Columbine

Columbine Dave Cullen

Resenhas - Columbine

@0Good_girl 09/06/2023

O começo do livro é meio parado, mas lá pela página 100 vai ficando mais interessante de ler e tals. Gostei bastante da escrita do Dave e do jeito que ele abordou os fatos. Ler esse livro me deixou o tempo todo com uma mistura maluca de sentimentos e que consegui indentificar alguns com o que o Dave diz ter sentido também e eu achei isso uma experiência interessante.

Ariany.Moura 04/06/2023

Pesado, completo, necessário
Não dá pra dizer muito sobre o livro além do fato de que é uma leitura dolorosa, que machuca, que traz em você diversos sentimentos (raiva? Tristeza? Compaixão?), um misto de coisas que às vezes a gente precisa colocar ele de lado e respirar fundo por um tempo.

Dave traz detalhes sobre como tudo aconteceu, trechos dos diários dos assassinos, até um breve estudo sobre psicopatia. Você entra em Columbine e está vendo como tudo aconteceu. É impressionante como cada página vai marcando você profundamente.

Ao ler, tenha em mente que é um assunto extremamente sensível.

Beatriz 03/06/2023

É muito interessante conhecer mais sobre o que aconteceu naquele 20 de Abril de 1999 e poder ver a verdade depois de tantos mitos espalhados ao longo dos anos, eu mesma já acreditei que o bullying foi um dos motivos e achei muito curioso ver que não era a realidade e que o que realmente aconteceu era muito mais complexo.

Também é muito interessante ver a versão das vítimas e compreender um pouco do que elas passaram, o livro passa a emoção delas e das famílias e eu fiquei com o
coração apertado lendo.

Ainda acho um pouco incompreensível como alguém consegue fazer algo desse tipo e acabar com a vida de tantas pessoas, mas poder ?entrar? um pouco na cabeça deles esclarece muitos fatores.

sarah 28/05/2023

Venda do livro columbine
Oi gente! passando aqui para anunciar que estou vendendo o livro COLUMBINE por 50 reais, comprei ele pela darkside por 85 reias e nunca mais peguei ele pra ler, ele está em ótimo estado (como eu disse nunca li ele)! quem estiver interessado pode entrar em contato comigo pelo meu instagram ( @_sarahsouzz ) e aproveito e mando umas fotos do livro!! beijos

Aline MSS 18/05/2023

A verdadeira história sobre Columbine
?Livro q deveria ser lido por todos os profissionais da educação e da imprensa!

O livro trata em detalhes tudo oq aconteceu antes, durante e depois do massacre ocorrido no dia 20 de abril de 1999 na Columbine High School, escola situada no Colorado, Estados Unidos.

Sem dar spoilers, o ocorrido foi considerado um dos maiores ataques com armas em uma escola na história dos EUA e teve como protagonistas 2 alunos do Ensino Médio.
Eric Harris(18 anos) e Dylan Klebold (17 anos), que planejaram o massacre juntos, eram alunos medianos, com perfis diferentes e q até hoje servem de "inspiração" para crimes desse gênero.

Particularmente nunca procurei saber muito sobre esse caso, não tinha visto imagens dos assassinos, não li matérias com os detalhes e nem sabia oq eles realmente tinham feito. Adquiri o livro justamente para saber detalhes e ler sem qualquer viés, mas confesso q tive medo de q a narrativa tivesse sido de alguma forma "romantizada". (Não foi!)

O livro é mto bem escrito e conta a historia de maneira NÃO linear, ele vai e vem sobre os eventos, detalhando não só os planos e perfis dos assassinos(c/ estudos psicológicos), como também as vitimas antes e depois do evento. É simplesmente ESTARRECEDOR oq eles planejaram e a quantidade de erros cometidos pelas autoridades locais p/cessar o ataque.
O autor tb trata a atuação da IMPRENSA sobre o caso, os desdobramentos políticos, a atuação da administração da escola e o desenrolar das investigações. Os relatos dos familiares são de partir o coração e vc SOFRE junto ao longo da leitura.

