O futuro da humanidade:

O futuro da humanidade: Augusto Cury

Resenhas - O Futuro Da Humanidade

Bruno.Siqueira 16/06/2017

Um bom livro, mas...
Livro de Agust Cury publicado pela editora Arqueiro, 2005, narra as aventuras do jovem Marco Polo, um interpreto estudante de medicina que se depara com conflitos éticos nas mais variadas situações, deste sua vida pessoal, acadêmica e profissional conflitos esses que embora aparente e translúcidos, são amortiçados pela sociedade que cada vez mais se preocupam consigo mesma.
O futuro da humanidade é um livro, que embora escrito de forma leve, traz aos leitores vários assuntos pesados e técnicos da área de medicina e psicologia. Esse livro tem a capacidade de despertar a quem o lê: Alegria, indignação, tristeza e até mesmo raiva, mas acima disso nos convida a rever os conceitos de liberdade como o conhecemos.
Em pauta, também encontra-se a diferença entre Psicologia e a Psiquiatria que buscam de forma distintas as mesmas respostas, enquanto que esta vê nos tratamentos medicamentosos a solução para tratar de doenças como depressão, esquizofrenia, surtos psicológicos. Aquela, busca através do diálogo e das psicoterapias ajudar o paciente a transpor a dura barreira invisível que são as doenças mentais.
O autor faz severas críticas ao ramo das ciências que cada vez mais estão separando-se, trazendo, em nome de capitalismo desenfreado, mais pseudosoluções para uma sociedade cada vez mais doente.
O livro em si, pode ser divido em quatro atos que vão crescendo progressivamente ao passar do capítulos, enquanto descreve as diferentes fases da vida do personagem. Com um estilo de escrita irreverente, Augusto Cury, traz ao leitor um duplo presente um livro poetizado com um belíssimo enredo, embora a meu ver utópico, e, um manual de como lidar com as frustrações emocionais.
O futuro da humanidade é sem sombra de dúvida um livro que agrada, mas o recomendo, em especial as pessoas que sonham em seguir a carreira médica ou que tenham interesse em aprender sobre.

Hilton Neves 19/10/2017

De fato, impressiona! Estranho um pouco lá no final
Sempre tenho muita resistência pra livros de auto-ajuda. Mas como um amigo me sugeriu, abri esta exceção, e gostei da estória. O Marco Pólo e o Falcão são inteligentíssimos. Tenho uma crítica no que tange ao final, pois ali o autor acelera demais os acontecimentos. No entanto, o desprendimento dos protagonistas é espantoso.
Acho mais justo lhe dar 3½ estrelas, o sistema do Skoob é que me desfavorece.

Paula.Gardini 13/11/2017

vou dizer, que livro bom, mostra que não somos nada, e que as vezes uma pessoa abandonada pela sociedade é muito mais que um lixo ambulante na rua., que mesmo surtado e sem identidade cada um tem uma história, e as vezes, quase sempre é muito mais cheia de inteligencia e amor que a minha ou a sua.

Guilherme Ramos 03/01/2018

Um livro que todo profissional da Saúde deveria ler !!!
Um livro que todo profissional da Saúde deveria ler - Acrescento que não só o livro deveria ser adotado como as práticas abordadas nele, ou melhor, sugeridas nele. Augusto Cury tem uma inteligência fora do comum e uma sensibilidade ímpar que toca no profundo de nossas almas, aguça o nosso raciocínio e desperta nossas emoções para coisas simples da vida. O futuro da humanidade é um livro brilhante, aborda temas da psiquiatria e da psicologia atual, afronta as formas modernas de tratamentos e chama a atenção para a corrupção nos laboratórios químicos farmacêuticos, chama a atenção também para a filosofia que “saiu de moda”, foi largada de lado pelas instituições de ensino, pelas mídias e pelas próprias pessoas que deixaram de questionar ou simplesmente, deixaram de dar importância as suas dúvidas. A filosofia é a mãe da psicologia e é ela a raiz que ajuda na maioria dos problemas internos do ser humano. As dúvidas não podem ser taxadas como conflitos e sim caminhos para o descobrimento do ser. A filosofia é geradora de descobrimento de valores éticos através dos questionamentos e pensamentos. A psicologia auxilia a se despir dos preconceitos, mas, a filosofia auxilia a identificá-los.
Neste livro, o personagem Marco Polo, um estudante de medicina enfrenta uma série de barreiras e preconceitos, até mesmo perseguições pelos seus mestres quando começa a questionar coisas simples da vida dentro de uma renomada universidade em uma aula de anatomia humana. A pressão e as humilhações constantes que sofre por parte dos outros alunos só o estimula à procurar respostas e histórias reais depois de um desafio proposto pelo principal professor do curso. O que ele não espera é a transformação que vem a ter depois de conquistar a amizade de um senhor, andarilho e profundo conhecedor da vida. Marco Polo descobre então que sua jornada apenas começou e que muitos conceitos na área da psiquiatria precisam ser avaliados e ninguém melhor do que ele depois de seu aprendizado com os poetas da vida para avaliar tais conceitos e modificá-los e assim como o aventureiro do oriente, Marco Polo, o médico psiquiatra se aventura no mundo dos chamados “loucos” e descobre que dentro de cada um existe outro mundo e inúmeras pessoas dentro dele e que no entanto isso é comum e até saudável dentro de um mundo doente como é o nosso mundo atual. Se é impossível consertar o passado, Augusto Cury através do personagem Marco Polo nos trás a esperança de construir um futuro da humanidade melhor onde, no agora somos os atores, os trabalhadores e responsáveis por esse êxito.
O futuro da humanidade é um livro que deveria ser aplicado não só nas universidades, mas, no ensino básico, mostrando as nossas crianças os reais valores de cada cidadão, de cada ser humano, aprendendo a respeitar a personalidade e integridade de cada um, aprendendo a dar as mãos ao próximo e aprendendo a perceber pequenas falhas no nosso comportamento antes de perceber no próximo, aprendendo a quando perceber as quedas e as falhas do próximo, não julgar com severidade e preconceitos, aprendendo a acolher com compaixão e ter senso de responsabilidade na dor do outro pois talvez você não seja parte do problema, mas, pode ser parte para a solução.

