O Seminarista

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Fabi 07/05/2021

O seminarista
Li esse livro por causa da escola.
Que livro ruim! O autor enrola de mais ( ele usou 1 parágrafo para dizer que o dia estava bonito), fica explicando as coisas que já aconteceram e não acontece quase nada a história inteira!
Pior livro do ano até agora
Julia Agnes | @pontoparagrafoo 29/05/2021minha estante
Adorei a sinceridade KKKKK

Br_biah 30/04/2021

Uma história de amor proibido.
Falando brevemente sobre o livro, ressalto que gostei muito do então mencionado.
A trama em si se passa com o Eugênio e a Margarida. Eugênio era um garoto que desde muito novo passava a todos uma ótima imagem sobre si, e sua vocação para as coisas de Deus.
Mesmo tendo esse desejo em se tornar padre, ele não conseguiu aquietar o coração que clamava por Margarida.
Margarida era uma garota simples que morava em uma casinha dentro da propriedade dos Antunes (pais do Eugênio).
É uma história de um amor puro e verdadeiro. E também é triste, pois ao mesmo tempo que é belo, é trágico!
O final é de destroçar o coração (o meu pelo menos foi um pouco comprometido).

Ps: resenha sujeita a alterações!

Paola 10/04/2021

"Bem-aventurados os que choram"
Eu tinha muitos pontos pra falar sobre o livro, mas só vou dizer que é um dos livros mais envolventes que já li.
Tive um turbilhão de emoções lendo, tristeza, ódio, nervosismo... mas com momentos de satisfação e alegria.
Um retrato vivo sobre a dor que nós infringimos a nós mesmos, sobre pais que se acham donos da vida dos filhos, sobre a naturalidade dos sentimentos negativos: ciúme; raiva e desejo, e sobre como somos facilmente manipulados pelas pessoas que amamos e respeitamos.

Kethelin3 05/04/2021

quase desisti da vida lendo isso
Di verdadi 9vinha, que livro chato.
Não, agora falando sério, a história em si é bem bacana, oq pesa nessa leitura é a escrita antiga. Que dózinha da Margarida pqp, esses 2 sofreram em. Vontade de matar os pais do Eugênio e esse padre do seminário ?
Se eu não for bem nessa prova... sem condições fml
Eugênio vai viver meu fiii ??

ranylson.carvalho 22/03/2021

Fui com muita sede ao pote
Eu sempre dou muito crédito às resenhas que leio por aqui. Essas críticas me trouxeram até esse livro. Confesso que criei uma espectativa bem grande, devido ao tema fanatismo religioso. Se você está esperando uma grande trama cheia de altos e baixos, plot twists e blá blá blá... Sinto lhe informar, mas não vai encontrar isso aqui. A estória relata um amor puro entre dois grandes amigos, que foi antagonizado por um fanatismo religioso da família que, mais na frente, envolve manipulação e mentira. Queria que o protagonista fosse mais convicto do que queria, assim a estória não teria sido destinada a esse parcial "Romeu e Julieta". A propósito, senti uma forte influência da obra de Shakespeare. Amei o vocabulário rico e poético - ponto positivo!

Renata 20/03/2021

É bom, mas esperava mais!
Patinei muito pra acabar essa leitura... muitos detalhes em páginas e páginas! Boa leitura pra quem ama floreios...

Larissa.Ohana 12/03/2021

Tocante
Eugênio e Margarida foram criados juntos na fazenda do poderoso senhor Antunes, costumavam brincar, estudar e juraram que viveriam para sempre juntos.
Porém a gosto do pai, Eugênio foi enviado ainda criança para o seminário para se tornar padre, deixou para trás sua grande amiga de infância, que com o tempo a amizade se tornou o mais forte amor.
Apesar de ser um clássico, temia que seria de difícil compreensão, e mais uma vez fui enganada, a narrativa poética foi impecável e muito tocante, chorei com o sofrimento desses dois personagens e fiquei abalada com o final.
"Não excluía nele o amor por essa criatura, que é sobre a terra um dos mais belos reflexos do infinito poder a mulher."

