Columbine

Columbine Dave Cullen

Resenhas - Columbine

May || @nvs_may 12/03/2023

Um misto de sentimentos...
"Columbine foi diferente dos outros tiroteios. Na verdade, não foi planejado como tiroteio, mas um bombardeio que falhou."

Columbine foi uma tragédia, mas poderia ter sido muito pior.

Muitos erros foram cometidos, principalmente pela polícia e é triste saber que se as pessoas envolvidas tivessem feito o seu trabalho direito, esse horror poderia ter sido evitado.

Sobre Eric e Dylan é difícil acreditar que eles são pessoas reais, que planejaram e colocaram em prática um plano que poderia ter matado mais de CINCO MIL PESSOAS.
Mesmo sendo uma consumidora de true crime, ainda me choca que pessoas sejam capazes de umas atrocidades dessas e que coisas assim ainda aconteça.

Sobre os sobreviventes é maravilhoso saber que eles seguiram em frente e conseguiram superar aquele dia terrível. Me emocionei com a força de vontade e dedicação em melhorar de cada um deles.

O livro é um obra prima, muito completo. Não foi uma leitura fácil, mas é um livro necessário.

Vivihbu 10/03/2023

Violência, psicopatia e mentiras
O massacre ocorrido na escola de Columbine sempre me despertou muita curiosidade, afinal os acontecimentos daquele 20 de Abril de 99 trouxeram a tona a importância de se discutir bullying e transtornos mentais em jovens. Porém, assim como a maioria das pessoas, eu também cai na maior mentira contada pela mídia sobre o massacre.
Sinto lhe dizer, caso não saiba, mas os assassinos NÃO SOFRERAM BULLYING! Columbine nao foi sobre jovens que sofriam nas mãos de atletas. Para falar a verdade, os assassinos eram aqueles que praticavam a intimidação.
Os sobreviventes merecem todo o respeito, a compaixão e a admiração do mundo, pois eles são a prova viva de como a violência armada atinge e muda as percepções sobre a vida.
As vidas perdidas devem ser lembradas e honradas sempre! Assim como os familiares e amigos que sofreram com essas perdas.

Lembrando sempre: a legalização de armas não é uma opção viável!

Lucas 07/03/2023

Esse é, com certeza, um dos melhores livros que tenho.
Foi o primeiro livro que eu li. Na época eu não sabia o que esperar e confesso que foi uma escolha arriscada pegar o primeiro livro da vida já com 400 páginas, mas eu li ele rápido (para os parâmetros de alguém iniciante na leitura).
Engoli as quatrocentas páginas em menos de um mês e olha, foi incrível. Ele começa e rapidamente te coloca na cena do crime e, apesar de não ter nenhuma foto, as descrições te fazem imaginar cada lugar perfeitamente e, mesmo que você não consiga imaginar, as fotos dos lugares estão no google.
Mas, para mim, o melhor foi o aprendizado. Os capítulos que falam do Eric descrevem a mente psicopática dele, e como seu desejo por uma "vingança contra à humanidade" o motivou a fazer esse crime. Já o Dylan, garoto destruído por dentro, foi incentivado por Eric a cometer o ato. O livro também mostra algumas mentiras que foram contadas na época e que são creditadas até os dias de hoje, como o caso da menina que teria morrido em prol de sua crença, coisa que nunca aconteceu.
Enfim, esses e mais outros aprendizados fizeram esse livro se tornar cinco estrelas na minha estante.

rafaela1019 02/03/2023

Esse livro foi beeem detalhado, deu pra ver que teve muita pesquisa por trás. foi bem triste de ler em alguns momentos, principalmente quando fala do professor que esperou resgate por três horas :(

taypyx 02/03/2023

Achei que o livro tinha algumas falhas na tradução, mas mesmo assim foi muito bom saber oque aconteceu em Columbine, já tinha visto alguns relatos sobre mas o livro trouxe mais informação.

Beto 28/02/2023

A análise de uma tragédia
Sempre me interessei por serial killers. Não à toa, não fosse a formação em economia, teria feito psicologia. É intrigante como o sadismo e a ocultação de caráter podem atingir até o ser humano mais próximo de nós - como aquele que está sentado na carteira ao seu lado, no colégio.

É assim que nasce a tragédia de Columbine. Ao mesmo tempo que todas as evidências de um massacre estavam lá, também não estavam. Afinal, quem suspeitaria de dois meninos "comuns" que viviam seus altos e baixos como quaisquer adolescentes. Mas eles não eram comuns.

