Um Caminho Para a Liberdade

Um Caminho Para a Liberdade Jojo Moyes

Resenhas - Um Caminho Para a Liberdade

Ewellin1 03/08/2023

Sinceramente é bom, não se destaca nas minhas leituras e não é incrível. Mas pra quem quer simplesmente ler alguma coisa eu recomendo. Eu gostei muito do arco das personagens, e minha parte favorita (a que trouxe mais emoção pro livro) foi a do tribunal. Não é uma resenha muito boa (que bom que sou leitora e não escritora)

Carol 02/08/2023

Linda história
Adorei! É um livro que te prende com as personagens e sua história. O livro conta a história de cinco mulheres que se oferecem para trabalhar na biblioteca itinerante. E passam dias entregando livros em áreas de difícil acesso, cavalgando por trilhas entre montanhas, a fim de proporcionar bons livros e histórias para as famílias. A história traz sentimentos que as vezes carecemos nos dias de hoje, mas mostra a força das mulheres unidas em um tempo que nem tudo eram flores.

Maria Duda 01/08/2023

Conhecimento, amizade, liberdade...
O livro foi uma surpresa impressionante e quando descobri que se baseava em uma história real e na própria experiência da autora teve ainda mais significado. A biblioteca a cavalo da WPA e suas bibliotecárias levaram livros pelas montanhas do Kentucky, levaram conhecimento e entretenimento para os moradores mais pobres. O livro retrata 7 (a Katthellen e a Sra Brady merecem menção) mulheres que embora tivessem suas próprias dificuldades e lutas se uniram pela biblioteca e pelas outras, o livro mostra exatamente o porquê de o acesso ao conhecimento ser, propositalmente, limitado e as consequências disso em todos os aspectos de uma sociedade. O fanatismo religioso, machismo, misoginia, violência, racismo entre outras mazelas que enfrentamos nos anos 30 e até hoje. É uma leitura divertida e necessária, um perfeito motivo do porquê Jojo Moyes é um fenômeno literário.

ca.palomares 24/07/2023

Que livro, meus amigos. Que livro!
Jojo Moyes nunca erra e entregou tudo nesse livro.
Alice é uma inglesa que se apaixona por um americano, se casa e vai parar em uma cidadezinha no campo do Kentucky. A vida não era como ela esperava e com o tempo o casamento, que já era meio gelado, esfria mais ainda. No meio disso, ela começa a trabalhar em uma biblioteca itinerante que desafia a família de seu marido. Porém, ela acaba conhecendo cinco mulheres incríveis, cada uma com uma história diferente e, juntas, elas defendem a igualdade.

emanoelle.santos1 24/07/2023

Um caminho para a liberdade
"Não há nada mais perigoso que uma mulher armada de conhecimento. Mesmo que ela tenha apenas doze anos."
A narrativa, no começo, demora um pouco a engatar mas depois que engata é supremo.
Alice, Margery, Izzy, Beth e Sophia vão nos mostrar o quanto os livros, a amizade e a união podem ser importantes na vida de todos, especialmente, na vida das mulheres.
O livro vai abordar temas difíceis como machismo, violência doméstica, racismo entre outros.
Vale muito a pena embarcar na história dessas cinco amigas.

Vivi_Peres 14/07/2023

Personagens super envolventes, não tem como não amar Alice, Marger, Izzy, Beth e Sophia, escrita sem defeitos.
A história se passa nos Estados Unidos época das mineradoras de carvão, onde esse grupo de mulheres compõe de forma corajosa e audaciosa a biblioteca a cavalo, esse é o plano de fundo para toda a trama que mais uma vez a escritora Jojo desenvolve com mestria.
Esperava mais do final....tudo se resolver nas 10 últimas páginas...

Carol 10/07/2023

LINDO LINDO LINDO LINDO
Que livro meu deus

TANTO TEMPO QUE EU NÃO LIA UM LIVRO TÃO BOM

Tem romance, traz discussões importantes, te deixa apreensiva, te dá vontade de entrar no livro pra meter um socão nos personagens

Meu deus, ele tem tudooo

Não desgrudei dele até terminar

Maravilhoso e virou um dos meus favoritos

Barbara1444 09/07/2023

Emocionante
Não tenho muitas palavras para explicar como a leitura deste livro foi importante para mim. Nem sei quantas vezes parava para limpar o rosto das lágrimas de emoção que escorriam a cada capítulo lido, acho que este livro era a resposta que eu precisava para tantos dilemas internos que vivi em minha vida. Eu simplesmente amei e agradeço ao universo por ter feito ele chegar até mim ??

Tatiana.Heinrich 05/07/2023

Buscar conhecimento é expandir o próprio universo
Esse livro conta a história de algumas mulheres na década de 30 que levam a leitura por meio de cavalo para famílias que moram mais distantes. Outro ponto mostrado é o quanto de dificuldades essas mulheres passavam, numa época onde existia muito machismo.
Demorei um pouco para terminar esse livro.
Levei 20 dias para ler. ?

Kari 04/07/2023

O amor pelos livros pode ser a ? de uma amizade poderosa
É sobre 5 mulheres que decidem levar a literatura para toda a sua comunidade. Os livros são levados a cavalo e emprestados pra os moradores. É uma leitura densa, com longos parágrafos, porém não são exagerados, dá um brilho a mais na história. Alice foi minha favorita, a sua garra, determinação, coragem e a maneira como ela lutou pela mini biblioteca foi lindo e motivador.

Arrisco a dizer que foi o melhor livro da autora (esse é o 3° dela q eu li).

É sobre liberdade em uma cidade que tenta te limitar em quase todas as suas ações, o quão potente pode ser a força de uma amizade, tem relacionamentos que o fim é o único caminho possível e ser mulher nunca foi e nunca será simples.

"...Alice ficou sentada, escutando

os grilos e se perguntando como

podia estar em uma casa cheia de

gente e ao mesmo tempo no lugar

mais solitário do mundo. "

Vanessa Daflon 03/07/2023

Surpreendente
Por um momento (ou nas primeiras 15 páginas) pensei que seria um livro maçante; e não foi! Uma história repleta de referências atuais sobre o poder da mulher na educação, na sociedade, nas famílias. Com personagens femininas fortes. Super recomendo. Triste de ainda imaginar que existe o preconceito sobre as mulheres e a realização de seus desejos e sonhos, assim como as restrições aos livros e seus conteúdos tidos como de boa moral ou não.

Campa0 02/07/2023

Que livro Lindo!
Eu amo a escrita da JoJo, fato. Mas a história, é muitos mais de drama, superação do que o romance em si. Personagens são muito reais, os fatos combinam e acontecem em uma ordem que combinam perfeitamente de acordo com a época em que foi relatada no livro. Leitura emocionante, as passagens me deixavam na expectativa. Vc torce pelas personagens do começo ao fim. Deliciaaa de leitura, fora que é fluida, fácil, e tão real. Devorei as páginas!