Columbine Dave Cullen

Resenhas - Columbine

Eduardha 17/10/2021

O livro é extremamente pesado, tive que ler aos poucos e parando sempre porque ler a história das vítimas me deixava muito mal. Senti que o autor culpou mais um dos atiradores

Maria 13/10/2021

uma leitura de não ficção bem íntima, ler todas as cartas deixadas pelo eric e o dylan são bizarras, o dave fez disso um trabalho muito completo, buscou coisas minuciosas sobre o caso.

o que de certa forma ainda me deixa "chocada" é que ambos os jovens não eram reclusos, não tinham uma família desestruturada, não sofriam bullying desenfreado e ainda assim realizaram o massacre.

eric pra mim se encaixa perfeitamente em um psicopata, pelas anotações do diário ele queria ser descoberto, se tornar uma "lenda". já o dylan era mais acanhado, fico na dúvida se intitulo ele como culpado ou influenciado, visto que ele era depressivo, então não estaria com as faculdades mentais em estado perfeito.

paristexas 10/10/2021

eric e dylan eram completamente loucos.
senti que esse livro tentou culpar mais o eric, propagando o mito de que o dylan foi um pobre coitado influenciado, sendo que, pra mim, eles eram igualmente desprezíveis.
tirando isso, é um ótimo livro.

Clara 18/09/2021

Leitura imprescindível para destruir mitos que foram criados ao longo dos anos. Quase nada do que sabemos sobre Columbine é verdade, e Dave Cullen a revela da forma mais precisa neste trabalho impecável.

Achei incrível como ele conseguiu escrever um livro duro, objetivo, e ao mesmo tempo humano e extremamente sensível.

(Não recomendo para menores de 18 anos, mesmo que eu tenha 17. Não recomendaria abertamente para alguém da minha idade.)

Su 12/09/2021

Incrível!
20 de abril de 1999 foi o dia que aconteceu o massacre de Columbine. O dia em que os adolescentes Eric Harris e Dyaln Klebold resolveram atirar e matar vários estudantes da escola onde estudavam.

Esse livro foi escrito por um dos jornalistas que fez a cobertura do caso na época, mas só foi publicado muitos anos depois dos assassinatos terem acontecido. E o autor quis trazer à tona os reais planos e motivos para os garotos terem tomado essa decisão.

Eric e Dylan mataram 12 alunos, 1 professor, deixaram vários outros feridos e cometeram suicídi0 logo em seguida. Mas os planos deles inicialmente eram muito piores do que isso que aconteceu. Eles não tinham alvos específicos, e o motivo também não foi bullying como muitos até hoje pensam, nem tão pouco as músicas de Marilyn Manson.

Dave Cullen aborda no decorrer das páginas os planos, a investigação, o que continha nos diários de Eric e Dylan, comenta sobre as fitas que eles gravaram... Mas não é um livro somente sobre os garotos. Ele também fala sobre as vítimas, e inclusive tem depoimentos de alguns dos sobreviventes.

A narrativa do livro é fluída e bastante respeitosa. Foi uma leitura que rendeu bastante pra mim, e que eu fiz muitas marcações, rabisquei demais. Mas que com certeza aproveitei até a última página.

Para quem gosta de ler sobre não ficção e tem interesse em saber sobre crimes reais, eu recomendo muito. Pois o livro com certeza mostra toda a investigação, e até mesmo a negligência que houve em certo momento.

Fica a recomendação para quem se interessar.

Ler para Recomeçar 12/09/2021

A escola secundaria
Muito mais do que só um massacre. Pessoas boas e ruins, algumas levadas ao limite emocional e um psicopata que reagiram da pior forma possível.
Adolescente é suas questões que precisam ser ouvidas, será que somos capazes disso?

bigxcx 07/09/2021

Muito bom.
Columbine trás com força e com muita clareza os acontecimentos reais do dia do massacre, com uma grande riqueza de detalhes e inclusive com imagens reais de cartas deixadas por Dylan e Eric, pelo menos presentes na edição da Darkside Books.
Não preenchi todas as estrelas por que, por mais que o livro seja completo e extremamente bom, tem muitas partes que é nítido que foram escritas apenas para "encher barriga", que deixou um pouco saturado e me fez simplesmente pular algumas páginas, fora isso, foi ótimo conhecer melhor esse tão famoso caso.

