O futuro da humanidade:

O futuro da humanidade: Augusto Cury




Resenhas - O Futuro Da Humanidade


370 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |


Dalves 09/08/2018

Exige bastante reflexão!
Apesar de ter sido escrito em 2005, se trata de uma mensagem muito moderna...
comentários(0)comente



Adriano Schiessl 19/11/2018

Uma viagem andarilha...
O futuro da humanidade nos leva a uma fascinante viagem pelo mundo da psicologia, introduzindo conceitos da ciência de forma simples e nos fazendo refletir sobre o rumo que a sociedade está tomando.
comentários(0)comente



Karoliny.Lopes 21/12/2018

Marco Polo e sua jornada
No livro o Futuro da Humanidade de Augusto Cury conhecemos Marco Polo, o personagem principal da trama, cujo objetivo é tornar-se um grande psiquiatra. Na obra, acompanhamos o amadurecimento profissional e pessoal do jovem, discutindo sobre o papel da medicina e seu poder, através da psiquiatria, de intervir na sociedade e também na psique dos indivíduos dessa sociedade.
Augusto Cury faz uma importante aproximação entre ciência e emoção, e por meio dos dramas dos personagens, defende uma psicoterapia humana, social, e não por meio rígido e nem biológico.
Marco Polo é um estudante de medicina bastante curioso, que não se contenta apenas com simples respostas. Em sua primeira aula de anatomia, ele questiona o professor sobre os corpos que iriam ser estudados, não os tratando como apenas instrumentos de estudo, pois aquelas pessoas que estavam ali tinham uma história de vida, um passado que ninguém iria conhecer. Os colegas de classe dele, logo no início, tomam um choque ao ver os cadáveres, mas depois se acostumam com a cena. Marco Polo, porém, não se contenta, e será a partir daí que começará sua aventura.
O autor deixa claro qual mensagem quer transmitir: todos nós seres humanos, possuímos individualidade e características que nos tornam únicos, protagonista de nossa própria história na sociedade. Não importa se já estamos mortos, somos pobres, mendigos ou sofremos de alguma deficiência psíquica, mas todos nós temos nossa particularidade e não deve ser desprezada.
Ao ir atrás das identidades dos corpos da sala de anatomia, Marco Polo acabará encontrando Falcão, um personagem bastante singular do livro. Falcão é um morador de rua, e será o responsável por apresentar uma visão totalmente diferente da humanidade a Marco Polo, ensinando-o a fazer vários questionamentos sobre: a sociedade do consumo, o mundo das aparências, do dinheiro; os padrões autoritários, os quais fazem com que tenha a perda da espontaneidade.
Aos poucos se descobre que Falcão não é apenas um grande intelectual, mas que o mesmo precisa lidar com seus problemas interiores, e será com a ajuda de Marco Polo que ele conseguirá dar um salto importantíssimo em sua vida.
O livro pode ser dividido em dois atos. No primeiro, temos Marco Polo indo atrás de respostas, apreendendo com Falcão e revelando a verdadeira identidade do cadáver que estava estudando na sala de anatomia, mostrando ao seu professor que aquele corpo que estavam estudando tinha uma história a ser contada, fazendo com que Falcão tivesse um reencontro consigo mesmo e com os traumas do seu passado. Na segunda parte do livro, temos a trajetória profissional de Marco Polo: a sua formação no curso de medicina, sua passagem pelo hospital Atlântico, onde conhece pessoas que mudam o rumo da sua vida e suas aventuras e desventuras como professor universitário, é onde irá conhecer o amor de sua vida.
Ao passar de um ato para o outro o autor faz de um jeito bem elaborado, pois de um lado temos o mundo das ruas, onde Falcão mora, um lugar simples e que carrega personagens marginalizados pela sociedade, e de outro, um mundo acadêmico que parece ser complexo e berço da elite, que é o de Marco Polo.
Em uma passagem, Cury mostra o poder dos noticiários, os quais mostram cenas fortes, de fome e violência, e logo em seguida apresenta uma outra notícia qualquer, ou seja, esse ato faz com que perdamos a sensibilidade e o poder de reflexo sobre as condições de miséria.
O livro tem como centro um tipo de poder único, que seria o de controlar a mente das pessoas, desenvolvido pela psiquiatria e psicologia. Acompanhamos Marco Polo desenvolver suas ideias junto com vários personagens, dos quais muitos são pacientes do hospital Atlântico. Ele desenvolve técnicas que vão além do uso da medicação, pois foi com Falcão que aprendeu a tratar as pessoas de um modo diferente, pois cada um tem emoções próprias. Em sua jornada realiza procedimentos que o tornam um profissional odiado pelos mais antigos e respeitado por uma grande parte de seus pacientes, pois o mesmo visava tratá-los com respeito, sem rótulos e procurava entender a história de vida de cada pessoa .
Marco Polo sofreu resistências no hospital Atlântico por meio do diretor e de alguns acadêmicos, pois eles insistiam em seguir os tratamentos psiquiátricos somente por meio da doença e que deveriam ser tratados à base de remédios, e o que é pior, viam os pacientes como seres inferiores, estigmatizando-os .
Portanto, podemos perceber que a segunda parte do livro é emocionante e como Marco Polo se interessava pela história de vida de cada personagem, de como ele usava a sensibilidade para que cada um mostrasse seu lado mais humano.
Nos últimos capítulos, acompanhamos a trajetória de Marco Polo com Anna, onde desenvolve um relacionamento, o qual vai contra os interesses do pai de Anna, um rico e arrogante chamado Lúcio. Porém, o autor nos mostra um final feliz para o casal.
Augusto Cury cria uma história que mesmo sendo fictícia, utiliza vários aspectos reais, pois além de utilizar termos científicos, alguns personagens foram criados a partir de sua própria experiência de vida na área. Este livro não estimula apenas a vencermos desafios, mas nos passa a ideia de que precisamos mudar nosso comportamento em relação ao futuro da humanidade.
comentários(0)comente



