O Retorno do Rei

O Retorno do Rei J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Retorno do Rei

Dulci 21/11/2023

Ressaca.......
Uma leitura sem dúvida, além de todas as expectativas. Não esperava menos dos personagens. Elfos, hobbits, Reis, Anão, Mago, Ents. Mesmo quando todas as esperanças estavam perdidas na batalha, havia uma força, uma necessidade de sobreviver que os impulsionava. E depois a reconstrução de um mundo outrora destruído pelas forcas do mal. Poderia ser assim no nosso mundo tbm? Um mal supremo ser destruído e a paz reinar? Mas assim como nesta e em muitas outras histórias, o mal habita em cada um de nós, assim como o bem. A diferença acaba sendo nossas escolhas. E agora, depois de toda uma saga, o que eu faço com a ressaca literária?

Lu_Augusto 21/11/2023

Da trilogia é o que mais demora a passar, mas é compreensível já que quase todo a ação da história já aconteceu, aqui temos apenas o climax de Frodo e seu fardo.
Há alguns momentos de luta, mas o que mais chama atenção nesse livro, assim como no filme, são as despedidas, emocionantes e melancólicas, trechos para arrancar lágrimas do leitor.
E uma última observação, mais um ponto positivo: o destaque que os Hobbits ganham e que foi cortado dos filmes.

Erick Simões 20/11/2023

Uma viagem divertida
Uma aventura divertida, prefiro os dois primeiros livros que esse último, acho que o desenvolvimento da história foi melhor escrito que a conclusão. Mas vale a pena, eu recomendaria para amigos, mas não para alguém que está querendo começar com o hábito da leitura.

Vitor 16/11/2023

A grande guerra do anel
A triologia de senhor dos aneis é um épico, contra isso não a discussão e em certos ponto a gente ama o Tolkien mas em outros quer xingar ele muito.

A jornada da Sociedade nessa história é incrivel, ameassadora, longa, dificil, pesada e cheio de altos e baixos. Mas a parte longa é o que mais pega, todos os capítulos que trazem o ponto de vista do nosso protagonista "Frodo" são incrivelmente longos e tediosos como na própria jornada do portador do anel.
Ele anda se esconde, foge, anda, se esconde... e para mim fica meio massante, mas, se foi posto propositalmente pra nós leitores sentissemos o trabalho do pequeno Hobbit é genial pra lá da conta.

A triologia é magica e sinceramente incrivel, mas não recomendaria pra leitores de primeira viagem, pois a jornada se torna massante as vezes.

Mas tirando esse aspecto é um obra prima de fantasia o mundo, os povos, lendas tudo é muito organico e recomendo a todos que queram uma boa viagem por terras distantes.

Cassio67 16/11/2023

A jornada chegou ao fim, Sauron foi derrotado e nossos amigos retornam as suas casas, obrigado Tolkien por criar esse universo ????

Vinny.Pecaski 09/11/2023

A QUEDA DO SENHOR DOS ANÉIS E O RETORNO DO REI
Decidi começar O Senhor dos Anéis logo depois de ter terminado O Hobbit, em 2020, e meu Deus, como foi um erro. Naquela época, sinto que o meu gosto literário não estava tão maduro pra começar um grandíssimo clássico da fantasia, mas de qualquer maneira, iniciei a leitura aos poucos. Lembro que lia de pouco em pouco todo mês; até 2022 tinha chegado na parte em que os hobbits conhecem Tom Bombadill, mas ainda não estava pronto pra mergulhar de cara no mundo da Terra Média; a escrita muito densa e a super descrição dos locais não me agradaram muito de início, até que mês passado decidi voltar a leitura e aí foi um acerto. Depois de amadurecer minha mente em relação a literatura e ter lido outros livros mais densos, consegui engatar na leitura, e daí pra frente foi só sucesso. O livro é um grande marco na fantasia, dá pra notar muitos elementos utilizados por Tolkien para compor a obra, que são utilizados até hoje por outros autores de fantasia, e traçar um paralelo até com As Crônicas de Nárnia, que foi escrito na mesma época, pois é de conhecimento geral que Tolkien e Lewis eram grandes amigos e trocavam cartas a respeito de suas obras, então C. S. Lewis pode ter tido uma leve inspiração nos livros de J. R. R. Tolkien também.
No geral o livro é muito bom, a história é rica em detalhes, e raças, idiomas, canções, etc que muitas vezes o leitor pode achar não conseguir ingerir tudo de uma vez, mas meu conselho é: leia com calma (afinal estou lendo este desde 2020) e leia também O Hobbit, para se familiarizar com o personagem de Bilbo e dos Anãos de um jeito mais lúdico e mais fácil.
READ THE FUCKING HOBBIT!!

