O Seminarista

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Amanda Arcanjo 06/02/2023

História triste
Demorei um pouco para me adaptar a escrita, mais não demorou para a leitura fluir.
Essa história me deixou com um misto de leveza no começo e raiva, tristeza e melancolia do sétimo capítulo em diante.
A cada passagem do Eugênio no seminário, me dava vontade de ao mesmo tempo sacudir e abraçar aquele garoto, que não era dono de sua vida.
Uma família fanática que via o mal naquilo que não tinha, acabando com o futuro e o sonhos de duas almas fiéis uma a outra.
O livro é bonito e triste ao mesmo tempo.
É isso.

daniella16 04/02/2023

O romantismo crítico
O livro possui uma leitura mais fácil mesmo com as palavras tão ortodoxas, mas que ao mesmo tempo tem uma leitura mais arrastada em minha opinião.
Contudo, o grande destaque do livro é essa trágica história de amor entre Eugênio, um garoto que por intermédio dos pais vai se tornar um seminarista, e Margarida, uma garota pobre que morava em um casebre mas que os pais de Eugênio a desprezavam por ser capaz de despertar um amor e uma paixão no então amigo de infância.
A obra possui críticas e metáforas interessantes sobre esses dogmas religiosos como o celibato, além dessa expectativa que os pais nutrem a respeito do futuro dos filhos, na qual muitas vezes excluem os seus interesses e paixões.
Como obra pertencente ao romantismo notei certas características comuns e marcantes como a noção de almas gêmeas, os dois pombinhos não conseguem se distanciar um do outro é como se a vida de um se tornasse possível apenas a partir do amor de um e vice versa.

mafesc 26/01/2023

Me surpreendi muito com a história, muito triste e emocionante.
Eu daria tudo pra ler esse romance na época em que ele foi escrito só pra ver a reação do pessoal e da Igreja.
Um absurdo a manipulação em que o Eugênio e a Margarida foram envolvidos :(
Mesmo a diferença de idade me incomodando no início, eu torcia muito por um final feliz para eles.

Elifas 06/01/2023

Típica novela sertanista
A obra é simples, rápida e fluida. Bem escrita. Uso de figuras de linguagem típicas do romantismo. Caso interessante o uso das comparações e descrição dos cenários pastoris idealizados. Monteiro Lobato criticou o jeito de descrever as nossas caipirinhas como lindas donzelas de cor de jambo.

Outro fator interessante da obra é a descrição antropológica de alguns costumes da época, como é o caso da quatragem, dança típica da época e do multirão, costume da época em que algumas famílias contavam com outras famílias para auxiliar na plantação e colheita de roçados.

O final é típico do romantismo de segunda geração: o amor impossível, a mulher inacessível, temas mórbidos, a loucura, etc.

Excelente obra para leitores iniciantes debutarem nos clássicos e "perder tempo" com leitura que presta.

Letsfp_211 28/12/2022

Eu gostei, achei um romance muito fofo mas ao mesmo tempo problemático kkkkkkk pq se fosse na vida real acho q seria meio estranho pra mim

Bia 13/12/2022

Resenha o seminário
Me surpreendeu bastante pois eu achava que seria um livro mais difícil de ler por ser antigo, mas na verdade foi bem tranquilo a leitura, a história te contagia você sempre quer passar para o próximo capítulo, apenas uma coisa que não me agradou foi a descrição que o autor da para as coisas, mais isso é por conta que i livro é da época do romantismo então td bm .

sofia 07/12/2022

bom pra passar o tempo
a história é bem romântica mesmo, sem nenhum traço muito original (na minha opinião)
percebi alguns traços na Margarida que lembram um "complexo de Capitu" e talvez uma certa crítica ao costume antigo de as famílias coagirem ou até obrigarem os filhos a fazerem o seminário mesmo sem vocação

Duda 20/11/2022

Romance romântico que aborda o preconceito e a imposição de uma família com o futuro de seu filho, emocionante

Leonardo.Broinizi 28/10/2022

Que escrita elegante!
Apesar de retratar uma época em que não vivi (século XIX), senti nostalgia no começo da obra, pois retrata a atemporal fase inocente da infância, a amizade entre menino e menina, pura e bonita.
Sempre evito spoiler nas minhas análises, preferindo falar de aspectos genéricos. Dito isto, após essa fase da infância, o aspecto nostálgico se perde mas a escrita continua muito bela. Fiquei com a impressão de que a parte final poderia ter sido melhor trabalhada, Mas ainda assim é uma bela obra.

Escrita muito elegante, história bonita. Gostei e indico.

amante de romances 01/10/2022

Me destruiu mais do que eu esperava
Confesso q n tava dando moral para o livro, achei que ia ser mais um livro bobinho e feliz, mas cara, me surpreendeu tanto, me envolveu demais esse finalzinho, estou mt feliz de ter resolvido ler ele!

Hianny 10/08/2022

Sinceramente eu modificaria a história inteira do livro, no início eu me interessei sobre quando eu soube que era um romance, mas não achei que fosse tão complicado a leitura do livro. Minha opinião não é a mesma do que a de muitos, mas não sei se não gostei por não estar na lista dos que me interessam ou por que realmente é ruim.

Isabel.Canhete 24/07/2022

Leve e profundo ao mesmo tempo
O livro é incrível. A escrita de Bernardo Guimarães me lembra muito a de José de Alencar, da qual sou fã.
O romance é lindo. Apenas acho q o escritor poderia ter detalhado mais o final e algumas cenas, por isso 4,5/5

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6