1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

Anna 03/11/2022

E tão bizarro como o livro é antigo e a estória desse livro é cada vez mais real, isso deixa o livro mais assustador

Joi | @estantediagonal 28/04/2021

1984, mas poderia ser hoje!
Mil novecentos de oitenta e quatro, ou 1984, é o romance mais conhecido do autor George Orwell, publicado originalmente em 1949. Aqui somos levados para a nova Grã-Bretanha, hoje conhecida como Pista de Pouso Número 1, uma província da Oceania. A realidade distópica revela um mundo em guerra e uma sociedade regida por um regime ditatorial e totalitário, chamado Socialismo Inglês ou Ingsoc.

É neste contexto que conheceremos Winston, um homem aprisionado nesta sociedade dominada pelo Estado. Ninguém escapa da vigilância do Grande Irmão (personificação da figura de maior poder neste regime), teletelas estão por toda parte observando os cidadãos e querer possuir uma mente livre é considerado crime gravíssimo.

Porém, Winston é infeliz com sua vida e possui várias questões contra o governo, assim ele acaba se rebelando pela busca de liberdade, colocando sua vida em risco ao se envolver amorosamente com uma colega de trabalho chamada Julia e através dela, com uma organização revolucionária secreta.

É irônico analisar que é, justamente, pelas palavras que a verdade é manipulada dia após dia nesta realidade. O trabalho de Winston é reescrever artigos de jornais do passado, de modo que o registro histórico sempre apoie a ideologia do Partido.

1984 é o tipo de obra que te mostra como o futuro pode ser ameaçador. E fazer as conexões com as coincidências que uma mente construiu lá em 1949, refletindo nos dias de hoje, é realmente assustador, sejam estes atos motivados pelo governo ou pela imprensa.

O que nos resta é ler, estudar e conhecer nossa história para que futuros aterrorizantes como os de 1984 não se façam reais. é uma pena que George Orwell não chegou a conhecer todo o sucesso que sua obra faria, lançado poucos meses antes de sua morte, 1984 é influente ainda nos dias de hoje, um importantíssimo clássico moderno que debate os perigos do poder.

site: https://www.estantediagonal.com.br/2021/05/1984-george-orwell.html

rach 30/01/2022

Um clássico necessário. Distopia extremamente atual e que em diversos pontos nos faz refletir até que ponto o enredo retrata o nosso cotidiano.
Leleco 09/02/2022minha estante
livro sensacional

evelyndetail 12/10/2021

eu terminei agora e tô meio que sem palavras pra fazer uma resenha sobre esse livro...

esse livro mexeu bastante comigo, ele te dá vários tipos de emoções, mas no final ele me deixa com pena do Winston e com tudo o que ele passou.

esse livro mostra a realidade dessas pessoas que são fanáticas politicamente, que já perderam a sua verdade, e de certa forma já esqueceram o passado também, e acreditam apenas no que o partido delas conta...

Andre.Trovello 17/10/2020

MUITO BOM!
Leitura chocante e assustadoramente atual.
Recomendo demais!!!
Tenara 31/07/2021minha estante
#DiganãoaoLowProfile

Andre.Trovello 31/07/2021minha estante
KKKKKKK deixa eu ser misterioso, ok??

Jéssica | @jehbreda 13/09/2020

Leitura que te faz refletir...
Este livro tem tanta informação que as vezes cansa tentar imaginar esse mundo distópico. Por outro lado, é possível encontrar tantas semelhanças com o cenário político mundial atual no qual as Fake News influenciam tanto a população que você se pega pensando: "gente, daqui que essas pessoas tiraram essa ideia?"

