Melancia

Melancia Marian Keyes

Resenhas - Melancia

Natalie.Calderini 25/07/2023

Dentre os romances que parei para ler nas férias, esse foi o mais adulto. A narrativa e escrita são mais maduras, mas entendo que a prosa da autora não é de agrado geral. Me identifiquei com a protagonista/narradora, sou tão prolixa quanto ela.

Camila.Poleci 07/07/2021

O livro culpado da minha paixão pelo gênero Chick Lit
Ganhei esse livro em 2007 de uma amiga e jamais imaginei o quanto essa narrativa iria mudara minha relação com a leitura e a escrita.
Me apaixonei pelo gênero e, naturalmente, pela autora. Na minha humilde opinião, Marian Keyes é uma gênia de diálogos internos e humor negro.
Melancia me abriu muitas portas e me fez olhar com outros olhos diversas narrativas que, à princípio, não pareciam interessantes.
Uma leitura essencial pra quem gosta de chick-lit e não tem preconceitos com esse gênero incrível que muitos chamam de "leitura de mulherzinha".

Ziza 21/09/2015

Melancia estragada
Sabe aquele livro que há muito tempo tens vontade de comprar por conta da curiosidade que te assola? Pois é, Melancia era um. E maior que a curiosidade foi o contentamento por não ter gasto um centavo para ler um livro tão ruim (já que graças a Deus, tomei emprestado!). Gente, eu não sei vocês (que já leram), mas achei a estória de tal maneira maçante que abandonei sem um pingo de remorso na consciência.
Li até a p.182 muito penosamente. Vou explicar porquê. Claire é uma jovem senhora de 29 anos que no dia do nascimento da filha é abandonada por seu esposo James que, sem mais nem menos, fala que se apaixonou por outra e por esse motivo a está abandonando ( uma grandessíssima sacanagem na minha opinião).
Ok, sei que é um baita trauma receber uma notícia destas e não ficar em choque, (quem não ficaria estando recém parida?) porém a estória que seria tudo de bom ao mostrar uma mulher que apesar da raiva, tristeza, abatimento e humilhação soubesse superar esses sentimentos com dignidade revela uma personagem substancialmente... frívola e infantil.
A autora força demais o enredo enchendo o livro com monólogos interiores repletos de divagações que simplesmente não tem nada a ver com a narração principal. Isso cansava bastante e fazia eu me perder no meio da trama não sabendo sobre o que a protagonista estava falando anteriormente.
Algo que me aborrecia bastante era o fato da Claire a todo o momento tentar ser engraçada. Tá, uma ironia aqui e ali para o livro não ser tão dramático dá até pra entender, mas ela quer ser O TEMPO TODO ENGRAÇADA fazendo piada da situação (AFF). Convenhamos, a autora falhou miseravelmente nisto, uma vez que, ser abandonada com uma recém nascida sem nenhum vintém, tendo que voltar para a casa da família amalucada não é lá a melhor coisa de se acontecer com alguém.
Outra coisa, bebida alcoólica e água para nossa protagonista dá praticamente no mesmo. É difícil ter um capítulo (li até o 13) em que ela não use o álcool como válvula de escape ou relaxamento. Ah, sim... os xingamentos dela se resumem a apenas: Filho (a) da puta. Acho que a autora não sabia outros adjetivos e só usava este ( não que me incomode em ler um livro com este xingamento específico, todavia há tantos outros que bem que ela podia ter usado, né!?)
Enfim pessoal... Quando virem aquela capa verde tão bonitinha de uma fatia de melancia pensem duas vezes antes de comprar. Mas caso queiram se aventurar, não digam que não avisei.
Melancia foi o maior abacaxi pra mim. Pior livro do ano com luovor!