Ari_Nay 07/01/2019

O futuro da humanidade
"VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE UM POETA E UM POETA DA VIDA?"...O futuro da humanidade é um livro que trás a história de um rapaz chamado Marco Polo em busca do nome de um homem cujo o corpo foi levado para a faculdade de medicina para disecaçao e estudo... enquanto todos diziam que um nome não teria importância para aquém que ali estava e que ele provavelmente era só uma escória da sociedade...Marco Polo destinado a não ser mais um comum na multidão...aceitou o desafio é saiu em buscar de um nome...mas retornou com muito mais que isso...
comentários(0)comente



Erwin 18/02/2019

Fantástico!
Um dos melhores livros que já li. Faz a gente repensar sobre várias atitudes. A história é brilhante e contêm varios insights sobre a vida.
comentários(0)comente



Raphael 28/02/2019

Um livro que faz repensar a nossa existência. Afinal, o que é importante no palco da vida? Aconselho a leitura, pra conhecer a história de Marco Polo e o quanto ele pôde transformar a sua realidade através de pequenos atos, que as vezes deixamos de lado. Um dos melhores livros que tive a oportunidade de ler.
comentários(0)comente



@literaturaemfoco84 28/02/2019

O Futuro da Humanidade
Esse livro além de trazer muito boas reflexões retrata também toda inteligência do autor.
Nos leva a pensar e a repensar a nossa vida como um todo, de uma forma bem poética e filosófica este livro nos traz conceitos de vida muito bons. E nos mostra que não temos que ter medo da vida, mas, medo de não viver a vida.???
comentários(0)comente



Sam 20/03/2019

Frase que mais me marcou nesse belíssimo livro
"A existência é um belíssimo livro. Ninguém pode fazer uma excelente leitura desse livro se não aprender a ler as pequenas palavras..."
comentários(0)comente



Tatu 30/09/2019

O futuro da Humanidade
Um dos melhores que ja li. Nos faz pensar sobre a existência do ser humano, sobre amor ao próximo, sobre o poder da transformação.
comentários(0)comente



Jéssica Berton 17/10/2019

Maravilhoso
A estória aborda sobre o estudante de medicina Marco Polo que após ingressar na faculdade, se depara com a falta de empatia dos profissionais de saúde para com os pacientes e cadáveres estudados em sala de aula.

Nesse sentido, o estudante decide refletir e debater a respeito da empatia e amor ao próximo principalmente os vulneráveis perante a sociedade, provocando uma verdadeira revolução no campo da medicina.

A narrativa apresenta muitas reflexões com um viés filosófico. Aprendi um pouco sobre as patologias psicológicas e a distinção dos trabalhos dos psicólogos e psiquiatras, bem como compreendi a importância destes célebres profissionais.

Só o que me incomodou achei o Marco Polo arrogante dono da razão querendo ser melhor que todo mundo e apesar de ser um romance senti que o autor não consegui se desprender do gênero de auto ajuda, mas recomendo muito principalmente quem trabalha/estuda na aérea da saúde.
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 09/01/2020

Estimulado pelo novo amigo, o recém-formado Marco Polo lança-se numa arriscada batalha contra professores e médicos de renome internacional para tentar mudar a abordagem clássica da psiquiatria.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/857542162x
comentários(0)comente



Flavia.Paula 19/01/2020

Se eu tivesse que recomendar um livro para todos lerem com certeza seria esse, o livro é maravilhoso. O livro traz muita reflexão e mostra que não devemos ter medo de expressar quem realmente somos por medo de de opiniões de outras pessoas.
comentários(0)comente



Luciana.Moreira 30/01/2020

Lindíssima história! Um aspirante psiquiatra muda o rumo do estudo sobre o ser humano. Descobre-se que temos mais a aprender com os pacientes, sobre a vida, como sair do cárcere de nossos medos... fascinante!!!!
comentários(0)comente



isabel.oliveira.90226628 21/02/2020

Ótimo livro
Livro que nos faz pensar, como todos os livros de Augusto Cury.
comentários(0)comente



Júlia 31/03/2020

Reflexivo
Bonita história de vida. Mostra muito dos problemas sociais.
comentários(0)comente



370 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR