Gente Pobre

Gente Pobre Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Gente Pobre

Vime 27/03/2024

As vezes a gente precisa pagar a língua pra aprender algumas coisas. Comprei Dostoiévski apenas pra poder falar mal com propriedade e acabei gostando. O contexto da história, quando falamos de literatura clássica, é sempre a parte mais importante para podermos avaliar a experiência.
Na época que foi lançado, em 1846, os livros não retratavam a realidade de classes menos favorecidas economicamente. Não era comum, na literatura russa, até então, que detalhassem em uma obra os dias miseráveis e as condições precárias de áreas abandonadas na Rússia.
?Gente Pobre? foi o romance de estreia de um autor que viria a ser um dos maiores nomes da literatura russa. Apesar do romantismo ao apreciar um livro tão antigo e deslocado da minha realidade, ainda possuo pontos de desgosto a acrescentar aqui. As trocas de cartas possuem palavras no diminutivo de forma excessiva, os vocativos aparecem no final das frases e a relação ambígua/duvidosa dos personagens principais me deixou desconfortável para entender qual o grau romântico do livro. Apesar disso, tive a sorte de pegar uma edição com uma tradução simples e direta, o que facilitou a leitura. Esse ano quero explorar mais gêneros e nacionalidades. Fiquei feliz e animada pra ler mais obras russas e abrir mais a minha - como diria Fiódor Dostoiévski - cabecinha.

Rosana Oliveira 25/03/2024

Mas é apenas a minha impressão
Eu gostaria que muitas pontas soltas fossem costuradas nessa história. Mas como leitora aprendiz que sou, devo aprender a não me apegar tanto a detalhes que podem ser menos importante. Iniciando pelo elefante na sala, os personagens estão imersos em seu mundo tão deficientes de recursos básicos e cheio de má sorte. Varvara e Makar se apegam ao outro e tornam-se suporte um do outro. A ligação familiar não é bem informada, e assim temos a primeira ponta solta. Makar a ama tanto que nos deixa a dúvida se esse amor eh paternal ou carnal. Por sua vez Varvara menciona tantas vezes que eh uma jovem desonrada, mas nunca somos saciados por saber qual o motivo da desonra. Apesar disso, um cuida do outro como possível e, ao redor, pessoas mais miseráveis servem de exemplo para que a própria miséria de Makar o faça se sentir afortunado de alguma forma. É uma história de pobreza, sem dúvida. Mas a lição que ficou pra mim foi a de que, podemos sim ficar em situação pior a que já nos encontramos.

nicolly 25/03/2024

Não é resenha!!!
"Ah, o que vai ser de mim, qual será a minha sina! É duro viver nessa incerteza, sem ter um futuro, sem poder sequer prever o que há de acontecer comigo. Tenho até medo de olhar para trás. Há tanta miséria lá que, só de lembrar, fico com o coração dilacerado. Hei de me queixar para sempre das pessoas malvadas que destruíram a minha vida!"

hk.liv 23/03/2024

Fui na seca
Gostei do contexto dele que se passa na Rússia no século 19 onde a população russo era muito podre, com isso fiquei bastante ansioso para ler, mas não ache tudo isso. botei muito expectativa.

Wolpim 21/03/2024

Realismo psicológico com crítica social em uma Rússia pobre!
Para primeiro romance, o Dostoiévski já começa ?rasgando? a boca do balão, como se diz aqui no Ceará, porque olha... É de uma angústia, ironia diante da desgraça em ser pobre na Rússia daquela época, de cortar o coração.

Não tem complexidade ou grandes camadas, às vezes até meio repetitivo, porquê afinal, o foco é exatamente a questão da pobreza de um povo extremamente desfavorecido. E é incrível como Dostoiévski, mesmo com apenas 23 anos de idade - sim ele só tinha isso - conseguiu explanar tão bem os dois únicos personagens que através de cartas, são desenvolvidos.

Vale a pena se você é fã da obra do Fyodor Dostoiévski, embora talvez não recomende para alguém que esteja iniciando, por talvez soar piegas demais o drama.

krstfrsz 18/03/2024

Reviravolta
Achei q nao ia gostar do livro pelo jeito q ele era estruturado, mas no fim foi isso um dos fatores q fez eu gostar tanto desse livro

Bianca.Kishimoto 12/03/2024

A troca de cartas entre duas personagens que foram levadas por uma enxurrada de misérias, sofrendo pela falta de recursos e adquirindo doenças ignoradas pelas posições mais altas da sociedade. O livro traz a trajetória por trás do sofrimento e superação de duas personalidades que não desistem da vida.

TalesVR 08/03/2024

Ao bater, Ave Maria

Que sejas bem feliz
Mas leves-me na mente
Que cresçam suas glórias
E as minhas lágrimas contentes

(Cartola)
Vania.Cristina 09/03/2024minha estante

Josi 07/03/2024

Tocante e ao mesmo tempo leve ...
A história começa meio sem sentido. Com o passar das páginas, fui me encantando com os personagens. Mesmo com tanta escassez e pobreza, conseguem manter a dignidade, a reflexão sobre sua condição. Chega a ser doce a forma como a história é levada. Fez-me imaginar as ruas, o clima, a inquietação e apatia. A troca de cartas como uma forma de amenizar as dores e o dando um sentido para a vida de um senhor que apenas sobrevive.

Julia.Nayme 06/03/2024

Eu comecei a ler esse livro por ser "curtinho", mas com o tempo ele acabou virando meu terror e levei mais tempo do que imaginava para ler.
Eu amo livros clássicos, amo entender o que pensavam as pessoas da época, avaliar os comportamentos, algumas coisas, em alguns livros, são tão diferentes do que temos hoje, que parece até ser coisa de outro mundo.

A escrita do autor em si, não é extremamente difícil de ler e compreender, mas eu achei um tanto maçante por conta de uma das personagens... Bárbara para mim, é uma mulher mesquinha demais! Tive aversão dela desde as primeiras cartas... e já esperava que ela fosse ter a atitude que teve no fim. O que achei um tanto goísta, de certa forma. Mas não vou falar mais para não dar spoiler.

Recomendo que leiam, pois ele é uma boa descrição do cotidiano de "gente pobre", literalmente. E muito do que há ali, ainda podemos observar na sociedade atual.

Fernanda 02/03/2024

A leitura desse livro de Dotoieviski nos prende de uma forma calorosa, talvez seja porque foi antes do seu confinamento mas há doçura na escrita. Fiquei muito tocada com a história de vida da Varvara, fiquei horas apenas tentando superar sua história de amor falida, não cheguei a chorar mas simplesmente não esperava esse plot.

Pâm 02/03/2024

Gente pobre
O livro é escrito em formato epistolar. Foi minha primeira experiência com o estilo, mas não com a escrita de Dostoievski. Como outros livros do autor, a escrita é impecável e absurdamente reflexiva. A relação desenvolvida entre o sr Makar e a srta Varvara é afetuosa e vai se desvelando aos poucos, uma das características que empreende maior fascínio durante a leitura.
Fabio 04/03/2024minha estante
LIvraço, né Pâm?

Pâm 04/03/2024minha estante
Siim, maravilhoso! E foi só o primeiro.