Bento André Vianco

Resenhas - Bento

Luiza.Thereza 14/10/2015

Bento
"Uma noite começada como outra qualquer entra para a história da humanidade quando metade dos seres humanos adormece de forma inexplicável. Tratada como uma epidemia, a doença desencadeia um caos sem precedentes nas cidades do mundo."
Como se não bastasse, os humanos que se libertaram do sono descobrem que dividem a noite com verdadeiros demônios: os acometidos pela doença se transformaram em vampiros.

Lançado em 2003, Bento é o primeiro volume da saga O Vampiro-Rei (coisa que eu só fui descobri na página 50 de O Vampiro-Rei 1). Felizmente, alguma alma caridosa teve a ideia de colocar a trilogia sob um único nome.

Bento é o nome dado aos humanos que ficam "com sangue nos olhos" cada vez que chega perto de um vampiro hostil. Esses guerreiros quase medievais lutam com espadas e armaduras prateadas e entram em frenesi quando estão em combate com os noturnos.

Lucas é um desses Bentos. Na verdade, ele é o mais aguardado deles, pois, de acordo com uma profecia, quando o trigésimo acordasse, e reunisse os guerreiros, quatro milagres serão liberados e virarão os rumos dessa guerra contra os vampiros a favor dos humanos.

site: http://www.oslivrosdebela.com/2015/03/bento-andre-vianco.html

Tina 09/09/2015

Que Livro!
A narrativa é em terceira pessoa e surpreendentemente cativa o leitor, André Vianco é um gênio. Criou todo um mundo pós-apocalíptico que é de arrepiar! Com personagens originais e heróis em desvantagens ele nos leva a ter medo da noite!

Peter 04/09/2015

Continuação da saga dos Vampiros,ótima leitura para aqueles que gostam de suspense.

Anderson 07/03/2015

Pessoalmente, gosto muito do trabalho de André Vianco, mas acho que Bento é de longe um de seus trabalhos mais fracos, mesmo que ainda seja muito bom.

A qualidade de sua escrita, nesse título, foi um pouco prejudicada por situações arrastadas, descrições que podiam melhorar e até alguns personagens estereotipados por demais. No mais, uma história que une distopia + vampiros é algo bastante atraente, especialmente quando esses vampiros são à moda clássica.

Por vezes meio que me perdi no texto e tive de reler, não sei se foi por falta de atenção minha ou se o André escorregou nas próprias palavras, mas simplesmente foi assim. Não que isso seja um defeito, pois vai do nível de interpretação de cada um.

Dou 4 estrelas e meia para esse título, que mesmo cometendo alguns deslizes, continua representando muito bem o ótimo trabalho desse ótimo autor.
Vitorgish 02/09/2017minha estante
Eu comecei a ler "Os Sete" mas achei a escrita cansativa, não me dava gosto de ler e deixei um pouco de lado, mas os personagens e o enredo achei muito atrativo. Qual livro você me indicaria?

Kau 02/01/2015minha estante
É o que eu mais gosto do autor

Lais 13/08/2014

Ótimo!!!
Ótimo livro, começa com o personagem principal acordando pós "noite maldita" que devastou o planeta e algumas pessoas caíram em um sono de anos e outros viraram vampiros...a saga continua! recomendo.

JuRodrigues 18/07/2014

Bento
Vamos conhecendo o universo onde se ambienta essa história aos poucos, assim como Lucas, um bento recém acordado, que têm sob suas costas a responsabilidade de desempenhar papel principal numa profecia de salvação. Um papel que ele não pediu, não entende e não se sente preparado para exercer, mas que aos poucos lhe vai sendo revelado.

Vianco criou uma fantasia sobrenatural bem legal, os vampiros possuem alguns toques do autor e ainda assim tendem para o lado clássico – bebedores de sangue com aversão ao sol. A forma de organização deles é bacana de se ler e imaginar cavernas, salas e tocas recheadas desses seres dormindo durante o dia para despertarem famintos ao fim do crepúsculo. A maneira de caçar os humanos, usando até mesmo ¨mulas¨ para agirem por eles durante o dia. Como uma hierarquia primária vai sendo formada, e até mesmo entre eles a diferença entre o peão, o oportunista e os líderes existe.

