Batman: Ano Um

Batman: Ano Um Frank Miller...

Resenhas - Batman: Ano Um

alannabor 31/01/2021

Uma origem necessária
Essa obra renomada faz jus ao estilo característico do homem-morcego. O Batman é, de fato, aquele herói urbano e realista, que tem a mesma luta do cidadão inconformado, porém é empoderado pelos recursos que a maioria não possui.
Confesso que o traço artístico ? talvez por ser ?antigo? ? não me atraiu tanto: acabam me chamando mais a atenção obras como ?Batman: Ano Zero? nesse aspecto.
Ainda assim, é inegável a importância dessa HQ para se conhecer a história amarga e violenta que dá origem ao vigilante de Gotham City.

CauA.Mikoski 10/05/2022

Perfeito para conhecer
Batman ano um é sobre o primeiro ano de Bruce Wayne atuando como Batman e o primeiro ano de Jim Gordon.
A HQ é ótima para quem quer começar a ler hqs da DC.

Felipe 07/05/2023

Aqui não há supervilões: a própria Gotham é o inimigo.
Escrita em 1987 por Frank Miller e desenhada por David Mazzuchelli, essa graphic novel trás um dos arcos mais clássicos do homem morcego e lançou as bases de tudo que já foi adaptado no cinema.

"Ano Um" se propõe a estabelecer o primeiro ano após a chegada de Bruce Wayne e James Gordon à Gotham City.

Miller cria uma atmosfera melancólica, soturna e noir, e emprega uma narrativa dupla e paralela, focada na relação dos dois personagens, não entre si, mas com a própria cidade e sua degeneração.

Aqui não há supervilões: a própria Gotham é o inimigo.

Drogas, prostituição, assaltos, violência e corrupção da polícia e dos políticos. A cidade é implacável e é impossível não associar a sujeira das ruas ao filme Taxi Driver.

A arte de Mazzuchelli é noturna, fria, noir, e ainda trás diversas referências às composições dos seus quadros, dentre os quais destaco uma homenagem ao quadro "Nighthawks" (1946, Hopper) e à famosa pintura do Conan de Frank Frazzeta.

Não diria que é o melhor trabalho de Frank Miller que já li, principalmente por se tratar de uma história já muito conhecida, mas reconheço sua importância e certamente é de leitura obrigatória para colecionadores e fãs do personagem.

Para mais resenhas me siga no @corujaogeek

Gio 15/03/2021

Muito bommmm! Sempre gostei muito do batman, é um vício desde a infância, mas nunca tinha lido nada sobre, então resolvi conhecer. Eu também nunca tinha lido uma hq e foi uma experiência interessante. A leitura era mt rápida, então ia intercalando com outra leitura pra não terminar mt rápido. Como o filme Batman Begins tem coisas da hq, eu já sabia que certas coisas iam acontecer mas, sinceramente, a leitura continuou maravilhosa. Pretendo ler as próximas.

mhekira 17/04/2021

quero começar a ler as HQs do Batman e recomendaram começar por essa, eu gostei de ver o "nascimento" do Batman e conhecer mais sobre o Gordon

Louise 22/07/2023

O nascimento do homem-morcego
Não sou adepta a ler quadrinho de super-herói, mas não deixou de ser um bom entretenimento. Fãs do Batman com certeza devem ler/ter essa edição de ?Batman: Ano Um? em suas casas.

Pedro.Araujo 14/07/2023

É realmente tudo que falam.
Não tem muito o que falar aqui, é realmente tudo isso. É a origem definitiva do Batman e uma grande história de origem do Gordon. Ele é tão importante quanto o Batman. Enquanto o Gordon é o personagem sem esperança, o Batman é o cara que traz a luz a gotham e ajuda o Gordon a perceber que nem todo mundo naquela cidade está perdido, que há pessoas que merecem ser salvas.

Só acho algumas coisas no final um pouco apressadas, de resto, é tudo perfeito.

MateusHq 25/07/2023

Origem definitiva do Batman
Sem dúvidas a origem definitiva do Batman. Bruce Wayne em seus primeiros dias como o Batman. Após retornar a Gotham City depois de anos de treinamento no exterior, Bruce testemunha em primeira mão a corrupção e decadência de Gotham. Decidido a combater a criminalidade e a injustiça. Enquanto Batman começa sua cruzada contra o crime, o tenente James Gordon, é transferido para Gotham e é colocado em meio a uma força policial corrupta e ineficiente. Gordon também se torna um ponto central da história, mostrando seu compromisso em limpar a polícia de Gotham e enfrentar a corrupção. A edição possui muitos extras que contribuem para conhecer e entender melhor o excelente trabalho de Frank Miller e David Mazzucchelli.