Não é um livro pra qualquer tipo de pessoa, pois traz detalhes chocantes do q aconteceu com as vitimas durante o evento, além de descrições sobre o estado dos cadáveres. Os relatos são bem dolorosos e eu chorei 2 vezes lendo, além de sentir a minha ansiedade atacando. Já trabalhei com pessoas encarceradas e estou "acostumada" com True Crime, mas msm assim nunca senti q um livro mexeu tanto comigo qto esse. É bem triste em todos os aspectos!

O autor é um jornalista e trata os eventos, vitimas e autores do fato de maneira respeitosa e sem qualquer glamourização. Não existem imagens sobre o evento no livro, mas a narrativa contada é tão detalhada q vc entende pq isso é totalmente dispensável. Parece q vc está LENDO um documentário e vale DEMAIS o investimento.

Oq tem no livro:
- História não linear;
- Estilo documental:
- Poucos diálogos e muitas descrições;
- Citações de estudos psicológicos;
- Perfis criminais;
- Relatos de sobreviventes;
- Erros policiais e jornalísticos do caso.
- Detalhamento do massacre (antes, DURANTE e depois). O PLANO arquitetado foi oq mais "me pegou" e me chocou. Não foi "somente"um ataque armado, foi algo além disso e totalmente inesperado levando em consideração a idade dos envolvidos.

Assisti no YouTube o documentário lançado em 2002 "Blowing for Columbine"(Tiros em Columbine), q retrata a natureza da violência nos EUA, a publicidade das armas de fogo e todo o contexto do ocorrido em Columbine. É devastador e embrulha o estômago!

Li a edição física da DarkSide e achei o livro lindíssimo. A diagramação é boa, vc tem a sensação de q vai demorar mto p/finalizar a leitura, mas flui com mta rapidez apesar dos horrores descritos. Vale o investimento pra quem não é mto sensível/emotivo. É chocante! Sério!
Regis 18/05/2023minha estante
Sua resenha é bem descritiva e atiça a curiosidade apesar do tema pesado que o livro aborda. Ótima resenha, Aline! ? ??

Aline MSS 18/05/2023minha estante
Obrigada, Regis. Amo suas resenhas tbm, Vc arrasa demais nas suas e sempre aumenta minha wishlist. ??

Regis 18/05/2023minha estante
???

Pedro 18/05/2023minha estante
Caramba, Aline, que resenha sensacional! Parabéns:)
????????

Aline MSS 18/05/2023minha estante
Vlw, Pedro vc sempre é mto gentil.???

Tiago Doreia 18/05/2023minha estante
Resenha incrível, deu uma curiosidade genuína de ler depois da sua análise, parabéns!

Aline MSS 18/05/2023minha estante
Obg. Tiago! Ficou extensa, mas acho q consegui evitar spoilers.? ???

Fabio 19/05/2023minha estante
Parabéns pela resenha Aline!
Incrível!

Gustavo616 19/05/2023minha estante
É a primeira vez que leio algo a respeito desse livro, e só me deixou com mais vontade de iniciar a leitura.

Nunca me aprofundei nesse caso, mas lembro de ter visto um vídeo longo das câmeras de segurança do colégio no dia do massacre. É algo assustador ver todas aquelas pessoas passando por aquilo até então no que era "só mais um dia comum". Desde então tive interesse no livro, e por tudo o que você escreveu dá pra ver que é um livro bem completo.

Uma ótima resenha!

Aline MSS 19/05/2023minha estante
Obrigada, Fabio. ??

Aline MSS 19/05/2023minha estante
Gustavo, eu tb nunca procurei saber e só fui ver as imagens depois de ter lido. As descrições do livro conseguem ser mais pesadas do q oq foi capturado pelas imagens. Sério! Espero q o livro atenda as suas expectativas, assim como atendeu as minhas (foi a maior nota q dei esse ano p/ uma leitura).???

Núbia Cortinhas 30/05/2023minha estante
Amei a resenha! Já quero ler o livro! Parabéns!! ?? ?? ?? ??

Aline MSS 30/05/2023minha estante
Obrigada, Núbia.????

