Columbine

Columbine Dave Cullen

Resenhas - Columbine

@livros_no_quintal 11/12/2021

Columbine não será esquecida
O livro Columbine é um excelente trabalho jornalístico realizado por David Cullen. A obra trás relatos de pessoas que viveram, direta ou indiretamente, o terrível episódio do massacre realizado na escola de Columbine (sobreviventes, amigos, familiares, autoridades envolvidas no caso).
Aborda também temas como a depressão, psicopatia e porte de armas, e como isso influenciou os atiradores a realizarem esse crime a sangue frio.
É um relato completo, e muito triste, de um episódio marcante para os EUA.

Camila Westphal 09/12/2021

Extremamente necessário
?? O LIVRO CONTÉM: Suicídio, muita violência e ideias perturbadoras.

Esse livro é rico em detalhes sobre como as as cosias foram acontecendo antes, durante e após o massacre de Columbine.

Os questionamentos que são levantados em relação a temas importantes e atuais até hoje como: acesso a armas, bullying, investigação policial, saúde mental e o papel da mídia nos casos, são todos de extrema importância.

Sem sombra de dúvidas existe um marco em relação aos massacres em escolas norte americanas e ele se chama Columbine. Não consigo imaginar a dor que todos os sobreviventes, vítimas e suas famílias passaram e passam até hoje.

Robin 08/12/2021

"Nós enxergamos monstrinhos egoístas, eles antecipam emoções de deus."
Preciso pontuar as principais questões abordadas no livro, os esclarecimentos e os pontos que acredito terem sidos mais importantes nesse extenso documentário que se estende pelas páginas:
1- A essa altura, acredito que todos já saibam que os homicídios cometidos por Eric e Dylan nunca foram motivados por bullying. Esse livro só deixa mais evidente o que qualquer um que tenha mínimo conhecimento desse caso sabe: Eric era um psicopata que não via problema em morrer, e Dylan um suicida que tampouco se importava em matar.;
2 - Além do mito do bullying e toda aquela história dos atletas ou riquinhos de Columbine, são derrubados muitas outras falácias a respeito do caso - que por acaso eu já vi em muitos vídeos e matérias na internet a confirmação equivocada das mesmas -.;
3 - Acredito que esse seja o mais confiável e completo material que temos do caso de Columbine (contém registros de data, entrevistas reais, confissões de pessoas que estiveram presentes no dia e algumas das anotações reais dos diários dos dois garotos!), apesar de que senti falta da menção de alguns alunos no livro, eu entendo que nem todos puderam ser citados sejam quaisquer os motivos. Ademais, o fato de o livro ser muito detalhado pode gerar certo incômodo em alguns leitores por conter partes sensíveis até demais, portanto confie nos avisos dados se achar que não conseguirá lidar com os fatos narrados.;
4 - Por último, dando minhas sinceras opiniões, achei um livro forte e de narração impecável, perfeito para quem gosta de true crime ou apenas tem interesse em conhecer mais desse caso. Dave Cullen parece ser um ótimo jornalista, com certeza vou procurar mais sobre sua pessoa. Para quem for ler, não se arrependerá!

Ana.Ribeiro 05/12/2021

O melhor livro para entender o caso
Eu conhecia bem pouco sobre a história de Columbine, apenas o básico que quase qualquer um que consome true crime conhece, mas fiquei surpresa de como a história é muito diferente do que normalmente é contada, nesse livro além de muitos outros assuntos, aborda o quanto a história é envolta em fake news, como o fato de que os atiradores sofriam bullying, o que não era o caso.

Gosto de como o livro não foca apenas nos atiradores, mas também nas vítimas, que normalmente são tão deixadas de lado que não lembramos seus nomes ou suas lutas. Os livros são divididos em capítulos que contam o massacre e todo o planejamento antes dele, a história das vítimas e do que aconteceu após tudo isso e também a análise da mente dos atiradores. É um livro bem completo e que ajuda a entender pelo menos um pouco como uma pessoa pode chegar ao ponto que o Eric e o Dylan chegaram, mesmo de formas tão diferentes, como a depressão e a psicopatia, a análise da mente dos dois é muito boa, feita quase totalmente pelo psicólogo do FBI que estudou registros dos dois por muitos anos depois do massacre.

