Columbine

Columbine Dave Cullen

Resenhas - Columbine

Rafaelly.Alves 26/01/2022

Reflexivo
amei o livro, além de me ajudar a entender ainda mais os acontecimentos, também me proporcionou algumas reflexões sobre perdão, sensacionalismo midiático, efeito Mandela, copycat e entre outros, eu realmente recomendo a leitura desse livro para todos q se interessam pela área de true crime e até mesmo para profissionais q lidam com a saúde mental pois esse ponto tbm é bastante abordado durante todo o livro

emy 23/01/2022

"Para Rachel, Danny, Dave, Cassie, Steven, Corey, Kelly, Matthew, Daniel, Isaiah, John, Lauren e Kyle.
E para Patrick, por me dar esperança"

Já tinha muito tempo que eu queria ler esse livro pra poder entender sobre oq foi e acho que de fato eu consegui entender.
No começo do livro eu desmoronei com as falas do Sr. D ou Frank DeAngelis.
Um ponto que eu de fato reclamei bastante foi em relação ao autor mencionar sempre o eric como cabeça de tudo e o dylan como o bom moço inocente que não sabia oq estava fazendo, que pra mim ele tem tanta culpa quanto o eric.
Eu fiquei impressionada com tudo desse livro, cada entrevista, as falas de pessoas próximas, os diários e até mesmo cartas.
Todos podem saber oque foi o massacre de columbine através de vídeos e reportagens, mas o livro vem completo e mostra tudo oq realmente foi de forma verdadeira.
Meses antes de acontecer essa tragédia foram instaladas câmeras por toda parte e no livro cita "Dia após dia, gravavam as imagens mais banais imagináveis. Ninguém poderia imaginar o que essas câmeras capturariam apenas quatro meses após serem instaladas" e olhando esses vídeos bate um sentimento de desespero por aquelas pessoas.
O Patrick Ireland foi um exemplo de superação, não só ele como todo mundo.
O encontro de alguns pais com os Harris e os Klebold foi algo que me pegou, assim como os diários.
Achei essencial o epílogo pela visão do dave.
Foi uma leitura boa mas que me deixou abalada

Thati 21/01/2022

Resumindo
Eric era um psicopata, que queria matar e não se importava em morrer e Dylan era um depressivo, que queria morrer e não se importava em matar.

Priscila.Nunes 19/01/2022

Bom livro mas com muitos gatilhos
Esse livro e muito bom, gostei de como foi abordado o massacre mas ele é pesado e tem vários gatilhos. Recomendo para maiores de 18

Nath 06/01/2022

Livro muito bom, conto cada detalhe e te faz vivenciar o ocorrido. No final que retoma a vida das vítimas, fiquei cansada de ler, pois tinha mais interesse na vida dos assassinos e a história deles, mas sei que não poderia ser contado sem a parte das vítimas, que é essencial.
No final, é possível ver nitidamente os traças de personalidade e quão diferente eles eram. Eric era um psicopata, doente e muito perverso, sempre se viu como um Deus, objetificava as mulheres, não tinha um pingo de remorso, por mais que fosse bom em fingir para os outros que tinha. Dylan ao meu ver, era muito depressivo, se sentia inútil, se depreciava, sempre queria morrer, mas nunca colocava em pratica; era tímido e sempre queria alguém para guia-lo; foi o que viu em Eric; mas Dylan sempre quis alguém para amar, alguém que gostasse dele e o entendesse. Mas óbvio, isso não tira o fato dele ter cometido esse massacre, mas Dylan só queria morrer.

Gostei do livro, muito bom.

Gisele 01/01/2022

Duro, mas necessário
Um estudo de anos sobre um dos maiores atentados dos EUA a escolas. Um trabalho primoroso de reportagem. Leitura não é fácil, mas flui. Recomendo estar bem mentalmente pq o livro é pesado e algumas passagens são bem gráficas. A edição é caprichada mas tem problemas de tradução e revisão.

