O dia em que Selma sonhou com um ocapi

O dia em que Selma sonhou com um ocapi Mariana Leky

Resenhas - O dia em que Selma sonhou com um ocapi

MJ 21/08/2020

O início é bem promissor, depois cai um pouco, faz a gente se perguntar que horas volta pro ritmo inicial.
Mas no geral é um bom livro.

Victoria 15/09/2020

Único
Esse livro foi diferente de tudo o que já li, achei surpreendente a escrita da autora e o desenrolar da história e como foi uma leitura ao mesmo tempo leve e tão carregada de sentimentos, me fazendo sorrir e chorar. Amei

sabrinasilva26 19/10/2020

Encantador.
Esse livro foi uma surpresa ótima e teve um papel fundamental em refazer minha rotina de leitura. Foi gostoso de ler e me ver extremamente envolvida com a vida quase pacata dos personagens.

Ainda não consegui decidir se o final foi feliz ou triste.

Angelita 11/11/2021

Selma e Luise, amo vocês
"O amor que surge marca tudo"

Toda vez que Selma sonha com um Ocapi nas próximas 24h alguém morre, mas não uma pessoa específica que aparece no sonho, qualquer pessoa.
Esse fato inusitado muda a rotina dos moradores da pequena cidade de Westerwald, uma pequena cidadezinha na Alemanha. A história é contada do ponto de vista de Luise, sua neta e apesar do imaginário infantil passando para a vida adulta, a magia do "poder" de Selma abala sua família de formas bem específicas. Ficamos encantados com a rotina de Selma e seus chocolates Má cherie, Martin e o levantamento de peso, do oculista e suas inúmeras cartas, entramos na rotina de todas as pessoas que são tão próximas e se auxiliam em todos os momentos. Esse livro é lindo e delicado, tocando de forma sutil nas diversas formas de amar e ser amado por alguém em tempos de felicidade, mas principalmente nos tempos difíceis. Sinto falta de Selma e passei por uma ressaca literária forte por isso, a simplicidade de Selma, mesmo não se "abrindo tanto para o mundo" é encantadora demais.

Vívian M. 21/10/2020

Amei cada pedaço dessa história, a fantasia e os personagens tem um encanto absurdo.

Ananda102 17/08/2021

Um livro que fala sobre a vida
Eu gostei bastante desse livro, apesar de eu ficar um pouco confusas com algumas coisas. Mas se você gosta de livros que tratam sobre a vida, você vai gostar.

Renata 14/11/2020

A premissa desse livro, escrito pela alemã Mariana Leky, é a seguinte: quando Selma sonha com um ocapi, alguém irá morrer. Ninguém sabe quem nem como, mas quando a notícia se espalha pela pequena cidade, todos passam a revelar verdades secretas e a escrever cartas cheias de "nunca" e "sempre".
Mas o sonho com o ocapi, e suas consequências, apenas atravessa uma linda narrativa que, sem dúvida, fala muito mais sobre a vida do que sobre a morte.
Adorei a leitura. Super fluída. E achei que a autora usou recursos narrativos muito legais, como colocar leves toques de realismo fantástico e, em alguns momentos, optar por usar os verbos no passado para dar sequência às ações, dando a sensação de que o tempo estava passando (nem sei se isso está correto, mas foi uma percepção que tive). Além disso, os personagens são maravilhosos e mais ainda a maneira como a autora nos conta sobre eles.
Recomendo a leitura!

Marina516 26/04/2024

Perfeito para melancólicos
Que livro, não sei nem por onde começar. Sensível, muitíssimo bem escrito, poético, humano, triste, tenho certeza que no futuro será um grande clássico.
As reflexões, as metáforas, as referências, os paralelos, UAU. Perfeito
Eu gostaria de destrinchar cada detalhe desse livro nessa resenha, mas não quero estragar a experiência de ninguém, apenas leiam(só tenham uma boa saúde mental).
Só não dou 5 estrelas pela época que li, sinto q não prestei atenção q deveria. Tenho certeza que absorverei muito mais em uma releitura.

Wania Cris 09/03/2024

Até que é original...
Selma é encantadora e isso dá pra se notar logo de início. Ela é aquela que mantém as pessoas unidas e vemos na leitura como isso se consolidou através do tempo. Ver como isso aconteceu tem o poder de também nos unir à Selma e isso torna o livro emocionante em certo momento. Aconteceu comigo.

As personagens são encantadoras, mesmo a triste Marlies e é gostoso saber um pouco mais sobre a vida de cada um e sobre os motivos que lhes fizeram ser que são.

A tradução de Cláudia Abeling é tão confortável quanto pode ser algo vindo direto do alemão.

