Batman: Ano Um

Batman: Ano Um Frank Miller...

Resenhas - Batman: Ano Um

Jaqueline 09/04/2023

A dor pode ser compartilhada
"Você pode fugir de mim. Balas não me ferem. Nada me fere. Mas eu conheço a dor. Conheço bem. Às vezes, ela pode ser partilhada. Com alguém como você."

Já na introdução, Denny O'Neil deixa claro que Batman Ano Um não é uma nova origem do personagem, mas sim um refinamento e uma melhor dramatização da mesma. A obra, desta forma, transformou-se num marco de um dos personagens mais famosos do mundo.

O foco da obra não é a infância de Bruce, mas sim as primeiras missões do herói, o desenvolvimento do Batman e a criação de seu modo de agir. Vemos ele cometendo erros, falhando e até mesmo se machucando até entender a importância do medo como pano de fundo de suas ações. Temos também foco no Gordon, o qual acompanhamos a sua origem e como surgiu o relacionamento com o Batman.

Já é a terceira vez que leio a obra, mas é sempre bom revisitá-la de tempos em tempos. Além disso, é uma excelente recomendação para quem quer entrar no mundo dos quadrinhos desse herói.

Danilo 01/04/2023

Excelente porta de entrada!
Sem dúvidas um dos maiores clássicos da DC Comics, aqui temos uma reinterpretação da origem do Batman, produzida por Frank Miller e David Mazzucchelli, contando a história do primeiro ano de Bruce Wayne como Batman, quando ainda mostrava traços de insegurança, medo e incerteza devido a inexperiência no combate ao crime, se deparando com uma realidade ainda mais cruel do que o próprio imaginara.

A HQ foi responsável por apresentar uma nova perspectiva por trás do personagem, abrindo portas para novas histórias e estilos, adicionando mais camadas e profundidade ao mesmo.

Paralelo a isso também temos outros personagens sendo trabalhados nos mesmos moldes, nosso querido James Gordon e a emblemática Selina Kyle (mulher-gato).

Para quem ainda não é familiarizado com os personagens supracitados e com o universo DC em si, ou até mesmo para quem está começando a ler quadrinhos, a HQ é uma excelente porta de entrada.

Gabi 31/03/2023

"Senhoras e Senhores? Vocês comeram bem. Comeram a riqueza de Gotham? seu espírito. O banquete acabou. De hoje em diante? nenhum de vocês estará a salvo"

tiagoleder 25/03/2023

Batman Ano Um
Essa HQ é muito indicada para os leitores que querem começar a ler as histórias do Homem Morcego. Com base nisso, tendo em vista a nova mensal do Batman que está saindo por agora, resolvi dar uma olhada nessa HQ, ainda mais porque li muito pouco sobre o personagem até então.

Ano Um é uma HQ muito boa, onde verificamos os primeiros passos do Bruce como Batman e do policial Gordon, que está adentrando ao departamento de polícia da cidade mais corrupta que existe nos quadrinhos.

A construção da história com base nos "dois novatos" é muito bem feita e a arte é algo sensacional. Fora as quatro histórias, o material ainda trás vários extras dando mais valor a obra.

Esse volume compila as edições Batman 404 a 407.

Rafael Gonçalves 13/03/2023

Excelente início!
Não é à toa que sempre recomendam começar a ler histórias do Batman por esse quadrinho, a edição é caprichada, o texto é ótimo, a arte é linda e ainda possui material extras no final. Vale super a pena!

JoVi 10/03/2023

Mesmo sendo uma história que todo mundo conhece (a origem do Batman) a hq continua sendo muito legal, e ela te prende mesmo sendo curtinha. Ver a mafia trabalhando e o papel da mídia em Gotham te deixa muito interessado e o final só te deixa querendo mais.

Maria, lua do Lucy 05/03/2023

História pesada pra todo mundo que já sabe
Todo mundo sabe sobre o origem do Batman, os pais que perdem num dia que ao cinema, crescer em Gotham City suja e com MUITA corrupção.
Ao mesmo tempo a história do Gordon, novo policial que veio de Nova York transferido, não sabia que ser honesto naquela cidade, seguir conforme a justiça, colocaria a vida de sua família em risco

????

