Columbine

Columbine Dave Cullen

Resenhas - Columbine

Emanuele 28/02/2022

Assustador, e esclaredor.
Um relato que nos mostra um pouco do que ocorreu antes e depois de uma das maiores tragédias, com armas de fogo em colégios no mundo.
Aqui o autor procura relatar o que poderiam ser os pensamentos dos perpetradores por trás.

Ane 22/02/2022

Já queria ler a muito tempo e superou minhas expectativas. Porém, também senti que depois da metade o autor foi repetindo algumas informações só pra deixar o livro maior.

Marcos 19/02/2022

Columbine, de Dave Cullen
O autor soube retratar com maestria os acontecimentos de 20 de abril de 1999, relatando com detalhes os eventos que precederam e sucederam o massacre. No entanto, a medida que o livro vai chegando ao final, senti que muito do que era dito já havia sido relatado, sendo aparentemente uma técnica para deixar a história um pouco maior.

booksbystef 18/02/2022

Todos as facetas do massacre.
O repórter foi muito cuidadoso e empenhado neste livro, nos deu todo o material preciso, todos os vilões e os mocinhos, nada ficou para trás. O que mais gostei é que Dave Cullen não culpou ninguém, e nos deixou a interpretação e cá está a minha, Eric era um psicopata e Dylan sua cobaia. Não sou especialista, mas Dylan poderia sofrer de transtorno bipolar abrangendo a "depressão" analisada pelos psicólogos, transtorno bipolar é mais agressivo em seus picos de euforia intensificado pela melancolia constante relatada em seu diário. Mas no fim, todos foram vítimas, me partiu o coração a culpabilização em cima dos pais dos assassinos, Sue é a mais guerreira na luta contra esse rótulo. Eu senti muita dor lendo os relatos de Patrick, da Cassie, e de tantas outras vítimas desse massacre. Columbine sempre vai estar marcado na história, tanto para influenciar quanto para nos deixar alertas. Amei o posfácio dedicado a saúde mental e como poderíamos lidar com possíveis futuros massacres ou pelo menos identificar sinais.
obs: é um ótimo livro pra quem gosta de psicologia.

"Esses garotos não "surtam", entram em ebulição. 'A fase de planejamento começa, pelo menos, meses antes, mas a ideação pode ser vista em menininhos em idades tão tenras quanto cinco e seis anos.' Temos todo esse tempo para ajudar, tempo que continuamos desperdiçando."

Filino 17/02/2022

Muito além de um simples relato
Talvez a obra definitiva sobre o massacre de Columbine. Dave Cullen não apenas retraça, em detalhes, o desenrolar dos fatos daquele 20 de abril de 1999: apresenta um número enorme de informações e análises acerca do comportamento dos atiradores, da comunidade, bem como dos profissionais que, de algum modo, se viram tragados por aquele acontecimento: policiais, religiosos, psicólogos... nem mesmo a cobertura jornalística é poupada. Cullen expõe, sem qualquer filtro, os excessos e os erros cometidos por todos ali envolvidos. Investe contra as narrativas apressadas que explicam o episódio da maneira mais fácil e conveniente (sobretudo as que reduzem tudo a um problema de "bullying"), traz importantes contribuições para traçar o perfil psicológico dos envolvidos e valiosas explicações, para o público leigo, acerca da psicopatia.

Não é um livro que se lê com um sorriso nos lábios - é impossível passar incólume pelas histórias dos sobreviventes e dos parentes dos que ali morreram. Trata-se de uma narrativa dolorosa, muitas vezes emocionante, mas o tom informativo, crítico e em várias passagens intimista de Cullen torna a leitura dessa obra algo difícil de ser deixado de lado - e eleva "Columbine" à categoria de obra de referência, incontornável quando se trata desse assunto. Aos que se interessam sobre esse episódio, é de se ressaltar que o livro fornece um verdadeiro manancial de informações para quem deseja se aprofundar. Sem sombra de dúvidas, uma obra-prima do seu gênero.

Mel 15/02/2022

Surpreendente
O livro me surpreendeu em muitas partes, porém, quando chegou na metade do livro, achei q ficou uma leitura cansativa, deu z impressão que o autor escreveu mais páginas apenas para aumentar o livro. Mas tirando isso o livro é muito bom, vale apena ler...
Tarciane.Mayrink 07/03/2022minha estante
Ei, tô sentindo o mesmo. Tô no final e parece que já li o livro 3 vezes, ele repete muita coisa e parece exatamente pra ter mais páginas. Até a metade mais ou menos estava me prendendo, mas depois de tanta repetição, tá sendo difícil terminar.

Mel 14/03/2022minha estante
Fiquei com medo de só eu ter sentido isso kkk ?