Eu sempre achei que o termo alienação já estava insuficiente para descrever isso... Agora descobri a palavra certa para usar: duplipensamento. Para mais detalhes, leiam o livro! XD

Única desvantagem desse livro é ser uma distopia "negativa" e a gente lê louco querendo uma solução para os problemas no final das contas (porque vai que dá para testar na nossa distopia diária?!).
May | @vidadaleitora 18/07/2023minha estante
Verdade, o final é super sem esperança, muito triste mesmo! Vai q nossa distopia tbm nao tem jeito?

paula1033 20/12/2023

Reflexivo
Apesar de ter sido escrito em 1948, o livro trata sobre questões que podem ser encaixadas nos dias atuais, tais como fanatismo político, manipulação de informações (muito presente atualmente nos conteúdos midiaticos) e regimes totalitários.
1984 me fez refletir sobre estruturas de poder. Como somos induzidos, o tempo inteiro, seja por propagandas, postagens, padrões, a seguirmos certos tipos de comportamento. Eles são feitos de uma forma tão atraente, que simplesmente o fazemos de uma forma inconsciente. Isso pode ser uma das formas mais eficientes de causar um retrocesso e uma alienação na nossa sociedade, uma vez que a espécie humana sempre se destacou por conta de seu pensamento crítico. No entanto, é uma maneira extremamente eficaz de um grupo conseguir se manter no poder.
O desfecho também nos conduz a um outro tipo de reflexão; que sozinhos ficamos impotentes. Também foi crucial para evoluirmos como sociedade a combinação de habilidades que cada um detinha.
Livro realmente muito bom,
recomendo.

Bruna | @bmartinssss 07/06/2021

Gostei muito desse livro. Achei impactante e acredito que a leitura desse livro seja de extrema importância. Super recomendado!

William LGZ 23/06/2022

Indispensável
Um clássico que deveria ser leitura obrigatória para todo mundo, que adiei tanto para ler mas que por fim pude comprovar que é de fato uma grande obra-prima.

Apesar de um pouco monótono pela maior parte do seu desenrolar, o autor conseguiu transmitir de diversas e variadas formas os horrores do seu regime totalitário distópico para depois nos chocar ainda mais em sua eletrizante reta final.

Como dito no início, é um livro que recomendo à todos e acredito que, mesmo que desagrade com seu ritmo lento e situações desagradáveis, é essencial que seja lido para que mais mentes sejam abertas e blindadas contra esses tipos de práticas apresentadas nele.
Marcos Gabriel 23/06/2022minha estante
Esse é top dms
Favorito da vida

Bia Guimares 23/06/2022minha estante
Nossa, também amei esse livro!!

Priscila 25/06/2022minha estante
Louca pra ler. Esse ainda falta na minha estante.

camily_lais 23/08/2022minha estante
Começando agora essa obra! ?

Angelito? 30/05/2022

2+2=5
QUE LIVRO INCRÍVEL
Achei a história e os personagens bem construídos e me prendeu muito desde o começo, o que foi realmente uma surpresa já que pensei que não ia gosta muito.

Veh 30/04/2022

Um livro que só traz desespero e desesperança, amei
Num mundo distópico, onde a guerra é constante, a população é ignorante , e todas as suas ações e pensamentos estão a todo o tempo sendo observadas e controladas pelo Grande Irmão, Winston se vê se questionando quanto a validação de sua realidade, e se é possível achar uma forma de enfraquecer ou até mesmo destruir o Partido.
Encaixando toda a genialidade do autor em todos os pequenos detalhes, o mundo se encontra com uma geografia diferente, uma linguagem diferente, e até os homens já não são mais homens, incapazes de sentir e pensar por si próprios, fazem somente aquilo que o Grande Irmão acha que deveriam fazer.
Vai muito além de uma narrativa romântica, é um livro que além de nos fazer refletir, nos explica muitos assuntos como guerra, regimes totalitaristas, poder, luta de classes, manipulação e liberdade, além de muitas outros aspectos humanos que se for fazer uma lista seria gigante.
Foi o primeiro livro do Orwell que eu li, mas percebe-se claramente como ele foi certeiro em ditar os acontecimentos que conduzem a humanidade e como ele disseca muitas propagandas e discursos que vemos até hoje, que às vezes acreditamos sem nem questionar.
Se fosse dada uma aula de história política apenas com esse livro já seria de uma quantidade de conhecimento absurda. Esse livro não deixa a desejar NADA do que falam, e do porque esse livro é um clássico que atravessa o tempo e espaço e vai ser sempre relevante na história da humanidade. Coloca o drdo na ferida e nos deixa olhando pra parede sem saber o que fazer em seguida. Que experiência!
Yally 30/04/2022minha estante
O título já me matou kkkkkkkkk amei

Veh 30/04/2022minha estante
Tem coisa melhor que um livro que não tem medo de desgraçar com a nossa cabeça?