Mas apesar de essa ser uma história com vampiros, o foco principal em Bento é a sobrevivência e superação humana. A resiliência e força de lutar até o último suspiro, a união e camaradagem nascida nos momentos extremos. É a história de um herói, de vários heróis, que arriscam a sua vida pela salvar a dos que se ama e pela continuação de sua espécie.

A narrativa do livro é fluida e corre rápida, as situações apresentadas são instigantes e o plot da história é bem amarrado. Só teve um momento em que achei o uso do sobrenatural meio forçado, mas nada que diminua o brilho da história, vai mais pro gosto pessoal mesmo.
Recheado de personagens cativantes perdi um pouco da identificação com Lucas durante um período no meio do caminho, mas acredito que isso deva ser encarado na verdade como um ponto positivo para a escrita do autor, pois as decisões tomadas por ele são muito difíceis tanto para serem acatadas e postas em práticas, quanto para entendê-las.

Outro aspecto legal do livro é a inclusão do país como um todo na história, as cenas não se passam só no sudeste ou são realizadas por cariocas ou paulistas, aqui, Belém e Belo Horizonte estão representadas, bem como a cultura indígena e a abundância de ecossistemas que temos.

Gostei de ter entrado nessa história já tendo lido o prequel A Noite Maldita, contudo acredito que os leitores que comecem por Bento vão apreciá-lo tão quanto a mim. Fico agora contando os dias para continuar essa saga, e descobrir o que acontece com Lucas, Sinatra, Raquel, Adriano e tantos outros personagens.

4,5 estrelas!

*Para ler meu resumo do enredo e algumas passagens favoritas basta dá um pulo no meu texto original publicado no blog.

site: http://leiturasdajurodrigues.blogspot.com.au/2014/07/resenha-bento.html

Anderson Tiago 22/06/2014

[RESENHA] Bento - André Vianco
Desde o meu primeiro contato com a literatura de André Vianco, com Os Sete, me tornei um fã inveterado. Devorei a sua continuação, O Sétimo, com entusiasmo e, a partir desse ponto, segui a leitura de sua obra com O Senhor da Chuva e O Turno da Noite, todos ambientados no mesmo cenário e contando uma história linear.

Minha primeira aventura fora do universo de Os Sete veio com o lançamento de A Noite Maldita, livro mais recente do autor. Se eu já não fosse fã, teria me tornado com esse que é a obra mais madura lançada por ele até esta data. André Vianco te coloca dentro da história e te envolve psicologicamente com os dramas vividos pelos personagens.

Nesse ponto, tomei um caminho inverso ao mais indicado, uma vez que A Noite Maldita vem para elucidar as origens dos eventos que resultaram na trilogia formada pelos livros Bento, Bruxa Tereza (lançado anteriormente com o nome O Vampiro-Rei Vol.1) e Cantarzo (ou Vampiro-Rei Vol.2). É bom deixar claro que a leitura pode ser iniciada através de Bento ou de A Noite Maldita sem qualquer prejuízo ao entendimento, porém nessa resenha abordaremos apenas o primeiro.

Bento foi lançado em 2003 pela editora Novo Século e, apesar de abordar também o tema vampírico utilizado em Os Sete, traz algo de novo para o gênero no âmbito nacional. A história traz um futuro pós-apocalíptico, onde homens e vampiros dividem o mundo, obrigando os seres-humanos a se esconderem em verdadeiras fortalezas durante as horas de escuridão e a se adaptarem para resistir às tentativas vampíricas de se apossarem dos corpos dos adormecidos, pessoas que caíram em sono profundo na noite em que tudo começou... o que eles chamam de Noite Maldita.

É nesse contexto que somos apresentados a Lucas, um recém-desperto que se descobre pertencente a uma classe especial de guerreiros. Os Bentos, como são conhecidos, são guerreiros sagrados que ao confrontarem os vampiros, são acometidos de uma fúria sanguinária, lutando até o fim de suas forças ou até que todos os malditos estejam mortos. Como se isso não fosse o suficiente, além de fazer parte dessa casta, Lucas ainda é mais especial, pois se trata do trigésimo Bento, aquele que segundo a profecia irá acabar com a guerra e salvará a humanidade dos sugadores de sangue. O protagonista e o leitor vão descobrindo juntos que nada mais é como já havia sido um dia e que mesmo unidos por um ideal comum, os seres humanos ainda conservam os seus defeitos e ambições.

