Columbine

Columbine Dave Cullen

Resenhas - Columbine

Babi 12/02/2024

"Não há respostas fáceis"
Uma visão bem esclarecedora sobre os acontecimentos e sobre os assassinos, além de focar MUITO nas vítimas e no pós ataque.

O livro tem uma dinâmica de vai e volta entre o dia do massacre, o antes com os planejamentos, e o depois.

Conta de forma muito esclarecedora quem eram os assassinos e principalmente suas diferenças. Conhecemos muito sobre eles através de seus filtros

Eric é quase um consenso unânime de que tinha psicopatia. Frio, sem empatia e com um ódio generalizado e despropositado. Planejou todo o massacre e foi atrás dos meios para realizar. Os diários dele são cheios de raiva e contemplam homicídio, estupro e atentados terroristas.

Dylan era tímido, com baixa auto estima e depressivo. Os diários dele eram uma angústia só, cheio de contemplações suicidas. Várias páginas falavam sobre amor e tinham desenhos de corações. Pouco ele falava sobre homicídios, mas estavam lá também.

As vítimas são muito abordadas no livro também, assim como as famílias e as consequências que os sobreviventes sofreram.

O plano massacre era composto por três atos, do qual envolvia bombas, que não funcionaram (o que evitou que o número de mortos fosse maior). Como eles não tinham um plano B saíram atirando em alunos e professores, causando 13 mortes e deixando vários feridos com sequelas graves. Também atiraram na polícia, e por fim, se suicidaram.

O livro traz fortes debates: depressão, suicídio, armamento, exploração da mídia, traumas, prevenções, enfim, muita coisa mesmo.

É ótimo para quem quer se aprofundar sobre o tema. Não tem respostas fáceis quanto as motivações, e muitas coisas permanecem um mistério.

hmhenrique 01/02/2024

Impressionante
Esse livro é pesado. Não apenas no sentido físico, mas sim no enredo. Já fui ler sabendo sobre a história, e confesso que estava apreensivo. Esses casos de atentados à escolas sempre me deixa mal. O livro apresenta muitos detalhes sobre todo o enredo, apresentando muitos fatos sobre os dois assassinos. É muito triste ler as anotações deles, todo o planejamento e frieza deles. Corta o coração ver o quanto eles destruíram a vida de todos que estavam envolvidos ali naquele dia. Pesado, mas necessário.

vanessaxclementino 28/01/2024

Foi uma leitura interessante, porém, apesar de ser um pouco acostumada a leitura de fatos historicos em forma de documentário, a leitura apesar de ter varios picos muito interessantes, de forma geral é uma leitura bem massante.

fique aliviada por terminar.

Guibauer 27/01/2024

Pesado
Pesado, em alguns momentos difícil de ler, não pela forma de escrita ou construção narrativa do autor, mas sim pelas situações que estão sendo contadas, por mostrar todo sofrimento das vítimas e de seus parentes, a quantidade de vidas que foram abaladas e destruídas por esse caso.
Em alguns momentos também surgem a frustração e a raiva por como o trabalho policial foi conduzido e por perceber que, se tivesse sido melhor feito e de forma mais séria, tudo poderia ter sido evitado e o massacre de Columbine nunca ter acontecido.
Recomendo para quem gosta do tema, para quem quer tentar entender os porques verdadeiros de dois adolescentes terem feito tudo isso.
Fernanda.Akimi 27/01/2024minha estante
Queria muito ler esse livro, já ouvi podcast sobre ele, e se eu não me engano, tem um livro que a mãe de um dos meninos escreveu, não é?

@livros_no_quintal 27/01/2024minha estante
Uma das leituras mais pesadas que eu já fiz

Guibauer 27/01/2024minha estante
Fernanda.Akimi, tem sim, quero ler esse da mãe também

rezendegio 27/01/2024

A maneira como o Dave Cullen conduz esse livro é esplendorosa. No começo, quando ele detalha o massacre, foi bem difícil seguir, a leitura é muito densa e difícil por se tratar de uma tragédia real que trouxe tanto sofrimento pra tanta gente, mas da metade pro final eu devorei. Eu acho, que acima de tudo, eu tenho muita dó principalmente dos Klebold. O Eric era um psicopata e ao meu ver não tinha muito que os pais dele pudessem fazer, mas o Dylan era um coitado depressivo que não obteve ajuda e só foi piorando com o tempo, indo de um suicida em potencial pra um homicida, queria descontar tudo de ruim que sentia nos outros. Eu não sei se suportaria o fardo pelo resto da vida de pensar que eu coloquei um filho no mundo, dei amor e carinho e ele tirou a vida de outras pessoas e feriu tantas outras, física e emocionalmente.
Me deixou reflexiva e com muito pra pensar. Mas os EUA vão seguir tendo histórias como essa enquanto o porte de armas for liberado e i said what i said.

iammoremylrds 27/01/2024

Uma leitura difícil, pesada, que não é pra qualquer um, é uma obra pesada, bastante detalhada mas muito fluída, uma obra crua, nada fácil de ser lida, até pra quem já está acostumado com livros do gênero, sendo muito difícil de ser digerida!

laiscunhaf 26/01/2024

O massacre de Columbine
Este livro mergulha nos eventos terríveis do massacre na escola Columbine, oferecendo uma visão abrangente e detalhada dos acontecimentos antes, durante e após o trágico dia. O autor habilmente intercala narrativas que exploram as consequências do ataque, a investigação policial e os detalhes do planejamento dos assassinos, Eric Harris e Dylan Klebold.