O meu único problema com o livro é como o Dylan é meio feito de coitado pelo autor, obviamente o Eric era a pessoa central do que aconteceu, mas o Dylan não é nenhum santinho também, ele também matou pessoas à sangue frio e tem tanta culpa quanto o Eric, nenhum estágio de depressão é desculpa para o que ele fez.

Fora isso, é um livro muito bom, que explica muita coisa que aconteceu e de como esse massacre moldou tantos outros que vieram depois desse, o autor também soube filtrar bem a quantidade de detalhes pesados sobre o crime, para quem gosta de ler true crime e de tentar entender o que se passa na mente dessas pessoas eu super recomendo o livro.

*Era para ser 4,5 estrelas, mas o Skoob para pc não deixa

Mari 03/12/2021

achei super detalhado porém é nítido que o autor culpa mais um assassino do que o outro ? e por isso não curti tanto visto que dylan é tão culpado quanto eric, e que ambos por mais que sofressem com suas casualidades acabaram deixando uma horrível marca mundialmente

vanessa 01/12/2021

O livro é muito interessante apesar da leitura só se tornar de fato fluida um pouco depois do começo. Os detalhes me deixaram muitas vezes chocada e emocionada, só me fizeram ter mais raiva de quem romantiza o massacre. O livro desmente todas as fake news sobre os assassinos terem sofrido bullying e mostra muito o lado das vítimas, o que me sensibilizou mais ainda. Alguns comentários relacionados ao psicológico dos assassinos também prenderam muito minha atenção. No fim de tudo, achei importante o autor nos conscientizar sobre a influência da mídia em crimes "teatrais", mas ao mesmo fica aquela sensação que a mídia NUNCA vai abrir mão da audiência, mesmo que isso signifique minimizar o número de casos como esse.

Eliane Sousa 26/11/2021

É um bom livro que se propõe a discutir não somente os acontecimentos do dia do massacre, mas também como ocorre o planejamento até aquele dia, as consequência na vida da família das vítimas e dos sobreviventes. O autor intercala os capítulos entre o presente (abril de 99) e o passado (planejamento).

A primeira metade do livro já nos conta como ocorreu o ataque naquele dia. O autor soube muito bem filtrar os detalhes violentos que só tornariam a leitura mais incômoda e não acrescentaria muito à história. Sempre acreditei que eu tinha estomago para esses relatos, mas este caso é realmente de dar enjoo. Fui lendo os capítulos e também as notas do autor no final do livro e eis algo que me incomodou: certos relatos ele coloca ele mesmo como fonte. Isso contradiz com uma passagem em que ele diz que foi apenas um mensageiro dos fatos. Mas muito pelo contrário, como percebi na segunda metade do livro.

Nesta outra metade temos a vida dos sobreviventes, como se sentiram, como foi a recuperação, a vida pós Columbine e isso foi muito interessante. Cada aluno e sua família tiveram reações diferentes, vários sofreram de estresse pós traumático e deficiências físicas.
Temos também relatos sobre a personalidade dos assassinos, estudos sobre suas motivações e os diários que foram escritos por eles. A apelação do autor para nos convencer de que o Eric era um psicopata e puxou o Dylan consigo é simplesmente ridícula. O autor distorce tudo o que o Dylan deixou escrito, dizendo que provavelmente não era aquilo que ele sentia e havia escrito imitando o Eric. O autor chega a dizer que chorou no velório do Dylan, pois ele era um bom menino corrompido que não foi salvo a tempo. Ele se deixou levar pelo sofrimento e relato dos pais e simplesmente tomou isso como verdade, quando o fato é que os pais não conheciam seu próprio filho. Ele cita alguns psicólogos como base para dizer que Dylan era apenas depressivo. Mas existem outros estudiosos que apontam o contrários. Alguns alunos da escola citam bullying contra os assassinos e o Cullen quase não se da o trabalho de falar sobre assunto, apenas diz que essa hipótese não é verdadeira, pois eles não relataram bullying em seus diários (mas em um conto escrito pelo Dylan para uma aula ele utiliza o bullying como justificativa para matar). Não acho que tenha sido essa a motivação, mas acho que foi um fator contribuinte para a raiva desenfreada que, principalmente o Eric, tinha. Ambo foram assassinos cruéis, nenhum foi mais malvado que o outro. Dylan matou assim como o Eric. O autor falhou MUITO em tentar invalidar as falas e ações do Dylan.

