Um Caminho Para a Liberdade

Um Caminho Para a Liberdade Jojo Moyes

Resenhas - Um Caminho Para a Liberdade

Maylise 02/02/2024

Inspiração
Um livro que inspira, que incentiva a ter coragem para questionar o patriarcado. Um livro que retrata uma época distante mas tão atual, onde mulheres são questionadas, atacadas e desvalidadas no seu desejo ou no seu posicionamento. Além disso, esse livro me inspirou a incentivar cada dia mais a leitura às pessoas, porque os livros expandem nosso universo, nos estimulam a criatividade, a imaginação, além de claro, a leitura ser uma ajudante importante para a saúde cerebral, auxiliando na prevenção de problemas cognitivos futuros.
Enfim, um livro que conta uma história real inspiradora de união, fé e coragem.

mari 28/01/2024

Um dos melhores livros que eu já li
Esse foi um dos únicos livros da Jojo Moyes que eu li traduzido, mas eu não me arrependo. Uma tradução impecável, que manteve a essência da escrita da Jojo Moyes. Esse é, by far, o meu livro favorito da autora. Mesmo eu tendo lido há mais de um ano atrás, eu lembro dele em detalhes, e eu me senti muito movida por ele - assim como acho que várias mulheres sentiriam o mesmo. Toda a frustração, a dor e a luta contra o patriarcado que, quase destrói as mulheres todas desse livro, as trazem juntas, para que elas possam lutar e resistir sem estar sozinhas. Maravilhoso e emocionante. Um dos meus livros favoritos da vida.

Kathy 28/01/2024

Livros libertam
Inspirador, corajoso e resiliente!

Baseado em uma história real, em um caminho para a liberdade acompanhamos cinco mulheres que vão enfrentar uma cidade inteira por amor aos livros.

Alice,Margery,Izzy, Beth e Sophia são unidas por um projeto de uma biblioteca itinerante, juntas elas percorrem a cavalo uma
pequena cidade no interior dos EUA para levar livros aos moradores mais pobres que não possuem acesso a livros , enfrentando rotas difíceis,mudanças
climáticas e o preconceito dos mais conservadores.

É um livro que fala de livros, de machismo, preconceito racial, patriarcado, justiça, lealdade, é muito bonito acompanhar a jornada dessas mulheres se redescobrindo, unidas por um laço de amizade inspirador e ressaltando o poder libertador dos livros.

A história que embora se passe em 1930 aborda temas atemporais e a escrita da Jojo é muito sensível. É daquele tipo de livro que mesmo depois de terminar a história permanece por muito tempo com a gente.

?Não há nada mais perigoso do que uma mulher armada de conhecimento.?

Fran 27/01/2024

Romance pelos livros
Um livro cheio de amor e histórias de luta. Mais do que apenas literatura, mas uma história da vida real das mulheres que lutam para serem reconhecidas por tudo que querem ser, seja isso encaixado ao que a sociedade espera de nós, ou não.

Rayssa600 25/01/2024

Um livro pra encorajar.
A história é bem construída e envolvente. Acompanhar aquelas mulheres levando conhecimento as pessoas e tendo que lidar com a vida pessoal, nos faz refletir em como somos capazes.
O livro traz o companheirismo, amizade e amor independente das diferenças.
Leiam, esse livro tem poder, como todos os outros nós ensinam algo.

Kethllen.Bianca 23/01/2024

"... um amor pela leitura que , muitas noites, a levava para bem longe da escuridão e da violência de casa "

Mayara780 22/01/2024

Liberdade...
Já tinha lido esse livro a um tempo atrás e não tinha gostado muito, e relendo agora gostei muito. Bem que dizem q a história depende do momento da sua vida kkk
Mas enfim, o livro conta a história de 4 mulheres que precisam enfrentar o preconceito arcaico da cidade onde moram, uma estrangeira ( Alice), uma "rebelde" ( Margery), uma com mobilidade reduzida (Izzy) e uma aventureira ( Beth)
Claro q no decorrer da história vão entrando outras personagens, mas resumindo bem todas tem um sonho e lutam com fervor para que a vida delas e de suas companheiras boas.

liu villas 19/01/2024

Um caminho para liberdade
Esse foi o primeiro livro que li em 2024, eu o escolhi por falta de outras obras que parecessem mais interessantes no momento, e confesso que no início imaginei que não iria gostar muito. Esse livro me surpreendeu muito e conseguiu mexer comigo de uma forma muito intensa. Toda a ideia da Biblioteca a Cavalo e ver as pessoas se transformarem com isso me fez sentir algo genuíno e especial. Todas as lutas, injustiças e sofrimentos que as personagens passaram ao mesmo tempo que fazem parte de anos atrás, em 1930, são tão reais e atuais que compartilhei das mesmas sensações e angústias. Acho incrível a proximidade que temos com as pessoas de antigamente, sendo separados sementes por longos anos, mas as dores, as alegrias e delícias da vida continuam sendo as mesmas, manifestadas de formas diferentes. Me encantei com o cenário e a simplicidade da vida naquela época. Achei o livro muito inteligente e apesar de não compactuar com algumas críticas que foram feitas, eu gostei muito da escrita e das ideias que a autora transportou pra sua obra. Recomendaria essa leitura para todas as mulheres que se sentem intimidadas em fazer a diferença no mundo e tomar as decisões corretas. ?para toda situação há uma saída, mesmo que ela seja a mais desagradável?. A leitura não é tão leve, precisa de atenção para capturar os detalhes, a trama é muito envolvente e os acontecimentos também.

Célia 17/01/2024

Mulheres fortes, destemidas e determinadas.
São as mulheres da biblioteca.
Elas enfrentam qualquer obstáculo pra levar a leitura até os lugares de mais dificil acesso.
Não se deixam abater diante do machismo.
Nem bofetadas as fazem baixar a cabeça.
Esse é um livro muito lindo e inspirador.
Jojo mais uma vez me emocionou, com essa escrita maravilhosa.
AMEI.

Alice587 08/01/2024

Esse livro aqueceu muito meu coração ? eu amei a história e me envolvi muito na história. Chorei em algumas partes também, e acho que esse livro acabou de virar um dos meus favoritos

Carla Carolina 31/12/2023

Ótimo livro
Foi a última leitura do ano e foi um dos favoritos do ano.
Um bela história com mulheres fortes e muito bem elaboradas todas elas e que mostra a importância da leitura.

Mariana 30/12/2023

Receitinha que dá certo
Mais um livro da Jojo Moyes que eu gosto, e que segue uma receitinha que dá certo. Amizade entre mulheres, sororidade, homens decentes que surgem por aí e trazem conforto à essas mulheres e toleram suas independencias, desastres ambientais permeando o contexto, etc...
Nesse livro, a autora conta sobre uma biblioteca que funcionava mediante a entrega dos livros na casa das pessoas, elaborada e realizada por mulheres, cujo transporte dos livros se dava à cavalo. Era uma época de recessão dos Estados Unidos, havia muito preconceito e conservadorismo, o que podava muito as mulheres de exercerem profissões e explorarem seus potenciais. Foi bonita essa história, pois mostrou mulheres fortes e a amizade entre elas, com um crime também de fundo. Recomendo!

Talita.Barbosa 30/12/2023

O poder da amizade feminina
Devorei o livro, passei o dia todo com ele e agora queria ter lido com mais calma pra passar mais tempo com essas mulheres!

Que história encantadora! As partes mais emocionantes com certeza são aquelas em que as mulheres descobrem sua força, especialmente quando se unem! Belíssimo pra acabar esse ano!