Indico esse livro para quem tem resistência à mudanças, indico esse livro para quem tem dificuldades de demonstrar sentimentos, indico esse livro aos estudantes de medicina e por último indico à quem sofre de depressão ou conviva com quem tenha. Saboreiem é uma obra ilustre, perfeita!

Luiz.Henrique 09/03/2018

Reflexão
Livro que faz você refletir, literalmente, sobre o futuro da humanidade e sobre o grande e famoso choque entre os Psicólogos e os Psiquiatras.

Keyth 26/03/2018

Não é auto ajuda também
Sim. Mesmo sendo do Cury não é auto ajuda.
O livro através de um história nos faz refletir sobre as questões de inteligência versus conhecimento. Uma coisa não tem a ver com a outra. No caso dessa história, um medigo se torna amigo de um estudante de medicina e a partir de um questionamento na aula da faculdade, o estudante vai atrás de uma história não conhecida. Com isso descobre no mendigo uma mente brilhante e cheia de conhecimento.
Vale super a pena.

Dalves 09/08/2018

Exige bastante reflexão!
Apesar de ter sido escrito em 2005, se trata de uma mensagem muito moderna...

Adriano Schiessl 19/11/2018

Uma viagem andarilha...
O futuro da humanidade nos leva a uma fascinante viagem pelo mundo da psicologia, introduzindo conceitos da ciência de forma simples e nos fazendo refletir sobre o rumo que a sociedade está tomando.