Bruninha 28/08/2023

Gostei mas não amei
Achei que foi um bom livro pra me tirar da ressaca literária, mas achei o começo muito lento, demorou pra me pegar
talvez seja também porque não me identifico com a situação em geral, mas achei legal e bem humorado

Amos.Alves 21/11/2023

No início achei que este livro seria bastante promissor devido o tema a ser abordado, no entanto a autora construiu personagens adultos com uma mentalidade de adolescentes. Algo a ser considerado é o fato da autora explorar o lado volátil da mente humana. Algo que não me agradou é a linguagem cheia de palavrões que a autora usa. Não é um ruim, mas não me cativou

Bia Souza 15/07/2021

Complicado
Complicado falar minha opinião sobre ele, já que foi lido em 2017 e lembro pouco da história.
Quando peguei-o fiquei receosa com o tamanho achando que seria uma leitura arrastada (e também não era acostumada na época, mas os calhamaços eram os que me chamavam mais atenção, vai entender hahaha), porém, a primeira parte passou voando, onde me diverti bastante lendo mesmo de vez em quando ter vontade de mandar um: "-Pelo amor de Deus! Acorda pra vida!" pra personagem.
Chegando nas últimas 100 páginas começou a ficar arrastado e repetitivo, terminando na base de leitura dinâmica.
Acho que hoje em dia não teria a mesma paciência para investir, então sem chance de releitura.

Raquel 11/12/2023

A fruta ficou podre
Começa bem, termina deplorável. Marian cag@u nessa história de uma forma? herança de uma época em que preconceito, futilidade e zero aprofundamento viravam bests sellers
meraki2 29/12/2023minha estante
eu achei interessante esse comentário, vou até ler o livro de novo. eu amo esse livro

Vi 31/01/2024minha estante
Adorei a crítica!

helle 04/04/2022

Passa o tempo rápido
Claire mulher, que situação...
A leitura, num geral, é rápida e movimentada, não dá você ficar entediado pois a cada momento algo acontece que te deixa animado e com vontade de ler para saber o que acontece.
MAS, em alguns momentos eu achei algumas reações das personagens a certas situações meio exageradas, além de várias tentativas pela autora de ser engraçada que, ra mim, não funcionaram.
Mesmo assim, pretendo ler os livros das outras irmãs, ver no que essas mulheres vão se meter porque é cada coisa viu

Felipe Duco 22/11/2017

Foram horas e mais horas agradáveis... apesar de tudo
Melancia já tava na minha estante fazia um ano, tinha comprado ele numa super promoção, resolvi que agora era a hora dele.

Marian Keyes vai contar pra gente a história da Claire (na verdade é a própria Claire que vai contar a sua jornada) que foi largada pelo marido no dia que deu a luz à sua primeira filha. Sem rumo, ela sai da Inglaterra, onde vive, e volta para a casa dos pais, na Irlanda tentando lidar com o choque de ter sido abandonada com um bebê.

Obs: Acredito que esse seja o máximo que devem falar pra quem vai ler o livro. Eu fiquei com um ódio tremendo das orelhas do livro e todas as sinopses que você encontra por aí pela internet, porque todas elas são recheadas de spoilers desagradáveis. Pensa comigo: falar na sinopse um evento que vai acontecer na página 380 não é um spoiler violento, gente. Deixo vocês com esse questionamento.

O livro foi uma surpresa, ele não é nada do que promete de antemão. A capa, o título, o gênero, nada disso diz nada sobre a história, em grande parte, pesada e muito triste. Quando Claire volta pra casa dos pais, os primeiros dois meses são terríveis. Ela sofre, mas sofre tanto que é ao longo das descrições infelizes e soturnas do passar dos dias que a gente realmente tem uma noção clara do tamanho da perturbação da menina. Esse drama das 100 primeiras páginas mais ou menos me agradaram bastante, a profundidade com que a Marian Keyes estava disposta a passar foi formidável. Quando a nossa protagonista começa a se recuperar e a história vai caminhando pro seu propósito, digamos assim, a coisa começa a ficar um pouco estranha. A própria narradora diz pra gente num certo ponto, algo do tipo: “se você está esperando um romance água-com- açúcar, vá procurar outro livro.” Diante dessa afirmação eu pensei que estaria seguro, tomei como uma garantia que a autora se preocuparia em não me inundar com clichês, trechos piegas, diálogos melosos sem sentido algum. Entretanto... isso foi uma decepção nesse sentido. Principalmente porque ela me disse que não faria isso.

