Os Robôs da Alvorada

Os Robôs da Alvorada Isaac Asimov

Resenhas - Os Robôs do Amanhecer

Hugo9527 30/04/2024

Leitura sensacional, continua a história do Detetive Eiljah Bailey e o robô Daneel, além de envolver outros personagens cativantes

Andre 30/04/2024

A terceira aventura do detetive Elijah Baley o leva à Aurora, o mais importante dos mundos siderais, a fim de resolver um caso impossível de "roboticidio" que vitimou um robô "irmão" de seu velho parceiro Daneel Olivaw.

Sem nenhum amparo das leis ou costumes locais ele tem que se virar pra montar o complicado quebra cabeças com sérias implicações políticas que definirão o destino de Aurora, da Terra e de todo a galáxia.

Patcha 13/03/2024

Robôs salientes
Partimos para a terceira aventura do detetive futurista mais blasé da literatura. Dessa vez, num planeta ainda mais estranho que o do livro anterior e, não com a morte de um outro humano, mas de um robô.

É muito legal ver o personagem de saga evoluir. Normalmente os autores os deixam presos sempre no mesmo arquétipo, evoluindo apenas o teor da história, mas aqui o Asimov faz questão de mostrar como os casos anteriores modificaram a visão de mundo de Elijah e como ainda têm modificado.

Aqui Elijah viaja para um mundo muito mais sensível do que a Terra de sua época, com conceitos que jamais esperei de um autor da época de Asimov. Vemos, por exemplo, banheiros sem gênero. E a genialidade do autor se mostra quando o protagonista age como alguém de seu tempo, olhando com maus olhos a ideia, enquanto que os nativos daquele mundo encaram com naturalidade e batem de frente com sua visão.

O que me incomodou no livro foi o seu lado mais erótico, pois o mistério principal se relaciona intrinsecamente com uma ideia de amor proibido. A questão é que, para um autor que mal descrevia cenários ou ações, aqui nos deparamos com cenas extremamente detalhadas dessa relação.

Para alguém acostumado com a linguagem menos descritiva que o autor mantinha nas obras anteriores, pode ser um choque. No entanto, essa mudança se justifica com a construção final e as discussões que são levantadas ao redor de tal. A melhor forma de descrever a sensação de ler esse livro é ?você está vendo um filme com seus pais aos 12 anos e começa uma cena de sexo.? Por mais natural que seja, nenhum de nós sabe como agir nessas horas.

Tiago.Evangelista 10/03/2024

Previsível mas ainda assim inesperado
Apesar de ser o mais previsível dos desfechos da saga Elijah Baley, esse livro ainda consegue surpreender da forma como amarra a história e lança as bases para a fundação.

Jackson 26/02/2024

Mesmo sendo uma leitura maçante em alguns momentos, esse livro é responsável por interligar outras obras de Isaac Asimov, o que torna tudo ainda mais interessante. O detetive Elijah tem mais um mistério a desvendar, enfrentando seus medos e se envolvendo em novos romances, além de conhecermos um um robô que vai fazer toda diferença no final.

Bella 21/02/2024

Este livro da série chega a ser melhor que o Sol Desvelado. O final é surpreendente e não percebemos o que realmente aconteceu até o último capítulo. Me incomodou alguns trechos que considerei desnecessários quando o autor retratou mulheres. A parte do romance também não me agradou muito. Mas no geral é um ótimo livro. Asimov é um verdadeiro mestre do sci fi e é muito bom ver o universo dos seus livros se interligando, as explicações que este volume traz acerca de coisas que vão ser melhor exploradas nos livros da Fundação.

Michele Alberton 16/02/2024

Já tinha lido esse livro e acabei relé do para tentar vencer a Saga Fundação. Só digo que a Gladia é um porre e que apesar de adorar Asimov, ele é péssimo quando do se dispõe a colocar romance nos seus livros...
Pedro 16/02/2024minha estante
É impossível um gênio científico ser romântico.

Lucão 15/02/2024

Três quartos
Puta livro foda, pega tudo de bom que tem nos dois primeiros e aumenta muitas vezes para melhor.
Essa série dos robôs está sendo algo muito divertido para mim, e saber que ela faz referências as outras obras de Assimov (ainda não li trilogia do império), me deixa mais animado ainda.
O livro possui muito mais detalhes e explora muito mais a mente e as ações do personagem. Assim como nos outros dois, apenas no finalzinho do livro é que sabemos toda a verdade, que aqui, assim como no segundo, acaba sendo deixada, de certa forma, de lado na resolução dos problemas.
Leitura muito gostosa e magnífica, Assimov sempre fazendo um trabalho foda demais.

