Columbine

Columbine Dave Cullen

Resenhas - Columbine

Michelle 27/01/2023

Columbine não precisa de muitas explicações: dois atiradores entram em uma escola e abrem fogo em quem eles acharem que merece. Mas o livro nos mostra que não é bem assim.
Columbine é uma tragédia de muitas nuances, envolvendo depressão, psicopatia, narcisismo, bullying, a permissividade dos EUA na compra de armas, e a inércia da polícia local anos antes da tragédia acontecer.

Quanto ao livro, o autor vai e volta em diferentes situações, o que acaba deixando um pouco confuso. O livro é dividido em partes, mas elas não fazem sentido algum. O ideal seria Eric - Dylan - O massacre - As investigações - Os sobreviventes, mas mesmo assim, o livro é bem claro sobre os acontecimentos.

Para complemento, o YouTube está recheado de materiais adicionais que podem ajudar a entender melhor esse caso, incluindo um documentário feito por uma sobrevivente, diversas entrevistas com a mãe do Dylan, e também algumas imagens e fitas dos garotos antes do massacre. Vale a pena conferir para dar "cara" as pessoas que lemos no livro.

Caio Brito | @territorio.literario 25/01/2023

Que livro! De maneira detalhada, visceral e muito fluída, Dave Cullen narra todo o entorno do massacre na escola de ensino médio Columbine de maneira completa: antes, durante e depois do massacre. Dá pra afirmar sem dúvida que esse livro é o que tem mais completo sobre esse acontecimento terrível.

Outro ponto interessante na leitura são os mitos que se criaram ao redor da história, e a explicação de como nenhum deles se sustenta: o do mártir, o da conspiração, o. do bullying. A pergunta "por quê", feita à exaustão até hoje, é respondida extensivamente durante a leitura, não de acordo com o senso comum, mas por especialistas que colocam luz sobre os pontos e explicam em detalhes um dos ataques escolares mais mortais da história dos EUA.

Beatriz3345 23/01/2023

Um dos livros mais difíceis que já li!
E isso por não falar apensas sobre o fatídico dia, as investigações e os assassinos, mas também falar sobre as vítimas. Como era a vidas das pessoas que frequentavam a escola e Columbine e como tudo mudou drasticamente depois daquele dia.
Não recomendo para pessoas sensíveis, não é uma leitura fácil e muito menos divertida. Mas é um ótimo livro para quem quer saber mais sobre como tudo aconteceu. É extremamente completo e o autor fez um ótimo trabalho em documentar todos o acontecimentos, tanto no pré, quanto no durante e no pós.

Angel 22/01/2023

É um bom livro com uma história triste e cruel
Dois jovens o vendem suas escolas e munidos de armas, bombas e explosivos fazem uma Massacre, aturam em alunos e professores.

O livro conta como foi feito a preparação para esse Massacre, como foi o dia do Massacre e o pós Massacre. Então temos uma narrativa completa de como tudo acontece, os motivos e as consequências.

É um livro bem detalhado mas acredito que tinha que ser assim para explicar tudo o que aconteceu, por esse motivo não é uma leitura rápida mas sim uma leitura para refletir, porque infelizmente hoje isso ainda acontece.

Lorena1035 16/01/2023

Muito forte
O livro detalha os detalhes do massacre, da vida dos assassinos, a recuperação e luto dos sobreviventes e o papel negativo da imprensa. No final também tem páginas do diário do Eric, é extremamente pesado, tem que ter muito estômago. O livro é bom mas já foi provado muitas mentiras então não dá pra confiar 100%. O tempo inteiro tratam o Dylan como se ele fosse influenciado pelo Erick e não tivesse a mesma responsabilidade, isso me incomodou muito.

Dani 15/01/2023

Um livro detalhado, interessante e que mergulha na história real do massacre, com a visão da família, sobreviventes e dos próprios assassinos. Exclui as ideias e notícias erradas a partir da motivação ao crime e nos coloca à prova da verdadeira história, a partir de relatos, diários, gravações, feitos de forma respeitosa e com bastante estudo. Livro excelente!

Cecy Jarske 14/01/2023

Columbine
Não é uma leitura fácil, a carga emocional do livro é enorme! Alguns capítulos me fizeram chorar de raiva, dor e empatia (tanto pelas vítimas quanto pelos sobreviventes). O massacre de Columbine foi cruel e covarde. É impossível não se colocar no lugar de cada uma daquelas 2.000 crianças mais o corpo docente naquele 20 de abril de 1999.

O livro é rico em detalhes, traz bastante informações pautadas pelas provas apreendidas pela polícia. Também demonstra o quanto à mídia errou em relação a julgamentos e sensacionalismo (essa questão de o massacre ser televisionado ao vivo me lembrou MUITO o caso Eloá em SP e todo o erro grotesco cometido pela Impresa, jornalistas e a própria policial tal como em Columbine).

A narrativa é fluida e alterna os capítulos entre os sobreviventes e os assassinos. Porém, pra mim, ainda ficou faltando algo... Acredito que todos se questionam o porquê de tamanha atrocidade, e os únicos que poderiam responder estão mortos. Sinto que o autor colocou o Eric como "a cabeça", enquanto Dylan era depressivo "sem personalidade" que seguia as ordens do líder... e isso me incomodou. Ambos são tão cruéis e sádicos no mesmo lado de uma moeda. Os próprios registros mostram que Dylan, além de suicida, tinha fascinação por morte e sentia o mesmo desejo de Eric de matar. Eu esperava saber mais sobre os assassinos, então talvez esse ponto que me deixou com a sensação de faltar algo no livro... Enfim.