Nogueira 04/05/2023

Impecável
Não vou falar que estou surpresa, porque Columbine era meu sonho de consumo, ler esse livro era algo que eu imaginava fazer daqui muito tempo, então botei MUITA expectativa nele, e Dave atendeu todas elas.
O livro retrata a vida dos assassinos e das vítimas (fatais e sobreviventes). sendo extremamente descritivo e observador, Dave te convida a entender o que se passa na cabeça de todos os envolvidos na tragédia. Demorei cerca de 2 meses pra terminar a obra, mas foi praticamente um estudo de tanta informação que achei. Simplesmente o maior e melhor livro que já li na vida.

Maira.Ferreira 30/04/2023

Columbine
É impressionante a quantidade de informações existentes por trás dessa tragédia. O autor passou 10 anos coletando informações, fazendo entrevistas e analisando provas e documentos. O resultado é bem chocante e nos leva a discussões amplas sobre o papel da família, do governo, da polícia, da mídia, das igrejas e templos e da comunidade escolar.

O livro traz à tona temas importantes que devem ser tratados com mais importância como saúde mental, depressão e psicopatia. Alem de uma crítica à atuação da imprensa em eventos como esse.

Leitura necessária!

Rebeca.Verino 24/04/2023

Tema sensível
Columbine de David Cullen é um estudo detalhado do massacre na escola de mesmo nome em 20 de abril de 1999. Cullen analisa os eventos que levaram ao tiroteio, a vida dos perpetradores, a resposta da mídia e da sociedade ao incidente. Ele desafia muitos dos mitos e equívocos que cercam o massacre e oferece uma visão mais precisa e equilibrada do que realmente aconteceu.

Me senti sufocada em algumas das descrições do massacre e dos diários dos assassinos. É um livro de árdua leitura que te deixará desconfortável com o acontecido. Não indico para quem é sensível.

Isabela.Lopes 04/04/2023

Excelente livro para entender o que de fato aconteceu. É um evento muito complexo que o autor conseguiu passar de forma simples, porém detalhadamente. Você sente compaixão, raiva, entende cronologicamente os acontecimentos e recebe uma visão crítica dos fatos

Gabrielly703 02/04/2023

Columbine High School, 20 de abril de 1999
Eu não tenho nem palavras para esse livro, ele mexeu bastante comigo e houve momentos em que eu tive que parar a leitura pq fiquei angustiada e com uma sensação pesada.
O autor nos trás detalhes de como ocorreu o massacre na escola Columbine em 1999 e como os sobreviventes e os familiares lidaram com tudo.

thexanny 26/03/2023

O que realmente foi Columbine?
Ao finalizar a leitura podemos ver como esse livro foi muito bem pesquisado, o autor tentou explicar cada acontecimento do modo mais verídico possível. Aqui Cullen fez um trabalho esplêndido, qualquer pessoa que tenha curiosidade em saber o que realmente aconteceu não só no dia 20 de abril de 1999, mas antes e depois do massacre deve dar uma chance a esse livro.

Há tantas informações que explicam e desmistificam a nossa ideia sobre o que foi Columbine, quem era os assassinos, como e porque eles fizeram isso. Acredito que esse é o livro mais pesquisado e trabalhado que eu já li sobre um crime real. Além da escrita e a forma de contar os acontecimentos te prenderem, vemos que o livro contou com muitos depoimentos. O livro não deixa a desejar de forma alguma quanto ao conteúdo. É um prato cheio para conhecer a verdadeira história do massacre.

O autor também fala bastante sobre algumas vítimas, a sua história e superação. É um livro muito lindo nesse sentido. Além de tirar as ideias totalmente erradas que a mídia colocou sobre o tiroteio. Às vezes a leitura pode ser um pouco confusa devido às pausas e mudanças que dá entre os acontecimentos, mas quando você entende o estilo de escrita tudo fica claro.

Para mim a parte mais interessante foi saber sobre a mente dos assassinos e os motivos de cada um para o massacre. Há um capítulo onde o autor explica sobre a psicopatia, o que nos ajuda demais a entender a mente de Eric. O caso de Dylan é definitivamente mais complicado, mas o autor faz um bom trabalho também explicando. Recomendo a leitura dos diários de ambos os garotos, apesar do livro mostrar fragmentos a leitura completa dá uma visão mais ampliada.

emi 21/03/2023

Olha nem tenho muito o que dizer sobre o livro, é basicamente tudo o que aconteceu extremamente detalhado, então é um livro pesado tanto que eu devo ter demorado quase um ano para ler ele todo, mas foi um aprendizado. não me arrependo de tê-lo comprado e muito menos de tê-lo lido.