-Paula- 20/08/2023

"Eu me tornei um morcego."
Eu adorei, a leitura é rápida, simples, profunda, divertido, os personagens está sendo bem interessante, estou bem curiosa pra saber o que vai acontecer. Tô adorando conhecer melhor cada personagem,o Gordon eu to adorando e fiquei surpresa de ver um lado dele que eu não conhecia, gosto da personalidade dele. Viciei ??

Iago 11/09/2021

Batman Ano Um resenha
Achei essa HQ muito sensacional, um clássico absoluto, gostei muito de ler está história, recomendo muito para quem é fã de quadrinhos

Maria Bia 13/10/2021

O começo da nova fase - pós crise
De todas as recomendações sobre como começar no universo do Morcego essa HQ é quase unanimidade.
Gostei da proposta "dois lados da moeda" que foi utilizada pra mostrar que o Gordon e o Batman são iguais, ainda que diferentes.
Gostei muito de conhecer mais sobre o Gordon, de ver que ele tem a sua honestidade/moralidade e não se priva de fazer o necessário (dentro dos seus limites) pra combater o crime e o que ele acha errado. Naturalmente, fiquei chocada com uma faceta "mais humana" digamos assim, do personagem SAHUSHAUSH, mas gostei.
Senti falta de alguns elementos que poderiam tornar a obra melhor (à exemplo poderia ter o momento em que o Bruce coloca o traje pela primeira vez ou poderiam ter explorado melhor como o Gordon começou com o batsinal - é esse o nome? HSUAHSAU) e só por isso não dou 5 estrelas, mas sem dúvidas um excelente começo.

Pedro2361 16/10/2021

Perfeito
Essa introdução do Batman é simplesmente perfeita, não é extensa ao ponto de perder o sentido nem breve ao ponto de ficar com furos de roteiro. Além de explicar o motivo da existência do Batman, dá um gancho muito bom pra continuar lendo as hqs.
Principalmente mencionando o Coringa no final...

Aninha 19/10/2021

Bruce e Jimmy
Esse capitulo mostra a chegada de Bruce Wayne e James Gordon a Gothan. Em paralelo, eles vão conhecer o que significar viver na cidade e escolher como vão lidar com ela.

Rodrigo M.F 11/08/2022

Ótima HQ, me surpreendeu muito o começo das atividades do Batman e de como ele foi aprendendo com o passar da história, confesso que essas HQs antigas sempre me deixa com um pé atrás por conta dos traços usados na época que pra mim acho bastante feias e confusas kkkkk.

Mariguima 04/12/2021

Oi pessoal, tudo bem com vocês? Eu sou uma grande fã das HQs do Batman, e essa é uma de suas mais aclamadas histórias e não pude perder a chance de conhecê-la. Realmente, a edição é linda, um encadernado com 4 histórias sobre o início de Bruce Wayne sendo Batman e do Comissário Gordon (que na época ainda era sargento) nessa cidade nova.
Essa HQ não mostra a origem do Batman com seus pais morrendo quando criança, ou seu treinamento, na verdade é uma origem nova, que Frank Miller readaptou. A história começa com Bruce voltando a Gotham após muitos anos e começando a ser Batman, enfrentando vários perrengues. Em paralelo, Gordon chega à cidade e também enfrenta muitos problemas na polícia, devido à corrupção de todos. E assistimos ao vivo e a cores o corrompimento da decência de Gordon, pois nessa história em quadrinho ninguém é totalmente bom ou ruim.
Gotham é exposta nessa HQ, o que eu amo! É evidenciada como ela é desonesta, suja e indecente, quase como se fosse um personagem. A cidade é narrada em seus vários aspectos, complexa como é.
Temos também o aparecimento da mulher gato, o que achei legal, pois é uma personagem feminina forte na história, e não apenas uma figura feminina com cunho sexual, como várias HQs que vemos por aí.
Ao finalizarmos essa história, queremos maaais haha muito boa. Temos a citação do coringa, o que causa um arrepio de ânimo nos leitores. Além disso, há duas introduções nessa edição, uma sobre as notícias de Gotham, que exaltam como ela é podre e precisa de ajuda e uma sobre como foi o processo de criação dessas histórias. O final do encadernado há desenhos sobre a criação da animação, explicando detalhadamente cada capa e traços.