Melancia

Melancia Marian Keyes

Resenhas - Melancia

oieamare 29/10/2023

Terminei aos trancos e barrancos porém QUE LIVRO!!!!
A partir do momento que eu percebi que a Claire estava seguindo certo rumos, eu achei que minha resenha seria totalmente negativa.
Digo, o início é realmente interessante. A forma como ela se transforma e como o processo leva ela a entender mais de si e a amar a si mesma, sabendo o que merece e tentando conquistar novas coisas, é algo extremamente lindo. Mas a partir do momento em que tudo isso regrediu e, por um segundo, ela cogitou se humilhar novamente pra aquele lixo de homem-------- caramba, eu realmente abandonei por um tempo. Não queria acreditar que ela fosse tão idiota!!

O livro traz uma mensagem de amor próprio, recomeços e a grande realidade da vida adulta - cujo nenhuma expectativa consegue resolver.
Inspira em quem ler a sempre buscar o melhor, mas também apreciar os pequenos momentos de alegria e não focar só na depressão eminente.

É um livro genial! Quando me disseram que era realmente muito bom, eu cheguei a duvidar. Mas a autora conseguiu me surpreender de todas as formas e eu terminei essa leitura cheia de esperanças. Aceitaria até uma continuação com mais 500 páginas.

jbueno2023 28/10/2023

Fazendo a resenha agora, mas li há muitos anos atrás, gostei tanto deste livro que acabei lendo todos os livros Marian Keyes. Recomendo.

Cantiolinha 15/10/2023

Me prometeram demais, mas tudo bem
Me prometeram que este era um livro hilário. Acho que o senso de humor não é muito compatível comigo, mas, de qualquer forma, algumas piadas e brincadeiras são um tanto forçadas e problemáticas. É um livro dos anos 90, afinal, o que é um ponto negativo por causa dessas questões: Preconceitos, padrões e visões de gênero mais "datados", ao mesmo tempo em que, pelo menos pra mim, também é algo positivo, porque gostei bastante de ver o cotidiano da época. As pessoas de fato conversavam por ligação, ficavam plantadas na frente do telefone esperando fulano ligar, não tinha internet, a Claire precisou receber documentos pelo correio e ainda se falava em fax, as prioridades também eram diferentes, e foi bem interessante ver essa dinâmica. É um livro bem anos 90 (inclusive nos pontos negativos) porque realmente foi escrito nos anos 90!

Além disso, os personagens são, em geral, legais. A família da Claire é menos doida do que pensei que seria (por causa do que as pessoas dizem), mas também está longe de ser comuns. A dinâmica deles é interessante, no fim do livro, percebi que eu não conseguia desgostar nem da Helen, que no começo achei meio rude. Quanto à Claire, ela tem seus momentos bons, mas também tem momentos irritantes. Já o Adam é uma graça! Me surpreendi com esse personagem, ele é a pessoa menos problemática do livro, a que se encaixaria melhor nos ideais "progressistas" de hoje.

E, por falar nisso, achei os discursos do James e a cegueira da Claire AGONIZANTES! Por outro lado, fiquei bem contente de encontrar uma discussão que ainda hoje é pertinente nesse livro. A Claire parece precisar bastante da reafirmação de homens pra se sentir bem consigo mesma, mas é inegável que ela tem certa evolução e imagino que deva evoluir ainda mais ao longo dos outros livros, mesmo que não sejam sobre ela.

Em suma, é um livro que tem problemas, mesmo assim a leitura passa super rápido, e embora não tenha achado engraçado como dizem, serviu de entretenimento.

Jacqueline83 04/10/2023

Este livro tem uma escrita divertida, mas o que mais me incomodou é a forma como a mulher é colocada e o como o homem aparece, um reflexo importante da nossa sociedade.
A personagem principal foi abandonada no dia que a filha nasceu, após o seu parto o marido e PAI informa que não vai com elas, que estaria simplesmente indo viver um novo amor. Simples assim, ela a MÃE que se invente com o corpo que acaba de pari, uma recém nascida e sem o marido a dor do abandono, de todos pq nem os amigos e amigas a apoiam e criticam o cara.

E apenas um amiga que coloca ela no avião sozinha com bebê para ela voltar a casa dos pais, que acolhem elas mas de novo NINGUÉM questiona o abando, esse homem que acha que pode virar a costa e viver uma nova vida, ignora que acaba ter uma filha, não dá nenhum apoio essa mulher/mãe e some.

Esse privilégio que homens tem na sociedade machista que vivemos!

Não há uma crítica a ele, por ele ter abandonado a filha e nem ter ligado para saber se estava bem e depois de um tempo volta querendo sua vida antiga e culpando a mulher por suas escolhas, um enormer covarde, a culpa foi dela por ser do jeito que era, e a família, apoia que ela volte para esse homem egoísta que só olhou para próprio umbigo.

Não podemos mais naturalizar essas posturas machistas e egoísta.

juliamoedo 03/10/2023

Te amo Marian
O livro tem um monte de problema? Sim! Mas foi escrito nos anos 1990, então eu dou um desconto. De qualquer jeito, me relacionei muito com a Claire, mesmo ela sendo uma sem noção, e acho que a Marian Keyes aborda muitas questões sobre ser mulher de um jeito leve e engraçado. Eu gostei muito do livro, me diverti horrores e torci muito pela personagem. Já estou louca pra ler todos da série.

