Um Caminho Para a Liberdade

Um Caminho Para a Liberdade Jojo Moyes

Resenhas - Um Caminho Para a Liberdade

Clelia5 26/02/2024

Um caminho para a liberdade de Jojo Moyes
Esse belo livro conta a história da amizade de mulheres determinadas e corajosas que descobrem um propósito. Elas enfrentam uma cidade e toda sociedade hipócrita, patriarcal e machista em prol desse propósito, wue é levar livros para a população mais carente e distante do Kentucky. O projeto da biblioteca à cavalo existiu, de fato, entre 1935 a 1943 e levou livros para mais de 100 mil habitantes da zona rural dos EUA.
Minhas impressões: que história fascinante dessas mulheres. Você vai ficar encantada com a história de Alice e de Margery. Duas mulheres fortes que em diferentes momentos descobrem o propósito de suas vidas. Até 85% voce acha que vai dar ruim, mas tudo se desenrola no final com uma dica da pessoa mais improvável da história. Recomendo demais.

André 23/02/2024

O melhor!!!
Fiquei com medo de começar esse e não gostar como o outro dela, mas, acabei adorando. História bem construída, personagens cativantes, diálogos bem importantes, etc. Não lerei mais nada da autora para que minha paixão pela escrita desse livro específico não passe.

Fau 19/02/2024

Um Caminho para A Liberdade
Começou muito devagar, mas terminou bem bonitinho, fazendo valer muito a pena a leitura. Fico muito feliz por ter recebido o final feliz que torci para acontecer, apesar de ser bastante clichê e nada surpreendente - era o que cada personagem merecia.

Livia 16/02/2024

Comecei achando que era só mais um romance, terminei achando necessário. Ser mulher não é fácil, mas essa leitura faz a gente pensar o quanto já evoluímos enquanto sociedade. A leitura é fluida e com muitas reviravoltas e detalhes ao longo do caminho. O único ponto é que eu esperava mais do final da história.

Suzana 14/02/2024

Um caminho para a liberdade
Um livro que mostra como cinco mulheres enfrentaram uma cidade inteira para manter uma biblioteca e a liberdade de cada uma. Uma história de amizade e amor aos livros. Personagens marcantes e um desfecho previsivelmente incrível.

Vale sim a leitura pelos diálogos homéricos, livres e pelas reflexões sobre a tal moral e bons costumes.

" - Talvez o senhor tenha um versículo para quando a visão de uma mulher ainda está embaçada porque o sogro dela bateu com tanta força em seu rosto que ela chegou a ver estrelas? Ou poderia me informar qual é o versículo da bíblia para quando um homem tenta dar dinheiro a uma mulher para que ela se comporte como ele quer? Acha que há em Efésios alguma posição sobre isso? Afinal, cinquenta dólares é uma bela quantia. Boa o bastante para que se ignore qualquer tipo de pensamento pecaminoso."

Eu achei a leitura meio lenta (talvez culpa do meu momento), mas válida demais.

Mulheres fortes e protagonistas!

Sil 13/02/2024

Jojo como sempre arrasando com suas histórias, não é de atoa que está entre minhas autoras favoritas.
Amei!
13/02/2024minha estante
Maravilhoso

Nathalia.Franca 13/02/2024

Conhecimento, liberdade e amizade
Um caminho para a liberdade, de Jojo Moyes, foi publicado em 2019. A edição que eu li é a 1ª edição, reimpressão de 2022, da editora Intrínseca, com 368 páginas.

É a história de cinco mulheres que eram bibliotecárias de uma Biblioteca a Cavalo, na pequena cidade de Baileyville, no interior de Kentuky, nos EUA, entre 1937 e 1939. A missão delas era levar livros para a população pobre que morava nas montanhas. Por ser um local de difícil acesso, as pessoas não iam para lá, nem saíam de lá.

Foi exatamente o que me chamou a atenção para ler esse livro: um livro que fala sobre livros, sobre distribuir educação, cultura, a pessoas sem condições para tal.

Margery, Alice, Izzy, Beth e Sophia não apenas distribuíam livros, diminuíam a dor de famílias que só trabalhavam o tempo todo; faziam companhia a pessoas doentes que não tinham com quem conversar; os livros ensinavam crianças a ler, e essas crianças liam para seus pais.

É claro que isso não era fácil. Cinco mulheres trabalhando em uma pequena cidade, na época da Depressão. Numa cidade dominada por um rico minerador que ditava as leis, as mulheres sofriam todos os tipos de preconceito, principalmente por levar conhecimento à população.

Jojo Moyes conta com maestria a história de cada uma das cinco mulheres e, como em todos os seus livros, somos levados a dar boas gargalhadas, a sentir ódio, angústia, tristeza profunda... às vezes em apenas um capítulo. Novamente aquele tipo de livro que se lê sem parar.

Inspirada em uma história real (a biblioteca realmente existiu entre 1935 a 1943), Jojo nos leva pelas montanhas, sentindo frio congelante ou um calor escaldante. Pois é assim que nos sentimos lendo Jojo: com sua riqueza de detalhes nos sentimos vendo e vivendo a história. E aqui descobrimos o verdadeiro valor do conhecimento, da liberdade e da amizade.

Laura B. E. 12/02/2024

Que livro incrível
Foi o primeiro livro da Jojo Moyes que eu li e é simplesmente incrível.
Uma história fluída que te cativa do começo ao fim, com personagens bem construídos, é impossível ler e não se emocionar junto com os personagens.
Essa leitura me provocou uma infinidade de sentimentos, me emocionei, ri, senti ódio, enfim, foram muitas emoções que não consigo nem descrever.
É uma história sobre luta, companheirismo, empatia, amor e, sobretudo, amizade.
Vale muito a pena a leitura.

