O dia em que Selma sonhou com um ocapi

O dia em que Selma sonhou com um ocapi Mariana Leky

Resenhas - O dia em que Selma sonhou com um ocapi

Daiane TO 07/12/2020

Leitura leve
Um livro leve, daqueles para se ler após uma ressaca literaria. Traz personagens simples e frases e momentos que nos levam a refletir. Gostei.

Moret 28/01/2021

A história de Louise
A história da protagonista Louise e das pessoas que ela ama/amou do ponto de vista dela mesma.
Não é uma aventura nem um livro com muita ação. Demorei um ano pra ler justamente porque em alguns momentos simplesmente dava preguiça de avançar porque nada acontecia.
Mas é isso, é a história da vida de uma pessoa... não, de várias pessoas pelo ponto de vista dessa uma. É uma história bonita mas monótona como a vida.
Talvez eu seja a triste Marlies no final das contas.

Clara Vellozo 14/09/2021

Um livro que fala sobre a morte ao falar sobre a vida
É fato: se Selma sonha com um ocapi então alguém vai morrer. A partir daí acompanhamos uma série de reações dos personagens que convivem com esta gentil senhora sonhadora, imaginando que chegou sua vez de morrer.

Um livro que fala sobre a morte, mas também sobre viver em comunidade, sobre envelhecer, sobre partir e sobre ficar. Leitura leve com seus momentos de tristeza e alegria. Gostaria que a humanidade de cada personagem fosse mais explorada para além de suas ações, mas me envolvi com a história em si e suas leves doses de realismo fantástico.

Nathalia 15/02/2022

Este livro me deixa dividida, gostei dos personagens e da história em geral, mas não é o tipo de leitura e escrita que estou acostumada ou gosto então por muitas vezes me pareceu maçante e demorei muito para terminar por que por mais que gostaria de saber o resto da história não tinha vontade de ler.

nileverino 26/04/2024

Curador, ou talvez potencializador, de ressacas literárias
Admito que não fui cativado de início e demorou para pegar as pontas soltas, mas quando peguei fiquei bastante satisfeito. O estilo de escrita de Mariana dá voltas para frente e para trás; ao futuro e ao passado. Tem revelações abruptas sobre o futuro bem distante dos personagens em um fim de parágrafo, mas não esquece de suas páginas passadas, sendo bastante auto-referencial. Uma escrita leve, que não me rendeu lágrimas, mas arrancou de mim uma empatia inesperada.

Beatriz2810 06/04/2022

Já sinto falta dessa história.
Esse livro me tirou de uma ressaca literária de um jeito tão incrível. Me apeguei a todos os personagens, adorei a narrativa, a ambientação, os diálogos, as superstições engraçadas e brevemente duvidei que alguém realmente fosse morrer, mesmo que tenha sido avisado no começo do livro, e quando aconteceu fiquei chocada e triste. Até depois a gente entende os desenhos da sobrecapa. ?
Quanta dor e alegria senti lendo esse livro de certa forma simples, mas tão tão real.

"Nem sempre dá para escolher as aventuras para as quais fomos feitos."

Tamiris Durigan 06/05/2022

o amor que surge marca tudo
'O dia em que Selma sonhou com um ocapi' é um livro delicado que conta a história de algumas pessoas que moram numa pequena cidade, onde as coisas mudam a partir do momento em que Selma sonha com um ocapi e todos passam a esperar a morte em mais ou menos 24 horas.

O foco da narrativa, apesar de seus vários personagens, é Louise, neta de Selma, que inicia a história ainda criança e vai crescendo ao longo das páginas. Com ela, Selma, o Oculista e mais algumas pessoas dá para se entender a importância da família, da comunidade, da vida, da morte e das escolhas que se toma e experiências que se vive.

Esse livro me trouxe uma história sensível, que apesar de temas tristes, ocorre de forma reconfortante e leve. Fiquei com os olhos chei de lágrimas em várias partes.

"[...] enquanto ninguém morre, toda despedida é negociável."

Jaqueline 28/07/2022

O DIA EM QUE SELMA SONHOU COM UM OCAPI
O livro fala sobre o transcorrer da vida, amizades, senso comunitário, rotina, vida e morte.

O mais bonito é a comunidade dessa cidadezinha alemã e os seus personagem. O meu preferido sendo o oculista.

Acredito que você tem que ler o livro querendo emergir nesse senso comunitário e não esperando grandes coisas e e reflexões , pois você pode se frustrar.

fev 17/12/2022

Um carinho em forma de leitura
4,25

"O dia em que Selma sonhou com um ocapi" é sem dúvida uma das leituras que mais me trouxe conforto esse ano. Não só pelo momento que estou passando, mas por mostrar o poder das relações. As inúmeras gotas de realismo mágico espalhado pela história e forma de narrar da autora faz com que tudo quase se torne lúdico. Apesar das tragédias e tristezas há espaço para o amor, o acolhimento, o companheirismo. Os personagens dessa pequena cidadezinha nos traz grandes lições sobre a vida. Com certeza uma das melhores leituras do ano. Recomendadíssimo. É um sopro de bem-estar.

carmen.fogaca 28/12/2022

O sentido do amor
Selma viu um ocapi e um turbilhão de coisas começou.
Martin , Palm, o oculista, papai , mamãe e Alasca, sim o dog Alasca. Todos estavam ali. E o tempo passou, eu senti o tempo passar também, vi muito da vida Luise em mim. Mas eu ainda não encontrei o meu budista. Eu não tive uma Selma e nem um oculista na minha vida . Mas tive uma mãe maravilhosa e um mestre em muitos sentidos. Mas não quero ver nem sonhar com um ocapi. Não. Nunca.

Clara 12/01/2023

Livro leve e denso. Fala das relações de um vida que poderia ser de qualquer um e por isso é tão rico e emocionante. O fantástico está presente na narrativa? o que deixa o livro com um tempero especial. Super recomendo.

Anatolen 13/01/2023

Ocapi
Leitura leve, rápida e fácil! Muitas vezes me pareceu quase 'infantil' demais. Gosto de realismo fantástico mas este aspecto foi pouco explorado no livro. Chama atenção o forte vínculo entre os personagens do núcleo principal.

Karine.Campos 14/01/2023

Livro de uma sensibilidade e emoção incríveis... Os personagens são lindos e é impossível não se apaixonar por cada um deles. Termino a história com saudades...

looflatlantis 20/01/2023

?? Você inventou o mundo? ?? Não, foi você ?.
Quando Selma sonha com um ocapi, é sinal de que alguém está prestes a morrer. Mas o livro não é apenas sobre os sonhos dela com esse animal bizarro.

O livro me fez parar para refletir várias vezes durante a leitura, e me fez sentir que não aproveito minha vida da forma que posso e deveria.

Um livro que te faz se apegar em todos os personagens, e no final te destrói. Apesar de tudo, com toda certeza, um dos melhores que já li.

Uma leitura bem fluida e que com toda certeza recomendo.