Luana 30/09/2023

Leve e agradável
A leitura é fácil, leve e divertida. A autora consegue fazer o leitor ficar extremamente irritado com James, e se emocionar com Kate.

laira.myrele 29/09/2023

Um dos livros de quase 500 páginas mais fáceis que já li!!!
esse livro é MUITO divertido! eu gostei bastante.
ok que tem vários assuntos que me deixaram muito incomodada, como piadas sobre pedofilia (mas tento ignorar pois é um livro dos anos 90)
mas no mais, a história realmente é muito envolvente. senti raiva junto com personagem, indignação, desejo e todos os sentimentos durante as 490 páginas.
quero muito ler o restante da saga sobre as irmãs Walsh

Paula.Maia 28/09/2023

Se trata da história de uma mulher que foi abandonada pelo marido assim que dera a luz. Uma boa parte do livro é basicamente falando de como a protagonista estava lhe dando com a rejeição e seu primeiro contato como mãe.

Bcvc 14/09/2023

Melancia
Olha, esse livro não merece as 4 estrelas que eu dei, tá mais pra 3/3,5, mas eu me apeguei pelas personagens kkkkkkk
O início é lento, a solução final foi meio irreal, mas o que eu posso fazer se eu gostei ?
Hisabela 14/09/2023minha estante
Eu pesquisei livros para chorar e apareceu esse. E não derramei uma lágrima, e acho a protagonista gordofobica e chata. Mas tem suas coisas "boas"

Bcvc 14/09/2023minha estante
Isso é verdade! Me incomodei bastante com as passagens gordofóbicas

mmykkpp 22/10/2023minha estante
Acabei de terminar o livro Férias, e posso dizer que gostei bastante, vale muito a pena, poucas vezes me irritei com algumas coisas mas no final deixei isso de lado, é bom mesmo, lê e me diz.

Myllena 11/12/2023minha estante
Oii,acredita que até hoje o Férias está aqui guardado e não tive coragem de ler kkkkkk assim que eu terminar o que estou lendo agora farei chance ao Férias. Esse Melancia não gostei mesmo e dei o livro até pra uma amiga minha rs

mmykkpp 12/12/2023minha estante
Eu tentei ler esse também, não curti, abandonei e fui ler Férias, espero que goste também.

Lissa 07/09/2023

4/5
Terminei e não tinha entendido o motivo do título, mas pedi o auxílio de uma amiga que já leu, é de uma referência muito rápida. O começo do livro não tem aquele suspense que prende, mas se continua a leitura para entender melhor a situação conflito e conhecer os personagens, a narradora é demasiadamente prolixa, por isso o livro é grande, essa é minha única crítica, porque achei senti umas falas desnecessárias e tediosas, contudo, depois que as coisas vão se desenrolando, fica muito melhor, tem muitos alívios cômicos para temperar seu desenrolar. Mas é muito importante reconhecer os temas sérios que abrangem o psicológico: depressão pós-parto, término e luto (fases), reconstrução de si e sua autoestima resultantes de relacionamento abusivo. O vilão da história é repugnante, preenche todos os requisitos de um perfil de abusador, eu já sentia o cheiro de longe, a traição e a manipulação, culpabilizando a vítima e suas reações me deixaram revoltada, ela ainda teve muita plenitude para lidar com esse nojento. Eu ficava desesperada com sua dor e intenção de voltar e aceitar tudo de novo, mas o desenrolar é bem satisfatório, seguindo todo o padrão de encerramento após um relacionamento tóxico e suas sequelas que exigem muito cuidado e gentileza, fiquei orgulhosa de conhecer uma personagem mulher firme e decidida.

Luiza.Biango 03/09/2023

Melancia - marian keyes.
Li chá de sumiço dessa mesma série das irmãs walsh antes de melancia e fiquei completamente encantada pela helen. foi tão fácil ler o livro dela, os devaneios, o senso de humor, até os episódios depressivos. então, quando descobri que havia uma série com todas as irmãs fiquei super animada e decidi que ir ler na ordem. e vocês não imaginam minha surpresa quando comecei melancia. só conseguia pensar em como a claire era chata e sem sal, como ela só conseguia pensar nas mesmas coisas o tempo todo. o livro da helen tinha ela em primeiro plano. o livro da claire tem mil outras coisas antes dela: o james, a kate, o adam, a rotina caótica da casa dos pais, as irmãs problemáticas. pra uma pessoa que é descrita como ?a alma da festa? ela parece bem sem graça. insisti MUITO e o livro só começa a ficar melhor nos 70%, o que pra mim já configura perda de tempo (ler tanto pra tão pouca recompensa). mas como tenho um bom e um ruim dessa série, vou dar o benefício da dúvida e continuar com a sequência.

aoki.vane 31/08/2023

Nossa senhora das almas. Essa não deu pra mim. Que livro CHATO!

E olha que eu não sabia que tinha uma certa ordem pra ler. Comecei com Casório e depois li Los Angeles e nem de perto eles são tão enfadonhos quanto Melancia.

O livro é encheção de linguiça pura, Jesus!

E agora ainda tenho que ler Férias e estou aterrorizada com o pensamento.
MarcusASBarr 31/08/2023minha estante
Não li, mas foi um livro muito comentado. Fiquei curioso.

aoki.vane 31/08/2023minha estante
não recomendo kkkkkkkk mas as vezes temos que ler por nós mesmos ne? as vezes oq eu odeio, outra pessoa acha o maximo! ?

Bruninha 28/08/2023

Gostei mas não amei
Achei que foi um bom livro pra me tirar da ressaca literária, mas achei o começo muito lento, demorou pra me pegar
talvez seja também porque não me identifico com a situação em geral, mas achei legal e bem humorado