Ao longo da obra, Dave Cullen faz uma análise minuciosa da tragédia. Os planos iniciais, o caminho do massacre, as falhas das autoridades - tudo está presente aqui. Com acesso a documentos investigativos e baseado em entrevistas com participantes, o autor passa por todos os caminhos possíveis para nos fornecer uma anatomia de tudo que esteve envolto nesse espetáculo (a palavra que era o desejo de Eric Harris).

Nem sempre, as motivações são claras. Esse é principal ponto da obra. Não foi bullying; não foi por ter tomado fora de uma garota; não foi motivação racial. O que passava na mente dos assassinos era muito mais complexo. Dylan era complexo. Eric, claramente, era um psicopata. Ainda assim, as teorias que se disseminaram abordaram somente os pontos errados.

No fim de "Columbine", tudo se torna mais claro - ou mais obscuro? As perguntas, porém, permanecem. É possível impedir? Quais as medidas cabíveis que podem ajudar a reduzir? Como identificar os psicopatas? Cullen dá suas opiniões, claro, mas são elas realmente conclusivas.

Se é possível tecer alguma crítica ao livro é ao andamento, por vezes, confuso. Algumas partes se intercalam demais e alguns cortes demoram vários capítulos até serem retomados, o que gera certo esquecimento em alguns tópicos. Se foi intencional (parecer a mente dos assassinos), essa obra ganha um ponto extra; mas como não é possível afirmar, deixo essa observação.

Creio que não há algo melhor para se informar sobre o massacre escolar mais famoso da história. Aquele que serviu de "inspiração" para tantos outros que vieram a seguir, infelizmente. Fugir dos medos, contudo, não é a melhor situação para os combater. É preciso entender de perto a anatomia da tragédia para tentar impedir que ela se repita no futuro.

Luan.Marques 21/02/2023

Columbine - A tragédia que mudou a percepção da adolescência
Mesmo tendo apenas seis anos de idade naquele 20/04/1999, me recordo perfeitamente dos noticiários falando do Massacre de Columbine, foi algo tão chocante e que me deixou tão impressionado que jamais esqueci desse caso.
Agora, mais de 20 anos depois tive a oportunidade de entender um pouquinho melhor sobre o que ocorreu naquele dia, entender melhor o que se passou pela cabeça do Eric e do Dylan e o que os levou a perpetrar essa barbárie que mudou para sempre a percepção que temos da vida adolescente, dos medos, das incertezas e das angustias. É desolador ver todos os sinais serem ignorados, ver o massacre ser idealizado, passo a passo, e saber que não podemos fazer nada para evitar.
Dave Cullen nos entrega um livro extremamente rico em detalhes, que desmente anos e anos de falácias, de desinformação, mas que ao mesmo tempo consegue ser mais pesado e assustador que qualquer ficção.
Columbine é uma aula do bom jornalismo, um espetáculo de escrita, e um chamado, para jamais deixarmos aquele horrores serem repetidos.

Laura 19/02/2023

Proveitoso, mas parcial.
Por muito tempo ansiei para escrever esta resenha, visto que já desejava o livro há quase 4 anos. Dave Cullen faz um papel muito bom em desmistificar dogmas midiáticos e sensacionalismos acerca da tragédia do dia 20 de Abril de 1999. O único celeuma meu com a escrita do jornalista é a parcialidade implícita na análise dura (e extremamente necessária) da psicopatia de Eric Harris, paradoxal à empatia com Dylan Klebold, que, de acordo com o autor, não era tão empenhado no plano do ataque e escrevia muito sobre amor no seu diário. Isso é, para mim, um grande eufemismo na história de um adolescente implacável, egocêntrico, preconceituoso e cheio de raiva. Suavizações à parte, recomendo a leitura para quem acompanha o caso e deseja se aprofundar nas entrelinhas, principalmente nos efeitos do massacre na vida dos sobreviventes e familiares enlutados, abrindo a mente do leitor às falsas notícias e também ao processo de perdão e aceitação.

nanda 15/02/2023

Sobre
Dei quatro estrelas por causa da escrita porque não faz sentido eu dar nota pra uma obra de não ficção. Senti que tinha erros de tradução e/ou digitação, vi algumas palavras erradas (ou eu que tô louca). Fiquei triste que o autor não colocou quase fotos e outras coisas sobre o tirote1o. Eu amei o primeiro capítulo da parte do epílogo, sem palavras, simplesmente incrível.

jay 12/02/2023

A escrita do Dave é incrível e amei o jeito que ele escolheu de contar a história. a linha do tempo traçada pela mídia do massacre ainda perpetua até hoje. contudo, livros como esses desvendam grandes teorias e mentiras.

sempre tive curiosidade sobre o caso e sinto que esse livro me deu tudo o que eu precisava, pois trouxe notícias, empatia e superação (de todos os envolvidos). trouxe também o real diagnóstico e os motivos dos dois assassinos, algo ainda desconhecido por parte da população por justamente só conhecer o "lado" exposto erroneamente pela grande mídia da época.

