Columbine

Columbine Dave Cullen

Resenhas - Columbine

gabibmachado 26/10/2023

Necessário
Leitura obrigatória para quebrar os mitos que envolvem o caso Columbine. Sofri muito para ler, pois é uma realidade muito próxima pra mim, o que faz com que seja pesadíssimo. Desisti de lê-lo algumas vezes, devido à carga emocional.
Mas nessa última tentativa, a curiosidade e as verdades que ali são expostas, me fizeram lê-lo em dois dias. É uma leitura necessária demais!!

galaxeando 28/09/2023

Na minha opinião, apenas bom
Tirei 1 estrela pela edição e 1 pela montagem e narração.

Primeiramente, quero reclamar da editora. Sou uma grande fã e consumidora da marca, e falo com propriedade. A Darkside ultimamente tá pecando demais na revisão dos livros, principalmente de true crime. As capas, designs e brindes ficam impecáveis, mas o conteúdo tá cheio de erros de gramática/ortografia, e até mesmo frases repetidas (que claramente são erros na edição). E olha que a lista de editores e revisores é enorme.

Agora sobre o livro em si. Tenho muitos livros de true crime, mas esse foi particularmente lento de ler. Achei a montagem chata, fica alternando entre a trajetória dos assassinos e as consequências do massacre. Gostaria que fosse contado em ordem cronológica, de forma mais organizada. Também gostaria que a narração fosse um pouco mais impessoal porque, apesar de reconhecer o trabalho investigativo do autor e a empatia que teve pelas vítimas, achei que deixou de ser um livro documental e passou a ser um livro sobre as impressões que o autor teve do caso. Ele se envolveu muito na história, e o produto final acabou ultrapassando, pelo menos para mim, a linha do jornalístico.

Apesar disso, o livro tem muitos detalhes sobre a evolução do comportamento dos assassinos, as vítimas do massacre e outras pessoas envolvidas, a jornada de investigação criminal e a recuperação das vítimas. É um livro interessante para quem "gosta" de true crime e tem interesse nesse caso em si, mas não seria uma recomendação minha para o público em geral.

mari 28/09/2023

O livro traz um perspectiva diferente da que conhecemos, mostra detalhes que acaba deixando tudo mais real. Ao ler a gnt aprende um pouco mais sobre toda essa tragédia, traz reflexão sobre tudo que andamos fazendo no meio social. Durante a leitura a parte mais difícil é notar que tudo aquilo aconteceu, como as pessoas que morreram, se feriram e as que sentiram impacto todos os dias pro resto da vida. É importante saber o tema antes da leitura, mas da mesma forma ainda é muito impactante.

JAlia 03/09/2023

Columbine
Não é da minha época (sou de 2004), mas nos últimos tempos ouvimos bastante falar de massacres "inspirados em Columbine". Pesquisei bastante, assisti vídeos, mas o que eu queria mesmo era o livro. Entender de forma mais ampla como tudo aconteceu, quem são e as motivações. Este livro é bem forte em suas descrições, então chamo a atenção para a sensibilidade e os gatilhos que podem vir a despertar. O massacre de Columbine não chama atenção pelo número de vítimas, visto que outros massacres o superaram neste sentido, mas a proporção que tomou e o debate que foi despertado sobre diversos temas. Saúde mental é um dos principais temas que este livro aborda. Não só em relação às vítimas e suas famílias no pós massacre, mas os assassinos em si. Os sinais que estavam ali e não foram percebidos a tempo. Muitas famílias não souberam lidar com esses problemas mentais e físicos causados pelo massacre e acabaram se desmanchando. Outros temas como o porte de armas, nazismo, psicopatia, depressão, ansiedade, segurança nas escolas, entre outros foram muito debatidos, mas o que mais ganhou destaque foi o bullying. Este é usado como uma das maiores causas/justificativas desses massacres, entretanto não se encaixa no caso de Columbine. Lendo o livro, percebemos que os meninos sofriam de diversos transtornos e outros problemas, menos bullying. Isso serve para romper com o mito que gira em torno dos motivos que levaram ao massacre. Gostei bastante da leitura, foi bem esclarecedora sobre diversos assuntos, principalmente no campo mental.

