Felicidade clandestina

Felicidade clandestina Clarice Lispector

Resenhas - Felicidade Clandestina

pirocadeperuca 31/05/2023

Já tinha lido a maior parte dos contos noutros livros, então li so aqueles que me eram novos. todos bons

Geane.Gouvea 10/08/2022

Desafio 12 livros em 12 meses - Clarice Lispector #livro7
? Sobre o livro:

É composto por contos escritos em épocas diversas da vida de Clarice. E por não contos.

Muitos deles ? como "Felicidade clandestina", que dá título ao livro ? foram publicados no Caderno B do Jornal do Brasil. Como crônicas. Que também não eram crônicas.

Terminada a leitura deste livro, o que temos é Clarice Lispector em sua plenitude. Não apenas é ela a personagem da quase totalidade dos contos, traçando seu próprio retrato ou o retrato de seus sentimentos ? ela na infância, ela na juventude, ela mãe e atenta observadora dos filhos, ela e suas relação com as galinhas ? como o mundo que nos entrega, pura densidade, é fruto de sua constante observação da vida. ?Ficar atenta me tomava dias e dias?, diz em ?Os desastres de Sofia?. Em verdade, tomava muito mais do que isso.

? Minha experiência:

?Textos repetidos?
Alguns desta obra, também se encontra em
"A descoberta do mundo", da mesma escritora.
?Novas descobertas?
Sim, LISPECTOR se revelando em suas palavras, com suas particularidades, reflexões e leveza. Ela fala dos animais, ela fala de gente, de sentimentos.

? "(...) Meu menino menor sabia, antes de eu saber, que eu me desfaria do gorila: ?E se eu prometer que um dia o macaco vai adoecer e morrer, você deixa ele ficar? e se você soubesse que de qualquer jeito ele um dia vai cair da janela e morrer lá embaixo?? Meus sentimentos desviavam o olhar. A inconsciência feliz e imunda do macacão-pequeno tornava-me responsável pelo seu destino, já que ele próprio não aceitava culpas."

Lua 13/07/2021

Me identifico TANTO, Que intensidade Clarice!!
Clarice Lispector sempre surpreende em suas escritas.
Felicidade Clandestina é o título de um de seus contos no livro.
Esse livro trás muitos contos e, com todo respeito, insanidades da Clarice. Em alguns momentos me senti perdida em sua escrita, perdida de não entender nada. Mas em outros, me senti como se fosse o personagem, como se eu estivesse lá, vendo e sentindo tudo, e tiveram alguns que eu achei que eu mesma tinha escrito.
O poder que a Clarice tem de colocar em palavras coisas que antes pareciam impossíveis de serem postas, é extraordinário. Que escritora! e em mais importante: Que ser humano!
Eu amei muito ! É preciso um nível mais elevado de QI pra entender tudo o que está nas entrelinhas do que Clarice escreve.

Bruna 20/07/2021

Felicidade clandestina
Clarice sempre é profunda. Ela nos oferece textos que reverberam em nosso íntimo. Essa mulher fala sobre o que sentimos, o que somos, o que queremos e o queríamos! Seus livros são a síntese da essência humana.

? estivera amando um mundo que não existe (“no fundo eu quero amar o que eu amaria – e não o que é. E porque ainda não sou eu mesma, e então o castigo é amar um mundo que não é ele.(?) Como posso amar a grandeza do mundo se não posso amar o tamanho da minha natureza?”?

Contos preferidos:
? Felicidade clandestina
? Miopia progressiva
? Perdoando Deus
?A repartição dos pães
?A criada
? As águas do mundo

Camila 26/10/2022

Felicidade Clandestina é uma coletânea muito bem pensada. De certa forma, é como se a escolha dos contos e a ordem em que eles foram apresentados ao leitor contasse a história da própria Clarice. Protagonista de boa parte dos contos, Clarice compartilha com o leitor fragmentos da sua vida, desde a infância sofrida no Recife até os desafios da vida adulta, abarcando tópicos como a maternidade. É uma obra realmente marcante, que instiga o leitor a refletir sobre a importância das pequenas coisas da vida e a procurar o extraordinário no trivial.

Maria1691 28/09/2022

Gratificante
Comecei a ler porque meu professor de literatura disse que gostava muito dela, ele sempre fala bem dela. Pra ser bem sincera, no começo eu não entendi muito sobre o livro mas ao decorrer da leitura fui entendo e pensando bastante sobre as coisas. Espero que eu consiga ter a oportunidade de ler outros livros dela :) e desde já, gratidão a meu professor de literatura ( Magno ) por está recomendação. :))

Gaby 04/05/2021

Incrível
Eu não sei explicar, a Clarice consegue mexer com os seus sentimentos de um jeito único. Talvez por serem contos que retratam o cotidiano, você consegue se imaginar no lugar dos personagens ou até mesmo já esteve no lugar deles. Teve contos que fizeram tanto sentido para mim, que li várias e várias vezes em êxtase.
No começo foi meio complicado para mim, não conseguia pegar os signos dos contos, mas depois fui melhorando.
Leiam!!!
Ana Luí­za 04/05/2021minha estante
Estou mais uma vez tentando me familiarizar com a escrita de Clarice, ainda está sendo uma leitura difícil mas sigo tentando.