O cenário ajuda bastante na ambientação da história, mesmo se tratando de um Brasil totalmente modificado. Uma vez que a humanidade foi reduzida de maneira drástica demograficamente falando, a natureza reclamou aquilo que tinha lhe sido tomado e encheu de verde a paisagem brasileira, enquanto as grandes capitais se tornaram verdadeiros ninhos de vampiros. O enredo se desenvolve em grande parte no estado de São Paulo, mas também somos levados numa viagem por outros estados brasileiros.
A narração em terceira pessoa segue principalmente os passos de Lucas, porém há espaço para que outros personagens desenvolvam sua participação na saga. Até os vampiros tem a sua voz na narrativa, algo que segue a linha contemporânea da literatura de fantasia.

A única ressalva que faço em relação a Bento, são alguns personagens caricatos por demais, principalmente o Bispo, que encarna um nordestino estereotipado e desconectado da real figura de um nordestino de verdade. Porém, esse defeito parece ter sido corrigido com a evolução do autor, tanto que em A Noite Maldita nem percebemos esses pequenos deslizes.

Em resumo, Bento é um excelente livro que reúne em sua fórmula dois gêneros em alta hoje em dia: o mito do vampiro e a distopia. Vale a pena a leitura!

Resenha assinada por mim para o site INtocados.

site: http://intocados.com.br/index.php/literatura/resenhas/246-resenha-bento-andre-vianco

Suellen 04/04/2014

Surpreendente
Mais uma vez amei um livro do André Vianco.
A maneira como ele escreve é muito contagiante.
Eu chego a ficar com o coração acelerado nas partes de ação. Fico apreensiva quando vejo que algo ruim está para acontecer.
E o que acho interessante nos livros dele é que o cenário que ele descreve, você conhece, já que as histórias se passam no Brasil.
Ele fala de vampiros da forma que a gente conhece de outras histórias, e não aquela palhaçada de brilhar no sol.
Bento é uma história surpreendente. Cheia de ação e lutas extraordinárias.

Bonol 20/12/2013

Bento - André Vianco
Lucas acorda em um hospital totalmente perdido e confuso, após um tempo em observação ele descobre que vive em um mundo muitos anos após uma noite apocalíptica chamada "Noite Maldita" (também transformada em livro após o sucesso de Bento pelo altor). Lucas é informado que é o trigésimo guerreiro sagrado, intitulados de "Bentos", que uma profecia diz que veio para salvar o mundo de seres noturnos que estão assolando a humanidade desde a Noite Maldita.
Para que a profecia seja cumprida, Lucas precisa reunir todos os trinta guerreiros semelhantes a ele para que, de acordo com a profecia, cinco milagres possam salvar a humanidade.
E é nessa busca em reunir os trinta semelhantes que as aventuras do livro se passam.

carlosflu 17/12/2013

Show de bola!!!!!!!
Simplesmente o melhor livro de aventura que já li. O livro te transporta para um mundo muito louco e próximo de nós, pois os fatos acontecem no Brasil, o que torna a leitura bastante interessante. A leitura se desenvolve de maneira suave. Em nenhum momento torna-se chato. Excelente!!!!!!!