Hiego 14/02/2024

Os Robôs da Alvorada, terceiro volume da Série dos Robôs, de Isaac Asimov é uma mistura de ficção científica e romance policial. Dessa forma, ele mantém o mesmo estilo noir dos outros livros da série, considerada uma das mais populares do gênero. Lançado em 1983, este é o romance responsável por conectar todo o universo criado por Asimov

Lora_Bee 12/02/2024

Gostei bastante, finalmente a história tá fechando
Acho que é o primeiro final de livro no qual o Asimov consegue me surpreender. Gostei bastante. Eu também tô começando a gostar de como o universo dele tá se interligando aos poucos. Continuo com uma série de dúvidas sobre alguns elementos, como a explicação para alguns personagens de Fundação. Acho que isso aos poucos vai continuar me surpreendendo.

Ketlin 12/02/2024

Peça chave pra entender todo o quebra-cabeça Asimov
Seguindo com a minha maratona Asimov, finalizo a leitura do terceiro volume da Saga dos Robôs, onde acompanhamos nosso querido detetive Elijah Baley - e seu parceiro fiel, Daneel Olivaw - tentando resolver mais um complicado enigma envolvendo um roboticídio.

Dessa vez, Baley é finalmente levado a Aurora e podemos conhecer bem mais sobre o primeiro dos Mundos Siderais. Apesar de parecer uma missão impossível, todos depositam suas fichas no trabalho do detetive, entregando a ele o destino da Terra, de Aurora e, consequentemente, o da humanidade.

Ao longo de todo o livro podemos ver a evolução e a mudança de postura do Baley com relação à autoconfiança e ao enfrentamento dos seus medos, sementinhas essas que foram plantadas no volume anterior, após a viagem à Solaria.

Em Aurora, nos deparamos com um Elijah muito determinado, que apesar de não esconder suas fraquezas e inseguranças em vários momentos, jamais abriu mão de lutar para superar os obstáculos e alcançar o seu objetivo.

Por outro lado, senti que o livro entrega muito mais sobre a relação entre Baley e Gladia do que sobre a investigação em si, o que não é de todo ruim, já que com isso conseguimos conhecer e nos envolver ainda mais com os personagens.

Também senti falta de mais interação e diálogos entre Baley e Daneel, que pra mim é a cereja do bolo dessa saga. Mas a inserção do Giskard na história foi um ótimo complemento, e simpatizei muito com ele.

O autor também inclui aqui diversos conceitos que são abordados em outras obras, e acho que isso interliga muito bem todo o seu universo, fazendo com que a gente queira ler literalmente tudo o que ele escreveu.

Pra finalizar, confesso que não foi o meu favorito dos três até aqui, mas sem dúvida "Os Robôs da Alvorada" é leitura obrigatória pra quem quer conhecer a fundo o Universo Asimov ou simplesmente é fã de uma boa ficção científica.
Pedro 12/02/2024minha estante
Excelente resenha!

Ketlin 12/02/2024minha estante
Obrigada, Pedro! Passei um bom tempo de ontem pra hoje deixando as ideias mais claras pra poder escrever, mas não poderia passar em branco ?

Pedro 12/02/2024minha estante
Ficou tão boa que eu já coloquei o box no meu carrinho da Amazon. ?

Victor108 04/02/2024

Fantástico, arrastado em alguns momentos, mas com um final que conecta toda a história dos últimos livros e a história da trilogia "fundação".
Agradecimentos especiais ao R. Giskard.

Beatriz 08/01/2024

Sempre divertido
Elija Baley vai agora a Aurora para investigar o "assassinato" do robô Jader e salvar o futuro da terra e o seu próprio.
Nesse livro há uma questão racial e de xenofobia mt forte e um apelo para nos comover com os robôs e nos apegar a eles, oq faz com maestria.
Entretanto, é uma história gostosinha, divertida, mas tbm um pouco longa demais.

Evelyn.Nardino 01/01/2024

Um dos melhores de Asimov
Ultimo da trilogia dos robôs e disparado o melhor. O primeiro é bom, o segundo um pouco devagar, mas este terceiro livro supera todos e fecha com chave de outro. Complexo em varios aspectos, ele costura de forma cirurgica passado e futuro da historia geral de outros livros, plantando a semente de uma unica historia maior. Seus questionamentos as convençoes sociais como regras sao muito a frente de seu tempo. Asimov mostra com esse livro sua mente visionaria em varios níveis.