Sobre a edição: decepcionada com o DarkSide. Diversos erros de digitação, cortes nos mapas e uma tradução triste de ruim. Poderiam ter feito uma edição que valesse no mínimo o preço do livro, deixou muito a desejar.

Gleiciane.Aline 15/11/2021

Columbine
Sempre me perguntam tanto o porque gosto de ler livros de Serial Killers e eu sempre respondo que gosto de entender a mente por trás do assassino e o que levou ele a fazer isso . Mas esse menino, Deus, não tem motivo, ele simplesmente queria matar e matou. Gostei bastante de ler sobre, ainda mais porque aconteceu antes de eu nascer, então eu nunca tinha tido contato com nenhum fato sobre ela. Recomendo a leitura!!!!

darrewncriss 13/11/2021

Estava há muito tempo querendo ler esse livro, mas infelizmente não me prendeu da forma que eu esperava. Os capítulos são divididos entre as partes falando de Dylan e Eric e a outra falando do pós massacre e as consequências para as vítimas e etc. As partes dos meninos eram super interessantes e eu ia lendo ansiando por elas. Poder ter uma noção do que existia na mente deles através dos diários que cada um escrevia foi maneiro. Eric extremamente nojento, preconceituoso, grosseiro e obcecado por matanças e nazismo e Dylan um pouco mais sensível, escrevendo sobre solidão e a ?paixão? que tinha por uma garota com quem nunca conversou. Além de seu desejo de morrer. Os dois eram obcecados por morte.

Mas então vinham as partes do pós massacre que tinha partes interessantes, mas em geral eram chatas de ler. Levei 1 mês para terminar o livro por causa delas. O autor quis juntar muuuuitas coisas que pra mim foram desnecessárias. O papo da igreja, dos pastores, porque algumas das vítimas eram cristãs e a comunidade se segurou naquilo para superar foi chato pra mim.

Mas, se você quer saber mais sobre os garotos e o massacre em si, recomendo a leitura. O relato de todas as cenas do crime baseado nos cronogramas e planos que Eric registrou em seu diário e os relatos dos estudantes e professores que estavam presentes montam uma narrativa completa. Durante a leitura assisti um dos filmes documentário do caso que melhorou ainda mais a visualização do massacre.

Dylan e Eric planejaram um massacre muito maior do que o que aconteceu. Duas grandes bombas foram colocadas no refeitório programas para explodir no exato horário em que centenas de alunos estariam almoçando. Mas, nenhuma delas explodiu. As que estavam programas para explodir em seus carros no estacionamento enquanto os policiais estivessem ali também não funcionaram. E após matarem 13 pessoas e deixarem alguns feridos imaginasse que cansaram da matança e cometeram suicídio. Foi algo menor do que o planejado, mas ainda assim uma grande tragédia.

Obs: Já entrei em uma parte dark do twitter em que encontrei inúmeras fãs de Eric e Dylan que passam o dia exaltando-os e se referindo a eles como bebês injustiçados e bad boys sexys. Também existem alguns fãs de Ted Bundy e Richard Ramirez. É extremamente bizarro.

Eduarda.Silva 11/11/2021

Um ótimo livro...
Esse livro retrata o massacre que ocorreu no dia 20 de Abril de 1999, cometido por dois adolescentes, Eric e Dylan, na escola americana, Columbine.

O autor, um jornalista que cobriu o dia o massacre e continuou com suas pesquisas por 10 anos, fez um trabalho incrível, mostrou o antes e o depois do massacre, como fizeram, como seus pais e as pessoas ao redor não desconfiaram de nada, contou a história de sobreviventes e de famílias que perderam seus entes queridos, retomou vários pontos interessantes, fez análises psicológicas (principalmente sobre a possível psicopatia de Eric), revelou investigações policiais, deu ênfase nos erros da imprensa e desmitificou lendas urbanas.

O livro também nos mostra que Eric tinha em seus planos a conquista da fama, e foi exatamente o que a imprensa deu, inclusive acabou conquistando fãs para esses meninos.

Eric, se achava melhor do que todos, em algumas passagens dizia que era deus, era muito inteligente e condenava as pessoas que pensavam diferente dele.

