Columbine Dave Cullen

Resenhas - Columbine

Jheh 19/06/2022

Favoritado
Há 22 anos aconteceu um dos primeiros massacres escolares que chocou o mundo. Mesmo depois de duas décadas o assunto ainda reaparece em algumas conversas, e fico impressionada com tantas informações erradas que foram passadas pela mídia na época, informações essas que circulam de maneira errada até hoje.
Bullying nunca foi o motivo, como eu mesmo acreditei por tanto tempo.
Columbine abrange muito mais, e é simplesmente incrível a forma que David Cullen consegue colocar isso em pauta ao longo do livro.
Ao mesmo tempo em que pude ler as anotações de Eric e Dylan, ver suas motivações, adentrar no mundo obscuro que eram os seus pensamentos; também consegui acompanhar o luto e a superação de várias famílias que perderam - seja um membro da família ou uma parte de si - naquele dia horrível.
Tantos detalhes e informações só enriquecem ainda mais a obra.
Simplesmente excelente.

giom0 05/06/2022

Columbine
Esse é um ótimo livro para aqueles que se interessam por true crime! Além de trazer uma perspectiva mais detalhada sobre o crime também apresenta outros aspectos, tanto da vida e comportamento dos assassinos antes e durante o planejamento do massacre quanto o sofrimento e a luta das vítimas após o ocorrido.

Em determinado momento acabou ficando um pouco arrastado, mas nada que prejudicou a obra, e eu já esperava que fosse ser um livro mais demorado, principalmente considerando que esse é um tema mais pesado.

Na minha opinião, o autor fez um ótimo trabalho em trazer informações pouco conhecidas sobre o crime e em apresentar toda a história e fatos importantes.

Recomendo a leitura para aqueles que gostem do tema, mas não é uma boa pedida para aqueles mais sensíveis devido ao delicado conteúdo abordado.

Juliane72 30/05/2022

Esperava mais.
Bem escrito, boa reunião de fatos, porém falta algo. Fiquei com a sensação de inacabado.
Tinha tudo para ser ótimo.

Tata 28/05/2022

Bom demais
Sempre tive muito interesse pelo caso de Columbine, e esse livro em específico sempre foi o mais desejado do selo Crime Scene da Darkside.
Vi em muitos lugares (tik tok :/) que esse livro trazia informações falsas, mas lendo o livro e analisando o que as pessoas acusam como sendo inverídico, cheguei a conclusão de que o autor está certo, e de que as fontes estão corretas. Me senti meio perdida em alguns momentos, pois o foco do texto mudava muito rapidamente, mas achei o livro riquíssimo em detalhes. Apesar de ser meio repetitivo em alguns momentos, fluiu muito bem.
Gostei muito do conteúdo extra, como trechos dos diários dos assassinos, e acho que a vida de algumas das vítimas poderiam ter sido melhor exploradas.
Achei o trabalho do autor excelente, e recomendo muito a leitura.

Leticia.Zimmer 24/05/2022

Columbine
Mto bom o livro, ajuda a ter uma noção melhor sobre o que aconteceu nessa enorme tragédia. Também ajuda a entender o psicológico de cada atirador.

Vanessa.Liandro 19/05/2022

Uma tragédia para não ser esquecida
Na época da tragédia em Columbine eu devia ter por volta dos meus 13 anos de idade e sempre me lembro ter assistido no telejornal Jornal Nacional as notícias sobre esse fato. Esse massacre escolar nunca me saiu da cabeça e digo que lia o que podia sobre esse assunto. Até o momento conheci duas obras com o tema "O acerto de contas de uma mãe" de Sue Klebold, mãe de Dylan um dos atiradores e agora Columbine de Dave Cullen, jornalista.
Columbine é uma obra que traz todo o clima que envolveu esse acontecimento. Dave sem dúvidas fez um trabalho impecável na sua investigação. Em diversos momentos me emocionei com os relatos de algumas das vítimas e dos pais daqueles que perderam a vida.
O autor é minucioso e bastante detalhista nos eventos e depoimentos. Nessa obra você não encontrará fotos dos assassinos ou das vítimas, somente fotocópias de algumas partes dos diários de Dylan e Eric. Esse livro provavelmente seria uma leitura lenta para alguns leitores, mas pra mim foi algo a ser degustado bem lentamente. Todo o trabalho do autor é interessante por abordar inúmeras teorias que surgiram na época do crime. Por que eles fizeram isso? Eles são os culpados ou seus pais que não perceberam? Eles sofriam Bullying? Esses são questionamentos que permeiam essa leitura.
Um dos sentimentos que me acompanhou durante toda a leitura foi a indignação. A forma como os policiais e impressa procederam durante o tiroteio foi algo difícil de engolir. Entendo que ninguém estava preparado para dimensão do que estava acontecendo, mas percebo que houve uma falta de um direcionamento melhor. Essa é uma opinião minha, ok?
Será que tudo poderia ter sido evitado? Talvez sim, talvez não! Dave traz mais um questionamento importante aos nossos olhos. Tudo isso te fará entender melhor o que aconteceu no dia 20 de abril de 1999. Um dia triste para pais, filhos, alunos, professores e toda uma comunidade. Foi muito difícil ler esse livro, sempre parava para tomar fôlego e digerir. Não havia como não sentir profundamente toda a dor das vítimas.