Kira 01/03/2021

Eu ainda estou tentando absorver...
É uma história muito dramática e triste, sobre um amor "proibido", sobre como ideologias podem destruir vidas.
É cruel acompanhar toda a manipulação e lavagem cerebral que fazem com Eugênio e Margarida, e, pior ainda, pensar que essas mesmas pessoas que infligiram tanta dor e sofrimento se achavam certas.
Como diria aquela música:
"Nenhuma ideia vale uma vida".

A linguagem é um pouco rebuscada, o que trava um pouco a leitura, mas considero normal considerando a época que foi escrito.

Acho que foi um escândalo quando foi lançado em 1872, pois tem claras críticas a igreja católica e ao fanatismo religioso.

@solitude_e_books 15/12/2020

Me siga no Instagram solitude_e_books
Melancolia ao extremo, é isso que eu amo.

Em "O Seminarista" acompanhamos a historia de Eugênio filho de um fazendeiro que desde criança nutre uma forte amizade com Margarida, a filha de um dos empregados, mas ao passar dos anos essa proximidade passa a não ser bem vista pelos seus pais. Se no passado era uma linda amizade agora na juventude é perseptivel a existência de um sentimento maior e sendo Margarida filha de um simples rendatario algo deve ser feito.

Diante desta situação os pais de Eugênio o manda para um seminário e depois de um tempo os pais diz que Margarida se casou, com o coração ferido por tamanha decepção o jovem se dedica de coração a vida eclesiástica. Até o dia em que ele descobre a verdade.

Apesar de sua dimensão melodramática, é evidente a crítica que o autor faz ao patriarcado presente na literatura do século XIX.

Por se tratar de um clássico haverá momentos de uma linguagem um pouco mais rebuscada deixando o texto um pouco travado, mas não é nada que prejudique a leitura.
Cripta Da Leitura 15/12/2020minha estante
Esse era um clássico que nunca tinha me chamado a atenção, mas agora lendo a sua resenha me deu vontade de ler.

@solitude_e_books 18/12/2020minha estante
É um excelente livro!! ??

day t 16/10/2020

Forte
Achei a linguagem um pouco difícil, acredito que pela época que foi escrito (séc XIX), mas depois que peguei o embalo, rolou tranquilamente. Gostei muito!!! Achei forte, triste, penoso, mas muito lindo e poético. Esse amor romântico exacerbado de dois jovens que cresceram juntos, mas que tem como destino um amor impossível, as metáforas, as juras e tudo o mais... torna o livro cheio de suspiros. Fala bastante de sua época também, sobre patriarcado, religião, classes. Comecei a ler sem grandes expectativas e me surpreendi.

Danilo.Sousa 22/09/2020

Uma excelente obra. Assim como muitas obras literárias essa é mais uma daquelas formidáveis. Um livro que deixa o leitor com o desejo de quero mais e que proporciona ao leitor a busca por mais e mais. Levando a leitura ser algo bem prazeroso, uma obra que traz um lindo romance, belíssimo romance.

Celia.Celinha 28/06/2020

Para os que gostam do impossível amor.
Sabe aquele livro que você pega, senta no sofá em um dia frio e se delicía com a leitura? Foi assim que me senti ao ler O seminarista. Um livro do século 19 , que usou o linguajar da época, mas, de uma maneira tão doce e poética que me encantou. E, apesar de ser de um século passado e ter algumas palavras desconhecidas, é de facil compreensão e nao é daqueles livros densos. É leve, delicado, com uma descrição de lugares e sentimentos muito encantador. A história em si, que fala do amor impossível de Eugênio, um jovem seminarista e sua amiga de infância, Margarida, nada tem de inovador e diferente mas, apesar do tema "comum", como eu disse, é um livro que encanta, prende a atenção e, indicado, na minha opinião, para distrair depois da leitura ou estudo de temas densos, que demandam algum esforço de entendimento; para sentar no sofá, com as pernas para cima e viajar pelos campos, sentimentos, sensações, angustias, contravenções, aventuras e na beleza , inocência e pureza do amor impossível dos personagens, tão delicadamente escrito pelo autor.

André 31/05/2020

Gostei do livro, a escrita do autor apesar de ter muitas palavras que eu não conhecia, não é complicada. A história é boa, mostra o amor entre Eugênio e Margarida, o amor verdadeiro e puro que surge desde que eram crianças. O autor consegue passar as angústias de Eugênio que tem que se decidir entre o amor e a vocação sacerdotal.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6