Sofs.Xavier 01/01/2022

Cuidado ao ler este livro
Mesmo sendo uma ótima leitura com os detalhes bem feitos, Cullen usa muito da própria cabeça para inventar fatos sobre os atirados. Dylan depressivo vs Eric psicopata. Eu estudo muito a fundo esse caso e Cullen deixa ele extremamente simples, usando apenas partes dos diários que contem a narrativa que ele quer contar. Não há resposta certa para esse caso complicado, pois as únicas duas pessoas que poderiam nos contar o que ha de errado com elas estão mortas, então sim, necessita de muita interpretação, mas Cullen extrapola na fanfic dizendo que Dylan foi apenas um seguidor passivo, sendo que evidencias provam que foi tão ativo quanto Eric no planejamento. Um livro que recomendo (mesmo também não concordando com tudo) é o do Brooks Brown, melhor amigo de Dylan. E ler os diários dos dois na íntregra.

Renata 29/12/2021

Forte, triste e intenso. Mas necessário.
O caso: No dia 20 de Abril de 1999 Eric e Dylan, armados, invadiram a escola que estudavam Columbine High School nos EUA estado do Colorado, e cometeram aquilo que vinham planejando a pouco mais de um ano e descrito por eles mesmos como ?Juízo final?.
Para meio entendedor isso basta.

Li o livro como se estivesse assistindo a um documentário, nesse livro vamos acompanhar como foi que tudo aconteceu, as verdades, as perguntas e respostas, do antes, durante e depois, tanto das vítimas, dos sobreviventes, dos seus pais, das famílias, da mídia, da vida dos dois rapazes, dos investigadores, da comunidade local, de um país inteiro, do pais dos perpetradores, do escritor e jornalista que escreveu esse livro, de como foi tratado o caso todo pela política e polícia, o que foi feito para que mais casos como esse deixassem de acontecer. Vamos ver absolutamente tudo isso em Columbine.

Forte, triste e intenso. Mas necessário.

Precisei de uma pausa para terminar de ler, me emocionei em alguns momentos, e não foi fácil de lê-lo, mas eu queria saber a história toda, queria ler com meus próprios olhos ?? porque já tinha visto vídeo e foto sobre o caso.

Apesar de difícil e de alguns erros ortográficos ou na tradução gostei bastante do livro.

Karen 25/12/2021

Perfeito
Um livro difícil de ler em certos momentos pela riqueza dos detalhes, me peguei com os olhos lacrimejando em diversas partes, um livro sem julgamentos e esclarecedor, muito bom mesmo

Laura.Fernandes 23/12/2021

Doloroso e difícil
?Quando a esperança chega ao fim, orações permanecem não atendidas, uma fração desses garotos se mata, o que dá fim a dor, mas não cura a ferida; o suicídio confirma o status de patético, mas um acontecimento terrível - a desolação da comunidade, choque em todo o país - causa fascínio, respeito. É anunciado como gênio, tudo o que ele almejava.?
Columbine é uma obra difícil de digerir. Um aperto no peito permeia toda a leitura, as lágrimas chegam em inúmeras passagens e a sensação de dor não se encerra com os agradecimentos do livro. No entanto, não deixa de ser imprescindível - vem para desmitificar um acontecimento cujos danos ultrapassam as vítimas do massacre: até hoje, são inúmeros os casos de adoração dos assassinos, de interpretação errônea dos fatos e de um misticismo em torno de Eric e Dylan que sustenta a mentalidade sádica de muitos jovens que planejam tiroteios escolares.
O livro é incrivelmente completo, e aborda todos os aspectos do caso - vida e morte dos 13 assassinados, suas famílias, trajetória e recuperação dos feridos, história dos assassinos e todo o caminho percorrido por eles até o massacre - além da reação de seus pais frente ao horror. É uma obra que nos inspira revolta, medo, sofrimento e até compaixão.

Isabella.sana 17/12/2021

Apesar de ter achado o começo bem monótono e conseguir pegar o ritmo de leitura só a partir da página 100, gostei muito do livro.
A escrita é incrível e a forma como os assuntos são abordados é admirável.
Gostei muito de entender de forma mais aprofundada todo esse caso e também adorei a forma como o autor tentou entrar na cabeça dos assassinos, trazendo a tona muitos fatos e curiosidades que não eram de meu conhecimento.
No geral o livro é muito bom.