Columbine

Columbine Dave Cullen

Resenhas - Columbine

Felton 31/12/2023

Infelizmente?
A nota baixa se dá pela PARCIALIDADE que o autor teve com um dos assassinos nesse cruel massacre. Durante o livro todo, nota-se que o autor procura meios mais delicados de colocar a culpa apenas em um dos assassinos e tratar o outro como vítima da sociedade e do sistema. Lendo o livro, sente-se que o psicológico frágil e alienado fosse motivo suficiente para organizar um crime tão brutal que mudou o curso de vida de tantas pessoas.
Eu adoro livros de true crime, mas esse infelizmente não é um dos melhores que já li. Impossível sentir a empatia que o autor tentou nos apontar.

PS: darei uma nova chance ao livro em 2024 ao som de pumped up kicks.

Luna. 30/12/2023

Tenso
Sem dúvidas o livro mais pesado que eu já li. É importante ressaltar que quem não tem o costume de ler sobre casos criminais reais, é bom estar com a mente bem preparada para enfrentar Columbine.

Há tantos boatos e pequenos recortes sobre Columbine que vemos, mas entrando dentro da história mesmo, tem tanto que não se fala.

O livro todo tem uma densidade absurda, desde o relato dos alunos sobreviventes aos relatos deixados pelos próprios assassinos. É livro que deve ser lido devagar e com calma.

Debora.Zatoni 29/12/2023

Impactante
Saber com detalhes como foi esse marcante acontecimento da historia escolar mundial. Saber o que passaram as familias e sobreviventes, de modo que nao tem como nao se emocionar. Vale a pena a leitura.

Letícia 20/12/2023

No começo, é um pouco difícil entender a narrativa que intercala capítulos sobre o crime/preparação, com os capítulos sobre o depois e as consequências com os sobreviventes e famílias. Fora isso, é bem completo e diferente, por não ter os depoimentos dos criminosos depois

annacsfraccaro 18/12/2023

O emblemático massacre de Columbine
Antes de ler esse livro eu jurava que os assassinos sofriam bullying ou tinham problemas com a família/sociedade, e por isso tanto ódio ocasionando o massacre. No entanto, eles não sofriam bullying, não tinham problemas familiares, não eram excluídos da sociedade, tinham uma vida boa, eles tinham uma boa família, amigos, eram excelentes alunos. O que foge de tudo que foi passado pela mídia.
Em alguns momentos foi um pouco difícil de continuar lendo, eram muitos detalhes.
No fim, o livro foi bom desmistificar todos os mitos que foram criados em torno de tudo.
Dyonathan 19/12/2023minha estante
Caramba, eu também achava isso pelo que foi passado pela mídia. Esse livro tá na minha lista pra ler tem um bom tempo, mas imagino que é bem pesado, então tô deixando pra ler no futuro.

Alan kleber 29/12/2023minha estante
Tem um livro escrito pela mãe de um dos assassinos que é bem esclarecedor.
O nome é, "O acerto de contas de uma mãe - A vida após a tragédia de Columbine".

annacsfraccaro 01/01/2024minha estante
Dyonathan, eu sempre pensei que o motivo era bullying, mas esse livro desmentiu totalmente essa história contada. E é um livro bem pesado mesmo porque tem alguns detalhes que preferia não saber

annacsfraccaro 01/01/2024minha estante
Alan, já ouvi falar de um livro que foi escrito pela mãe de um dos assassinos, não sei se foi esse que você citou, mas ouvi falar que a mãe tenta jogar a culpa toda para cima do outro assassino, sendo que os dois foram culpados, meio que falando que o filho foi manipulado

Alan kleber 02/01/2024minha estante
Anna o livro é esse mesmo. A mãe coloca parte da responsabilidade do massacre no amigo do filho.
Os dois assassinos foram como uma espécie de chave e fechadura. A dinâmica entre eles criou uma interação negativa, onde um influenciou o comportamento do outro. O livro mostra como a interação entre duas mentes perturbadas criou o massacre.