João 23/01/2022

clarice lispector em sua clandestinidade
é tão fácil conversar com clarice dentro da minha própria mente, mas externalizar os pensamentos torna-se complicado.

nesse livro, a autora traça personagens que tentam captar a essência clandestina da vida, que supostamente estaria na felicidade ? como diz o conto que dá título à coletanea.

diversos leitores não sabem por onde começar a ler clarice, então fica a dica! essa é uma ótima porta de entrada para tudo o que essa mulher fenomenal escreveu.

ademais, felicidade clandestina virou o meu livro favorito da vida, disputando esse 1° lugar com "perto do coração selvagem", da mesma autora.

a título de curiosidade, os contos dos quais mais gostei foram restos de carnaval, perdoando deus, menino a bico de pena e a criada. o texto que carrega o nome da obra também é sensacional e peculiarmente prazeroso de ler.

desbravar as curvas que felicidade clandestina faz ao se desenrolar nos proporciona a clandestinidade que certamente inundou clarice ao escrever seus textos.

Carolina 12/01/2024

Felicidade Clandestina
Clarisse Lispector escreve de um jeitinho tão único e gostoso, consigo sentir cada sentimento junto com os seus personagens

eu msm 04/01/2023

Clarice ??
Meus contos preferidos desse: felicidade clandestina, perdoando Deus, os desastres de Sofia e uma esperança

Rayssa 29/04/2023

INCRÍVEL!!
Eu amo a forma como Clarice consegue descrever sentimentos e sensações intensas porém despercebidas.
Contos preferidos :
?Restos de carnaval?
?Macaca?

LaianeMatemática 06/08/2023

Poucas palavras sobre cada conto
FELICIDADE CLANDESTINA: criança sofre gaslighting. Não gosto muito desse.

UMA AMIZADE SINCERA: dois amigos sem assunto. Eu entendo, mas não empatizo.

MIOPIA PROGRESSIVA: criança que já sofre o peso da expectativa dos outros vai passar um dia com uma pessoa que não espera nada dele. Esse aqui me toca muito. Um dos meus favoritos do livro.

RESTOS DE CARNAVAL: criança não pode brincar carnaval. Sou contra a cidade de Recife. Não gosto desse.

O GRANDE PASSEIO: sobre solidão na velhice, sobre desumanização, sobre não ser desejada em lugar nenhum. Esse aqui dói que nem um chute na costela. Talvez o melhor do livro.

COME, MEU FILHO: o filho é o meu amigo Eduardo. Gosto muito desse conto.

PERDOANDO DEUS: mulher vê um rato morto e briga com Deus. O conto mais Clarice Lispector de todos. Um dos meus favoritos e um dos melhores do livro também.

TENTAÇÃO: criança ruiva se apaixona por cachorro (ruivo). Clarice Lispector tem uns contos bem esquisitinhos as vezes. Esse é um deles. Não me apetece.

O OVO E A GALINHA: se a Clarice Lipsctor tem uns contos esquisitinhos, esse é o mais esquisitinho de todos. Foi uma barreira pra eu terminar o livro por muito tempo, porque eu não sabia se tentava entender o que tava sendo dito ou se eu só ia lendo, deixando fluir. Eu acabava abandonando e indo pro próximo conto. Só terminei de ler quando escolhi a segunda opção, pensando que existem obras de arte que a gente não tem que entender mesmo, só sentir. A autora até fala várias vezes que não entender é a forma de entender. Tive que seguir essa recomendação. Comecei, então, a achar o conto muito engraçado. Mas lá pro final eu comecei a pensar que talvez tenha algo pra entender sim. Esse conto me deixa muito confusa. Mas ele é muito marcante e, por isso, um dos meus favoritos.

Pra resumir em poucas palavras: mulher vai fazer café da manhã e transcende.

CEM ANOS DE PERDÃO: criança comete crimes (furto). Eu acho que os contos autobiográficos de infância não me pegam muito. Nem me lembro muito desse.

A LEGIÃO ESTRANGEIRA: uma mulher amargurada, uma criança chatinha e um pinto. Esse é muito bom, mas não é um dos meus favoritos.

OS OBEDIENTES: sobre um casal de acomodados. Esse me pegou muito, mas não é um dos melhores, eu acho.