Bruna 30/08/2021

Columbine
Caramba, esse livro foi muito mais pesado e difícil de ler do que jamais imaginei. Já sabia bastante da história, mas a forma como esse livro foi escrita me pegou bastante.
O autor conseguiu demonstrar bastante empatia ao mesmo tempo que deixava clara como algumas coisas estavam sendo ditas e lidadas de formas bastante prejudicial.
O livro conseguiu não sem nem um pouco repetitivo.
Gostei muito da parte que mostrou os diários e escritos dos assassinos, mas admito que senti falta de fotos. :(
O autor conseguiu mostrar os perfil dos dois de uma forma muito detalhada e tem muitas partes que deixam qualquer um assustado.

Também senti falta de citações e partes que focassem em alguns feridos e outros mortos, o autor focou apenas nos que ficaram mais ?famosos? e isso me incomodou um pouco. Acredito que todos mereciam seu espaço, serem conhecidos e lembrados?

Thai Silveira 29/08/2021

Excelente. Dave Cullen vai além do tiroteio
Se eu pudesse descrever em uma só palavra: contundente.
Enquanto relata o evento e suas consequências, Dave Cullen vai além do massacre e levanta a discussão sobre como tratamos com superficialidade as questões de saúde mental, sempre atribuindo qualquer disturbio adolescente ao bullying sem olhar com verdadeiro cuidado para as causas, seja no ambito familiar ou social; os lutos não reconhecidos e como a religião pode se apropriar de tragédias para angariad fiéis; mas principalmente o quanto a imprensa e o jornalismo de espetáculo são atores fundamentais e precisam urgente entender sua responsabilidade na forma em que noticiam estes casos.

Nick 11/08/2021

Levei um pouco mais de tempo pra concluir este livro, como é de se imaginar é uma leitura densa, e em muitos momentos bem difíceis.
Conhecia superficialmente a história de Columbine, então se aprofundar na história foi uma experiência no mínimo difícil. Já deixo aqui o meu alerta, este livro não é pra qualquer um, você precisa de muito estômago pra conseguir finalizar ele. E apesar de normalmente não ter problema com esse tipo de leitura, perto do fim cheguei a cogitar em parar. Durante a leitura tive um misto de sentimentos, raiva, medo, dúvida, compaixão, e muito mais. Imagina então quem viveu tudo isso, por isso cuidado, é uma leitura cheia de gatilhos.
Apesar da leitura ser difícil preciso dizer que pelo meu ponto de vista, o escritor Dave Cullen conseguiu descrever os eventos com muita competência e fez um trabalho de pesquisa muito bom. Mesmo eu que não conhecia a história dessa forma, o sentimento era de que os fatos estavam se desenrolando perante meus olhos.

Ale Giannini 27/07/2021

Columbine
Columbine é um livro de não ficção escrito por Dave Cullen. É um exame do massacre de Columbine, causado pelos jovens Eric Harris e Dylan Klebold, em 20 de abril de 1999.

Cullen foi um dos primeiros jornalistas a chegar ao centro estudantil e ficou tão chocado com os fatos que ficou remoendo por quase dez anos até escrever o livro.

Recheado de entrevistas, de relatos dos sobreviventes e familiares, e amplamente documentado pelos arquivos da imprensa e da polícia, Cullen passeia pela linha da história relatando o evento, momentos anteriores e futuro, imprimindo uma dinâmica que não seria possível se mantivesse uma história linear.

Gostei do livro, embora tenha se repetido vez ou outra. Já a história, que nos sirva de lição para estarmos atentos aos nossos jovens.

