Se deus me chamar não vou

Se deus me chamar não vou Mariana Salomão Carrara

Resenhas - Se deus me chamar não vou

Erika598 17/02/2024

O olhar de uma criança salva
O olhar de uma criança de 11 anos sobre a perspectiva da vida que conta com um ar despretensioso a solidão, o bullying, o vazio e os pensamentos suicida um mar de tristeza com um olhar singelo dolorido? estamos todos em banho maria ?

Sena 15/02/2024

Todos estamos em banho Maria.
Todos estamos em banho Maria...
Um livro escrito pelo ponto de vista de uma criança com temas nada leves: bullying, depressão, solidão, pensamentos suicidas. Não é fácil ler isso vindo de uma criança.

Maria 14/02/2024

Sem esperar, me encontrei com 11 anos. Estranho como mesmo em contextos tão diferentes essa fase da vida trás sensações tão parecidas como a insegurança e o medo. Comecei a ler despretensiosamente e, assim como Maria Carmem, me vi em banho-maria.

Milena.Novack 13/02/2024

Crível
Mariana teve uma escolha muito feliz em contar as angústias da infância na visão de uma criança de 11 anos e não de uma adulta e suas memórias. Durante toda a leitura, nos convencemos que estamos diante de uma menina de tenra idade e suas dificuldades. Senti vontade de conhecer mais dos outros personagens?como adoraria que existisse uma continuação da ótica de cada um. Ao passo que sei que isso não se faz necessário. Gostei de muitas descrições da infância feitas pela Mariana, especialmente sobre esse sentimento de sentir que ocupa espaço demais e deseja, lentamente, desaparecer. Ou, existir menos. Quando ela se coloca como um ?bloco de solidão?, ai, como isso pega na gente. Ademais, ler algo contemporâneo é muito chocante. Ver permeado nas letras a experiência do celular, do computador, enfim, da vida moderna? é, no minimo, cômico. Uma ótima leitura, rapidinha e tocante. Recomendo! Um lindo presente de uma linda amiga.

Ingrid145 12/02/2024

Living lá vida loca
Livro 3 de 7 do desafio de Carnaval.

Maria Carmem, eu te adoro!

Que vontade eu tive de ser amiga dessa menina quando eu também tinha 11 anos.

Acabei me identificando muito com ela, e amei como a autora nos faz voltar no tempo, e nos coloca dentro da cabeça de uma menina inteligente, solitária e criativa.

Super recomendo a leitura e quero ler outros livros da Mariana Salomão Carrara. E você, conhece a autora?

Estrelinhas: ????

giicarmelo 10/02/2024

?às vezes a gente é discreto porque os outros são errados?
Foi um livro diferente do que estou habituada a ler, mas a experiência foi bem positiva. A narração na visão da Maria Carmem de 11 anos, é incrível! Eu me vi nela em várias situações e sentimentos, lembrei de quando tinha essa idade e como tudo era incerto e nebuloso. Ao mesmo tempo que é cômico e ingênuo, é profundo e doloroso.

Marcelo 10/02/2024

Ótima Leitura
Adorei a leitura. História muito bem escrita. Alterna com perfeição, humor e drama e com uma narrativa feita através dos olhos de uma menina de doze anos, trouxe a dose perfeita de ingenuidade, tornando a história crível. Recomendo a leitura.

ncamilafreitas 09/02/2024

Não sabia absolutamente nada sobre essa história e foi uma boa surpresa. estava na minha lista de leitura há um bom tempo e foi ótimo ter lido ele por agora.

a leitura é bem envolvente e dá pra ler super rapidinho. não li muitos livros que fossem pela perspectivas de uma criança e esse em específico me surpreendia a cada capítulo, pela forma como ela via as coisas e se sentia.

é uma visão tocante, singular, sensível e triste. muitas vezes me vi em alguns dos pensamentos dela e me lembrava de ter pensamentos semelhantes sobre algo. foi uma boa experiência.

Juliana3279 09/02/2024

Se Deus me chamar não vou
Sempre me encantei por livros que são narrados pelo olhar singular e especial de uma criança, mas voltado para o público adulto. Aqui conhecemos Maria Carmem, uma pré- adolescente de 11 anos, que está repleta de curiosidade e indagações sobre a vida e que também está imersa em solidão, alimentada pela ausência emocional dos pais. É um livro triste, mas também acolhedor, que nos reconecta com nossa criança interior.
Só esperava um pouco mais do final, achei que ficou muito aberto.
raissz 09/02/2024minha estante
chorei por dias relembrando dele

Clara 08/02/2024

5 ?
Nesse livro, temos a história da solidão de Maria Carmem, uma menina de 11 anos que "só tem tamanho". Mas ao escrever um livro sobre si mesma, vemos a imensidão dos sentimentos de uma criança.
A leitura é rápida e as metáforas que a autora usa são simplesmente perfeitas!

cristineellen 08/02/2024

Amo livros que trazem coisas do dia-a-dia, que fazem a gente sentir que também pode ser história de livro um dia, que a beleza está no simples!

Maria Carmen faz a gente reviver nossa infância, rever inseguranças e olhar com outros olhos esse período. Adorei o protagonismo infantil e é evidente que não podemos deixar de falar sobre o bullying.

Terminei o livro impressionada com a habilidade da autora de se colocar em um personagem infantil, sensacional!

Livro gostosinho demais de ler, literatura brasileira ??

Lud 06/02/2024

?No fim das contas estamos todos em banho maria?
Histórias que tem crianças como protagonista sempre me pegam muito e essa aqui não foi diferente. A história da Maria Carmen, uma criança de 11 anos que se sente tão solitária como velhos, passando por bullying e tentando se adaptar ao mundo e se descobrir e se vendo num eterno ?banho-maria? apesar de simples, é muito tocante, principalmente porque é realista, existem dezenas de crianças que se sentem igual a Maria Carmen por aí.

Devisate 06/02/2024

Se Deus chamar?
Gostei da construção da personagem Maria Carmem. Ela me cativou! Não acho que seja fácil narrar a própria vida, especialmente sendo criança. Existe uma crença de que a perspectiva singular de uma criança é fútil, ingênua e sem significados. Mas não é verdade. Todos os acontecimentos e as situações provocadas pela família e pelos colegas da escola mostram que Maria Carmem, muitas vezes incompreendida, é coerente com seus tantos sentimentos confusos e pensamentos angustiantes. Ela é sozinha e triste e expõe isso nesse livro que escreve.

A obra é criativa e a autora, Mariana Salomão Carrara, foi capaz de, através da personagem, me conectar com a minha versão do passado. O livro me lembrou que crianças não estão imunes aos sentimentos tão dolorosos que a vida causa. A verdade é que não é nada fácil ser criança!