*Obs.: Queria que tivesse uns capítulos a mais contando sobre a vida das meninas depois do julgamento, um único capítulo foi pouco para mim, mesmo assim, foi ótimo. Virou um dos meus favoritos.

avilatriz 12/02/2024

Início de livro que te faz questionar se vale a pena continuar ou não kkk.
Mas para compensar, a história segue para um bom desenrolar e mesmo tendo cinco protagonistas, é fácil entender cada uma delas.
É inspirado em um fato real, da biblioteca itinerária a cavalo, e a Jojo soube exatamente usar disso, de toda sensibilidade que essa ação traz pras pessoas.
Os momentos são bem cativantes, disperta curiosidade e te faz querer estar lá vivenciando o cenário junto da Alice, Marge, Izzy, Beth e Sophia.

Tem muito amor, muita luta contra o machismo e uma vontade enorme das mulheres terem liberdade para serem o que quiserem.
avilatriz 12/02/2024minha estante
SPOILER: consegui lacrimejar com a parte da enchente, os animais atolados na lama e as crianças chorando, nossa...

Gessiara0 10/02/2024

Esse livro me custou um pouco mais de tempo do que eu imaginei, a sinopse me deixou animada mas não cumpriu o q prometeu. Esperava um protagonismo das meninas, achei a construção da amizade de todas inexistente, a história da inglesa chata, o casal não fluiu pra mim. Enfim, a leitura foi maçante.

Adriana791 07/02/2024

Livro: Um caminho para a liberdade
Autora: Jojo Moyes

"Não há nada mais perigoso que uma mulher armada de conhecimento."

Cinco mulheres pioneiras na atividade de bibliotecárias a cavalo no Kentucky dos anos 30.

Um romance histórico baseado em história real (o projeto de biblioteca a cavalo aconteceu de 1936 a 1943 nos EUA).

Uma história emocionante sobre amizade, sonoridade, busca pela justiça e liberdade de ser.

Um livro que me deixou envolvida desde o início. Leitura viciante e que aquece o coração.

Sou fã da escrita da Jojo. Li muitos livros dela há alguns anos. Organizando a estante, notei que tinha deixado esse passar batido.
É o melhor livro dela que li.
Recomendo!

Esther.Prado 05/02/2024

Fico feliz em ter retornado a leitura desse livro, eu me apaixonei completamente pela Marge e Sven, mas mais ainda pela biblioteca itinerante, que história linda, tão incrível e repleta de amor. Jojo sempre boa com as palavras! Ah e que ódio do Van Cleve hein, acho que o Bennett é gay e é isso aí

@nomundodalih 04/02/2024

Um livro carregado de emoções...

Inspirado na época em que o presidente Roosevelt criou a "Pack Horse Library" após o difícil período da Grande Depressão. O projeto da biblioteca itinerante funcionou de 1938 a 1943 e visava levar à população rural mais afastada da cidade o conhecimento através dos livros.

E aqui em "Um caminho para a liberdade", Jojo nos presenteia com uma história cheia de emoções através das bibliotecárias Alice, Margery, Beth, Sophia e Izzy que juntas enfrentam, além das dificuldades para chegar aos locais mais afastados das montanhas, ainda se deparam com o machismo, preconceito racial e injustiças de todas as formas.

Dentro dessa amizade que se formou, elas encontram coragem, força e resiliência para lutar contra todas as injustiças e maldades causadas à elas.

Um livro sobre recomeços, medos, traumas e acima de tudo, amor!

Você com certeza vai se emocionar e se ver torcendo por essas mulheres

Paulinha 03/02/2024

Uma história delicia de ler, com reviravoltas, lágrimas e risadas, e muita mas muita raiva por como a mulher era tratada pela sociedade, coisas que ainda reverberam até hoje.
Mas temos 5 mulheres incríveis, corajosas e apaixonadas por livros forjando um novo caminho
Amei

lê leitora 03/02/2024

O título do livro não poderia ser mais verdadeiro.
??Leitura de "O caminho para a liberdade" de Jojo Moyes. O título do livro não poderia ser mais verdadeiro. Ele vai contar a história de quatro mulheres que buscavam os seus direitos acima de tudo, buscavam compartilhar literatura, mostravam que eram capazes de qualquer atividade, assim como os homens, e também que não tolerariam nenhuma agressão, seja ela física ou mental. A personagem principal é Alice Wright que descobre que se casar e partir para os Estados Unidos não era o que ela esperava. Ela não imaginou que deixar a sua família e morar com o marido poderia ser uma prisão e isso se deve, principalmente, pelo seu sogro por achar que mulheres não possuem nenhum valor. Alice se junta a um projeto da cidade a biblioteca itinerante a cavalo, onde ela irá viajar pelas montanhas dos EUA para compartilhar a leitura e amor para todos, fazendo com que a leitura seja um refúgio para muitos. E é com uma escrita rica em detalhes que a Jojo Moyes vai contar a história de Alice, dessas três mulheres, e de muitas outras. Além de ter muito mistérios e assuntos extremamente importantes e tensos. Cada parte deste livro foi interessante, foi penetrante, não há ponto sem nó mas há romance, mistérios, política, tudo que esperávamos do livro foi ultrapassado, foi além das nossas expectativa, bom da minha foi. Se tornou um dos meus livros favorito da autora e vocês? Não vão ler?