É importante destacar que, assim como outros leitores, também notei que Cullen minimiza a responsabilidade de Dylan Klebold no massacre. No entanto, apesar dessa ressalva, o livro é muito bem construído e oferece uma narrativa envolvente que mantém o leitor cativado do início ao fim.

[2022]

Alexandre 24/01/2024

"Co-lum-bine"
O material desse livro é bem detalhista mas escrito de maneira bem fluída. O autor do livro conseguiu fazer o relato e descrições dos acontecimentos de maneira imparcial, buscando autoridades especialistas em cada área analisada em relação à tragédia. Livro para maiores de 18 anos.

Joao366 23/01/2024

Um livro para não esquecer
Esse é um livro para poucos, digo isso porque é um livro realmente difícil de ler para mim, houveram vários momentos que precisei parar, precisei mudar o livro ou tentar mudar meus pensamentos, somente quem passou por situações ou viveu com Psicopatas e Sociopatas irá compreender. Esse é um livro esclarecedor, bem até demais, para uma história cheia de lacunas, e que até hoje não foram respondidas ou distorcidas, e infelizmente não parou até hoje, há quem se lembre e infelizmente, quem tenta imitar as ações de Eric e Dylan, eles conseguiram deixar seu legado, e digo isso da pior forma mesmo, nesse livro você consegue ver o quanto ruim e podre é a humanidade, pois não foram só eles que tem momentos de sentir nojo, repulsa e ódio. Mas é um ótimo livro para entender e não esquecer!

Bmtts 21/01/2024

Que trabalho brilhante
O autor fez um trabalho magnífico, contando essa história.
Pra mim esse livro foi como ler um Thriller, uma ficção bem escrita, mas infelizmente não era, foi real e triste demais.
Eu sempre tive a idéia errada, sobre o que retratava essa leitura e fiquei muito surpresa.
O autor levou 10 anos pra escrever essa história, e foi com certeza uma das melhores não ficção que eu já li, houve muita dedicação e capricho pra escrever essa história.

Caroline 14/01/2024

A humanidade deu muito errado!
A cada página eu ficava incrédula como as pessoas podem ser tão ruins!

Que ambos tinham problemas psicológicos era fato, triste pelos que se foram!

Uma escola marcada pela tragédia e ainda mais chocante que outros garotos se ?inspiraram? neles para cometer outras atrocidades.

bielchico 09/01/2024

É bom pra quem quer um contexto geral da coisa
Se quiser ler pra pesquisa ou coisas assim n é mt recomendado pq tu vai achar meio enrolado kkkkkkkk

sarahsr 04/01/2024

Acredito que esse livro é essencial para alguém que deseja entender melhor o caso. Fruto de dez anos de pesquisa, é um material muito bom. A leitura flui bastante a partir da página 100 e a escrita "reconta" o caso. Na minha concepção, ouve uma certa parcialidade do autor em culpabilizar mais um dos criminosos, em relação ao outro. Sendo assim, é necessário que o leitor entenda esses pontos falhos para conseguir desfrutar do conteúdo do livro.

Cristiane 01/01/2024

Um dos melhores livros do gênero
Concordo com as pessoas que dizem que o autor minimiza a responsabilidade de Dylan no massacre de Columbine. Apesar disso, o livro é muito bem construído, intercalando entre as consequências do ataque, a investigação da polícia e o planejamento por parte dos assassinos.

Fica aqui um ponto de atenção: faltou um trabalho de revisão da tradução pela editora Darkside, pois deixaram passar erros crassos na edição.

Esse foi um dos melhores livros do gêneros que já li na minha vida, pelo fato de o autor ter passado uma década reunindo material, e ouvindo as vítimas. Recomendo bastante!

Felton 31/12/2023

Infelizmente?
A nota baixa se dá pela PARCIALIDADE que o autor teve com um dos assassinos nesse cruel massacre. Durante o livro todo, nota-se que o autor procura meios mais delicados de colocar a culpa apenas em um dos assassinos e tratar o outro como vítima da sociedade e do sistema. Lendo o livro, sente-se que o psicológico frágil e alienado fosse motivo suficiente para organizar um crime tão brutal que mudou o curso de vida de tantas pessoas.
Eu adoro livros de true crime, mas esse infelizmente não é um dos melhores que já li. Impossível sentir a empatia que o autor tentou nos apontar.

PS: darei uma nova chance ao livro em 2024 ao som de pumped up kicks.