O Seminarista

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

MaineCraft 16/07/2022

Amor ou devoção...
Precisei ler para a escola, depois de muito tempo sem conseguir tocar em um livro, demorei mas consegui.
O livro conta a história de Eugênio e Margarida, duas crianças que foram criadas juntas, mas quando Eugênio é destinado a ser padre percebem que não podem ficar juntos.
Como é um livro de época, existem algumas palavras complicadas e metáforas que hoje não usamos mais; apesar disso, me encantei totalmente pela história.
As críticas a igreja foram fortes, principalmente os momentos de angústia por parte de Eugênio entre escolher o amor de Deus e o amor da mulher.

mirrorbel 04/07/2022minha estante
o final me choca até hoje quando eu paro para pensar nele

Pavozzo 02/07/2022

Seminário dos conflitos
Dois amigos de infância inseparáveis têm suas vidas alteradas quando o menino, Eugênio, é enviado ao seminário para tornar-se padre. Apesar de vocacionado para tal, conforme os anos passam Eugênio vai dando-se conta de que na verdade amava (e ainda ama!) sua amiga, Margarida. Agora ele terá que lidar com o conflito entre seguir a sua vocação ou o seu coração - e isso sem passar despercebido dos olhos atentos dos padres do seminário...

Tem uma linguagem pomposa e com um uso excessivo de metáforas, de modo que o enredo custa a passar em diversos momentos. Felizmente é uma obra curta, e nos momentos em que Guimarães dispensa as firulas, a leitura flui bem.

Tentar conciliar situações irreconciliáveis pode ser a receita para uma desgraça. Não parece-me ser à toa que os gregos consideravam que fosse a paixão uma doença.
Dan 02/07/2022minha estante
Ótima resenha!

Gabi 11/06/2022

"Estava louco... louco furioso."
Meu tipo de narrativa favorito, com muito drama, amores proibidos e crítica social.
"O seminarista" corresponde a uma grande crítica social a igreja e a sociedade da época que foi escrito.
A história de amor dos protagonistas me lembrou, em partes, "Pássaros Feridos".
Trata-se de uma trama complexa e final infeliz.
Sem dúvidas, cinco estrelas.

Caio 02/06/2022

Leitura de vesribular
Li O Seminarista pra fazer um vestibular, de início a leitura foi maçante pelo uso do português arcaico.
O desenrolar da história surpreende pelos relatos bem detalhados de cenas, sensações e sentimentos dos personagens que parecem tão apaixonados e excitados que o livro quase grita de prazer.
O plot twist que acontece na conclusão é de dar nó na cabeça e na garganta.

Rafyth 06/05/2022

É bom se você gosta de clássicos
Eu li o livro por causa de um trabalho da escola, ao mesmo tempo que é exaustivo ler tanta descrição de lugar e pessoa, o livro surpreendente prende bastante atenção.

Carla 21/04/2022

Gente que gracinha, por ser um nome ?católico? o livro não aborda assuntos da igreja em si, achei um amor o romance e o crescimento do personagem com o enredo. Comecei a ler achando que odiaria, mas eu amei
Indico

Rebeca.Druzian 13/04/2022

O seminarista
li por causa da escola???
a história em si é legal mas como sempre o livro é cansativo de ler, enfim, valeu a pena!!!

eu não tô conseguindo ler ultimamente mas fé que eu volto logo a meu ritmo normal (espero)??

Flavio 07/04/2022

Reviravoltas
No início, um pouco chato, tedioso, mas que vai se tornando um bom livro.
A história é boa, um jovem vai estudar no seminário para ser padre, porém no meio do caminho descobre uma paixão, seus pais são contra e o forçam a continuar os estudos, basicamente isso, porém muito bem trabalhado.
O final é surpreendente, nada do que eu imaginava aconteceu...

skuser02844 25/03/2022

o seminarista
me forcando a sair da ressaca, nao esperava o final, podia ter sido pior, mas como qualquer coisa muito antiga tudo era meio O_O

Juli 08/03/2022

Gostei bastante
História muito interessante e clichê de um romance juvenil que acaba em tragédia e lágrimas, com personagens chatos, cativantes e apaixonantes. Adorei do começo ao fim, demorei um pouco para começar a leitura mas mesmo se tratando de um clássico o livro foi barato e fácil de ler, nunca tinha lido nada do autor, foi bem legal.
Indico para maiores de 13 anos.

Drighi 24/02/2022

Uma graça da Literatura Brasileira
Bernardo Guimarães tem um lugar no meu coração pela sua particularidade de escrita. Apesar do romance "A Escrava Isaura" ser um grande clássico da Literatura Brasileira e ter meu grande peço, "O Seminarista" ocupou um lugar no meu coração distinto do outro. Um livro leve, de poucas páginas, que retrata a história de um amor impossível. Eugênio criado junto de Margarida desde a infância, ambos se adoravam. Mas, o destino reservou ao menino o seminário católico, consequentemente, o celibato. Ele tentou desistir, mas seus pais via no pobre garoto, um clérigo de excelência e a serpente (Margarida) não desviaria o menino deste caminho.
Não é um livro de grandes emoções, mas gostoso de se ler. Recomendo!

Luadrielly 21/02/2022

Aquelas duas almas
"Aquelas duas almas infantis uma viva e profunda afeição, dia a dia mais afundava as raízes naqueles dois tenros corações, como uma terra fresca e cheia de seiva".

Luma Morgana 17/02/2022

Segundo classico do ano
O final simplesmente fez isso ?
A história é bem linear mas o final me surpreendeu demais. Margarida é encantadora, Eugenio é bem dramático mas formam uma dupla perfeita de uma história bem interessante.

carol1892 29/01/2022

Ai simplesmente perfeito. Mantive esse livro na estante por muito tempo, sem ter ânimo para ler. Agora me arrependo de não ter lido antes, mas maravilhoso e merece reconhecimento demais.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6