Thammy.Neuhaus 14/02/2022

Resenha Columbine
Para quem me conhece, e conhece meus gostos sabe o quanto eu estudo sobre esse caso em específico e o quanto ele me intriga. Há várias lacunas preenchidas ao ler esse livro, porém, ainda tenho comigo algumas questões que apenas seria possível ser descritas e discutidas com os próprios "meninos".
Me arrastou para as cenas e tive a impressão de estar vivendo aqueles momentos.

Incrível, eu estava ansiosa por esse livro e é um dos meus favoritos da estante.

Yas 13/02/2022

Gostei do livro sim, porém, em algumas partes me causou sono e um pouco de preguiça pra ler, é um livro muito detalhado e com muitos nomes pra lembrar, então as vezes me perdia um pouco e tinha que voltar pra ver quem era quem, acabei demorando um pouco pra ler por causa desses detalhes mas isso não torna o livro ruim, pelo contrário, a história tá COMPLETA do jeito que tem que ser, não é atoa que o escritor ganhou prêmios pela escrita, super vou indicar pra amigos mas já vou avisar que não é um livro pra ler rápido e nem um livro pra sair da ressaca literária, tem que ter paciência com os detalhes dele e prestar bastante atenção aos fatos e datas.

Camila 06/02/2022

O livro é muito bom, bem detalhado e mostra uma abordagem bem completa do ataque em Columbine.

Algumas partes são repetitivas, ficando um pouco arrastadas, em outras partes a leitura fica bem pesada como as imagens dos diários no final.

Mas no geral é um ótimo livro para quem gosta do tema.

hëll 06/02/2022

Reb&Vodka
Uma coisa q quero dizer é
-Tinha tantas formas disso não ter acontecido.
Nesse livro ele te mostra todos os lados da história, tanto o quão ruim pode ser a mídia e a falta de preparamento da polícia para um situação como aquela.
Eric era estranhamente psicopata e acredito q mesmo se tivessem o impedido do massacre, ele faria algo no futuro parecido, ele não era só um menino q tinha raiva e planejava atirar no máximo de pessoas q pudesse, escreveu em seu diário sobre enganar garotas e prende-las em seu quarto, além da grande violência explícita q dizia querer fazer contra um ser humano
Dylan era um suicida que acredito fortemente que só fez oq fez por conta da influência de Eric pois não teria coragem de matar os outros de forma tão trágica, por mais que seja difícil de acreditar ainda existia um pingo de humanidade em Dylan, tanto q o mesmo fala que "a vida poderia ser mais fácil se ele fosse amado de verdade", lutava contra um forte depressão e precisava de ajuda e o único q tinha em seu lado era Eric, q aproveitou a instabilidade emocional do mesmo e o manipulou. Lógico que não era um santo mas acredito que se tivesse recebido ajuda psicológica e não se aproximasse de Eric, Dylan seguiria um caminho totalmente diferente.

Carol Kowalski 03/02/2022

Já havia lido o livro da Sue Klebold, e ler esse deu uma visão de um todo ao evento.
Gostei bastante, as pesquisas e fontes são interessantíssimas, mas achei algumas partes meio repetitivas, pois já sabíamos uma informação e a reescrevia mais pra frente.
Outra coisa que me pegou foi no capítulo final, onde o escritor dá a sua visão pessoal sobre o massacre e como se sentiu. Entendi que ele equipara o sentimento dele com o das famílias e amigos das vítimas. Meio bizarro. Fora esses pontos, livro muito completo sobre Columbine, com diversos pontos de vista, visões (algumas conflitantes entre os sobreviventes) e fechamento do que houve aos envolvidos e familiares.
Tarciane.Mayrink 07/03/2022minha estante
Tbm achei do meio pro final muito repetitivo, estou nessa parte em que ele fala sobre ele, e está sendo difícil terminar de ler. A pesquisa dele é muito boa, a forma como trouxe um pouco de várias vítimas, porém em determinada parte ficou se repetindo ?

Carol Jusvi 01/02/2022

desmistificando o mito columbine
Já li muito livros que relatam crimes e os horrores da guerra, mas poucos me deixaram tão reflexiva quando a obra de Dave Cullen. Jornalista que cobriu o massacre desde o primeiro dia, Cullen traz relato detalhado dos passos de preparação do crime, bem como desmente as inúmeras teorias da conspiração que surgiram do caso, como a gangue dos sobretudos e o fato de os assassinos serem vítimas de bullying na escola como um motivador do massacre. Eric e Dylan eram muito diferentes, mas compartilhavam características depressivas que podem ter contribuído para que cometessem o crime. O autor também descreve a vida das vítimas e dos sobreviventes antes e após o massacre. Cullen destaca que a imprensa tem grande parte na espetacularização da barbarie, e que as coberturas deveriam focar nas vítimas, evitando que os assassinos tornem-se estrelas.
Quanto à edição: é muito bonita, mas a fonte é pequena e percebi diversos ?erros de tradução?, pois aparentam uma tradução ao pé da letra, ou são utilizados termos desconhecidos para a descrição de certos trechos.