Um Caminho Para a Liberdade

Um Caminho Para a Liberdade Jojo Moyes

Resenhas - Um Caminho Para a Liberdade

nabisun 02/05/2023

Não há nada mais perigoso que mulheres livres.
Alice Van Cleve é uma jovem moça inglesa que, cansada da sua vida monótona e sem graça na Inglaterra, deixou seu país natal ao se casar com Bennett Van Cleve, filho de um dos homens mais importantes e poderosos da pequena cidade onde vivem, no interior do Kentucky, EUA. Alice via no casamento a tão sonhada oportunidade de ser ela mesma, sem precisar atender as expectativas de perfeição imposta pelos seus pais, mas ao começar a morar com Bennett e seu sogro, a moça percebe que apenas trocou uma prisão por outra. Quando surge a ideia de uma biblioteca itinerante, liderada por mulheres que distribuiriam livros gratuitos as famílias que moram nas montanhas e têm pouco acesso a informação, a vida de Alice ganha um novo propósito, e ela está mais do que disposta a enfrentar o sogro misógino, ou quem quer que seja, para participar do projeto.
Baseado numa história real, Um caminho para liberdade é, sobretudo, uma história de força e resiliência de cinco mulheres que, juntas, vão descobrir o peso do conhecimento e da amizade, e vão usar desses recursos pra enfrentar uma cidade preconceituosa, religiosa e extremamente machista.

O único ponto do livro que me incomodou é o fato dele ser extremamente parado no início (o que havia me feito abandonar o livro na primeira tentativa de leitura) e muito acelerado no final. Acredito que isso seja uma característica da Jojo Moyes, porque eu reparei a mesma coisa em todos os livros dela que eu li, e entendo que essa primeira parte mais calma é importante para a construção e entendimento da história, mas me incomodou bastante o tempo que a autora levou para fazer as descrições das trilhas das bibliotecárias, e no fim, quando eu queria e precisava de uma descrição mais detalhada dos acontecimentos, simplesmente recebi "aconteceu isso e aquilo, ponto final" Mas nem esse detalhe me fazer amar menos o livro e as personagens extremamente cativantes, especialmente Alice e Margery, cinco estrelas e favoritadíssimo.

DaniloVeronezzi 29/04/2023

PER-FEI-TO
Esse livro é um dos meus queridinhos esse ano. Estou sem palavras para expressar o quão bom foi ler esse livro. SIMPLESMENTE RECOMENDO ESSE LIVRO! ??

Tami Blythe 27/04/2023

Me fez lembrar o pq eu amo tanto ler. ?
Um caminho para liberdade me surpreendeu demais!

A história é de superação e acima de tudo, o poder que os livros têm.

Parece clichê, mas é tão necessário: O CONHECIMENTO TRANSFORMA VIDAS! A leitura é um ato de resistência.

Leiam e sejam inundados por esse sentimento.

Bice22 23/04/2023

Essa é a história de cinco mulheres que juntas administram uma biblioteca itinerante que irá fornecer livros e revistas para os moradores de uma pequena e tradicional cidade no Kentucky, porém nem todos os habitantes da região ficam felizes com esse projeto. O livro se passa na década de 1930 em uma cidade onde o machismo e os costumes religiosos estão em vigor, por isso essas mulheres enfrentam sérios desafios e juntas precisam lutar para continuar trabalhando com o que amam.

Esse foi o meu primeiro contato com uma obra da Jojo Moyes e foi uma experiencia bastante positiva. A escrita é bem envolvente e conseguiu me prender desde o início, os personagens são também muito bem desenvolvidas e fáceis de se apegar.

Eu gostei muito da história, os conflitos são muito atuais tratando de assuntos como machismo e violência contra a mulher, e ambos são tratados de forma realista e delicada em nenhum momento romantizando ou tratando como algo banal. É possível ver durante a leitura diferentes críticas feitas pela autora através de acontecimentos que em nenhum momento parecem ?forçados?.