Para quem quer saber mais sobre o massacre de Columbine é uma leitura rica, apesar de repetitiva em alguns pontos, mas vale a pena! Eu super recomendo esta leitura!

LaAs 13/01/2023

verdade vindo a tona
um dos melhores que eu já li, um dos materiais mais completos sobre o massacre, e conta realmente o que aconteceu e como aconteceu! livro muito esclarecedor

lendocombeatrizz 10/01/2023

Impossível não se sensibilizar!
?O casal conversou com um advogado naquela noite, que compartilhou com os Klebold um pensamento preocupante. ?Dylan não está mais aqui para ser odiado?? disse. ?Então as pessoas vão odiar vocês.??

Com certeza essa foi uma das leituras mais fortes da minha vida, até porque sempre me sensibilizei demais com o caso ? que era e foi muito mais do que a gente imaginava. Não era para ser apenas ?mais um massacr3?, era para ser um ataque, por pouco não foi;

Esse livro nos traz muitas informações, a que mais me deixou com raiva era que tudo podia ter sido evitado, eles tinham provas, mas não usufruíram delas, pelo contrário, decidiram omiti-las por não ser tão parecer tão relevante na época;

Um dos atiradores e considerado o líder da dupla, Eric Harris tinha um website e nele postava ofensas, discurso de ódi0 e ameaças contra colegas de escola. Os pais de uma das vítimas ameaçada virtualmente teriam levado essas informações para a polícia, mas como sabemos pelo final da história, podemos ver que nada foi feito. A justiça tarda e falha;

Além da narração da carnificina, temos o relato dos sobreviventes e dos familiares das vítimas que infelizmente morr3r4m. Você se sente lá, observando tudo e sofrendo junto. Não aguentei em alguns momentos, me desmanchei em choro, o Dave foi humano em cada página. Ele contou a história da vítima sem reduzi-la ao ocorrido, o que me deixou mais vulnerável como leitora. Obrigada por isso.

Henrique.Delgado 09/01/2023

Extremamente sensível
Um livro vem passado, pra quem gostar de chorar já pode começar a ler haha.

sabre 25/12/2022

Um livro que analisa diversos aspectos do caso Columbine sem sensacionalismo, contando o que realmente aconteceu e não a narrativa que venderia mais. Muito pesado, não recomendo para todo mundo, mas ainda uma boa experiência de leitura.

Murnyx 18/12/2022

Livro relata o que aconteceu no massacre de Columbine, mostrando como agiu a policia, a população de forma geral, a imprensa e chega a ser assustador o que a ignorância faz.
Passei tanta raiva com toda a intolerância, mas é um bom livro pra conhecer o que houve e é bem escrito, o que facilita a leitura apesar do tema tenso.
Aconselho ler O Acerto de Contas de Uma Mãe após terminar Columbine, é o livro da mãe do Dylan e mostra a visão dela e como era a convivência com o filho.

paulinh2o 13/12/2022

interessante.
Não vou mentir que li com o ** na mão, o livro ele é pesado, é rico em detalhes, ele reconstitui os acontecimentos e alterna entre o ?presente? do acontecimento e o pós. Achei curioso o fato do autor falar que o livro serve para corrigir erros que a mídia cometeu, assim como ele também. O livro consegue explicar o motivo do porque aconteceu e procurar saber se tudo poderia ser evitado. E a resposta é clara. Retrata também a incompetência policial e midiática perante o caso e a perseguição às vítimas, chega a ser angustiante. Terminei esse livro ficando pensativo e de certa forma perturbado pela mente dos assassinos, e só de pensar que há fitas deles falando sobre a vida e sobre o que planejavam, me arrepio todo. Muitas pessoas acham que o livro é tendencioso, que ele deixa um deles apenas como culpado, como manipulador do outro, quando na verdade, os dois tomaram a decisão de fazer o que fizeram. Os dois são culpados e o livro deixa isso claro, pelo menos para mim. Para quem gosta de true crime e queria se aprofundar no caso, esse livro é essencial, e acredito que um dos mais neutros possíveis e próximo da realidade.

Silva Sousa 05/12/2022

Eu estou surpresa, pois achei que seria uma leitura pesada e cansativa, porém foi justamente o oposto! A narrativa facilita muito a leitura e torna a experiência agradável. Esse livro consegue reunir as informações de uma ótima maneira, claro que, por ser um livro com muito conteúdo, é difícil captar tudo, mas eu não tive dificuldade em armazenar a maioria das informações. E, mesmo o livro não sendo focado em determinar, somente, o perfil dos assassinos, eu pude entender mais sobre o perfil dos psicopatas e de certa forma me ajudou a compreender certos fenômenos sociais. Gostei bastante do livro!

Thais 03/12/2022

O Epetaculo do Violência
Demorei para concluir a leitura pois a história e pesada. Precisei de tempo pata ler, entender e digerir.

São muitos mitos entorno da história. Muitos desse mitos persistem no imaginário comi fatos. O livro expõem verdades e mitos com muito respeito e sensibilidade.

O próprio autor revela como acompanhar a história de sobreviventes e famílias das vítimas por 10 anos afetou a ele.

Recomendo a leitura para todos que, assim comi eu, sempre se perguntam comi algo assim pode acontecer e, infelizmente, continua acontecendo.