JurúMontalvao 30/04/2022minha estante
Tá na minha meta

Yally 30/04/2022minha estante
@veh, tem n amg kkkkkk tá na minha meta ?

Micka 05/04/2022

O auto da desesperança
1984 é uma leitura desagradável, não porque a escrita de George Orwell seja ruim, muito pelo contrário, é justamente a sua maestria que torna a história que acompanha Winston algo tão difícil de engolir.
Aqui estamos em uma Londres que vive sobre um regime totalitarista de um grupo denominado Partido. Estes controlam a tudo e a todos usando a linguagem como forma de podar o pensamento.
Não há privacidade, nem mesmo em casa. Todos são vigiados 24h por dia pelo ''Grande irmão" (Big Brother), e até mesmo por membros da própria família.
Aqueles que ousam ter qualquer pensamento que minimamente pareça ser elaborado o suficiente para exercer alguma oposição ao Partido, são sumariamente eliminados (do espaço físico e da história).
Apesar de ser categorizado como uma distopia, é IMPOSSÍVEL não traçar paralelos com situações reais e atuais. Do passado, do presente e do futuro.

Por fim, não é um livro feliz. Mas sua genialidade está em seu conteúdo quase intragável.

Ana Clara Monticelli 07/09/2021

O Partido é infalível
Primeira distopia que li e eu não poderia ter começado por um livro melhor.

Já havia lido Revolução dos Bichos de George Orwell então sabia que eu estava prestes a ler algo muito bom.

O livro nos conta a história de Winston, um homem que vive em um regime totalitário controlado pelo Estado, onde o Grande Irmão é a maior personificação do Partido, que te controle e te observa o tempo todo por meio de tele telas. Não existe liberdade, nem mesmo dentro de seus pensamentos.

?Quem controla o passado, controla o futuro; quem controla o presente, controla o passado.?

Apesar de ter sido escrito em um cenário totalmente diferente do que vivemos hoje, podemos observar algumas semelhanças com a atualidade.

O livro é incrível, apesar de eu ter demorado pra ler (por ser algo totalmente diferente do que costumo ler), foi uma experiência fantástica e pretendo ler outras distopias.
Se puder, leia 1984.
Luana 07/09/2021minha estante
Quero muito ler!

paola 07/09/2021minha estante
Ótima resenha!

Diogo 07/09/2021minha estante
Tremenda história! Já que você curtiu esse estilo, o Philip K Dick tem livros ótimos nesse gênero! Fica a dica ;-)

Ana Clara Monticelli 07/09/2021minha estante
Obrigada pela dica, Diogo! Vou procurar :)

Artur 19/01/2021

Melhores 414 páginas
Eu li a versão da fotinha que é a edição mais barata de todas e quando comprei não tinha ideia sobre os textos auxiliares no fim! Fez eu me apaixonar ainda mais com o livro.
A forma que Orwell escreve faz você conseguir ler 50+ páginas só de uma fez sem se sentir cansado ou não deixar de fazer várias marcações.
Ainda não consigo dizer qual eu mais amei revolução dos bichos ou 1984 mas, se você conseguir ler um e logo depois outro, vai ser a melhor coisa que você pode fazer na vida.

Lista de Livros 22/12/2013

Lista de Livros: 1984, de George Orwell
“Ortodoxia quer dizer não pensar... não precisar pensar. Ortodoxia é inconsciência.”
“Mas quando a guerra se torna literalmente contínua, cessa também de ser perigosa.”
“Se queres uma imagem do futuro, pensa numa bota pisando num rosto humano, para sempre.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2012/03/1984-george-orwell.html