Clarysse1 17/03/2023

Mais de uma década de pesquisa
"Columbine" é um livro de não ficção escrito por Dave Cullen que explora os eventos que levaram ao massacre na escola secundária Columbine, em 1999. O livro é fruto de mais de uma década de pesquisa de Cullen, que incluiu entrevistas com sobreviventes, pais das vítimas, professores, funcionários da escola e até mesmo com os assassinos, Eric Harris e Dylan Klebold.

O livro é estruturado de forma a seguir a linha do tempo dos eventos que levaram ao massacre e também a reação da mídia e da sociedade. Cullen oferece uma análise detalhada dos dois assassinos, suas personalidades e motivações, bem como a cultura que os influenciou. Ele também examina as falhas do sistema educacional e as políticas de controle de armas que permitiram que o massacre acontecesse.

Uma das coisas mais impressionantes em "Columbine" é a habilidade de Cullen em humanizar as vítimas e suas famílias, oferecendo um retrato emocionante do sofrimento que eles passaram. Ele também desafia as muitas narrativas equivocadas que cercaram o massacre, oferecendo fatos que desmentem alguns dos mitos que foram perpetuados na mídia.

No geral, "Columbine" é um livro que faz um trabalho excepcional em analisar um evento trágico da história americana, oferecendo uma análise profunda e emocionante dos indivíduos envolvidos e do contexto cultural mais amplo. É uma leitura emocionante e perturbadora que oferece um olhar importante sobre a violência em nossa sociedade e como podemos trabalhar para preveni-la no futuro.

Gatilhos: abuso emocional, discriminação racial, de gênero, de orientação sexual e outras formas de opressão, doenças mentais e suicídio, morte e luto, violência, especialmente em relação a armas de fogo, trauma, drogas e vícios, controle de armas, questões políticas ou sociais controversas.
Classificação: é frequentemente considerado adequado para leitores mais velhos, como jovens adultos e adultos, devido ao seu tema complexo e sensível e pode não ser apropriado para crianças ou adolescentes mais jovens, devido à sua violência e tópicos maduros.
Lady Addams 17/03/2023minha estante
Gostei da análise! Vou colocar na minha estante ???

Martony.Demes 21/03/2023minha estante
Clarysse.Lopes, pelo fruto de sua leitura ressente, e vaticinando sua excelente resenha, pode fazer alguma relação com os acontecimentos similares ocorridos no Brasil? E inclusive os evitados como alguns ainda esse ano!

Clarysse1 23/03/2023minha estante
martony, o massacre de Columbine, ocorrido em 1999 nos Estados Unidos, e os diversos casos de violência em escolas no Brasil têm algumas semelhanças em relação às motivações e às consequências.

Ambos os eventos envolvem tiroteios em escolas, causando mortes e ferimentos em alunos, professores e funcionários. Em Columbine, os atiradores eram dois estudantes que supostamente sofriam bullying e tinham tendências violentas. Já nos casos ocorridos no Brasil, a motivação pode variar, desde conflitos entre alunos até problemas mentais e psicológicos.

Outra semelhança entre os eventos é o impacto que eles têm na sociedade e na segurança escolar. Após o massacre de Columbine, houve um aumento da segurança nas escolas dos Estados Unidos, com a implementação de medidas como a instalação de câmeras de segurança e o aumento do policiamento. No Brasil, casos como o ocorrido na escola de Suzano, em 2019, também levaram a uma discussão sobre a segurança nas escolas e a necessidade de medidas preventivas.

No entanto, há também diferenças significativas entre os eventos. O massacre de Columbine foi um evento único e extremamente violento, com um grande número de vítimas. Já os casos de violência em escolas no Brasil são mais frequentes, embora geralmente tenham menos vítimas. Além disso, o acesso a armas de fogo é mais restrito no Brasil, o que pode limitar a gravidade dos ataques.

Em suma, apesar das diferenças culturais e políticas, o massacre de Columbine e os casos de violência em escolas no Brasil compartilham algumas semelhanças em relação às motivações e às consequências. Ambos destacam a importância da segurança escolar e da prevenção da violência.