O Retorno do Rei

O Retorno do Rei J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Retorno do Rei

Ezequias 25/02/2024

Que livro senhoras e senhores! ??
Estou sem palavras para expressar o quão nostálgica, perfeita e fantasiosa foi a experiência de ler essa saga de 'O Senhor dos Anéis'. Admito que tive um pouco de dificuldade com a escrita de Tolkien, mas nada que pudesse atrapalhar e me impedir de me tornar um fã desta obra.

Tenho muita vontade, em outro momento, de ler alguns dos outros livros que complementam esta magnífica história, e também reler esta narrativa que me emocionou e despertou diversas emoções.

Meu veredito final é: Recomendo para TODOS amantes de livros excelentes. Por que pra mim é 5 estrelas e favorito!

Marlon.Vitor 25/02/2024

O fim da saga. Simplesmente a melhor e mais completa história de ficção já criada. Um mundo criado pelo melhor escritor de todos os tempos. Tolkien é magnífico!!!!

Junior Melo 25/02/2024

Podem chamar o Professor de prolixo, de chato, de cansativo, do que for, mas o miserável sabe como fechar uma história em nota maior. É um encerramento tão grandioso como sua jornada. Há quem diga que o "Expurgo do Condado" não é necessário, eu também acreditava, mas até mesmo essa passagem carrega um significado que fecha o ciclo de desenvolvimento dos personagens.

Anos depois e essa obra continua a me emocionar, talvez até mais do que na minha juventude, pois hoje carrego uma bagagem emocional maior do que antes, irei repetir essa leitura daqui a alguns belos anos e espero me surpreender novamente e tirar novas lições que o meu eu de hoje não conseguiu.

Estela123 25/02/2024

Já com saudade desse mundo tão bem construído e envolvente! mas confesso que não consegui ler o apêndice, pelo menos não agora!

Isabelly.Mariano 24/02/2024

Eu adorei o senhor dos anéis, não sei porquê as pessoas falam tão mal dele. O terceiro livro eu gostei um pouco menos que os outros dois, acho que foi mais romantizado. Eu não esperava que o fim do anel seria assim, pensei que ocorreria muitas coisas até acontecer?
Esse foi o primeiro livro que eu leio em que o autor continua a história depois do ?felizes para sempre? lkkkkkkk adorei.

Gente, por que essa edição tem tantos apêndices? Pensei que eu iria demorar muito mais para terminar.

Carlos.ParedAo 24/02/2024

Gostei muito da leitura, bem dinâmica e interessante, bem detalhado em relação ao filme. Super recomendo a leitura deste livro.

Simone 22/02/2024

MARAVILHOSO, PERFEITO, NOTA MIL
Eu demorei tanto para começar (e para terminar) mas não me arrependo, esse livro não tem sequer um defeito. O desenvolvimento dos personagens é lindo, você se apega muito durante os livros e no estopim você passa raiva e fica angustiada quando as coisas não dão certo. O final é surpreendente e não é necessariamente clichê, a ponto de você conseguir prever tudo. Também gostei que no final o Tolkien não simplesmente finalizou a estória quando conseguiram o que queriam, mas ele terminou o desenvolvimento com chave de ouro, mostrando o que aconteceu com cada um e como ficaram até anos e anos depois. Fiquei com um pouco de preguiça de ler o apêndice, mas fiz um esforço e recomendo demais que leiam, lá explica qualquer ponta solta que pode ter ficado, tem toda a cronologia. Como eu nunca tinha pesquisado nem assistido nada antes de começar os livros, eu não fazia ideia que existia muito além da Terra Média e fiquei chocada que ela é praticamente só um "continente" e existe todo um mundo criado pelo Tolkien, além das inúmeras línguas (inclusive ele explica como é a pronuncia a depender do povo que fala) e como os povos que estão na Terra média chegaram lá. Enfim, eu recomendo demais, no começo você leva um baque com a escrita do Tolkien, pode ser meio maçante, mas com o tempo se acostuma e vai ver como é um mundo maravilhoso. Virou meu livro preferido da vida ??

Bhoney 22/02/2024

Lendo o final para entender o começo
Vc curte LOTR? Se sim, é um evento canônico na vida de todo fã buscar ler a obra título. Comprar a obra e começar a ler vai ser simples, difícil é terminar; E assim como diversos personagens na história do livro tem seus desafios, eu tive os meus. Foram três anos pra findar o que comecei e não me arrependo pois respeitei meu tempos e minhas ressacas literárias kkkkkkkk, é muito importante imergir na leitura e não simplesmente passar por cima dela apenas para concluir. LOTR é uma obra muito bonita, com detalhes ricos e muitas vezes precisos, caso vc queira ler, recomendo fazer isso de bom ânimo sempre buscando respeitar sua trajetória e seu tempo tal qual Frodo e Sam fizeram, e assim, destruíram o Um anel.