annacsfraccaro 02/01/2024minha estante
Alan, então foi esse mesmo que vi críticas negativas porque a mãe tenta ao máximo inocentar o filho e falar que ele foi manipulado, principalmente porque o dylan não atirou tanto quanto o eric

Tah Sykes 14/12/2023

No começo achei que não fosse conseguir ter uma boa leitura, já que começou um pouco arrastado, mas a partir do momento que eles começam o ataque na escola a minha atenção foi totalmente roubada, fiquei tão imersa na leitura desse livro que comecei a ter sonhos relacionados a tiroteios e assassinatos por várias noites, de certa forma consegui me por dentro da situação e ao mesmo tempo olhar de fora de uma forma mais analítica em relação aos dois garotos. Recomendo muito esse livro pra quem se interessa pelo caso e quer saber mais sobre, além de tudo achei muito bom o fato do autor ter desmentido vários boatos falsos e especulações em relação ao que realmente aconteceu em 20 de abril de 1999.

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 13/12/2023

O massacre de Columbine com certeza é o massacre escolar mais conhecido de todos os tempos. Cheio de mitos e especulações, não é o maior em número de vítimas e não foi o primeiro a ocorrer, o que sempre me intrigou. Por que esse em específico era um caso tão tratado? Bom, eu já conseguia ter uma noção pesquisando na internet, mas agora, tendo lido o livro, veio a certeza: por causa dos atiradores. Eles pensaram em tudo de forma a ser um espetáculo, garantiram um material de estudo sem igual por meio de diários que deixam eternizadas suas mentes doentias. Teve uma coisa que o autor Dave Cullen fala no epílogo, que infelizmente eu discordo, ele diz que Eric e Dylan fracassaram, porque era pra ser algo muito maior do que realmente aconteceu e etc. Eu acho que eles queriam é ficar marcados na história, e isso aconteceu. Como eu disse, é o caso mais emblemático de tiroteio em escolas, mesmo não sendo o maior e acho isso verdadeiramente triste, até porque tem uns malucos que endeusam esses dois doentes que para mim, só deveriam ser lembrados dessa forma, como doentes, dignos de estudos psiquiátricos e nada mais.
Enfim, vou falar mais especificamente sobre o livro a partir daqui.
Sinceramente, eu achei a narrativa meio confusa. O autor não conta as coisas em ordem cronológica, ele conta algumas coisas de antes do massacre, durante e depois, porém, é tudo bagunçado e dividido em partes que, para mim, não fizeram sentido. Na verdade, eu achei que algumas coisas ficaram até repetitivas por causa disso. Algumas situações são tratadas no início e só recebem uma conclusão depois de muitas páginas, quando você nem lembrava mais da informação, sendo que ela podia complementar outros eventos, narrados em outros momentos. Achei a forma de narrativa confusa, pouco funcional e até mesmo cansativa. Já não é uma leitura muito fácil pelo seu conteúdo, aí junta com essa confusão, de fato a experiência acaba sendo cansativa.
No entanto, há algo que eu não posso negar, o autor realmente consegue te fazer sentir tudo que é proposto. O pânico, a tristeza, a raiva, o luto. É bem detalhista em todos os aspectos. Ele dá espaço não só para os assassinos e vítimas, mas também para os sobreviventes, pais, familiares, professores... eu acho que o livro tem êxito em demonstrar o sentimento de cada um. É aquilo, um acontecimento como esse deixa marcas não só para as pessoas envolvidas, mas pra todos que estão em volta. E eu ainda fiquei pensando depois, a gente acaba seguindo nossa vida, volta e meia alguém traz o assunto à tona novamente, mas no geral, nem lembramos do que aconteceu, agora para os parentes de quem se foi ou para os sobreviventes, é uma dor eterna que é revivida a cada novo acontecimento similar.
Eu já tinha certa curiosidade para ler o livro da Sue Klebold, mãe de um dos assassinos, mas com esse livro minha curiosidade triplicou para entender os sentimentos dela, deve ser uma coisa muito conflitante você perder um filho ao mesmo tempo que ele causou tantas mortes. Eu sei que a culpa acabou recaindo muito nos pais, e talvez eles até pudessem ter prestado mais atenção nos sinais, mas não consigo julgá-los tanto assim, pais acabam tendo uma visão mais "filtrada" de seus filhos e muito além disso, quando somos adolescentes, tendemos a esconder coisas dos nossos pais mesmo. Então é muito difícil imaginar que seu filho vai cometer uma atrocidade dessa. Resumindo, quero muito ler o livro dela para entender um pouco do que se passa na cabeça de uma mãe que passa por isso.
Não é o melhor True Crime que já li, até porque a maioria das informações que tem aqui, você encontra pela internet facilmente, mas com certeza não é um livro ruim ou dispensável. Algumas parcialidades do autor me incomodaram em certos pontos, mas enfim... faz parte. No geral, tem um ótimo trabalho de pesquisa e consegue eternizar as tantas pessoas que acabaram se tornando meros indicies de vítimas e sobreviventes. Fiquei feliz por conhecer um pouco mais a história de cada um, eles merecem ser lembrados como mais do que números.
Por fim, deixo uma reclamação sobre a edição. Eu adoro o trabalho da DarkSide, mas nesse livro aqui eles pecaram demais na revisão. "Acabo" no lugar de "acabado", conjugação verbal, sabe? Coisa super básica, e não foi o único erro que encontrei, eram vários e de diversas formas. Você paga uma fortuna pelo livro não só pela impressão bonita, então bora tomar mais cuidado na revisão? É o mínimo.