O ponto alto dessa leitura foram com certeza as protagonistas Margery e Alice, ambas são mulheres extremamente fortes e dedicadas ao que amam. Apesar de terem as vidas bem diferentes, elas funcionam muito bem juntas e separadas, o que da uma maior dinâmica para os acontecimentos e para a própria amizade das duas.

Essa foi no geral uma leitura muito agradável e eu com certeza pretendo ler mais livros da autora.

Geovanna.Holanda 21/04/2023

Se eu pudesse elencar um top 5 de autoras favoritas da vida, Jojo Moyes estaria entre elas sem dúvida alguma.
Os livros dela sempre são bem detalhados e densos, com uma história profunda, então sempre demoro a engatar na leitura de início, mas depois de umas 50 páginas é um suplício parar de ler. A história é linda, os personagens são incríveis e o contexto histórico é perfeito. Eu amei muito, muito o livro. Perfeito!

Gabriella.Thomaz 18/04/2023

Maravilhoso!
Se tornou meu favorito da Jojo e um dos favoritos da vida.

Se passa em uma época onde a mulher não tinha voz ou direito, onde a sociedade era machista, preconceituosa e conservadora.

As bibliotecárias são incríveis. Com muito esforço e força de vontade, elas mantêm de pé o projeto da biblioteca itinerante. A ideia é levar livros até famílias que não têm acesso à cidade, nem condições de adquirí-los, espalhar conhecimento, entretenimento e um pouco de dignidade a essas pessoas.

Margery tem todo o meu respeito e eu amei ver o amadurecimento da Alice. Os outros personagens são igualmente bem construídos e únicos.

O livro nos mostra como é importante o apoio entre mulheres, como é importante ultrapassarmos nossos limites e correr atrás do que acreditamos.

É sobre sororidade, amizade e feminismo. É sobre luta, liberdade e justiça.

O romance não é o foco principal, mas não deixa nada a desejar.

Emocionante, envolvente e inspirador. E saber que é baseado em uma história real só o torna mais incrível ainda.

?? Alerta da gatilho: violência doméstica
Biafort.Meireles 18/04/2023minha estante
Adorei o livro também, senti empatia por todas as personagens.

Gabriella.Thomaz 19/04/2023minha estante
Aaah, ele é apaixonante. ?

Karen 18/04/2023

Encantanda demais...
?- Não há nada mais perigoso que uma mulher armada de conhecimento. Mesmo que ela tenha apenas doze anos.? pág. 125

O tipo de leitura que preenche tantos vazios e dores por enfrentarmos até hoje os desafios de ser mulher.

Carols 12/04/2023

Genial lindo mágico tudo
Um caminho para a liberdade se tornou simplesmente um dos meus livros favoritos em todo o planeta.
A escrita é perfeita, os romances são dosados de forma inteligente, e a mensagem final é gratificante.
É uma delícia observar a evolução dos personagens, e apesar da minha favorita começar sendo a Alice, Marge me encantou de uma forma.
O livro é gratificante e toda o nosso interior aos poucos. Realmente vale a pena dar uma chance.

Canoff 12/04/2023

Um livro comprado por impulsão que se tornou 5 estrelas.
O livro "Um Caminho Para A Liberdade", escrito por Jojo Moyes, foi publicado em 3 de outubro de 2019 em inglês, seu idioma nativo, e possui 368 páginas. Enquadra-se nas categorias Romance, Ficção Histórica e Ficção Doméstica, contendo alguns gatilhos de violência doméstica, misoginia e afins.

A história retrata a jornada de cinco mulheres que desafiam uma cidade inteira em nome do amor pelos livros. Juntas, elas descobrem o poder do conhecimento, da liberdade e da amizade. Em uma época em que não seguir as normas e a religião era uma transgressão grave, o caminho de um grupo de mulheres se cruza de maneira inesperada, fazendo com que enfrentem o estado e seus costumes.