acidhegel 28/08/2023

Columbine (Dave Cullen)
Bem, finalmente terminei o polemico columbine e aqui vão algumas observações.
Pra quem tem interesse no assunto é realmente um prato cheio porque são 448 páginas só sobre o caso (inclusive contendo copias de paginas dos diarios de Eric e Dylan), a narrativa pode parecer densa e realmente é, porém o dave consegue contar tudo de um jeito que te prende e te cansa menos e uma coisa legal é que o Dave também foca muito nas vitimas contando os sofrimentos das famílias e vítimas e dando total espaço para se manifestarem, ele também desmente vários mitos criados acerca do caso tipo que os videogames e filmes violentos influenciaram os dois e que Eric e Dylan eram góticos e gays culpando junto toda a subcultura gotica e toda a comunidade gay, nesse quesito o livro é muito bom, porém como nem tudo são flores o dave trata o Eric como psicopata (mais que certo inclusive) e passa muito pano pro Dylan como se ele só fosse um coitadinho depressivo que foi manipulado pelo eric, não tenho muito conhecimento sobre o caso, mas tenho quase certeza q é unanimidade entre os especialistas que isso provavelmente é mentira, pois pelo menos pra mim o dylan fez aquilo porque quis e nao porque foi manipulado; Essas são minhas breves observações.
No geral o livro é muito bom, porém se você for ler, leia com cuidado porque se não você vai acabar a leitura passando pano pra assassino, é isso.

sah 26/08/2023

Por muito tempo evitei ler esse livro pelas diversas opiniões divergentes sobre ele, até que finalmente senti vontade de ler.
Passa longe de ser o melhor do gênero, mas definitivamente não é completamente descartável.
Extremamente detalhista reconstitui com riqueza de detalhes tudo antes, durante e após o massacre, o planejamento e as consequencias, as ações e possiveis causas. Por vezes acaba sendo até detalhista demais, demorei pra terminar o livro e sinto que poderia ter sido muito menor, a impressão que fica é que o autor forçou um pouco pra que fosse um livro longo, se atendo a coisas não tão importantes.
Apesar do bom trabalho investigativo, em alguns momentos senti a imparcialidade na narrativa, por vezes um pouco de sensacionalismo e até um pouco de desrespeito com as vitimas.
Recomendo pra quem queira saber um pouco mais sobre a investigação e eventos do massacre, porém que mantenha o olhar clínico e não se deixe influenciar pela imparcialidade do narrador.

Charlie.7 13/08/2023

Um livro fluido, muito detalhista, muitas vezes precisei parar a leitura por sentir tais sentimentos descritos. Ainda assim achei que foi estendido demais, mas não deixa de ser excelente.

Sebastian S 19/07/2023

Visceral, crítico e responsável
Uma excelente leitura. Uma escrita confortável de acompanhar e bem desenvolvida ao longo da história. Alguns trechos são bem explícitos ao descrever o ataque, mas nada insistente ou com mero propósito de chocar. Na verdade, o livro demonstra ter sido extremamente calculado em sua elaboração e nenhuma passagem é ao acaso ou colocada despretensiosamente. Traz, também, algumas imagens de trechos dos diários dos perpetradores, o que achei uma adição imersiva interessante. O ponto principal aqui é a primordial discussão apontada pelo autor: saúde mental e o papel (e possível corresponsabilidade) da mídia na propagação de ataques em massa através da forma que aborda e divulga tais casos. Uma abordagem acima de tudo muito respeitosa e responsável ao não reforçar a glamourização em torno dos atiradores (bem pelo contrário) e para com as vítimas. Enfim, Columbine é uma obra riquíssima em detalhes e informações, deixando evidente seus anos de pesquisa e construção e certamente merece a atenção de leitores interessados no assunto. Em tempo: percebi uma certa quantidade de erros de digitação e concordância nessa edição, aspecto que achei um tanto bizarro para uma editora do porte da Darkside. Entretanto, nada que comprometa a experiência.

