O Seminarista

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Almecz vic 16/06/2023

O Seminarista
Quando comecei a ler, achei que seria uma leitura chatinha e puxada, mas logo que a história foi introduzida fiquei muito presa nela, imaginando vários plots twist. Acabou que mesmo imaginando e torcendo por vários finais, o livro acabou de um jeito completamente diferente. Eu gostei e odiei na mesma proporção.

Rayca 08/06/2023

A história do livro é boa em si, mas ñ leria por conta própria( foi passado um trabalho escolar) , pq é bem rebuscado a linguagem utilizada nele o q acaba dificultando a compreensão em determinados assuntos.

Rafaela 05/06/2023

O seminarista
Não é o meu estilo de leitura, normalmente não curto obras do romantismo por ter muito fru-fru e muita descrição, mas nesta obra eu confesso, não foi diferente. Muito fru-fru, sofrimento, melancolia, desilusão amorosa, conflitos internos e o bom sempre é bom e o mau sempre é mau, isso me dá raiva as vezes. O final foi meio inesperado mas cheio de desgraça.
Recomendo para quem gosta de drama e romance exagerado.
Loitora 05/06/2023minha estante
Concordo, romantismo é uó, tô morrendo pra ler a moreninha e tá a mesma coisa

Rafaela 05/06/2023minha estante
Kkkk espere só para descobrir qual é o final ?

Henrique 20/05/2023

Um livro esquecível
Realmente, fraco em quase todos os sentidos, um final forçado e sem justificativas. O equivalente literário do "Somehow Palpatine Returned" em criatividade.

O pior é que vim ler isso depois de ler o maravilhoso A Morte de Ivan Ilitch.

Lore 20/05/2023

O livro tem uma ideia legal e personagens interessantes
ele é curtinho, daria p ler em 1 dia
mas o q fez eu demora mais ou menos 1 MÊS p le e me causou uma RESSACA LITERÁRIA é o português antiquado
eu faço leitura dinâmica, e nesse livro simplesmente n consegui faze, pq tinha mts palavras q eu nem entendia oq tavam falando
enfim, daqui p frente só vo no áudiobook.

Barbara.Paiva 19/05/2023

Livro muito bom
Nossa vida é feita de escolhas o tempo todo e as escolhas ruins trarão consequências ruins, e a vida de Eugênio poderia ter sido bem diferente se ele tivesse lutado pelo amor que sentia por Margarida. O final me surpreendeu, não era bem o queria.

Geovana 08/05/2023minha estante
Esse livro e O crime do padre Amaro são um show de depressão anticlerical. Ambas as histórias são trágicas e cheias de críticas ao clero, à igreja católica.

HenryClerval 08/05/2023minha estante
Adorei sua resenha, Régis. Como sempre você é muito observadora e coerente. Parabéns! ?????
É as críticas que o autor faz são muito merecidas.

Regis 08/05/2023minha estante
São mesmo, Geovana. Nesse também tem uma crítica ao patriarcalismo.

Regis 15/05/2023minha estante
Obrigada, Leandro. Concordo que foram merecidas. ?

Jacare 28/04/2023

SURPREENDENTE
Comecei essa leitura achando que ia ser um livro super rapidinho de ler... KKKKKKKOITADA

A escrita é bastante difícil, principalmente durante as primeiras páginas, já que eu ainda estava me habituando à história.

Mas, de verdade, eu AMEI.

Essa é uma daquelas histórias que vão ficar comigo pra sempre.

Por parte da minha família morar na roça, e, às vezes, eu passar as férias por lá, todas aquelas descrições bucólicas, pessoas pacatas e alusões à religião tornaram a história viva na minha mente.

Um clássico é um clássico.

Para os amantes do amor, esse livro é leitura obrigatória.

Aya 19/04/2023

O seminarista
Um romance super curto e com o enredo já tão conhecido do amor impossível meio shakespeariano. É um livro tão curto que não sei nem o que dizer, não achei muito intenso, mas segue os ideais do romantismo da época. Achei ok.

Naldo.Vieira 31/03/2023

Seminarista
Bernardo Guimarães traz mais uma obra digna de ser lida, ja li a escrava isaura e agora fico aqui transtornado com essa obra sensacional. A história conta sobre dois meninos que se conhecem a vida toda mas que por obra do destino e de pessoas acabam se separando, tipica história de novela, mas com nenhuma reviravolta e um final totalmente inesperado.

R. Gomes 31/03/2023

Que coisa...
É difícil entender o que eu senti lendo esse livro. A maneira como Bernardo Guimarães descreve a paixão entre Eugênio e Margarida é bem intensa. Não é difícil sentir empatia pelo amor deles, principalmente no início.

Do mesmo jeito que o autor não economiza em descrever o amor do dois, ele também não faz ao descrever o ambiente. É muita descrição.

De todo jeito, não é um livro ruim. É só difícil de lidar de um jeito não convencional.

Jady23 26/03/2023

Gostei
O romance de Eugênio e Margarida é triste e emocionante, recomendo a leitura.
Esse é o primeiro livro de Bernardo Guimarães que leio e gostei muito.

Lena156 09/03/2023

" O tempo é o melhor, senão o único consolador..."
-> linguagem fácil com algumas exceções, leitura fluída em alguns capítulos mas muito arrastada e cheia de descrição da natureza em outros.
-> a história de duas crianças que cresceram juntas e com o tempo se apaixonaram mas nunca puderam estar juntas, por conta do fanatismo e das mentiras dos pais. nunca deixaram de se amar apesar da distância, mentiras e sofrimento extremo. ele tentou lutar contra a paixão pois todos ao seu redor diziam que era errado um sentimento tão bonito e ela o esperou todo o tempo que pode.
-> diferente dos outros da época, não é escandaloso claramente, ele é sutil para criticar a sociedade e a relação destes com a religião, o protagonista em nenhum momento odeia aos padres e os pais (apesar de serem a causa do seu sofrimento) e nem culpa a Deus por isso, pelo contrário faz o possível para querer ser padre mas isto não é pra ele.
-> sobre como o fanatismo religioso e superstições infundadas podem destruir vidas.
-> características: descrição da natureza, idealização da mulher e melancolia, faz parte do romantismo regional.

Gi Gotardo 28/02/2023

Achei muito interessante ler esse livro colocando na época em que foi escrito, achei bem exagerado? Sim, principalmente a última metade, mas era de se esperar estando na escola literária do romantismo. Apesar de tudo achei um livro muito bom por anteceder características usadas por Machado de Assis no realismo. A história em si é bem simples, mas a crítica social é muito boa.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6