A narrativa cai no estilo romance meloso (Bianca, Sabrina, Julia), o amor patético e platônico como centro da terra e responsável por curar todos os males, além de diversos parágrafos descrevendo o corpo masculino e suas partes lindas, perfeitas e afrodisíacas.

Outra reclamação que vejo que é comum em relação à Melancia (e eu espero muito que os próximos livros da autora não sejam assim) são os detalhes extensos em assuntos não tão necessários assim. Mano do céu! São muitos parágrafos em devaneios que poderiam não estar ali. Muitas vezes, por exemplo, num diálogo, entre uma fala e outra, temos quase uma página inteira de reflexão em relação ao que acabou de ser dito ou uma lembrança (cheia de detalhes) que aquela conversa remeteu.
É sempre bom lembrar de é um livro de estreia e isso faz os incômodos não serem tão irritantes assim.

Contudo, não joguei o livro na fogueira não.
É divertido (principalmente no começo), é profundo (ninguém pode acusar Melancia de não ser um livro profundo), achei muito bem escrito, a construção individual dos personagens é muito boa, a gente sabe quem tá falando antes que seja dito quem é. Foram horas e mais horas agradáveis, apesar de tudo, que passei com Marian Keyes e saí dessa leitura com outro livro dela comprado já.

Ansioso pra ver como essa moça se sai com mais bagagem literária.
Tainã Almeida 25/02/2018minha estante
eu achei bem cliche, até parei a leitura =/ nem sei se volto .esses devaneios são mto chatos, até pulava uma pagina de vez em quando .

Sah 21/04/2019

Nossa, que cocô!

Que livro ruim, que narrativa chata. E não acreditei até agora, que a mocinha acreditou no que ex dela disse. Nossa, tô passada.

E no final, ainda nem tem epílogo!
Esse livro é um caso perdido...

Bia Coelho 21/01/2022

Bom mas muito extenso
Admito que nas últimas 100 páginas eu li passando o olho. A graça nesse livro são os pensamentos da personagem, porque a história é bem simples, mas chega uma hora que a autora deveria ter diminuído um pouco e ter dado mais atenção à história e não só a personagem principal. Se o livro tivesse umas 150 páginas a menos seria o ideal.
Li o livro com expectativa porque ele é famoso dentro do gênero Chick Lit. Aviso: foi escrito nos anos 90 então tem váaarias problemáticas, mas que se for levada em conta a época dá para entender o contexto.
É bom, mas simples, poderia ser melhor nessa questão da narrativa se estender demais. Recomendo para quem gosta do gênero.

Rayane270 03/02/2022

Muuuuito enrolado
A escrita é muito enrolada, a personagem gastava umas três páginas pra poder falar uma coisa básica, e se perdia direto nos próprios pensamentos o que me deixou sem paciência. O ex marido dela é um grande filho da p*t@ tive vontade de bater nele a história toda, e a protagonista dava a entender que só era valida e feliz se algum homem estivesse perto dela, mas com o tempo ela amadureceu um pouco nesse quesito.

Livia Barini 08/02/2022

Horrível
O livro é super descritivo e a autora divaga demais, são páginas e páginas que em nada contribuem para o desenvolvimento da história (poderíamos excluir a metade das páginas deste exemplar sem prejudicar a narrativa).
A personagem principal é de lascar; acha que gordura é o pior defeito da humanidade, acredita que anorexia é um presente (e não uma doença), não tem o mínimo amor-próprio e rasteja atrás do marido a maior parte do livro.
As coisas só ficam suportáveis após o surgimento do personagem Adam.
Pensei em desistir deste livro milhões de vezes e só terminei a leitura pois comecei a pular grandes trechos (gente que fica "viajando na maionese" é fogo).
Nunca mais leio nada desta autora.