Saori Malfoy 10/12/2023

?A batalha entre o bem e o mal nunca termina?
Este é um livro que nunca me imaginei lendo, pois tenho gatilhos de qualquer coisa relacionada a massacre e geralmente tenho crises de ansiedade quando se trata do assunto, mas decidi reunir todas as minhas forças para ler. Foi um mês bem difícil, considerando o ar pesado que o livro traz consigo, teve momentos que considerei abandonar a leitura por que quase comecei a ter crises de ansiedade durante a leitura. No geral, apesar do gatilho que sinto, consegui ler o livro e pude conhecer mais a fundo a história deste crime. Confesso que teve umas informações que achei um tanto desnecessárias estarem no livro, o que tornou certos momentos da leitura cansativo e um tanto entediante. Também pude ver um pouco das motivações do Eric e do Dylan, a relação que eles tinham com os amigos e as famílias, mostrou um pouco dos diários e pensamentos deles, muitos deles me deixou aterrorizada, não entra na minha cabeça que dois adolescentes teve coragem de pensar e cometer atrocidades como estas, mas infelizmente, os Estados Unidos é um país onde venda e porte de armas são legalizados. Apesar de ter algumas informações que achei desnecessárias como citei antes, acho que este livro explica melhor o caso, entrando em detalhes que nem mesmo poderíamos aprender facilmente com a internet ou vídeos falando sobre Columbine. Com certeza, este é o livro mais difícil que já li e não é só devido aos gatilhos que sinto, o livro é bem angustiante e a maneira como fala das famílias das vítimas após o massacre é extremamente doloroso. Precisei levar um mês para ler para que eu não tivesse crises severas de ansiedade e para não afetar tanto minha saúde mental, com certeza é um livro no qual quero comprar e quando eu tiver uma estrutura emocional melhor poder reler com ainda mais calma.

Isadora Trindade 07/12/2023

Sou um homem perverso... Mas vocês sabem, senhores, qual foi o ponto principal da minha maldade? A coisa toda, precisamente, era que a maior maldade residia precisamente em eu estar vergonhosamente consciente a cada momento, mesmo nos momentos de maior bile, de que eu não apenas não era um homem mau, mas nem mesmo era um homem amargurado, que eu estava simplesmente assustando pardais em vão, e me divertindo com isso.