Cosme 08/11/2023

A jornada do retorno do herói
A jornada pode nos transformar, nunca somos os mesmos após certos acontecimentos. Mas você está pronto pra aceitar isso?

Key 07/11/2023

"Bom mesmo é o livro que quando a gente acaba de ler fica querendo ser um grande amigo do autor"

Essa é exatamente a sensação que eu tinha enquanto lia, de como teria sido bom viver na época que estava sendo lançado e trocar cartas com o Tolkien, emergi tão intensamente nessa fantasia que agora sonho com jornadas, e essa felizmente acabou, o livro termina e te deixa com a sensação de dever cumprido e nostalgia, não tristeza

Lady Potato 01/11/2023

É só isso?
Criei uma expectativa enorme com essa leitura, e acabei me decepcionado. É extremamente bom e bem construído, um marco para o seu tempo, mas é só isso.
Para mim a história foi arrastada e muito parada, não aconteceu quase nada e terminou sem emoção alguma.
Mas como citei anteriormente, minha decepção não apaga o brilhantismo da obra, só não é o meu tipo de leitura.

Lucas.Jose 31/10/2023

Ótimo encerramento
Tolkien conseguiu finalizar sua criação de maneira fantástica. Eu até estranhei que cheguei na metade do livro e já achei que tinha acabado a história, mas ela continua e finaliza da maneira que merece

Lanny 30/10/2023

Terminou... Só que não.
Acho que o grande problema dessa terceira parte (livros 5 e 6) de O Senhor dos Anéis é que a ação principal, pelo qual estávamos esperando desde quando tudo começou, acontece logo e são capítulos e mais capítulos do povo aproveitando a paz vinda do fato que Sauron já era.

A tensão do clímax já passou e agora é só paz e a gente só quer que acabe logo.

Essa releitura foi mais tranquila porque eu dividi os capítulos e li sem pressa pra acabar porque já sabia que assim seria e não fiquei com nenhuma ansiedade do tipo "Acaba, pelo amor de Deus".

Michelle 29/10/2023

Tolkien é Tolkien.
O que falar da Trilogia mais intensa e amada? Confesso que ao longo da leitura me fiz algumas perguntas. Todavia, foram respondidas até a última página. Uma obra excepcional! Maravilhosa, intensa.
O autor tem uma criatividade, imaginação, uma coerência para uma obra tão complexa que impressionam.

Tecio Ricardo 27/10/2023

Enfim... Aqui termina a minha aventura na Terra Média.

Não tenho muito o que falar da maior obra de fantasia da história além do trivial: se você ainda não leu, já passou da hora.

Uma observação, como o Sam, foi importante. A bravura dele foi de vital importância para o cumprimento da jornada, para quem não esperava nada, o Mestre Samwise Gamgee, se mostrou um legítimo e improvável herói.

Meu único ponto negativo da leitura da trilogia, foi a formatação do Kindle, infelizmente não estava na altura que essa obra maravilhosa merece.

Recomendo muito a leitura. ??

zDouglasYz 27/10/2023

Meu Precisoso
É senhor dos anéis, não tem muito o que falar, todo mundo conhece e provavelmente já leu.
É de fato um livro maravilhoso, tem suas partes chatas, não precisava ser tão detalhista ao descrever alguma coisa,
a leitura se torna lenta por causa disso, e se não prestar muita atenção vc pode perder coisas importantes pois o autor quis detalhar o tom de verde da folha que caiu da árvore que ficava na lateral esquerda da frente de uma casa pequena e humilde de um personagem aleatório.
Mas no geral é um ótimo livro

Gabrielli 26/10/2023

Épico.
Penso que não tenho como escrever muito sobre esse livro. Poderia falar muito e não chegaria perto do que é essa história e a experiência de vive-lá. Foi meu primeiro 5 estrelas depois de muitos anos.
A relação de Sam com o Frodo é sobre amor, amizade e martírio. Me comoveu muito a caminhada dos dois e principalmente o final.
Ninguém é perfeito, esse é o ponto chave da história, todos dependem de todos, não existe verdadeiramente só um herói.
Me senti de luto quando terminei, depois de tanto tempo lendo todos os livros da jornada, vou levar pra toda vida. Vale cada página.