Samantha.Facincani 05/02/2023

Columbine ...
Para quem gosta de livros no estilo documentário, esse é uma boa escolha!
O texto é muito bem escrito e envolvente. Durante a leitura, você começa a entender o que realmente aconteceu... Um livro pesado e tenso. Em muitos momentos você fica chocado com os comportamentos dos garotos (porque infelizmente era isso mesmo que eles eram... apenas garotos). E você percebe como eles estavam perdidos em seus próprios pesadelos. Estavam à deriva num oceano de maluquices criadas por eles mesmos.

Por outro lado, você passa a ter a dimensão de como o sistema é falho em questões de segurança.  Tudo foi muito fácil para eles; desde adquirir armamento até armazenar em suas próprias casas, sem que ninguém sequer percebesse tudo aquilo.
Eles eram dois garotos sem nenhuma supervisão dos responsáveis. Infelizmente, os pais não se deram conta do que estava acontecendo pois simplesmente romantizavam (como a maioria dos pais) os filhos: boas notas, bom comportamento, sem problemas com drogas e afins (mesmo isso não sendo verdade). Os garotos aprenderam desde cedo a se comportar e dizer o que os adultos queriam ver e ouvir. Um sinal muito evidente de psicopatia. Criaram todo um cenário para a sociedade e no fundo, não acreditavam em nada daquela postura apresentada dentro de casa para os pais.

Um livro triste, que mostra algumas mazelas da sociedade estadunidense, mas que traz um pouco de esperança, já que despertou e ainda desperta o que se tem de bom nas pessoas: empatia.

liazitas 31/01/2023

extremamente necessário
descobri, com essa leitura, que tudo que conhecia sobre o caso de Columbine foi mentira. mitos fantasiosos em que maior parte da mídia ainda compartilha.
várias lágrimas caíram conforme li a experiência das vítimas, das famílias das vítimas e da maldade natural de Eric.
Ainda não sei o que pensar sobre Dylan. Não vejo maldade, mas sei que também matou e por isso não o defendo (dadas as circunstâncias).
o começo do livro senti muito maçante e achei que não atribuiu informações suficientes, mas conforme foi passando, as informações que eram para estar no começo foram aparecendo.
Este livro abriu meus olhos, não só para o caso em si, mas para tantas outras coisas secundárias escondidas durante a leitura. experiência incrível.

leonardo 29/01/2023

bizarro
A historia é terrivelmente bizarra

De imaginar que isso realmente aconteceu, pessoas foram feridas a sangue frio, sem piedade, sem qualquer remorso, isso é muito inacreditável. Além da forma como foi pensado, tudo muito bem meticuloso, mas felizmente nem tudo saiu como planejado. E graças a isso, muitas, muitas vidas foram salvas. Eles foram perversos e cruéis. Tiveram o fim que deveriam ter tido.

O autor produziu essa obra com uma grande e perfeita exatidão de todos os detalhes que englobam o evento. Produzindo uma linha do tempo dos fatos fatídicos que antecedem o massacre, coisas claramente evidentes de que algo de errado estava sendo planejado, e o fatos que sucedem a tragédia, como a comoção da comunidade, da mídia, dos alunos, vítimas e dos familiares.

Durante o percurso, a história infelizmente começa a ficar chata, quando o autor procura explicar os fatos que sucedem o caso. Isso porque, a obra é trabalhada na perspectiva de uma hora no passado e outra no presente e devido a esse bate e volta o livro fica muito cansativo.

Mas em modo geral, quem ama ler um bom caso criminal e se aprofundar no tema, sem sombras de duvidas ele é perfeito.

Porém, devido ao percurso chato, infelizmente isso produziu uma nota mais negativa do que positiva pra mim, por isso, 3,5 estrelas
Nana_tsur 09/03/2023minha estante
Vou procurar outras obras sobre o caso. Pelo que li, esse livro trás muitas informações de forma incorreta.

Danielly35 29/01/2023

É um livro brilhante que reúne várias informações bem detalhadas sobre o massacre e sobre a dupla Éric e Dylan.

A leitura é fácil e não achei massante, te envolve e faz querer saber a verdadeira motivação. O livro desmitifica a ideia da dupla serem vítimas de bullying, e simplesmente entrega o olhar novo sobre o caso. O transtorno antissocial de Éric.

Também nos questionamos a facilidade de aquisições de armas por dois jovens. O livro é ótimo, quem é sensível talvez se abale com a descrição de algumas cenas. Mas acredito que as informações todas são valiosas para podermos assim identificar possíveis Eric hoje
em dia.