Juliana1929 14/07/2023

Completo
Acredito que esse seja um dos melhores true crimes da DarkSide.
Dave Cullen nos entrega uma obra completa, desde o cuidado com que descreve tudo que aconteceu em columbine no dia do massacre.
Ele também nos leva ao caminhar de tudo, como, quando e quais foram os primeiros passos de Eric e Dylan que finaliza com os anos seguintes a tragédia. Achei interessante toda essa caminhada que o autor faz com os assassinos sem deixar as vítimas de lado, abordando a vida dos sobreviventes e dos familiares das vítimas fatais.
Ao final do livro temos as notas detalhadas de cada capítulo, o que eu achei maravilhoso e nos ajuda a compreender mais cada passagem que Cullen faz. A bibliografia que ele usou é gigante.

Foi um trabalho completo, Cullen não nos poupa de seus sentimentos em relação às vítimas e aos assassinos, o que eu achei muito cuidadoso e corajoso.

Felipe 08/07/2023

Acho que vale ressaltar, antes de qualquer tentativa de leitura desse livro, que os assuntos aqui tratados são bastante difíceis e não recomendo para pessoas que possam se sentir afetadas de alguma maneira. Os temas mais delicados são: suicídio, assassinatos, discursos de ódio, bullying, depressão e etc.

Por meio de uma extensa pesquisa acerca dos acontecimentos dos eventos antes, durante e depois do massacre em Columbine, Dave Cullen descreve todos os horrores vividos por aqueles que foram afetados pelo evento, bem como, o porquê desse ter sido o mais lembrado na história dos EUA e cultuado por perpretadores de massacres subsequentes.

Interessante notar que, Dave tem certa empatia por Dylan, devido principalmente aos seus escritos do diário, onde Dylan retratava seus pensamentos suicídas e anseio pelo amor. Algo do qual, ele conviveu até o seu último dia.
Com relação ao Eric, é amplamente afirmado que ele era um psicopata, tendo todas as características que levam a essa conclusão. Ademais, em seus diários é possível notar todo o seu ódio pela humanidade, com desejos de destruição além das suas possibilidades. O massacre cometido e planejado por mais de 1 ano, foi o microcosmo de algo que ele pensava em fazer em grande escala.

Cullen afirma que, ao contrário do que muitos imaginam, o que ocorreu em Columbine, foi um tremendo fracasso. Isso se pensarmos no que havia sido planejado pelos assassinos, que esperavam explodir a cafeteria e atirar nos sobreviventes que sairiam pelas duas portas laterais do ambiente. Contudo, as bombas falharam e impediu que o número de mortos chegasse a ser entre 400 e 500 pessoas.

Para além das perspectivas e pensamentos dos assassinos, Dave nos apresenta histórias de vítimas fatais e sobreviventes. Além de mostrar o quão inconsequente foi o papel da imprensa na cobertura do massacre, bem como, as críticas que foram despejadas na atuação da SWAT e na condução da narrativa da igreja ao retratar a história de Cassie Bernall como mártir cristão.

Maí 08/07/2023

Muito triste, mas gostei muito.
Sempre assisti vídeos sobre o massacre que aconteceu em Comlubine e fiquei curiosa para saber mais, comprei o livro e não me decepcionei nem por um segundo.

A riqueza de detalhes que tem esse livro é impressionante, o autor foi muito preciso e inteligente.

O livro é muito triste e revoltante, mas o bom é ve a empatia entre os familiares das vítimas e entender mais o que aconteceu, a fé deles é o que me deixava bem e continuar a leitura.
Muito revoltante ve o quanto o massacre poderia ter sido evitado e a negligência das autoridades, mas isso é mais comum do que se imagina, ne, infelizmente.

Não é uma leitura fácil, não mesmo, eram jovens e pessoas cheios de sonhos, mas recomendo a leitura para quem gosta de livros tipo documentário, cheio de riqueza de informações.

Valeu a pena a compra cara, kkkkk.

Queria Estar Lendo 29/06/2023

Resenha: Columbine
Columbine, do Dave Cullen, é uma análise do massacre de 1999 que chocou o mundo e traz discussões até hoje. Publicado pela Editora Darkside no selo Crime Scene, é uma visão bastante ampla sobre tudo que aconteceu na escola - e as consequências daquele dia horrendo.