A personagem principal, Alice, dá início ao projeto da biblioteca a cavalo e, ao fazê-lo, quebra regras impostas pelo estado e por seu marido e sogro, que prezam por valores morais acima de tudo e acabam pregando a misoginia. Alice enfrenta muitas barreiras em sua jornada pelos livros, incluindo o preconceito por ser uma moça do interior, o que para a população de sua nova cidade seria considerado um atraso, chegando até a circundar pecados contra a honra e crenças mantidas na época.

Inicialmente, o leitor relata ter demorado cerca de 6 meses para iniciar a leitura e pensou em trocar o livro, comprado por pura displicência e impulso. No entanto, mesmo tendo comprado o livro sem muita expectativa, o autor se surpreendeu com a história e a classificou como favorita. A história é envolvente, o desenvolvimento dos personagens é incrível e acima de tudo, passa lições sobre inocência e quebra de padrões estabelecidos pela parte sombria da sociedade patriarcal, proporcionando ao leitor uma experiência interessante e cativante.

O autor recomenda o livro sem sombra de dúvidas, especialmente para o público feminino, pois fala abertamente sobre assuntos julgados totalmente necessários atualmente. A história é emocionante e irá prender a atenção dos leitores do início ao fim.

Nota: 5/5.

- Resenha revisada por IA.

Michelle.Leonhardt 10/04/2023

Uma temática diferente – um grande acerto da autora
No livro acompanhamos a história de Alice, uma jovem considerada questionadora e difícil para os costumes britânicos da época que encontra no jovem Bennett Van Cleve uma oportunidade de sair da casa dos pais. Ambos se casam e vão morar nos Estados Unidos, especificamente em Kentucky.

Nos Estados Unidos, Alice (que imaginava uma vida glamourosa em N. York) percebe que o Kentucky não tem muito a oferecer e, no entanto, tem muito.

Em uma reunião da igreja, Alice fica sabendo do projeto da biblioteca itinerante e conhece Margery (a outra grande protagonista dessa história). Ela decide participar do projeto e passa a entregar livros para famílias que moram em locais isolados. A partir daí ela constrói com as outras participantes do projeto da biblioteca um laço de amizade. Elas acabam passando por muitas coisas juntas. Precisam enfrentar preconceitos de uma sociedade isolada e conservadora, além do “mandante” da cidade que é contra o projeto.

Opinião: Gostei bastante da trama e recomendo bastante. É um pouco enrolado no começo – característica da autora -, mas corre numa narrativa linear, envolvente, fácil de se mergulhar no universo da trama.

Trata-se de um livro cujo foco não é o romance romântico, muito pelo contrário. Eu diria que é bem no nicho de ficção histórica. O ponto principal é a sororidade, o empoderamento feminino e o desenvolvimento pessoal das personagens. A cena final, final mesmo do livro, última página, foi ótima! Amei, teve uma pitada de ironia muito bem colocada. No entanto, a resolução dos conflitos apresentados acontece de forma um pouco rápida demais e isso pode ser um ponto negativo.

A temática que conduz a história (biblioteca itinerante) é pouco explorada no universo da literatura. Sim, temos muitas histórias de amor aos livros por aí, mas, com esse pano de fundo, nunca vi (embora eu tenha pesquisado e existem outras sim).

Giovanna1081 09/04/2023

Simplesmente necessário.
Um livro que se passa em uma época diferente, mais complicada para nós mulheres. Retrata bem a insatisfação e a luta das mulheres dessa época. No início, a leitura foi lenta, mas depois que você realmente entende do que o livro se trata, você não consegue mais parar.

becca39 06/04/2023

Abri esse livro sem saber absolutamente nada e estranhei a primeira parte kkkkk só no final que eu entendi ?
Mas amei! Terminei a leitura com aquela sensação boa, sabe? Quando a história te cativa tanto que você acolhe ela no coração e não esquece nunca mais! Foi como eu me senti.
É uma história incrível, mostra muito bem o poder e a importância da amizade, principalmente entre nós mulheres

Najara.BrandAo 06/04/2023

Me surpreendi muito com esse livro da Jojo, leitura leve e dinâmica com uma história lindíssima sobre amizade. Gostei bastante e sem dúvidas indicaria a um amigo