfeita, por que fui me machucar? Eu me questionava, ao invés de que bom que cai e agora estou de pé. Como eu caia muito, meus joelhos até hoje tem registros, eu aprendi a cair, caia e não me machuva muito, nunca quebrei nenhuma parte do corpo.

Ler esse livro me lembrou que eu preciso só ser quem eu sou, nada perfeita, muito corajosa, corajosa o suficiente para cair e se levantar e tentar de novo. Sejamos corajosas!

Prissscila 10/06/2020

Recomendo!
Tema super importante. Livro relevante para quem está começando a entender como a questão de gênero perpassa a nossa percepção de mundo enquanto mulheres. É um livro superficial sobre o assunto para quem estuda o tema, o que acaba por tornar cansativo para quem já está se aprofundando no assunto. De todo a leitura é importante para que a gente perceba o clichê de " o quanto poderíamos chegar mais longe se não fosse o nosso medo de tentar."

NGSilveira 08/08/2023

Uma boa leitura
Estava curiosa para ler esse livro desde que assisti ao TED da autora. Gostei da leitura, embora em algumas partes achei que ela ficou muito repetitiva.

O foco do livro é mostrar como as mulheres são criadas para serem perfeitas e não corajosas, trazendo dicas de como reverter esse quadro. A autora traz algum embasamento com pesquisas e entrevistas.

Vale a pena ler (e assistir à palestra, tem no YouTube).

Dama 13/11/2021

Adorei, mudou minha mentalidade
Apesar de não concordar com todas as ideias da autora (o que eu acho normal), adorei o livro!
Me identifiquei demais com a questão de tentar ser perfeita e agradar a todos o tempo inteiro. Percebi algumas coisas em mim que valiam à pena serem repensadas, e já venho praticando nas últimas semanas. Quero muito ser uma mulher corajosa, mas nunca perfeita.
"Pensando bem, na verdade é até estranho, para começo de conversa, que a gente lute tanto para ser perfeita, considerando como é insatisfatório alcançar a perfeição [...]".

Giulia.Pessoz 20/02/2021

Muito mais que um espanta ressaca
Nesse livro, a autora Reshma mostra como percorreu o caminho até a coragem deixando de lado a perfeição que, desde cedo, as meninas são ensinadas e condicionadas a seguirem. Ela mostra como ter criado coragem para concorrer a uma importante vaga para um cargo político importantíssimo em Nova Iorque e ter perdido a fez entender muita coisa sobre si mesma que parece estar em todas as mulheres.
Com exemplos de mulheres famosas, colegas e amigas, Reshma mostra as diversas situações em que a perfeição tem uma consequência esmagadora para as mulheres, muitas vezes paralisantes. Você sente necessidade de agradar aos outros? Você deixa de lado o que quer fazer para fazer algo para outra pessoa por medo do que ela vai pensar ou porque não consegue dizer não? Você já ficou calada em uma situação em que sabia o que falar, mas ficou com medo? Você sente vontade de fazer algo mas tem receio de onde isso vai te levar ou o que as pessoas vão falar? É sobre essas e várias outras coisas que a autora aborda e ainda dá dicas para se livrar de tudo isso e fazer emergir a mulher corajosa que todas nós somos.

É um livro de leitura leve, reflexiva e importante que deveria ser obrigatório para todos. É uma reflexão sobre ensinar as meninas a serem corajosas e não perfeitas. É sobre a perfeição estagnar e a coragem libertar. É um livro necessário!

Vick 06/10/2020

"Em um mundo de princesas, seja um cachorro quente!"
Posso dizer com toda certeza que esse livro foi um dos melhores que li durante todo esse ano.

Encontramos lições valiosas e necessárias pra nós mulheres que vivemos em um mundo tão complicado e extremante machista, durante toda a leitura me senti identificada em diversas situações e me deu um gás a mais pra me tornar uma pessoa ainda melhor e ser um exemplo para as outras garotas que convivem comigo ou simplesmente lêem minhas resenhas.

Recomendo a todos a leitura desse livro incrível e agradeço pela milésima vez a pessoa me presentou e que me estimulou a seguir em frente e ser a cada dia mais empoderada e ter a certeza que sou capaz de conquistar todos os meus objetivos sem perder a minha essência!

@gabgarcez 01/09/2020

Mulheres, leiam este livro.
Eu já admirava a Reshma antes de ler esse livro, acompanho o trabalho da Girls Who Code há algum tempo. Mas o livro me aproximou dela e me fez refletir sobre diversas coisas que acontecem na nossa vida e a gente acaba deixando passar e não racionaliza muito. Acredito que nós mulheres, muitas vezes, somos condicionadas a tentarmos ser perfeitas, mas isso é uma grande ilusão que nos impede de tentar mais (e consequentemente a conseguir mais).

Analu_borim 28/03/2021

Como seria nossa vida sem o peso da perfeição?
Esse livro é maravilhoso por diversas razões entre elas a mais especial para mim foi o peso da perfeição que ele retirou das minhas costas.
Durante toda a narrativa a autora se esforça em ressaltar que as meninas são criadas para a perfeição enquanto os meninos para a coragem e que isso é um ponto decisivo na vida das pessoas. Enquanto os meninos são criados para errar e aprender com os erros, as meninas são criadas para serem perfeitas. Mas o que todos esquecem de ponderar é que errar faz parte do processo de aprender e sem os erros, não seriamos capazes de evoluir, encontrar dificuldades e superá-las.
Reshma de maneira incisiva e fluída traz ao longo do livro a experiência de diversas mulheres que sofreram com o peso da perfeição e com um pouco de incentivo conseguiram se libertar.
As mensagens que esse livro traz são importantes não apenas para as mulheres, mas também para os homens, para fazer-nos repensar sobre prioridades e sobre as ideias inseridas na sociedade. Mesmo que esse livro não traga uma receita pronta de como mudar, ele deixa uma pulguinha atrás da orelha de cada leitor com o questionamento: como seria minha vida sem o peso da perfeição?

Cah 13/02/2022

Livro fantástico
Corajosa sim, perfeita não é aquele livro necessário que toda mulher deveria ler. Somos criadas para ser perfeitinhas e fugimos de qualquer coisa que prove o contrário. Aprendi que preciso exercitar mais o músculo da coragem e me arriscar, ir com medo mesmo.

Melissa.Martins 26/07/2020

Adorei, conselhos que vou levar pra vida, acho que toda mulher deveria ler

1 | 2 | 3 | 4 | 5