Sil 07/03/2021

Resenha de @kzmirobooks
O Dia em que Selma Sonhou com um Ocapi é um livro sobre relações e em como essa rede de pessoas que vivem ao nosso redor nos fazem ser quem somos, nos fazem ser pessoas melhores ou simplesmente não nos mudam. Este é um livro emocionante como nenhum outro que eu tenha lido, pois ele não precisa de uma carga dramática para mexer com o leitor (apesar de ter essa carga dramática, afinal alguém morre), ele simplesmente mexe com o leitor pois podemos perceber ali naquelas histórias um pouco de nós mesmos.

O livro é narrado por Luise, neta de Selma, desde a infância até a vida adulta. Ela é uma pessoa que foi moldada após ter perdido alguém ainda na infância,logo depois da terceira vez que Selma sonha com um ocapi. Então vemos uma moça tímida, travada como ela mesma diz, que sente um certo abandono por parte dos pais, mas muito amada por Selma e o oculista, um senhor que é secretamente apaixonado por Selma e pode-se dizer que ele representa a figura de um avô para Luise.

A cidade ficticia onde Luise vive é no interior da Alemanha, então todos ali se conhecem. Quando Selma sonha com um Ocapi a fofoca corre pela cidade e todos se preparam para o pior. Segredos são revelados, os apaixonados se declaram, e quem tem medo de morrer tenta nem sair do lugar no dia, mas quem quer morrer fica esperando a morte entrar pela porta e deixa uma janelinha aberta para a alma conseguir ir para o céu de forma tranquila. Quando o pior acontece todos ficam devastados, principalmente Luise, pois era alguém tão próximo a ela que essa morte sempre será carregada em sua vida, essa pessoa sempre será lembrada em seus melhores e piores momentos. É muito triste pensar que tão jovem ela tenha passado por algo tão terrível e por mais que o livro já avise na primeira frase de que alguém irá morrer ainda assim não tem como se preparar para algo tão terrível.

Apesar de Luise ser a narradora da história e a personagem principal o que eu senti que é que toda a cidade é protagonista desse livro, pois eles são muito descritos quando se trata de suas histórias pessoas, sentimentos e até algumas atividades do dia a dia. É como se Luise fosse uma narradora onipresente e onisciente da vida e dos sentimentos das pessoas ali. Pode parecer estranho um pouco, mas gosto da forma como ela nos dava as informações, pois não dava a impressão de que ela só sabia do fato mas sim que quem viveu aquilo contou a ela em algum momento. Então não foi estranho, por assim dizer.

Outra coisa que eu amei muito na história foram os diálogos. Acho lindo diálogos entre jovens e adultos, adultos e idosos, e jovens e idosos. Todos ali conversam de igual para igual e eu sei que isso foge da realidade, mas gosto muito da forma como o oculista fala com Luise sobre coisas da vida como se ele também estivesse aprendendo com ela enquanto ela aprende com ele, sabe? Pois eu acredito que a vida é assim: um constante aprendizado. Sem falar que os diálogos tem um jeito filosófico que eu adoro.

O Dia em que Selma Sonhou com um Ocapi já se tornou um dos meus favoritos do ano e espero que em breve esteja disponível para compra para quem outras pessoas conheçam essa história.

site: https://www.kzmirobooks.com/

Camilla 03/03/2021

Amor e Empatia.
Toda vez que Selma sonha com um Ocapi alguém morre em seguida...
A autora Mariana Leky aborda muito bem os temas: família, amor e empatia. Conseguimos ver isso do início ao fim da obra.
O que mais me chamou atenção é que uma família de sangue e agregados está sempre pronta pra ajudar uns aos outros.

Beatriz.Prado 26/04/2020

demorei vários dias pra me conectar com a estória, confesso. mas aos poucos fui enxergando pequenos elos que fizeram fluir a leitura. gostei de como termina, como um dia comum.

Júlia 16/12/2021

O livro é diferentão, daqueles que pode afugentar muitos leitores, e encantar outros. Eu me encantei. A história é leve e muito íntima, introspectiva. O cenário é bucólico. Me parece que cada personagem representa uma característica muito forte da própria autora, com algumas nuances fantasiosas. Os personagens possuem alguma característica muito marcante, e a personagem principal ?a dona da historia? que não é Selma, apresenta um desenvolvimento muito bonito e suave ao desenrolar do livro. A escrita é delicada e imersiva. Meu único receio para não dar 5?? foi que talvez eu não tenha entendido 100% por que o final terminou daquela maneira. Mas assim como a vida, a história dos personagens não acaba exatamente ali, e acho que talvez a escritora quisesse passar um pouco disso, de retratar um espaço de tempo de uma história que continua acontecendo, o que eu achei muito lindo. Fazia tempo que eu não lia algo que descrevesse o desenvolvimento romântico tão delicadamente. É único, diferente, delicado, emocionante. Se você busca algo assim, o livro é pra você.

Nayla 02/02/2021

Bem interessante
É um livro leve que você lê rapidinho. Um história que flui e que apesar de ter partes fortes, que por sinal até fazem escorrer lágrimas. Também tem partes engraçadas que você vai sentir um conforto gostoso no coração. Eu indicaria este livro para alguém, sem pensar duas vezes!