Karoliny.Lopes 21/12/2018

Marco Polo e sua jornada
No livro o Futuro da Humanidade de Augusto Cury conhecemos Marco Polo, o personagem principal da trama, cujo objetivo é tornar-se um grande psiquiatra. Na obra, acompanhamos o amadurecimento profissional e pessoal do jovem, discutindo sobre o papel da medicina e seu poder, através da psiquiatria, de intervir na sociedade e também na psique dos indivíduos dessa sociedade.
Augusto Cury faz uma importante aproximação entre ciência e emoção, e por meio dos dramas dos personagens, defende uma psicoterapia humana, social, e não por meio rígido e nem biológico.
Marco Polo é um estudante de medicina bastante curioso, que não se contenta apenas com simples respostas. Em sua primeira aula de anatomia, ele questiona o professor sobre os corpos que iriam ser estudados, não os tratando como apenas instrumentos de estudo, pois aquelas pessoas que estavam ali tinham uma história de vida, um passado que ninguém iria conhecer. Os colegas de classe dele, logo no início, tomam um choque ao ver os cadáveres, mas depois se acostumam com a cena. Marco Polo, porém, não se contenta, e será a partir daí que começará sua aventura.
O autor deixa claro qual mensagem quer transmitir: todos nós seres humanos, possuímos individualidade e características que nos tornam únicos, protagonista de nossa própria história na sociedade. Não importa se já estamos mortos, somos pobres, mendigos ou sofremos de alguma deficiência psíquica, mas todos nós temos nossa particularidade e não deve ser desprezada.
Ao ir atrás das identidades dos corpos da sala de anatomia, Marco Polo acabará encontrando Falcão, um personagem bastante singular do livro. Falcão é um morador de rua, e será o responsável por apresentar uma visão totalmente diferente da humanidade a Marco Polo, ensinando-o a fazer vários questionamentos sobre: a sociedade do consumo, o mundo das aparências, do dinheiro; os padrões autoritários, os quais fazem com que tenha a perda da espontaneidade.
Aos poucos se descobre que Falcão não é apenas um grande intelectual, mas que o mesmo precisa lidar com seus problemas interiores, e será com a ajuda de Marco Polo que ele conseguirá dar um salto importantíssimo em sua vida.
O livro pode ser dividido em dois atos. No primeiro, temos Marco Polo indo atrás de respostas, apreendendo com Falcão e revelando a verdadeira identidade do cadáver que estava estudando na sala de anatomia, mostrando ao seu professor que aquele corpo que estavam estudando tinha uma história a ser contada, fazendo com que Falcão tivesse um reencontro consigo mesmo e com os traumas do seu passado. Na segunda parte do livro, temos a trajetória profissional de Marco Polo: a sua formação no curso de medicina, sua passagem pelo hospital Atlântico, onde conhece pessoas que mudam o rumo da sua vida e suas aventuras e desventuras como professor universitário, é onde irá conhecer o amor de sua vida.
Ao passar de um ato para o outro o autor faz de um jeito bem elaborado, pois de um lado temos o mundo das ruas, onde Falcão mora, um lugar simples e que carrega personagens marginalizados pela sociedade, e de outro, um mundo acadêmico que parece ser complexo e berço da elite, que é o de Marco Polo.
Em uma passagem, Cury mostra o poder dos noticiários, os quais mostram cenas fortes, de fome e violência, e logo em seguida apresenta uma outra notícia qualquer, ou seja, esse ato faz com que perdamos a sensibilidade e o poder de reflexo sobre as condições de miséria.
O livro tem como centro um tipo de poder único, que seria o de controlar a mente das pessoas, desenvolvido pela psiquiatria e psicologia. Acompanhamos Marco Polo desenvolver suas ideias junto com vários personagens, dos quais muitos são pacientes do hospital Atlântico. Ele desenvolve técnicas que vão além do uso da medicação, pois foi com Falcão que aprendeu a tratar as pessoas de um modo diferente, pois cada um tem emoções próprias. Em sua jornada realiza procedimentos que o tornam um profissional odiado pelos mais antigos e respeitado por uma grande parte de seus pacientes, pois o mesmo visava tratá-los com respeito, sem rótulos e procurava entender a história de vida de cada pessoa .
Marco Polo sofreu resistências no hospital Atlântico por meio do diretor e de alguns acadêmicos, pois eles insistiam em seguir os tratamentos psiquiátricos somente por meio da doença e que deveriam ser tratados à base de remédios, e o que é pior, viam os pacientes como seres inferiores, estigmatizando-os .
Portanto, podemos perceber que a segunda parte do livro é emocionante e como Marco Polo se interessava pela história de vida de cada personagem, de como ele usava a sensibilidade para que cada um mostrasse seu lado mais humano.
Nos últimos capítulos, acompanhamos a trajetória de Marco Polo com Anna, onde desenvolve um relacionamento, o qual vai contra os interesses do pai de Anna, um rico e arrogante chamado Lúcio. Porém, o autor nos mostra um final feliz para o casal.
Augusto Cury cria uma história que mesmo sendo fictícia, utiliza vários aspectos reais, pois além de utilizar termos científicos, alguns personagens foram criados a partir de sua própria experiência de vida na área. Este livro não estimula apenas a vencermos desafios, mas nos passa a ideia de que precisamos mudar nosso comportamento em relação ao futuro da humanidade.

Ari_Nay 07/01/2019

O futuro da humanidade
"VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE UM POETA E UM POETA DA VIDA?"...O futuro da humanidade é um livro que trás a história de um rapaz chamado Marco Polo em busca do nome de um homem cujo o corpo foi levado para a faculdade de medicina para disecaçao e estudo... enquanto todos diziam que um nome não teria importância para aquém que ali estava e que ele provavelmente era só uma escória da sociedade...Marco Polo destinado a não ser mais um comum na multidão...aceitou o desafio é saiu em buscar de um nome...mas retornou com muito mais que isso...

Raphael 28/02/2019

Um livro que faz repensar a nossa existência. Afinal, o que é importante no palco da vida? Aconselho a leitura, pra conhecer a história de Marco Polo e o quanto ele pôde transformar a sua realidade através de pequenos atos, que as vezes deixamos de lado. Um dos melhores livros que tive a oportunidade de ler.

@literaturaemfoco84 28/02/2019

O Futuro da Humanidade
Esse livro além de trazer muito boas reflexões retrata também toda inteligência do autor.
Nos leva a pensar e a repensar a nossa vida como um todo, de uma forma bem poética e filosófica este livro nos traz conceitos de vida muito bons. E nos mostra que não temos que ter medo da vida, mas, medo de não viver a vida.???

Sam 20/03/2019

Frase que mais me marcou nesse belíssimo livro
"A existência é um belíssimo livro. Ninguém pode fazer uma excelente leitura desse livro se não aprender a ler as pequenas palavras..."