O dia em que Selma sonhou com um ocapi

O dia em que Selma sonhou com um ocapi Mariana Leky

Resenhas - O dia em que Selma sonhou com um ocapi

Tamiris Durigan 06/05/2022

o amor que surge marca tudo
'O dia em que Selma sonhou com um ocapi' é um livro delicado que conta a história de algumas pessoas que moram numa pequena cidade, onde as coisas mudam a partir do momento em que Selma sonha com um ocapi e todos passam a esperar a morte em mais ou menos 24 horas.

O foco da narrativa, apesar de seus vários personagens, é Louise, neta de Selma, que inicia a história ainda criança e vai crescendo ao longo das páginas. Com ela, Selma, o Oculista e mais algumas pessoas dá para se entender a importância da família, da comunidade, da vida, da morte e das escolhas que se toma e experiências que se vive.

Esse livro me trouxe uma história sensível, que apesar de temas tristes, ocorre de forma reconfortante e leve. Fiquei com os olhos chei de lágrimas em várias partes.

"[...] enquanto ninguém morre, toda despedida é negociável."

Jaqueline 28/07/2022

O DIA EM QUE SELMA SONHOU COM UM OCAPI
O livro fala sobre o transcorrer da vida, amizades, senso comunitário, rotina, vida e morte.

O mais bonito é a comunidade dessa cidadezinha alemã e os seus personagem. O meu preferido sendo o oculista.

Acredito que você tem que ler o livro querendo emergir nesse senso comunitário e não esperando grandes coisas e e reflexões , pois você pode se frustrar.

fev 17/12/2022

Um carinho em forma de leitura
4,25

"O dia em que Selma sonhou com um ocapi" é sem dúvida uma das leituras que mais me trouxe conforto esse ano. Não só pelo momento que estou passando, mas por mostrar o poder das relações. As inúmeras gotas de realismo mágico espalhado pela história e forma de narrar da autora faz com que tudo quase se torne lúdico. Apesar das tragédias e tristezas há espaço para o amor, o acolhimento, o companheirismo. Os personagens dessa pequena cidadezinha nos traz grandes lições sobre a vida. Com certeza uma das melhores leituras do ano. Recomendadíssimo. É um sopro de bem-estar.

carmen.fogaca 28/12/2022

O sentido do amor
Selma viu um ocapi e um turbilhão de coisas começou.
Martin , Palm, o oculista, papai , mamãe e Alasca, sim o dog Alasca. Todos estavam ali. E o tempo passou, eu senti o tempo passar também, vi muito da vida Luise em mim. Mas eu ainda não encontrei o meu budista. Eu não tive uma Selma e nem um oculista na minha vida . Mas tive uma mãe maravilhosa e um mestre em muitos sentidos. Mas não quero ver nem sonhar com um ocapi. Não. Nunca.

Clara 12/01/2023

Livro leve e denso. Fala das relações de um vida que poderia ser de qualquer um e por isso é tão rico e emocionante. O fantástico está presente na narrativa? o que deixa o livro com um tempero especial. Super recomendo.

Anatolen 13/01/2023

Ocapi
Leitura leve, rápida e fácil! Muitas vezes me pareceu quase 'infantil' demais. Gosto de realismo fantástico mas este aspecto foi pouco explorado no livro. Chama atenção o forte vínculo entre os personagens do núcleo principal.

Karine.Campos 14/01/2023

Livro de uma sensibilidade e emoção incríveis... Os personagens são lindos e é impossível não se apaixonar por cada um deles. Termino a história com saudades...

giov.giov 06/06/2024

A escrita da autora é muito divertida! me peguei marcando muitos trechos do livro simplesmente porque a escrita dela é incrível.

looflatlantis 20/01/2023

?? Você inventou o mundo? ?? Não, foi você ?.
Quando Selma sonha com um ocapi, é sinal de que alguém está prestes a morrer. Mas o livro não é apenas sobre os sonhos dela com esse animal bizarro.

O livro me fez parar para refletir várias vezes durante a leitura, e me fez sentir que não aproveito minha vida da forma que posso e deveria.

Um livro que te faz se apegar em todos os personagens, e no final te destrói. Apesar de tudo, com toda certeza, um dos melhores que já li.

Uma leitura bem fluida e que com toda certeza recomendo.

Lilian.Cava 16/11/2023

Não curti tanto assim..
Livro 15 - 2023: O dia que Selma sonhou com um ocapi, Mariana Leky (Alemanha, 2017) ??

Esse foi mais um livro do clube do livro que eu brevemente participei. Achei legal a proposta de lê-lo, pois nunca que eu chegaria nele sozinha. Também não li quase nada da literatura alemã até hoje, então foi legal.

A Selma é famosa em sua cidade, pois cada vez que ela sonha com um ocapi (procurem no Google a foto), alguém na cidade dela morre nas próximas 24 horas.

Foi uma daquelas leituras que valeram a pena ser feitas pela surpresa da história. Não consegui me conectar muito com os personagens, então não tive uma experiência muito boa. É uma história no mínimo diferente e fora do que você espera encontrar.

Nota: 3.5 ?

Lenir 30/01/2024

Uma leitura muito leve e bonita. Descreve uma comunidade de uma pequena cidade alemã, pelo olhar da protagonista. Prestem atenção no oculista, é o personagem mais encantador.

FlAvia.Forlin 13/02/2024

O dia em que Selma sonhou com um ocapi
A história me encantou muito, embora eu tenha me incomodado com a falta de informações dos personagens e sobre a conexão entre eles, não sei se foi intenção da autora, ainda assim criei um apego com vários personagens, principalmente o oculista e a Selma.

É uma leitura sem muitas reviravoltas mas justamente por isso gostei, é leve e sútil, fala da morte e principalmente da vida e das relações. Amei mais do que achei que fosse.

Os capítulos que falam sobre as ?vozes? do oculista e a partida de Selma foram os meus preferidos.

?O aeroporto fervilhava de verdades cuidadosamente guardadas, que queriam vir à luz no derradeiro instante. Por todos os lados havia pessoas que se abraçavam pela última vez e eu gostaria que elas estivessem fazendo isso porque a verdade que tinha vindo à luz não era tão terrível e assustadora como se imaginava. Talvez essas pessoas se abraçassem tão forte apenas para que a verdade abafada não tivesse chance de sair, soltar seu fedor e fazer barulho nos últimos metros.?

?Nem sempre é possível escolher as aventuras para as quais fomos feitos.?

?-Alegre-se por ser ao menos perguntada a respeito, geralmente essas coisas são válidas mesmo sem assinatura.?

Thaís Venzel 22/02/2024

Um livro tristemente bonito.
Me despertou várias emoções durante a leitura, chorei igual criança e tem uma narrativa leve e singela. Até então foi a leitura mais prazerosa do ano e merece que seja lido por muita gente ainda.
É impossível não se apaixonar pelos personagens e se apegar a eles, o que acaba sendo uma grande fonte de sofrimento pra nós leitores.

Jacqueline 19/03/2024

Um bom livro. No começo parece uma escrita meio confusa, mas com o avanço das páginas é possível pegar o ritmo. Recomendo.