--Fyodor Dostoyevsky, Notas do Subsolo

luiza3080 22/11/2023

Esse livro me passou mais informações do que tive por anos. Foi um acontecimento que me marcou desde que assisti ao filme sobre a vida da Rachel Scott. E um dos grandes motivos por eu querer tanto cursar psicologia. Saber o que se passa na mente de pessoas como o Klebold e o Harris.

Enfim, o livro conta muito. Sobre as vítimas, sobre os assassinos, sobre os danos permanentes causados pelo ataque e sobre as famílias.

Recomendo 100%.

Babs0 17/11/2023

Se eu tivesse que descrever esse livro em uma palavra seria "angustiante". É impossível ler e não derramar uma lágrima, não cogitar abandonar a leitura diversas vezes, não sentir um aperto no peito. Eu repeti isso diversas vezes enquanto registrava meu progresso na leitura, mas foi de fato o livro mais difícil que eu já li. Não é difícil por nenhum outro motivo se não a carga emocional pesadíssima que ele carrega. É doloroso, fisicamente e emocionalmente. É pesado, triste, deixa a gente com um misto de sensações horríveis, mas também é muito esclarecedor. Me ajudou a entender mais sobre os sobreviventes, as famílias e até sobre aqueles que infelizmente se foram no meio desse crime hediondo.
Por fim digo que foi uma leitura incrível, mas eu conto nos dedos as pessoas que eu recomendaria, pois com certeza não é uma leitura pra qualquer um.

samanta 07/11/2023

Uma escrita e tanto
Columbine foi uma das leituras mais longas que eu já fiz, digo isso no sentido de levar meses e meses pra finalizar a leitura. A escrita descreve com uma penca de detalhes o quê ocorreu na tragédia de columbine, utilizando de vários pontos de vista pra ser o mais certeiro possível sobre o tema.
Em alguns momentos, me vi com muita raiva dos monstros que arquitetaram isso e não consegui, sequer por um minuto, entender como estava funcionando a cabeça deles pra levá-los a esses atos cometidos no atentado.
Foi um livro demasiado tenso, principalmente quando eu parava para refletir que o quê estava aqui não era ficção, mas sim algo que havia acontecido de fato e que pessoas inocentes envolvidas nisso tiveram suas vidas ceifadas.
No mais, é uma leitura boa para quem procura saber mais detalhadamente o quê ocorreu.

Fernanda.Leal 29/10/2023

Só recomendo esse livro pra quem tem estômago pra uma história densa. O tema em si já é muito pesado, mas saber de todos olhos detalhes que envolvem não só aqueles que cometeram os crimes mas também as vítimas é pra realmente nunca mais se esquecer. O livro faz um trabalho impecável quando se diz a respeito em honrar e contar sobre as pessoas que foram diretamente ou indiretamente atingidas por essa tragédia.

Danilo 28/10/2023

Detalhadamente esclarecedor
O tempo de leitura que tive com esse livro foi extremamente demorado. Levei meses para terminá-lo. O motivo principal foi que em muitos momentos e capítulos precisei de uns dias para voltar ao livro.

Dave Cullen escreve muito facilmente e dinamicamente sobre um assunto terrível. O que faz a leitura fluir muito bem. Justamente a história do massacre e seus desdobramentos faziam com que minha leitura fosse interrompida diversas vezes, por se tratar de algo tão profundo e pesado.

O que mais gostei desse livro, é a falta de carnificina que era algo que não gostaria de ler, ainda mais por se tratar de pessoas reais e vidas ceifadas. O autor abordou os atos do ataque de forma clara, sem exageros e sem violência descrita. Além disso, outro ponto positivo são as vertentes que ele trouxe à história, que de várias perspectivas tornaram-se úteis à construção do entendimento da tragédia.

É um livro muito detalhado e aprofundado no assunto, mas não é um livro que gostaria de ler novamente, apesar de ter sido uma experiência muito diferenciada das minhas leituras.