Pripec 24/10/2013

“Deus está cochilando”
André Vianco nos apresenta em Bento uma estória em que, após uma determinada noite ocorrida a cerca de 30 anos, a noite maldita, aconteceram muitas mudanças, e uma delas dividiu os seres humanos em sobreviventes , adormecidos e noturnos(vampiros).
Os sobreviventes acreditam que “Deus está cochilando”, e este é o único argumento apresentado durante toda a leitura que justifica as condições em que o mundo se encontra segundo Vianco.
Com muitas citações relacionadas ao Brasil, como lugares reais, músicas, cultura etc, é um livro classificado como terror , mas que em determinados momentos nos traz um humor leve e que cabe perfeitamente nas situações colocadas e ainda nos leva a refletir um pouco sobre as condições relacionadas ao meio ambiente, uma vez que o planeta se encontra em uma fase avançada de regeneração.
Em meio a personagens cativantes, o trigésimo Bento chamado Lucas , se destaca como principal meio da salvação da humanidade frente a crescente ameaça dos noturnos , que ganham forças com as visões do líder dos vampiros Anaquias sopradas e pensadas pelo Vampiro-Rei.
Várias batalhas são travadas, o que gera ação do começo ao fim, lideradas por Lucas , com um único objetivo – juntar os 30 Bentos para desencadear os quatro milagres profetizados pelo Bispo.
Algumas questões ficam pendentes pois existem mais dois livros de continuação, A Bruxa Tereza ,segundo volume desta saga e uma personagem citada poucas vezes e que está relacionada com Cantarzo, o Vampiro-Rei , que foi apresentado no início de Bento e que é também o nome do terceiro e último livro .
Uma leitura surpreendente e que traz o leitor para dentro da estória fazendo-o participar de tudo o tempo todo.

Victor 10/09/2013

Bento. Mais outra decepção com livros nacionais consagrados pela atualidade.

André Vianco na minha opinião já teve seus momentos bons, mas hoje em dia é um autor desgastado muito influenciado pela mídia talvez.
Seus livros "O senhor da Chuva", "Os sete" e "Sétimo" foram de longe suas melhores obras, visto que em porcentagem ao restante de seus livros, é bem ínfima.

Quando ouvi falar sobre o livro Bento e sua nova visão de mundo, onde eram tecidos elogios sobre a nova realidade comparando-o a um épico, me empolguei e adquiri um volume para comprovar.

Logo de início percebi que a escrita era algo lento, mais focado em detalhes que particularmente achei desnecessários. O primeiro evento é carregado por mais de cem páginas criando uma expectativa muito grande para finalmente ter seu "desfecho", o qual não condisse ao esperado.

A apresentação do mundo novo deixou tudo muito oco, vazio, nem com o auxílio da imaginação é possível preencher as lacunas deixadas, onde somente existem fortificações e os "selvagens".

Os esparsos confrontos são demasiado repetitivos e a enrolação com que tudo é levado para um único acontecimento, acaba com o ritmo da leitura, me fazendo parar em muitos pontos até tomar coragem para terminar de ler mais descrições e passagens (que por muitas vezes duram várias páginas) que não tem absolutamente nada a acrescentar à trama central.

Se pararmos para analisar, o livro poderia ter sido escrito em menos de cinquenta páginas e se adicionássemos os outros dois da sequencia, caberia num livro de no máximo trezentas. Isso seria muito melhor do que usar três livros (com uma quantidade grande de páginas) para contar uma história fraca como a da saga do vampiro rei.

Como toda história que é muito longa e descritiva, furos, redundâncias e contradições são encontrados com bastante frequência, como por exemplo, o fato de deixarem as unhas dos bentos grandes (para o caso de serem úteis), para depois enluvá-las. No mínimo elas se quebrariam com o menor esforço. Mas coisas como essas devem existir em qualquer história, pois perfeito e livre de falhas, só o mundo real mesmo. (rs)

Para não em estender muito, ressalto que há livros bons desse autor. Ao meu ver, três. Parece que com o passar do tempo ele perdeu a dinâmica original, focando em uma leitura mais lenta e quase sem nenhum aspecto de fantasia (gênero que o consagrou no cenário brasileiro). Não sei se isso se deve ao fato de querer aproveitar mais sua fama e forçar a compra de continuações para suas histórias.

Por fim, para quem procura um livro com ação ininterrupta e uma dinâmica envolvente onde todos os acontecimentos formam uma trama acelerada repleta de sobrenaturalidade, esse não é o livro.
Creio que seja mais aconselhável para pessoas mais "pé no chão", que gostam de uma história mais lenta e carregada de detalhes sem muita fantasia e sobrenatural. Uma história a ser vivida junto dos personagens, como seres humanos.