Thayla.Ravelle 13/05/2022

Rico em detalhes
Achei o livro maravilhoso! Li sem saber muito sobre o caso (sou de 96) e fiquei horrorizada imaginando as cenas? saber como ficou após o massacre, tudo é muito interessante. Gostei.

Emanoel 12/05/2022

Columbine é a desmistificação dos "anjos vingadores"
Columbine não é nada do que achamos e esse livro prova que sempre estivemos sempre completamente errados. Não se trata de bullying, oprimir os fracos e, resultante disso, surge a vingança. Trata-se de menosprezo pela vida, da justiça falha e da negligência que poderia ter evitado o massacre.

Li o livro aos respiros. É forte e esclarecedor. Conhecia a história do massacre por meio de videos e, mesmo assim, nunca foi suficiente.

Me conectei às vítimas e aos sobreviventes. E surpreendentemente consegui me compadecer com as famílias dos assassinos, pois ao contrário da opinião popular na época, eles nunca foram culpados pelos erros de Eric e Dylan.

Quem sabe 100% os filhos que tem?

Eu recomendo demais a leitura, mas ela é bem intensa. O ataque teve diversos desdobramentos após 1999. Recomendo anotar também partes importantes.

Simon 07/05/2022

Ótimo
Pra quem gosta de ler sobre esses grandes acontecimentos eu super recomendo esse livro é ótimo, leitura super fácil.

Lrfatima 28/04/2022

Excelente livro pra adolescente que romantiza eles no ttk
Finalmente um livro que trás a visão das vítimas , eu amei o fato da gente conhecer quem foi os sobreviventes e quem realmente precisa ser lembrado

Bruna Maria 27/04/2022

Ótima leitura
O livro, por mais que descreva o massacre, é muito sensível e se foca bastante nas vítimas. Foi muito esclarecedor para vários mitos que eu sabia

Ju Ghiaroni 22/04/2022

O melhor e o pior livro que já li
"Columbine" sem dúvidas entrou para minha lista de os melhores/piores livros que já li. "Melhor" e "pior" acabam virando sinônimos dentro dessa resenha porque tudo que eu expressar de melhor, também vai ser pior. A riqueza de detalhes é extraordinária, ao mesmo tempo que é extremamente desesperadora. As entrevistas com os sobreviventes geram uma comoção absurda enquanto surge o argumento de que eles não deveriam ter passado por isso, muito menos as vítimas que, infelizmente, não sobreviveram. Eram adolescentes, filhos, marido e pai. Só estavam seguindo mais um dia normal dentro da sua rotina.
Confesso que fiquei extremamente revoltada com a atitude da polícia meses antes de o massacre em Columbine acontecer e até mesmo depois. A quantidade de evidências e provas que eles tinham acerca do que poderia acontecer (e aconteceu), a facilidade com que poderiam ter evitado o ataque, a irresponsabilidade no sumiço proposital dos dossiês com os diários e documentos arquivados. Todo o conteúdo é extremo. É um livro que você devora e termina de ler bem rápido, mas, ao mesmo tempo, você precisa parar para respirar porque os fatos são tão pesados, tristes, revoltantes, que, caso você não pare, isso se infiltra na sua cabeça e te faz mal.
Foi um dos melhores livros que já li e, infelizmente, um dos piores também. Queria eu que tudo não passasse de uma ficção.

annaaraujotriz 19/04/2022

Não comece esta historia lendo este livro....
Não indicaria este livro para quem deseja começar a ler sobre o crime, existem tantos contras que nem de longe pode se determinar um contador confiavel da historia em si.
Columbine foi um massacre escolar cometido em uma das cidades mais religiosas e devotas do colorado, não é atoa que todas às crianças atingidas de alguma forma por este crime se converteram ou voltaram a cristo. Porque estou citando a religião? Porque é disso que se tratou todo este caso, pelo menos para os pais de vitimas e visivelmente este narrador.
Muitos reclamam sobre ele culpabilizar mais o Eric do que Dylan, mostrando em dados que Dylan atirou mais mas pouco se fala do verdadeiro interesse de Eric, ele queria que o pintassem como um grande assassino já Dylan como um gênio da matematica e ciencia antes do seu fim previsivel obviamente escondeu seus rastros. Ambos possuiam interesses diferentes, por isso um é mais glamorisado.
Este crime, serviu de exemplo para uma cadeia de acontecimentos evitados nos anos 2000 mas tiroteios continuam acontecendo e crianças continuam morrendo. A todos, culparam seus pais e suas vidas menos os dois maiores culpados Dylan e Eric.

Este narrador é confuso, não se atem a detalhes televisionados e muito menos detalha os acontecimentos do dia. Se enrola em contradições e tenta culpabilizar o olhar.

Indico que leiam o livro de sue kleblod, os diarios e ate a wikipedia. Estes com certeza possui uma visão fora de sentimentos.

elicarlla ð 17/04/2022

completo
uma análise minúsculas do massacre de columbine. assustar analisar todos os passos dos assassinos com os próprios olhos. livro bem produzido.

Samara 14/04/2022

????
O livro chega a ser bem completo, relatando todos os fatos do dia do acontecimento, e até depois, achei bem conclusivo, mostrando que nem tudo que sabemos é verdade.
Resenhando Com Luke ® 14/04/2022minha estante
??????