No dia 20 de abril de 1999, os atiradores Eric e Dylan entraram em Columbine munidos de armas e abriram fogo contra quem apareceu em seu caminho. O terror daquele dia foi amplamente discutido e analisado; as motivações dos assassinos, seu planejamento doentio, as relações com amigos e familiares; o livro traça uma análise bastante minuciosa sobre os dois, mas também sobre as inúmeras vítimas (fatais, feridas, as que escaparam e sofreram sequelas psicológicas pelo atentado) e a cobertura da polícia e da mídia naquele incidente aterrorizante.

Esse não é um livro fácil. Já no começo, o autor apresenta o terror que foi aquele dia, desde as bombas plantadas pelos dois quanto o desenrolar do atentado e o fim dele.

Toda a cobertura que o livro dá para as inúmeras localidades onde coisas terríveis aconteciam (o professor que ficou preso na sala de ciências, sangrando até a morte; o aluno baleado na biblioteca que precisou ser resgatado pela janela; a professora e o aluno que encontraram os atiradores no corredor e escaparam por pouco) mostra a amplitude do horror que foi aquele dia. E quão rápido terminou; mas quão demorado foi o resgate e a ação conjunta da polícia e a da SWAT para resolver aquela situação.

Daí até o fim, o autor se divide entre minuciosos estudos sobre o que a polícia e os investigadores descobriram a respeito dos dois garotos, além de dar espaço para falar sobre as vítimas, suas famílias e a repercussão que aquele caso causou na mídia e no mundo.

É revoltante, não apenas pelo atentado, mas pelo que surgiu em consequência a ele. O modo como a mídia tratou os sobreviventes e seus familiares, caçando entrevistas e exclusivas e minando até o fundo dessa tragédia é de ferver o sangue; chegou ao ponto de pais e conhecidos precisarem formar uma barreira em frente à escola, meses depois, quando reabriram para o fim do período escolar. A mídia não era bem-vinda - não com o tratamento que ofereciam ao incidente.

As análises sobre as ações policiais também causam problemas de nervos. Enquanto alguns pontos foram bastante eficientes, outros deixaram tanto a desejar que não é possível terem sido coordenados por especialistas naquela situação; a do professor Dave Sanders, que sangrou durante três horas até a morte - depois dos policiais terem visto uma PLACA NA JANELA dizendo que havia alguém mortalmente ferido na sala de ciências - foi a que mais me revoltou.

A falta de cuidado deles com o aluno Patrick Ireland, que caiu sobre o capô do carro durante sua evacuação pela janela, também é de arrancar os cabelos.

Os estudos sobre todo o material que os atiradores deixaram para trás foram bastante instrutivos sobre quem eram. Diários, filmagens no porão, planos de ataque; Eric e Dylan deixaram tudo para trás, um rastro de horror. O investigador responsável pelo estudo de todo aquele material elucidou muitos pontos a respeito da personalidade dos dois - Dylan, depressivo, ansioso para morrer. Eric, psicopata, ansioso para matar.

É assustador e perturbador ao extremo; a facilidade com que eles falavam de morte, com que o Eric convencia o Dylan de que homicídio era o caminho certo. O discurso psicopata dele é enjoativo; é um "por que?" simplista, mas já começa a raspar tudo que eram e os motivos que seguiram por esse caminho. Nada justificativo ou compreensível no sentido empático da coisa, mas no sentido científico e psicológico.

O livro é, principalmente, sobre os sobreviventes. Sobre suas vidas transformadas e a jornada até a rotina depois de escaparem de um momento tão terrível. Fala sobre o diretor, os alunos, seus familiares. É empático por dar tantos pontos de vista aos que escaparam e às famílias dos que não sobreviveram.

É devastador pelos alunos que perderam tanto em tão pouco tempo, e pelos que conseguiram fugir e reergueram suas vidas a partir daí. O significado de Columbine para eles, diferente do que significava para a mídia e o mundo, era a escola; seu lugar. Sua Columbine.