A REPARTIÇÃO DOS PÃES: uma galera vai pra um almoço pro qual não queria ir. Eu achei esse meio seco, monótono, não sei. Não me chamou atenção em nada.

UMA ESPERANÇA: uma esperança (o inseto) aparece na casa. Talvez eu não tenha entendido esse. Não gostei.

MACACOS: mulher compra um macaco de roupinha pros filhos. Eu fiquei meio sem acreditar que naquela época as pessoas realmente vendiam macaco de roupinha. Tenho que pesquisar como era isso. Não gosto desse conto.

(Me dando conta que poucas palavras sobre muitos contos dá muitas palavras e estou ficando cansada de escrever)

OS DESASTRES DE SOFRIA: criança com síndrome de impostora. É o conto autobiográfico de infância que mais me tocou, pela temática de "aprender a ser amada". Não é um dos meus favoritos, porém.

A CRIADA: sobre uma moça que é uma criada. Desse eu nem me lembro sinceramente.

A MENSAGEM: sobre dois adolescentes, um menino e uma menina, que são amigos. Esse é sobre gênero e é bem interessante, mas acho que não entendi bem a mensagem.

MENINO A BICO DE PENA: na perspectiva de um bebê. Esse é legalzinho. Só isso.

UMA HISTÓRIA DE TANTO AMOR: criança cuida de galinhas. Um dos contos esquisitinhos. Eu até gostei um pouco.

AS ÁGUAS DO MUNDO: mulher toma banho de mar. A história é só isso. Eu adoro como o "plot" dos contos da Clarice Lipector pode ser resumido em poucas palavras (daí a ideia de escrever esta resenha desta maneira), porque o grosso da história mesmo se passa dentro da mente dos personagens. Isso me dá muitos sentimentos. Me faz prestar mais atenção em tudo que eu sinto em momentos mundanos. Me faz pensar que minha vida poderia ser escrita de maneira interessante por uma autora talentosa o suficiente. Me inspira, sabe? Tomar banho de mar realmente é uma experiência complexa. Tudo que a gente vive é muito complexo. Gosto desse conto por me fazer perceber isso. Acho que é uma coisa que todo mundo devia ter ciência: tudo é complexo. Não seja simples demais.

A QUINTA HISTÓRIA: mulher queixa-se de baratas. Adoro a estrutura desse aqui, como a coisa vai se expandindo. E é muito divertido. Tem isso também. Os contos da Clarice são divertidos. Esse é um dos meus favoritos.

ENCARNAÇÃO INVOLUNTÁRIA:

DUAS HISTÓRIAS A MEU MODO:

O PRIMEIRO BEIJO:

(Eventualmente vou terminar)

Marina516 25/11/2023

Os livros da Clarice são sempre um desafio para mim. É um estilo de escrita na qual não estou acostumada, mas que estou insistindo em tentar compreender. Muitas das vezes não consigo fluir em uma leitura, geralmente não entendo o que a autora quis passar e acabo viajando na maionese. Isso justifica a nota baixa. Tentarei reler futuramente, com uma mente mais madura.

Eva 29/05/2021

Ler Clarice para mim é um grande desafio e com certeza não consegui vencê-lo nesse livro de contos. Pois, não consegui absorver a mensagem ou as mensagens que a autora queria transmitir na maioria dos contos. Li alguém dizendo que para ler Clarice tinha que ler com a alma, então digo, sem vergonha nenhuma, que ainda tenho um grande caminho a percorrer até conseguir lê-la.

O livro traz 25 contos, uns bem curtos outros mais longos. Em alguns cheguei a sentir tédio, pois não estava entendendo nada. Naqueles que soube, através da orelha do livro, que são autobiográficos despertou mais interesse na hora da leitura.

Como disse antes não absorvi grande parte dos contos, mas alguns, poucos (rsrs), me tocaram profundamente, como o conto que dá título ao livro ?Felicidade Clandestina?. Esse é emocionante e me trouxe à memória alguns momentos de minha infância com relação a leitura.
Outro que me emocionou, e vez ou outra me pego pensando sobre ele, foi ?O Grande Passeio? como não sentir medo da solidão não desejada depois de ler?
E só pra deixar registrado quero citar outros: Restos do Carnaval, Perdoando Deus, A Repartição dos Pães, Uma esperança, Os Desastres de Sofia, As Águas do Mundo e O Primeiro Beijo.

Esse é um livro pra ficar na estante para ser relido de tempos em tempos. É o que irei fazer.

danisnilo 08/07/2012

Um verdadeiro sopro de vida...
Provavelmente eu não entendi tudo que estava escrito nesse livro, mas uma coisa aprendi com ele: a interpretação de cada texto depende do estado de espírito de quem o lê.
Além das palavras organizadas em frases, cada texto carrega sentimentos diversos. Cada texto se sente. E é isso que me fez gostar tanto de cada um.