Ennio 25/07/2021

Co lum bi ne
Achado: um ótimo achado! Sem dúvida é a melhor definição para o meu contato com Columbine. Vi-o em uma livraria, em meio a tantas outras obras, e paradoxalmente o que me chamou atenção foi o minimalismo da capa: simples, crua, apenas o necessário.
Remeti automaticamente a um filme visto em 2013, durante aula de Psiquiatria: Elefante. Juntaram-se a isso as críticas de importantes veículos de informação, pronto, decidi. Trouxe!
Ele é composto de cinco partes principais, além de epílogo, posfácio e extras. De antemão, já entrego que os capítulos 39 (O livro de Deus), 40 (Psicopata) e 52 (Quietude) são arrebatadores, me deixaram o mais próximo possível do ?tá passada??; são lindos.
Bela também é a escrita. Dave Cullen nos entrega o suprassumo não apenas da gramática, acima de tudo ele expressa sentimentos, emoções, expectativas, percepções por meio de palavras, frases, orações. Ele sintetizou lindamente uma citação de Graciliano Ramos, a qual amo: ?a palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer?. E como e quanto Cullen nos diz! ??
Fala de um atentado ocorrido em 20 de abril de 1999, na Columbine High School, Colorado. ?Massacre? que levou a 15 mortes (13 vítimas e 2 perpetradores). Mas, Calma!! Diferente de todo o episódio de violência, o autor não faz uma abordagem dos homicídios em si? cita, comenta, mas não verte sangue nas suas páginas. Importante aqui é saber a motivação, o porquê, não apenas o como e quando.
Por isso, ele faz um salto em queda livre durante anos na psique dos assassinos. Eric, 18 anos; Dylan, 17 anos; ambos a um passo de concluir o ensino médio. O primeiro, narcisista, calculista, sádico; o último, uma montanha russa ambulante de emoções. Junção altamente explosiva, até mais que o arsenal e plano elaborados durante meses.
Porém, o livro não se resume à dupla e ao dia fatídico. Ele vai além. Vai para as consequências, superações e histórias dos envolvidos diretamente: pais, amigos, colegas de escola e os familiares de todos.
Proporciona-nos um misto de sentimentos: angústia, revolta, esperança, tristeza, alegria, perplexidade.
Vale muito a pena! ?

Renan583 19/07/2021

Angustiante
O livro é completo em todos os seus detalhes e relatos daqueles que de alguma forma foram marcados pelo massacre. Os capítulos não seguem uma ordem cronológica e se intercalam entre passado e presente de forma bem fluida. Diria que não dá para confirmar a motivação real dos assassinos, mas é possível se colocar dentro da mente deles através da descrição dos diários e dados deixados por eles. Em relação a Eric, particularmente só tive impressões ruins e cheguei até a sentir nojo ao ler as partes originais do diário - onde fica claro todo o nazismo, racismo, machismo, xenofobia, homofobia e narcisismo. Quanto a Dylan, apesar dos seus atos, cheguei a sentir pena e empatia devido à toda sua tristeza. Enquanto Eric nutria seu ódio pela humanidade, Dylan estava em uma busca pessoal pelo amor, o qual, segundo ele, nunca encontrou. Columbine não foi o único caso, nem mesmo o que teve mais vítimas, mas com certeza é o mais lembrado. Os únicos pontos negativos ao meu ver, foram o excesso de detalhes, que deixou a leitura bem desmotivante em alguns pontos, mas em geral, gostei bastante do livro.

07/07/2021

A narrativa desse livro é tão perfeita e rica em detalhes, que por vezes se torna densa. Precisei de muitos momentos para retomar o "fôlego". Apesar disso, não é um livro mórbido, pois o foco dele é tentar entender o porquê. Não existe uma forma de descobrir o motivo exatamente, mas o livro se esforça muito em demonstrar quem era quem na história e seus papéis na tragédia. Eu senti muita empatia lendo esse livro. Não somente pelas vítimas, mas pelas famílias, inclusive dos assassinos. E até mesmo pelo Dylan, que parecia claramente um joguete nas mãos do Eric. Recomendo para todos aqueles que querem entender os porquês, mas aviso que o livro é um imenso gatilho e não deve ser utilizado além do propósito informativo/didático para fins de aprendizagem sobre a história da criminalidade nas escolas.