"Muitas das vítimas são consumidas pelo porquê, mas Val já cansou disso. "Não me pergunto mais. Quanto mais você se contradiz e se questiona, mais atrapalha o seu progresso. Se deixar Columbine arruinar minha vida, então eles venceram."

Eu me emocionei demais com os relatos do diretor e dos alunos. É de partir o coração, também, ler sobre os pais dos atiradores; Sue e Tom, pais do Dylan, foram os que "mais" se abriram, ainda que ambas as famílias tenham se reclusado desde o atentado. Sue, inclusive, publicou um livro de memórias, relatando sua experiência de mãe e então da estigma como mãe de um assassino.

Columbine foi um livro tenso. É um estudo profundo sobre tudo que aconteceu e dá visão a diferentes pontos de toda aquela situação; é uma peça de análise criminal, com os relatos dos investigadores e dos especialistas em psicologia e psicopatia. É, acima de tudo, importante por dar tanta voz aos sobreviventes e suas famílias.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2023/06/resenha-columbine-dave-cullen.html

Gabrieli 24/06/2023

Detalhes
O autor apresenta uma grande riqueza de detalhes dos acontecimentos de antes, durante e depois da tragédia. O livro enfatiza o sofrimento das vítimas, e expõe o quanto a comunidade foi abalada e marcada para sempre. O autor também faz uma crítica à mídia e a cobertura desse tipo de acontecimento. Descontrói mitos e expõe responsabilidades e erros.

Tia Gigi 23/06/2023

"No fim das contas, apenas uma perspectiva importa: a deles. E deixam claro: eram perpetradores do assédio mais do que receptores."
Nunca sei como escrever uma resenha de um livro tão sentimental e real, acredito que não sou capaz de expressar o que senti e o necessário nas minhas resenhas. Isso é um breve aviso.

Comecei esse livro depois que dois casos parecidos ocorreram em uma creche e uma escola seguidamente esse ano aqui no Brasil. Enquanto lia essa semana, mais um caso aconteceu. Admito que isso mexeu e mexe muito comigo, e ler esse livro me mostrou de inúmeras maneiras que é muito fácil falar do que fazer e lida com pessoas como os assassinos. Me senti presa a narrativa, o que me fez passar os últimos dias me dedicando a leitura e terminei completamente exausta e com poucas energias.
É um livro de carga emocional absurda, mas de extrema necessidade. As criticas a mídia, a forma como desmente mitos e falsas conclusões, a forma como trata cada pessoa é muito sensível. Enfim, muito triste saber que muitos outros seguem seu padrão e que infelizmente não aprendemos com erros e o sofrimento alheio, que existe um antes e depois deles pela forma como eles fizeram tudo e que existe pessoa que os idolatram. Meus coração se enche de triste e dor de ver que isso não é apenas uma ficção e sim a realidade.

Maria Luiza 11/06/2023

É um livro bem completo para quem quer entender o contexto do ataque. Mas eu acho que não fica muito nítido quem eram Eric e Dylan antes do massacre em Columbine, a maior parte das descrições é sobre psicopata, depressivo e bipolar.
Eu esperava um aprofundamento da vida escolar deles, ao mesmo tempo em que eles passam a imagem de adolescentes em crise, transmitem também a imagem de se sentirem pessoas superiores, o que é compreensível, mas eu só consegui captar a frustração, o desespero, quando o plano não sai como eles haviam planejado, toda a euforia se esvai quando a adrenalina acaba.
Eu fiqueibuscando o gatilho do Eric, algo que trouxesse uma resposta, mas aparentemente ele estava em constante crise de personalidade, ele queria atenção, queria ser reconhecido, queria ser ouvido.
Enquanto o Dylan discorria sobre felicidade, sobre amor e ser amado. Dylan queria a idealização de uma vida perfeita, harmônica, ele não queria sentir tristeza, angústia. E por não ter "encontrado" o seu "par", ele entrou nisso com o Eric. Isso fica bem nítido nas cartas escritas por Dylan, onde ele afirma não ter nada, ninguém, não ter amigos e nem um amor. Se não fosse pela personalidade dominante do Eric, Dylan não teria participado, teria se afundado na depressão, no seu próprio sofrimento.