Conta também o começo da carreira do Batman nas ruas, abatendo uns vilões na rua, também aparece a mulher gato sem muito destaque. Gostei muito das ilustrações e das cenas de luta como um tudo.
Li essa HQ em 2019, faz muito tempo.
Regis 05/03/2023minha estante
Também li tem algum tempo. Deu vontade de reler. Rsrs

ssam 20/02/2023

Batman: Ano Um
A hq que mostra o início do Batman. A volta de um Bruce ainda inexperiente a uma Gotham repleta de crimes, desconfiança e corrupção.

Tem muito presente também a perspectiva do Jim Gordon, seus conflitos em uma polícia corrompida e um casamento em crise. Vemos como teria sido o início da sua amizade com o Batman, da Mulher-Gato e do desenvolvimento da máfia de Gotham City.
P3te3rr 20/02/2023minha estante
en en

Giovanni.Lagreca 12/02/2023

A porta de entrada perfeita
Apesar de beirar seus 37 anos, "Ano Um" continua sendo a origem definitiva do Morcego. E a matéria prima pra todos os filmes do personagem até hoje. Esse título dita de formal magistral o início de carreira, não só do Batman, mas também da Mulher Gato, do Tenente James Gordon e da mafia da cidade de Gotham;

É um verdadeiro manual pra qualquer um que deseja se aprofundar nas origens dessa "lenda urbana" de Gotham City e entender as nuances originais que tornam o Batman... O Batman.

Samuel1106 31/01/2023

A origem
A história é realmente muito, uma boa introdução ao universo do batman. A arte também é muito bonita.

soares26 29/01/2023

Batman ano um
Essa hq é uma das minhas favoritas do Batman e do gênero no geral. Aqui conhecemos Bruce Wayne no seu primeiro ano como o morcego de Gotham, ou seja, vemos toda sua trajetória, suas falhas, coisa que não é muito mostrado. Um ponto que eu acho muito positivo é o fato do comissário Gordon ter um foco muito grande, na minha opinião ele é o protagonista, e isso faz com que nos identificamos com seus problemas e conflitos. A narração aqui é sensacional, e uma coisa muito interessante é que a hq quase não possui fala, ela é praticamente narrada por pensamentos. Perfeição, obrigatório pra qualquer fã de quadrinhos e do Batman :)

Marcelo Nunes 21/01/2023

O início da luta contra o crime
Batman: Ano Um é um compilado de quatro HQs que apresentam o primeiro ano de Batman e James Gordon em Gotham City e a origem da amizade entre os dois personagens. Cada um com seus problemas e dilemas. Batman tenta criar seu estilo de luta contra o crime e, como é um vigilante inexperiente, comete alguns erros. Gordon tenta conciliar sua chegada no departamento de polícia na nova cidade, sua bússola moral e o casamento em crise.
A obra vale a pena para quem quer ter uma outra visão sobre a origem do Homem-Morcego e acompanhar seu início de luta numa Gotham corrupta e sem esperança.

Henry 21/01/2023

A Origem
Em todas as listas de leitura do morcegão, "Ano Um" sempre é o mais indicado para iniciar, pois se trata da origem definitiva do Batman. Mas não é apenas isso.

Escrito pelo mestre, Frank Miller, e desenhado por David Mazzucchelli, esse encadernado fala sobre o primeiro ano de atuação do homem morcego, numa Gotham cheia de desconfianças, políticos e policiais corruptos, mafiosos, ladrões... por aí vai.

Me surpreendi com tudo. "Ano Um" é um quadrinho de suspense noir de muita qualidade, no estilo Brubaker e, curiosamente, a arte também lembra muito a de seu parceiro, Sean Phillips.

A história também gira sob perspectiva de Jim Gordon, o futuramente promovido comissário. Há uma boa carga dramática em cima dos relacionamentos conflitando com a dura rotina de trabalho na polícia.

Adorei o nível de detalhamento e construção narrativa do Miller. Não, não é mais um quadrinho de super herói.

Sensacional, recomendo demais.
Armando.Edra 21/01/2023minha estante
Agora vejo logo de uma vez The Batman

Ludmilanog 19/01/2023

"Eu me tornarei um morcego"

"SENHORAS E SENHORES... VOCÊS COMERAM BEM.COMERAM A RIQUEZA DE GOTHAM... SEU ESPIRITO.
O BANQUETE ACABOU.
DE HOJE EM DIANTE...NENHUM DE VOCÊS ESTARÁ A SALVO."