Thams3 21/02/2024

OBRA PRIMA!!
Eu demorei tanto tanto TANNNTO pra terminar essa trilogia....
Já por no primeiro livro saber que provavelmente jamais leria algo tão bem escrito em cada aspecto. Um universo tão rico e tão primoroso nos mínimos detalhes. O primeiro segue sendo meu favorito então não consigo dar 5 estrelas para o 2 e 3, talvez por ele ter sido o mergulho na saga pós O Hobbit (que é sensacional). Na minha visão elencaria a trilogia de forma que o livro 1: Apresentação e Filosofia do universo; livro 2: Descrição e estabelecimento (fundamento) do mundo e dos povos; livro 3: Resolução dos problemas causados pelas diferenças; política e encerramento. Tudo absurdamente bem amarrado e sem furos.
Torço que a experiência com Silmarilion e as outras obras me proporcionem o mesmo deleite.

FAbio569 21/02/2024

O retorno do rei
Fecha de forma grandiosa a trilogia, é um livro de tirar o fôlego. Achava que os filmes eram longos, mas lendo os livros, percebi que deixaram muitas coisas sem adaptar, indico a todos.

Lucas.Souza 21/02/2024

Não tem nem muito o que falar sobre esse livro, simplesmente despensa comentários, perfeito! Encerra de forma épica a jornada do Senhor dos Anéis. Tolkien é simplesmente genial, e essa obra é só mais uma prova disso. E os filmes, apesar de também serem incríveis, realmente não conseguiram traduzir toda a profundidade dos livros!

Davi Oliveira 19/02/2024

Interrogação e exclamação na minha cabeça.
 O último livro da trilogia dá seguimento às histórias segmentadas que compõem a narrativa: o resgate de Frodo por Sam e o caminho que devem percorrer para concluírem a demanda da Sociedade; a servidão por parte de Pippin como honraria a morte de Boromir; servidão de Merry ao rei de Rohan e a trilha de Aragorn para sua ascendência.
 Como primeira perspectiva dos eventos, temos como ponto principal a convocação de Gondor aos demais reinos para a resistência às tropas de Sauron. Aragorn, para a salvação de Gondor, chega a tempo com sua tropa, tendo reivindicado os mortos como auxílio na batalha. Vencem, e de posse da informação de que Frodo e Sam ainda estavam vivos e trilhando Mordor a caminho do cumprimento da demanda, é arquitetado um assalto ao Portão Negro como forma de concentrar a atenção de Sauron.
 Da outra face dos eventos, temos como início o resgate de Frodo por Sam, onde conseguem escapar do forte através do frasco de luz dado por Galadriel. São perseguidos, passam por fome, sede, exaustão, com Frodo sempre no limite de sua resistência ao poder do Um Anel. Com Sam tendo de carregar Frodo no caminho final, recebe um ataque inesperado e improdutivo de Gollum que tenta mais uma vez recuperar seu ?Precioso?. Frodo, tendo se transformado em outro ser por sobre influência do anel, livra o ser rastejante de ser morto e o manda ir embora, logo em seguida subindo apressado o restante do caminho em direção à entrada do vulcão. No momento final, no cumprimento do objetivo pelo qual havia, há mais de um ano, sido instaurado, na única esperança da derrota de Sauron, Frodo não mais resiste ao poder do Um Anel e o reivindica. O põe no dedo. Sauron o encontra, percebendo que caiu numa cilada. Abandona todas as suas tropas, privando-as de seu poder, e vai em busca de seu objeto. Neste instante, mais uma vez, Gollum investe contra Frodo inesperadamente. Travando-se uma luta, por fim, Gollum arranca à mordida o terceiro dedo de Frodo, o dedo que portava o anel. E em momento de êxtase, exclamando sua felicidade por ter de volta seu bem tão precioso, erra o piso e despenca para dentro do vulcão em atividade. Sauron é derrotado. Frodo e Sam são resgatados. E assim chega ao fim a Terceira Era e a história em si.
 Com este livro tive uma experiência diferente com relação aos anteriores. Com o primeiro e segundo tive uma relação antipática mediante a forma de raciocínio do autor, ao modo de sua escrita, ao que era concentrada sua atenção na narrativa. Não houve mudança nessas estruturas. O que mudou foi minha percepção a respeito do conteúdo que Tolkien quer transmitir. A trilogia O Senhor dos Anéis possui uma métrica rítmica de leitura. Os objetivos principais das narrativas não são principais, e sim secundários. O autor tem sua escrita e linha de raciocínio voltadas para o secundário, o verdadeiro primário de suas obras. A ele, o que realmente é importante é a estrutura do contexto, do cenário de cada ação, onde a concentração do clímax não é dada ao clímax em si, mas sim no ponto alto de cada descrição detalhada dada ao que é passado pelo caminho dos personagens. Essa é sua proposta, e quando a compreendi, compreendi o livro.
 Apesar disso, não virei um aficionado de sua obra nem desfaço as críticas que fiz a seus métodos. Só compreendo que seus livros diferem do popular e que possuem uma proposta diferente. No contexto geral, foi uma trilogia difícil de se terminar e de se compreender, mas após terminá-la, vejo que valeu a pena o tempo gasto. Recomendo para leitores experientes.

Miriam.Louback 17/02/2024

Que livro!!! Depois de 40 dias maratonando toda obra, já estou com saudades dos meus amigos personagens e já quero ler mais da obra de Tolkien ??
Sei que Frodo é o foco do livro, mas eu me apaixonei por Sam! Meu personagem favorito! Sentirei sua falta.