O livro também mostrou diversas anotações, o diário dos meninos escaneado e contou sobre as fitas que os policiais revelaram a pouco tempo, e esse conteúdo é simplesmente assustador, há passagens com mortes e estupros tratados com toda a naturalidade do mundo, fora que os meninos fizeram diversos planos para o dia do massacre, e por muita sorte, não deram certo, ou então o número de mortes seria muito maior (fico com um nó no estômago só de imaginar)

Enfim, o autor fez um trabalho incrível e por isso merece a minha avaliação de 5 estrelas.

Almeida 08/11/2021

Uma narrativa majestral do caso Columbine que desfoca na interpretação muitas vezes rasa que as pessoas têm do caso, que os assassinatos foram motivados por bullyng ou vingança. O autor tem muita destreza e trata as vítimas e os pais dos assassinos com uma delicadeza incrível. Bravo

anaclaraurz 07/11/2021

"Quando um filho morre, sempre é recente."
Eu sempre soube que seria um livro difícil de ler por conta da tragédia que todo mundo conhece bem, mas foi bem mais difícil do que eu imaginava.

O autor entra de cabeça em todos os detalhes possíveis de Columbine, explica de forma detalhada como era a vida dos assassinos muito tempo antes deles planejarem o tiroteio e explosões, e de como as coisas que aconteceram na vida de cada um os levaram até ali. Uma parte que eu achei muito interessante foi como Cullen fala, esclarece e da voz aos pais dos próprios assassinos, que acabaram levando muito do ódio, da raiva e da culpa pelos que os próprios filhos fizeram.

Dave também trata de como a escola e a polícia principalmente podiam ter identificado sinais e talvez até impedido o que aconteceu. Muitos erros que a polícia cometeu antes, durante e depois da tragédia, são identificados e deixam o gosto amargo de que talvez vidas podiam ter sido salvas.

As 13 vítimas, os vários sobreviventes e suas famílias não são deixadas de lado em nenhum momento, com muito respeito e consideração, Dave, mostra como as vítimas eram e como os sobreviventes seguiram depois de Columbine. Suas famílias também são abordadas e acompanhadas desde do atentado até atualmente.

É difícil resumir tudo aqui, mas Columbine é um livro extremamente importante pra quem querer entender mais o que aconteceu naquele 20 de abril de 1999, mas que também informa sobre a falta de controle de armas nos eua, sobre saúde mental e surpreendentemente sobre religião e exploração de tragédias pela mídia, algo que ocorre ainda mais nos dias atuais.

Por fim, esse livro tem recomendação indicativa de 18 ANOS(eu não recomendo de jeito nenhum pra menores de idade) e tem vários gatilhos, como: depressão, suicídio, assassinato, estupro, assédio, várias cenas detalhadas de morte, além de vários outros. Procurem e tenham cuidado ao ler.
isa 07/11/2021minha estante
Quero mto ler, parece mto bom

anaclaraurz 07/11/2021minha estante
É um livro ótimo!

Jéssica 01/11/2021

Dolorido e necessário.
O trabalho jornalístico mais incrível que eu já vi na vida.

@davecullenwrites levou 10 anos para concluir a obra que conta a história do massacre de Columbine. Um livro repleto de detalhes sobre o que ocorreu antes, durante e depois da tragédia. Uma narrativa completamente viciante que nos faz sentir parte de tudo, desde a preparação do crime até a recuperação das vítimas e desdobramento na mídia.

Composto por muitos depoimentos e entrevistas, além de arquivos como agenda e bilhetes dos assassinos.

Leitura informativa, dolorida e (muito) necessária.

? Não recomendado para menores de 18 anos ou pessoas sensíveis. O próprio livro informa isso na capa.

Yago 30/10/2021

Um dementador em forma de livro.
Foi difícil. Sabe os dementadores da saga "Harry Potter" que sugam toda a alegria e esperança? É esse livro.
Doloroso ler tantos relatos, mas inclusive, a falta de empatia dos psicopatas envolvidos. O ódio emana sem razão, como se a vida nada valesse.

Ponto negativo: tradução da Darkside. Péssima. Horrível.

Eduardha 17/10/2021

O livro é extremamente pesado, tive que ler aos poucos e parando sempre porque ler a história das vítimas me deixava muito mal. Senti que o autor culpou mais um dos atiradores